segunda-feira, 16 de agosto de 2010

CARLA MARTINHO VENCEU SUBIDA AO COLCURRINHO


Carla Martinho deslocou-se a Oliveira do Hospital no domingo de manhã, para correr a 6ª edição da Subida do Monte Colcurrinho, que foi a 9ª etapa do Circuito Nacional Salomon 2010.

Com cerca de mil metros de desnível entre o ponto de partida e de chegada, para que os atletas cumprissem 8.900m de prova, a atleta da ADERCUS não fez da sua participação uma lenda, como a que aquele monte encerra, e conquistou mais uma vitória na vertente de corrida em montanha.

Segundo a lenda do Monte do Colcurrinho, durante a Reconquista cristã dez mulheres terão encontrado um tesouro numa caverna situada na encosta do monte. De acordo com a tradição oral e alguns documentos que sobreviveram, esse tesouro possuía um valor que ultrapassa o material. Esta lenda está ligada à designação da Aldeia das Dez, uma das freguesias do concelho de Oliveira do Hospital.

A competição teve a partida na praia fluvial do Alvôco das Várzeas, próximo da ponte medieval, e meta junto da capela da Nª Srª das Necessidades, no topo do Monte Colcurrinho. Percorrendo caminhos florestais e trilhos de montanha, os atletas foram evoluindo serra acima, tendo passado pelas aldeias de Avelar e Vale de Maceira.

Foi precisamente na aldeia de Avelar que Carla Martinho teve um ligeiro percalço, ao enganar-se no percurso, que a fez perder algum tempo e ainda lhe originou um ligeiro entorse no pé ao efectuar uma volta mais apertada na tentativa de regressar rapidamente ao trilho certo. Tendo perdido momentaneamente a liderança da prova feminina, ainda foi a tempo de recuperar e conquistar mais uma vitória ao cimo do monte sagrado, de 1.242m de altitude, com alguma margem sobre Lucinda Moreiras (NCL Sport Club), que foi a 2ª classificada, e sobre Cátia Galhardo (Estrelas do Sul), que foi quem fechou o pódio no 3º lugar.

Sem comentários: