segunda-feira, 26 de abril de 2010

PEDRO GUERRA CORREU NA PÓVOA DO VARZIM




O fim-de-semana desportivo da ADERCUS ficou marcado pela participação em provas de estrada na Marinha Grande, Coimbra, Anadia e Senhora dos Campos. Em pista, Pedro Guerra correu prova integrada no nacional universitário.

O atleta Pedro Guerra correu prova de 1.500m da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, integrada no programa de competição do campeonato nacional universitário, que decorreu no sábado à tarde na Póvoa do Varzim. O atleta superou a sua melhor marca por larga margem, passando o registo para 4min45seg e foi ainda o 10º classificado entre os atletas que participaram no Universitário.

Em Anadia, também na tarde de sábado, Carla Martinho foi a 4ª classificada sénior da prova de “10km New Way” e Márcia Martins foi a 7ª, enquanto que no escalão de veteranos Ilda Martins alcançou mais uma vitória.

Na Marinha Grande, decorreu à noite mais uma edição da Milha Urbana de Cristal, na qual a benjamim Luísa Pereira foi a 3 classificada, o júnior Diogo Ferreira foi o 7º, Solange Jesus foi 6ª na prova de elite feminina e no sector masculino Nelson Pereira selou a participação da ADERCUS com um brilhante 8º lugar.

No domingo de manhã, feriado de 25 de Abril, Gil Ferreira e Ricardo Fernandes foram os primeiros atletas da corrida “Pontes da Amizade” disputada em Coimbra. Desde muito cedo que ambos os atletas esgrimiram argumentos entre si e foi já no ultimo quilómetro dos 10.000m de prova que Gil Ferreira se isolou para cortar a meta com alguma vantagem sobre o companheiro de equipa.

Na Senhora dos Campos, em Ílhavo, decorreu mais uma edição da prova de 25 de Abril, na qual Carla Martinho se sagrou mais uma vez vencedora entre as atletas séniores, tendo cortado a meta com uma vantagem muito expressiva sobre a concorrência.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

DISTRITAL DE MONTANHA



Pela montanha no Cross do JOBRA e em estrada, na corrida do Benfica, os atletas da ADERCUS voltaram a conquistar lugares de pódio.

Decorreu este domingo de manhã na Branca, em Albergaria-A-Nova, mais uma edição do Cross de Montanha da JOBRA. Este ano a prova foi a primeira de três que compõem a taça de Portugal de corrida de montanha e conjuntamente foi disputado o regional de Aveiro e do Porto da especialidade.

A ADERCUS esteve representada por cinco atletas e todos alcançaram lugares de destaque, quer na classificação geral, quer no campeonato regional de Aveiro.

Susana Rosa foi a primeira a entrar em acção na corrida de juniores femininos, disputada na distância de 4.100m e venceu categoricamente, com uma vantagem de 34seg sobre a segunda classificada, que foi a atleta Sónia Pinto (AMFC). Nos juniores masculinos, Gabriel Silva foi o 2º classificado e André Andrade foi o 7º. No pódio do campeonato de Aveiro, Susana Rosa recebeu a medalha de campeã e Gabriel Silva de vice-campeão.

Uma equipa completa composta por Carla Martinho, Márcia Martins e Ilda Martins, deu a vitória colectiva à ADERCUS. Carla Martinho foi a vencedora da corrida de 8.400m, com uma vantagem expressiva de 1min20seg sobre Cátia Galhardo (ARES), que foi a segunda classificada. Márcia Martins foi a 6ª classificada e Ilda Martins foi a 2ª veterana, 10ª da classificação geral. No pódio do Regional de Aveiro, Carla foi a campeã, secundada pela companheira de equipa Márcia Martins que recebeu a medalha de “vice”.

Os atletas quenianos Ernest Kebenei e Margarete Gichigua ganharam a V Corrida do Benfica, este domingo, num percurso de 10 km na zona do Estádio da Luz, com passagem pelo interior do estádio, prova na qual Solange Jesus marcou presença no pódio.

Kebenei, 10.º classificado na última Meia-Maratona de Lisboa, percorreu os 10 km em 29.40 minutos, ganhando com 27 segundos de vantagem sobre Licínio Pimentel (Conforlimpa), o qual deixou outro queniano, Elisha Birgen, a sete segundos.

No sector feminino, a atleta queniana ganhou com 35min42seg, contra 36min40seg de Solange Jesus, da ADERCUS, e a benfiquista Liliana Teixeira completou o pódio, com 38min03seg.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

PEDRO GUERRA NOS AÇORES

A participação dos atletas da ADERCUS esteve em destaque este fim-de-semana em provas de estrada na ilha de S. Miguel, na Serra da Estrela, no Fundão e em Albergaria-A-Velha.
A cidade da Ribeira Grande voltou este domingo a ser o local de chegada de mais 120 atletas participantes na 10ª Meia Maratona de Atletismo de São Miguel, organizada pelo Núcleo Sportinguista de São Miguel e com o apoio da Câmara Municipal de Ribeira Grande e Empresa Municipal “Ribeira Grande Mais”. A convite do presidente do Núcleo Sportinguista, Carlos Melo, o atleta amputado Pedro Guerra e o treinador Ricardo Esteves marcaram presença na edição de 2010, tendo sido marcada pelo êxito desportivo alcançado pelo atleta.
A meia maratona, com um percurso de 21,1 km, iniciou-se em Ponta Delgada, pelas 10h00, e terminou junto aos Paços do Município da Ribeira Grande, tendo Pedro Guerra cortado a meta no 16º lugar da classificação geral, com um excelente registo de 1h17min20seg. A entrega dos troféus aconteceu durante o decurso de um almoço e ficou marcada por um prolongado aplauso à entrega do prémio ao atleta de Oliveira do Bairro, que durou o tempo suficiente para que sentisse o quanto foi admirado por todos os presentes.
Quanto ao desenrolar da competição, Pedro Guerra realizou uma parte inicial controlada, dado que até cerca dos 12km de prova teve de vencer subidas bastante acentuadas e na segunda metade da corrida aproveito bem a gestão do esforço inicial para conseguir bater a sua melhor marca pessoal por grande margem.
Com pouco mais de um ano na nova modalidade, Pedro Guerra começa agora a dar passo mais sérios no sentido de alcançar patamares de rendimento mais elevados, que lhe permitam alcançar outros êxitos no desporto adaptado.
Entretanto, no continente a participação de atletas da ADERCUS foi muito recheada de lugares cimeiros em várias competições.
No sábado à noite, em S. Romão, na cidade de Seia, decorreu a milha urbana “Serra a Estrela”, prova na qual a campeã nacional de corta-mato Débora Santos foi a vencedora da corrida de Juniores femininos, bem secundada pela companheira de equipa Susana Rosa, que foi a 3ª classificada.
No domingo de manhã no Fundão, Carla Martinho foi a 2ª classificada no Grande Prémio das Cerejeiras em Flor, prova de 10km, que teve partida na cidade do Fundão e terminou na aldeia das Donas.
Ao mesmo tempo, em Albergaria-A-Velha, Ricardo Fernandes foi o 4º melhor sénior masculino, Márcia Martins alcançou a mesma classificação na prova feminina e Solange Jesus alcançou uma brilhante vitória.
Na semana anterior, foi a vez da júnior Susana Rosa vencer a classificação geral da prova para juniores, seniores e veteranos do Grande Prémio de Macieira de Sarnes, em Oliveira de Azeméis.