quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

ADERCUS CAMPEÃ DISTRITAL DE CROSS CURTO


A equipa sénior feminina confirmou o favoritismo em Lourosa, com Carla Martinho, Débora Santos e Ilda Martins a alcançarem vitórias individuais.

Decorreu no parque de lazer da cidade de Lourosa a edição de 2010 dos campeonatos distritais de corta-mato curto, prova na qual a ADERCUS esteve representada em força no sector feminino, realizando um ensaio geral para o distrital longo e campeonato das Beiras, que decorrerá no próximo domingo, dia 21, na pista de corta-mato do lugar da Serena, em Oliveira do Bairro.

Ilda Martins foi a primeira atleta da equipa bairradina a brilhar, tendo alcançado uma vitória folgada, com 36s de vantagem sobre a segunda classificada, que foi a atleta Mª Matilde Batista (JA Mozelense). No 3º lugar classificou-se Mª Fátima Pinho (GRECAS).

Maria Batista, vice-campeã nacional de 2009, lançou a primeira de quatro voltas de 1.000m à pista num ritmo muito forte, mas Ilda Martins seguia muito próximo e à entrada para a terceira volta conseguiu ultrapassar a atleta Mozelense. Daí até à meta foi aumentando gradualmente a vantagem para erguer os braços com cerca de 200m de vantagem.

Na corrida sénior feminina, também na distância de 4.000m, logo após o tiro de partida formou-se um grupo no comando da prova composto exclusivamente pelas 6 atletas da ADERCUS, que foram Carla Martinho, Solange Jesus, Márcia Martins, Elisabete Azevedo, Déora Santos e Susana Rosa. As atletas seguiram juntas nas primeiras duas voltas ao percurso, tendo aumentado o ritmo de corrida à entrada para a terceira volta. As posições foram sofrendo algumas alterações até à meta e a jovem Susana Rosa viu-se obrigada a desistir à entrada para a ultima volta, face a uma dor abdominal. No final, a vitória da ADERCUS foi alcançada face ao contributo de Carla Martinho, que foi a campeã distrital, seguida de Solange Jesus, Márcia Martins, Débora Santos e Elisabete Azevedo, classificadas consecutivamente até ao 5º lugar. Débora Santos subiu ainda ao lugar mais alto do pódio como campeã sub-23.

Na passada quarta-feira à noite, Carla Martinho correu na Suécia o meeting de pista coberta de Estocolmo, tendo corrido a prova de 5.000m. A atleta foi 7ª classificada com a marca de 16m46s, tendo ficado a escassos 5s do seu record pessoal em pista ao ar livre.

Sem comentários: