segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

DÉBORA E SUSANA BRILHARAM EM CÁCERES

O fim-de-semana desportivo da ADERCUS ficou marcado pela participação em duas competições em Espanha. As júniores Débora Santos e Susana Rosa correram o Cross de Cáceres, enquanto que um trio de séniores masculinos correu a maratona de Sevilha.

Disputou-se na localidade de Montehermoso, próxima da cidade de Plasenia, o “Grand Prémio de Cáceres de Campo a Través”, no qual as duas atletas júniores da ADERCUS ocuparam os dois primeiros lugares.

Seguindo juntas deste o tiro de partida, lideraram a corrida, para na parte final disputarem entre si a vitória dos 5.300m de corta-mato. Na parte final Débora foi mais forte, tendo alcançado a vitória, seguida de Susana Rosa que deixou a 3ª classificada Melissa Osório (CA Almendralejo) a cerca de 40 segundos.

Para as duas jovens atletas foi uma grande estreia em competições no estrangeiro, esperando-se que seja o mote para uma grande carreira desportiva.

Em Sevilha o trio composto pelos maratonistas Luís Silva, Gil Ferreira e António Pereira correram a prova de 42,195m que percorreu as ruas de Sevilha.

Os atletas da ADERCUS procuraram alcançar as suas melhores marcas, num percurso que se pode considerar magnífico, mas nem todos tiveram o mesmo êxito.

O frio que se fez sentir foi o maior adversário para todos os corredores, dado que desde o tiro de partida até à conclusão da prova para a maioria dos participantes, a temperatura variou entre os 3 e os 6ºC. No entanto, esse facto não impediu o atleta africano Philip Biwot de realizar a marca de 2h10m38s, tendo colocado a prova ao nível das melhores maratonas do mundo.

Quanto à prestação dos atletas da ADERCUS Luís Silva foi o 19º classificado com a marca de 2h24m24s. Luís passou à1/2 maratona com um registo de 1h09m33s integrado num grupo de atletas que lhe iriam permitir bater o seu record pessoal de 2h19m, mas cerca dos 30km fez uma bolha na planta do pé direito que de dificultou a progressão.

Gil Ferreira foi o 23º classificado com 2h26m14s, tendo ficado a escassos 8 segundos da sua melhor marca. O atleta passou à ½ maratona com 1h11m44s, tendo quebrado um pouco na segunda metade face ao aumento de ritmo do grupo onde seguia e correu os últimos 15km de prova sozinho contra o vento frio que se fez sentir.

António Pereira foi 80º classificado com 2h42m51s, tendo passado à ½ maratona com 1h20m33s. Apesar da classificação parecer modesta, correram 4.000 atletas e o atleta foi o que saiu mais satisfeito, dado que melhorou 9 minutos a sua marca.

No passado dia 7 de Fevereiro, a ADERCUS esteve em destaque no Cross de Vagos, prova organizada pela 14ª vez pelo GRECAS.

A equipa sénior feminina realizou um ensaio para as participações em campeonatos distritais, das beiras e nacionais de corta-mato, tendo feito alinhar as melhores atletas. Só faltaram as atletas juniores que serão um reforço da equipa nos corta-matos curtos.

A atleta queniana Mika Jerotich (Nike) foi a vencedora da prova principal feminina, tendo tido ainda uma oposição inicial de Carla Martinho. Carla teve de ceder face a grande valia da africana e seguiu na companhia da companheira de equipa Solange Jesus até à parte final da prova, tendo Carla sido a 2ª classificada e Solange a 3ª. Um pouco para trás e Márcia Martins cortou a meta no 6º lugar, seguida de Elisabete Azevedo que selou a vitória colectiva no 9º lugar. Ilda Martins venceu entre as veteranas, confirmando o seu favoritismo para os campeonatos que se avizinham.

Sem comentários: