segunda-feira, 13 de julho de 2009

GABRIEL SILVA DE BRONZE


O fim-de-semana competitivo da ADERCUS-Recer ficou marcado pela participação de Gabriel Silva no campeonato nacional de juniores de pista, Márcia Martins correu mais uma vez no campeonato da Europa de corrida de montanha, e em estrada, a equipa competiu em Argoncilhe e em Matosinhos.

Gabriel Silva, atleta júnior de primeira época, subiu ao pódio no passado sábado à tarde, no campeonato nacional de pista, disputado no Estádio Universitário de Lisboa. O jovem atleta, residente em Serém, ao fim de duas épocas de treino conseguiu conquistar a medalha de bronze e tornou-se mesmo no atleta com a terceira melhor marca nacional do seu escalão.

Após um quilómetro inicial algo lento, cronometrado em 3m10seg, o ritmo da corrida espevitou e a selecção foi-se fazendo volta a volta, até que à entrada para o ultimo quilómetro seguia junto o trio de atletas que discutiu entre si a cor do metal das medalhas.

No final, fez-se justiça à hierarquia do ranking nacional, com a vitória a sorrir a José Costa (FC Porto), seguido de Luís Mendes (NA Joane) e Gabriel Silva cortou a meta no 3º lugar. Para o atleta da ADERCUS-Recer, a prestação conseguida valeu-lhe um novo record pessoal, fixado em 15m16seg, por 18 segundos de diferença relativamente à melhor marca que possuía na distância.

Márcia Martins correu este domingo de manhã, pelo segundo ano consecutivo o campeonato da Europa de corrida de montanha, que decorreu em Telfes im Stubai (Áustria). A atleta foi 59ª classificada, tendo sido a terceira melhor atleta nacional, apesar de se ter deparado com uma lesão nas últimas duas semanas, que lhe condicionaram o normal desenrolar da preparação. Tendo treinado muito condicionada, Márcia ainda recuperou a tempo de conseguir dar o seu contributo à selecção nacional, numa formação composta apenas por quatro atletas, das quais pontuaram as três melhores.

Em estrada, no grande prémio de Argoncilhe, no concelho de Santa Maria da Feira, Sérgio Nolasco obteve mais uma vitória no escalão de infantis, enquanto que entre os mais velhos, Carla Martinho foi a 2ª classificada da prova sénior, que teve como vencedora Elizabete Lopes (Maratona CP). Carla intrometeu-se entre as duas atletas do Maratona Clube de Portugal presentes, tendo relegado Helena Sampaio para o 3º lugar por larga margem.

A principiante Daniela Dias, também em seniores femininos, foi 8ª classificada, enquanto que entre as juniores, Susana Rosa foi mais uma vez a vencedora. Ricardo Fernandes na corrida masculina mostrou que continua a subir de forma, tendo cortado a meta em 6º lugar.

Em Matosinhos, correu-se também no domingo de manhã a meia-maratona, tendo Carlos Barrocas regressado à competição, após alguns anos de interregno, com uma marca de 1h17min., seguido pouco depois por António Pereira, que cortou a meta com 1h18min.

Esta terça-feira de madrugada, partirá a selecção nacional sub-23 para Kaunas na Lituânia, na qual está integrada a atleta Solange Jesus (ADERCUS-Recer), que correrá na sexta-feira de manhã a eliminatória dos 3.000m obstáculos. A equipa nacional terá como responsáveis técnicos os professores Ricardo Esteves (ADERCUS-Recer) e Anabela Leite (Sporting CP).

Sem comentários: