segunda-feira, 20 de julho de 2009

SOLANGE JESUS 9ª NO EUROPEU


Solange Jesus correu no domingo à tarde a final dos 3.000m obstáculos do campeonato da Europa de sub-23, em Kaunas, na Lituânia. Em Seia, alguns atletas da ADERCUS-Recer estiveram também em competição no campeonato do agrupamento das beiras de pista ao ar livre.

Com um início de tarde chuvoso, Solange Jesus entrou na pista do estádio de Kaunas para correr a final dos 3.000m obstáculos com o 11º melhor tempo, posição que a atleta viria a melhorar, tendo cortado a meta como a 9ª melhor atleta europeia.

Com uma fase inicial bastante determinada, Solange desde cedo esteve bem colocada no grupo da liderança da corrida. Ao primeiro quilómetro a passagem foi rápida, registada em 3min16seg, suficiente para que o grupo se alongasse e para que algumas atletas começassem a perder terreno.

Ao segundo quilómetro, com uma passagem em 6min38seg, seguia na companhia de outra atleta na 4ª posição e a escassos metros do lugar de bronze.

Por fim, o que por momentos parecia um sonho e um prémio pela audácia, desfez-se nas últimas duas voltas de prova. Face a uma quebra de ritmo, foi perdendo alguns lugares, mas com a vontade que marca a fibra de campeã, conseguiu cortar a meta num brilhante 9º lugar, com uma marca de 10min31seg. A vitória sorriu a Ancuta Bobocel da Roménia, seguida de Júlia Hiller e Susanne Lutz, ambas atleta da Alemanha.

Sentindo as pernas como pedra, por fim, Solange Jesus surgiu na zona mista do estádio, esboçando um sorriso de dever cumprido e ao mesmo tempo, deixando escapar queixas de dor, de quem deu tudo o que tinha para dar. Assim, quatro anos após a sua passagem pelo mesmo estádio no europeu de juniores, agora como sub-23 demonstrou estar entre as dez melhores europeias, tendo progredido muito e com capacidade de se bater entre as melhores.

Com uma atitude de grande dimensão, pouco depois, enquanto recebia alguns cuidados de recuperação na marquesa do departamento médico, já se preocupava com todas as tarefas que normalmente faz após a competição para estar já no próximo sábado à tarde nas melhores condições na disputa do campeonato de Portugal, na pista Carla Sacramento, no Seixal.

Em Seia, decorreram os campeonatos do Agrupamento das Beiras de pista ao ar livre, nos quais Carla Martinho subiu ao pódio para receber a medalha correspondente ao título de campeã de 1.500m. Carla correu sempre na liderança da prova, tendo selado a vitória com a marca de 4min42seg. O júnior Gabriel Silva foi outro dos atletas da ADERCUS-recer em destaque, tendo sido o atleta medalha de prata da prova de 5.000m, entre toda a concorrência sénior, com um registo de 15min33seg. Nelson Pereira correu também a prova de 800m, tendo registado mais uma vez 2min01seg na distância.

Sem comentários: