domingo, 14 de dezembro de 2008

SOLANGE CORREU EUROPEU E SUSANA VENCEU NA PALHAÇA










Em Bruxelas, Solange Jesus correu o Europeu de corta-mato, enquanto que na Palhaça ADERCUS-Recer teve vários atletas em destaque.

Bruxelas acordou com tempo frio, ainda assim um pouco mais quente que nos dias anteriores. Apesar de estar nublado não choveu durante as provas. O percurso no Parc de Laeken, um grande parque na cidade de Bruxelas, que entre outras atracções tem ao topo o Atomium, estrutura de mais de 100 metros que representa um atómo, é todo ele relvado, o que dá sempre uma beleza adicional ao espectáculo. Contudo os atletas não se livrarão da lama, já que em alguns pontos fulcrais do percurso, nomeadamente após as descidas, o percurso encontrava-se com alguma quantidade assinalável.

Solange Jesus, atleta da ADERCUS-Recer correu pela selecção nacional sub-23 que esteve em muito bom plano, já que as atletas ao longo da prova foram sempre muito coesas.

Joana Costa (SC Braga) foi a surpresa, que no seu primeiro ano de Sub-23, alcançou logo um 12º lugar. Também Ercília Machado (SC Braga) conseguiu um resultado melhor que o do ano passado, terminando em 29º lugar, tendo sido um elemento preponderante da equipa, que seguiu muito coesa mais atrás. As restantes três atletas foram então Ana Ferreira (GD Estreito) 47º, Solange Jesus (ADERCUS-Recer) 50º e Tânia Silva (Liberdade FC) 51º. Solange após ter passado a noite antes da prova com febre optou por fazer uma corrida sem arriscar demasiado, de forma a correr pelo seguro com vista ao melhor resultado possível do colectivo nacional.

Colectivamente a vitória sorriu à selecção da Grã-Bretanha, que venceu à vontade sobre as selecções da Rússia (2º) e da Alemanha (3º). Portugal obteve o 7º lugar, melhorando o 8º lugar do ano passado, ficando a somente dois pontos da selecção 5ª classificada.

Na vila da Palhaça, de Oliveira do Bairro, decorreu este domingo de manhã mais uma edição do grande prémio de atletismo. As provas foram sendo disputadas debaixo de aguaceiros fortes e frios, que por vezes foram dando tréguas aos atletas que evoluíram pelas ruas da Palhaça.

Dos atletas mais jovens da ADERCUS-Recer, Sérgio Nolasco foi o que mais se destacou num duelo com Igor Valente (Escapães) nas duas voltas da prova de infantis masculinos, tendo cortado a meta no 2º lugar a escassos metros do vencedor.

Na prova de juniores, correram conjuntamente atletas masculinos e femininos numa distância de 6.000m e Susana Rosa brilhou ao vencer a prova com enorme vantagem sobre a 2ª classificada que foi Nadine Leite (Mozelense). Quanto aos companheiros masculinos, Gabriel Silva foi o 4º classificado, tendo perdido um lugar de pódio a contas com uma bolha durante a corrida, e Xavier Simões foi o 9º atleta a cortar a meta.

Quanto à prova principal feminina de 8.000m para seniores e veteranos femininos a vitória colectiva foi mais uma vez conquistada pela ADERCUS-Recer, face às prestações de Carla Martinho 4ª classificada, Márcia Martins 11ª e Rosário Pais 15ª. Ilda Martins foi a 3ª veterana, numa prova marcada ela qualidade do pelotão com atletas de grande valia nacional e algumas estrangeiras.

Na corrida rainha masculina de 10.000m, a ADERCUS-Recer fez alinhar à partida 10 atletas, com destaque para Gil Ferreira que foi o 4º veterano 1.

Sem comentários: