terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

6º CORTA-MATO CIDADE DE OLIV. BAIRRO


A 6ª edição do corta-mato Cidade de Oliveira do Bairro acolheu a realização dos Campeonatos do Agrupamento das Beiras, Campeonato distrital de Aveiro de Juvenis, Juniores e absoluto longo.

O evento disputou-se este domingo de manhã, na pista de corta-mato do lugar da Serena, de Oliveira do Bairro, sede da equipa ADERCUS, uma das mais representativas a nível nacional na vertente do corta-mato.

O Campeonato do Agrupamento das Beiras englobou os atletas das Associações Distritais de Aveiro, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra e Leiria.

Com início marcado para as 9:00H, foram as atletas juvenis femininas as primeiras a entrar na pista, que durante a noite tinha sofrido dificuldades naturais acrescidas, provocado pelas fortes chuvadas. Assim, com partes do percurso enlameado e com outras em que as atletas tiveram de correr sobre grandes poças de água, o bom tempo acabou por aparecer durante a manhã por terras bairradinas e dignificou o espectáculo desportivo.

Seguiu-se uma manhã de provas em que estiveram todos os escalões em prova, desde os mais jovens que são os benjamins, até aos veteranos que correram a prova de seniores. A jornada terminou pelas 13:00H da tarde, tendo a organização providenciado um almoço para os cerca de 500 participantes.

Do ponto de vista competitivo, os atletas aveirenses superiorizaram-se na maior parte das corridas aos dos outros distritos, demonstrando que na zona centro do país é sem dúvida uma das melhores Associações distritais.

Os atletas “da casa”, da ADERCUS e da ADREP, subiram ao pódio várias vezes individual e colectivamente, justificando claramente o apoio do município na modalidade e a co-organização do evento.

Espelho do bom desempenho dos atletas de Oliveira do Bairro foi a prova de juniores femininos, na qual o pódio foi composto por duas atletas da ADERCUS e uma da ADREP.

Nas provas principais de seniores, repetiram-se as vitórias do ano passado para Carla Martinho e Jorge Pinto. Solange Jesus foi a “vice” num sector feminino de luxo enriquecido pela também internacional Helena Sampaio (GRECAS), que fechou o pódio feminino.

Benjamins femininos:
1º Daniela Crisóstomo (UD Valmaior)
2ª Diana Soares (JÁ Mozelense)
3ª Mª Francisca Castro (AC “Os Ilhavos”)

Benjamins masculinos:
1º André Coutinho (JOBRA)
2º José Melo (ACRD Escapães)
3º Bruno Oliveira (CR Estareja)

Infantis femininos:
1ª Joana Ferreira (Juventude Vidigalense)
2ª Tatiana Henriques (CR Estarreja)
3ª Mª João Baptista (CR Estarreja)

Classificação colectiva:
1º Juventude Vidigalense – 18 pontos
2º ADEC Macieira de Sarnes – 44 pontos
3º ADREP – 51 pontos

Infantis masculinos:
1º José Vieira (GD Castelo de Paiva)
2º Paulo Neto (ACRD Escapães)
3º Gonçalo Real (GRECAS)

Classificação colectiva:
1º Juventude Vidigalense -24 pontos
2º Ass. Terras de Barro – 34 pontos
3º GRECAS – 61 pontos

Iniciados femininos:
1ª Sandra Almeida (AC Bunheirense)
2ª Filipa Eutiquio (CB Alcobaça)
3ª Melaie Santos (CB Alcobaça)

Classificação colectiva:
1º União Desportiva de Valmaior – 39 pontos
2º Juventude Vidigalense – 43 pontos
3º Núcleo de atletismo de Cucujães – 59 pontos

Iniciados masculinos:
1º Bruno Vieira (GDC Castelo de Paiva)
2º Samuel Pereira (UD Valmaior)
3º Ruben Costa (ACD Lavandeira)

Classificação colectiva:
1º AC Bunheirense – 25 pontos
2º ACD Lavandeira – 37 pontos
3º SSTCM São João da Madeira - 68 pontos

Juvenis femininos:
1º Ana Alves (Juv. Vidigalense)
2ª Jéssica Matos (CR Estarreja)
3ª Jéssica Pires (ADREP)

Classificação colectiva:
1º STCM São João da Madeira – 44 pontos
2º ADERCUS – 78 pontos

Juvenis masculinos:
1º Adrião Rodrigues (NA Cucujães)
2º Tiago Silva (NA Cucujães)
3º Samuel Barata ( GDAC Bouça)

Classificação colectiva:
1º NA Cucujães – 45 pontos
2º GDAC Bouça – 51 pontos
3º AC Bunheirense – 58 pontos

Juniores femininos:
1ºDébora Santos (ADERCUS)
2ª Sara Barreto (ADREP)
3ª Inês Nobre (Juventude Vidigalense)
4ª Susana Rosa (ADERCUS)

Classificação colectiva:
1º ADREP – 31 pontos
2º Juventude Atlética Mozelense - 65 pontos

Juniores masculinos:
1º Pedro Santos (Juv. Vidigalense)
2º Fábio Silva (GRECAS)
3º Gonçalo Jesus (Gira Sol/ Ramos Catarino)

Classificação colectiva:
1º ADERCUS – 55 pontos

Seniores femininos:
1ª Carla Martinho (ADERCUS)
2ª Solange Jesus (ADERCUS)
3ª Helena Sampaio (GRECAS)

Classificação colectiva:
1º ADERCUS – 12 pontos
2º G.J Pinheiro Bemposta – 67 pontos
3ª J.A. Mozelense – 71 pontos

Seniores Masculinos:
1º Jorge Pinto (JU Fornos)
2º Fernando Pinho (ACR Vale Cambra)
3º António Fernandes (ACR Vale Cambra)

Classificação colectiva:
1º J.U. Fornos – 34 pontos
2º JOBRA – 43 pontos
3º ACR Vale Cambra – 52 pontos
4º ADERCUS – 75 pontos

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

ADERCUS CAMPEÃ DISTRITAL DE CROSS CURTO


A equipa sénior feminina confirmou o favoritismo em Lourosa, com Carla Martinho, Débora Santos e Ilda Martins a alcançarem vitórias individuais.

Decorreu no parque de lazer da cidade de Lourosa a edição de 2010 dos campeonatos distritais de corta-mato curto, prova na qual a ADERCUS esteve representada em força no sector feminino, realizando um ensaio geral para o distrital longo e campeonato das Beiras, que decorrerá no próximo domingo, dia 21, na pista de corta-mato do lugar da Serena, em Oliveira do Bairro.

Ilda Martins foi a primeira atleta da equipa bairradina a brilhar, tendo alcançado uma vitória folgada, com 36s de vantagem sobre a segunda classificada, que foi a atleta Mª Matilde Batista (JA Mozelense). No 3º lugar classificou-se Mª Fátima Pinho (GRECAS).

Maria Batista, vice-campeã nacional de 2009, lançou a primeira de quatro voltas de 1.000m à pista num ritmo muito forte, mas Ilda Martins seguia muito próximo e à entrada para a terceira volta conseguiu ultrapassar a atleta Mozelense. Daí até à meta foi aumentando gradualmente a vantagem para erguer os braços com cerca de 200m de vantagem.

Na corrida sénior feminina, também na distância de 4.000m, logo após o tiro de partida formou-se um grupo no comando da prova composto exclusivamente pelas 6 atletas da ADERCUS, que foram Carla Martinho, Solange Jesus, Márcia Martins, Elisabete Azevedo, Déora Santos e Susana Rosa. As atletas seguiram juntas nas primeiras duas voltas ao percurso, tendo aumentado o ritmo de corrida à entrada para a terceira volta. As posições foram sofrendo algumas alterações até à meta e a jovem Susana Rosa viu-se obrigada a desistir à entrada para a ultima volta, face a uma dor abdominal. No final, a vitória da ADERCUS foi alcançada face ao contributo de Carla Martinho, que foi a campeã distrital, seguida de Solange Jesus, Márcia Martins, Débora Santos e Elisabete Azevedo, classificadas consecutivamente até ao 5º lugar. Débora Santos subiu ainda ao lugar mais alto do pódio como campeã sub-23.

Na passada quarta-feira à noite, Carla Martinho correu na Suécia o meeting de pista coberta de Estocolmo, tendo corrido a prova de 5.000m. A atleta foi 7ª classificada com a marca de 16m46s, tendo ficado a escassos 5s do seu record pessoal em pista ao ar livre.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

DÉBORA E SUSANA BRILHARAM EM CÁCERES

O fim-de-semana desportivo da ADERCUS ficou marcado pela participação em duas competições em Espanha. As júniores Débora Santos e Susana Rosa correram o Cross de Cáceres, enquanto que um trio de séniores masculinos correu a maratona de Sevilha.

Disputou-se na localidade de Montehermoso, próxima da cidade de Plasenia, o “Grand Prémio de Cáceres de Campo a Través”, no qual as duas atletas júniores da ADERCUS ocuparam os dois primeiros lugares.

Seguindo juntas deste o tiro de partida, lideraram a corrida, para na parte final disputarem entre si a vitória dos 5.300m de corta-mato. Na parte final Débora foi mais forte, tendo alcançado a vitória, seguida de Susana Rosa que deixou a 3ª classificada Melissa Osório (CA Almendralejo) a cerca de 40 segundos.

Para as duas jovens atletas foi uma grande estreia em competições no estrangeiro, esperando-se que seja o mote para uma grande carreira desportiva.

Em Sevilha o trio composto pelos maratonistas Luís Silva, Gil Ferreira e António Pereira correram a prova de 42,195m que percorreu as ruas de Sevilha.

Os atletas da ADERCUS procuraram alcançar as suas melhores marcas, num percurso que se pode considerar magnífico, mas nem todos tiveram o mesmo êxito.

O frio que se fez sentir foi o maior adversário para todos os corredores, dado que desde o tiro de partida até à conclusão da prova para a maioria dos participantes, a temperatura variou entre os 3 e os 6ºC. No entanto, esse facto não impediu o atleta africano Philip Biwot de realizar a marca de 2h10m38s, tendo colocado a prova ao nível das melhores maratonas do mundo.

Quanto à prestação dos atletas da ADERCUS Luís Silva foi o 19º classificado com a marca de 2h24m24s. Luís passou à1/2 maratona com um registo de 1h09m33s integrado num grupo de atletas que lhe iriam permitir bater o seu record pessoal de 2h19m, mas cerca dos 30km fez uma bolha na planta do pé direito que de dificultou a progressão.

Gil Ferreira foi o 23º classificado com 2h26m14s, tendo ficado a escassos 8 segundos da sua melhor marca. O atleta passou à ½ maratona com 1h11m44s, tendo quebrado um pouco na segunda metade face ao aumento de ritmo do grupo onde seguia e correu os últimos 15km de prova sozinho contra o vento frio que se fez sentir.

António Pereira foi 80º classificado com 2h42m51s, tendo passado à ½ maratona com 1h20m33s. Apesar da classificação parecer modesta, correram 4.000 atletas e o atleta foi o que saiu mais satisfeito, dado que melhorou 9 minutos a sua marca.

No passado dia 7 de Fevereiro, a ADERCUS esteve em destaque no Cross de Vagos, prova organizada pela 14ª vez pelo GRECAS.

A equipa sénior feminina realizou um ensaio para as participações em campeonatos distritais, das beiras e nacionais de corta-mato, tendo feito alinhar as melhores atletas. Só faltaram as atletas juniores que serão um reforço da equipa nos corta-matos curtos.

A atleta queniana Mika Jerotich (Nike) foi a vencedora da prova principal feminina, tendo tido ainda uma oposição inicial de Carla Martinho. Carla teve de ceder face a grande valia da africana e seguiu na companhia da companheira de equipa Solange Jesus até à parte final da prova, tendo Carla sido a 2ª classificada e Solange a 3ª. Um pouco para trás e Márcia Martins cortou a meta no 6º lugar, seguida de Elisabete Azevedo que selou a vitória colectiva no 9º lugar. Ilda Martins venceu entre as veteranas, confirmando o seu favoritismo para os campeonatos que se avizinham.