segunda-feira, 30 de junho de 2008

Susana e Gabriel em destaque no Nacional de juvenis


Dois juvenis da ADERCUS-Recer estiveram em grande plano nos campeonatos nacionais de pista, num fim-de-semana quente, quer em temperatura, quer em competições de estrada um pouco por toda a parte.

Disputaram-se este fim-de-semana na pista de atletismo da cidade desportiva em Abrantes os campeonatos nacionais de pista ao ar livre para o escalão de juvenis. A ADERCUS-Recer teve em competição o jovem Gabriel silva na prova de 3.000m planos na primeira jornada, no sábado, e na segunda no domingo, foi a vez de Susana Rosa competir também na mesma distância.

Gabriel Silva ao fim de alguns meses de treino da modalidade foi um brilhante 5º classificado na prova de 3.000m planos do campeonato nacional com 9m32s. A marca obtida não foi a desejada face ao vento, ao calor e à forma atípica como a prova foi disputada. No entanto, como em campeonatos nacionais o mais importante é a classificação, a forma como foi desenhado a condução da corrida não permitiu grandes feitos cronométricos na meta. A prova começou com um ritmo muito forte, com as duas primeiras voltas à pista a serem corridas pelo grupo da frente em ritmo para prova de metade da distância das 7 voltas e meia a percorrer, mas Gabriel não desarmou, seguindo no grupo até ao limite das suas reservas. O atleta perdeu alguns metros à entrada para o ultimo quilómetro, caindo para a 6ª posição, tendo enfrentado sozinho o forte vento que se fez sentir a cada volta na recta oposta à da meta. Persistente no propósito que o fez entrar em pista, acabaria por alcançar ainda um atleta em quebra à entrada para a ultima volta e cortou a meta em 5º lugar.

Brilhante esteve também Susana Rosa que foi a 4ª classificada com 10m58s, tendo melhorado em 16 segundos o seu melhor registo, que era de 11m14s. Susana esteve muito perto da subida ao pódio, que à partida para a corrida não passava pelos seus horizontes, mas que na prática lhe fugiu apenas a escassos 50m da meta.

De facto, quando um atleta consegue estar no melhor momento de forma no ponto mais alto da época desportiva arrisca-se a classificações cimeiras e foi o que acabou por suceder à jovem Fermentelense, que representa as cores da ADERCUS-Recer. Susana correu de um modo muito inteligente, seguindo na cauda do segundo grupo que perseguia as duas primeiras classificadas, que entre si disputavam o título nacional.

A cerca de 3 voltas do fim da corrida, Susana esboçou uma primeira tentativa para se desenvencilhar das rivais e isolar-se no lugar de bronze, mas face à reacção do grupo de atletas onde seguia, voltou a acalmar o ritmo de corrida. À entrada para a última volta, Susana deferiu um forte ataque e isolou-se de forma decisiva para subir ao lugar ainda possível do pódio. No entanto, quando já nada o faria prever, a campeã nacional de obstáculos arrancou do 4º lugar nos últimos 100m como se de uma autêntica velocista se tratasse e a 50m da meta fez esfumar-se um sonho para uma jovem que pela vida fora terá muitas oportunidades para continuar a sonhar e a lutar para alcançar o que à partida por vezes se imagina apenas como sonhos.

Entretanto, pela estrada disputou-se em S. João de Vêr o primeiro grande prémio de atletismo, no qual Márcia Martins participou para aproveitar o ultimo fim-de-semana disponível para competir antes de se concentrar para o Europeu de corrida de montanha. Márcia foi a vencedora, seguida de Cátia Galhardo (Codessos), enquanto que em veteranos femininos, a sua mãe Ilda Martins fechou um pódio de luxo no 3º lugar, composto por Fátima Pinho (Ilhavos) a vencedora, secundada por Natália Pinho (Açoreana Seguros).

No domingo de manhã decorreu o “grande prémio do concelho de S. Pedro do Sul/Joaquim Almeida Ramalho”, no qual Carla Martinho foi a vencedora da prova rainha feminina de 4.000m, seguida pela companheira de equipa Solange Jesus e de Joana Nunes (JOBRA) que foi a 3ª. Ainda entre as atletas femininas da ADERCUS-Recer, Jéssica Coelho foi a 4ª iniciada, melhorando significativamente a sua prestação ao cabo da primeira época de atletismo.
No sector masculino na prova de 10.000m, Marco Marques foi o 4º classificado, seguido de Ricardo Fernandes 8º, Ricardo Gomes 12º e Hugo Ramalho a regressar de um período de transição foi ainda o 17º, contribuindo para o 2º lugar colectivo da equipa.

Em Catro D´Aire correu-se a primeira meia-maratona, na qual Nuno Nogueira foi o 5º classificado e António Pereira o 10º, numa prova que ficou marcada pela extrema dureza do percurso que foi de pura corrida de montanha. Quando os atletas da equipa bairradina receberam os seus troféus e regressaram a casa ainda não tinha terminado a “prova de suplício” para a maioria dos atletas populares, para quem a organização deverá ter outro cuidado na escolha do traçado para edições futuras. Para o grosso do pelotão tratou-se duma prova de meia-maratona de mistura de caminha encosta acima e corrida encosta a baixo, com abastecimentos de água quente que de nada servia, atenuado pela acção de residentes que distribuíram ao longo do percurso canecas de água fresca aos atletas que iam passando a conta gotas.

Ao mesmo tempo, em Mozelos, localidade do concelho e Santa Maria da Feira, Márcia Martins voltou a triunfar, seguida de Manuela Dias (FC Penafiel). Entre as veteranas, Ilda Martins repetiu mais uma vez o 3º lugar, com a vitória a sorrir de novo a Fátima Pinho (Ilhavos), seguida de Matilde Batista (Mozelense).

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Portugal presente no 7º Campeonato da Europa de Corrida em Montanha

Portugal estará presente no 7º Campeonato da Europa de Corrida em montanha, que se disputa em Zell am Harmersbach (Alemanha) no próximo dia 12 de Julho de 2008.

A competição disputa-se no sistema “subir-descer”. A Selecção que representa as cores lusas nesta competição é composta pelos seguintes atletas:

Juniores Masculinos
Américo Moreira (CD Póvoa); Bruno Silva (ADC S. Paulo); Emanuel Costa (EB G. Sampaio).

Seniores Femininos
Lucinda Moreiras (NCL Sport); Rosa Madureira (NA Matosinhos); Márcia Martins (ADERCUS-Recer); Silvana Pimenta (FC Penafiel).

Seniores Masculinos
Artur Rodrigues (NA Cucujães); José Carvalho (Constrolândia); José Gaspar (CB Cacém); Francisco Pereira (CP Fermentões).

A selecção nacional viaja para a Alemanha no dia 10 de Julho e regressa a 13 de Julho e será enquadrada pelo Dirigente Fernando Fernandes (Chefe de Delegação) e pelo Prof. Emanuel Brandão (Treinador).


FF/EC
(http://www.fpatletismo.pt/xhtml/destaques.asp?id_destaque=612)

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Solange Jesus foi campeã com record




Num fim-de-semana menos intenso de competição, a participação competitiva da ADERCUS-Recer teve lugar no distrital de Aveiro de sub-23 e no circuito de Cinfães. Márcia Martins foi convocada para o campeonato da Europa de corrida de montanha.

Decorreu no Centro de Estágios do Luso na sexta-feira à noite e domingo de manhã os campeonatos distritais de Aveiro de sub-23. A ADERCUS-Recer esteve presente apenas na primeira jornada de sexta-feira à noite, com a participação de dois atletas do escalão de juvenis e da consagrada sub-23 Solange Jesus.

Susana Rosa e Gabriel Silva foram os atletas juvenis que competiram entre os mais velhos na prova de 1.500m, enquanto que Solange Jesus fez mais uma abordagem aos 3.000m obstáculos em jeito de ensaio geral com vista ao campeonato nacional que se disputará dentro de duas semanas na Guarda.

Susana esteve muito bem na sua prova, tendo corrido sempre próxima da liderança da corrida e cedeu apenas nos últimos 300m de prova, tendo cortado a meta no 6º lugar com a marca de 5m10s, a pouco mais de 1 segundo da sua melhor marca pessoal. Quanto a Gabriel Silva, Melhorou o seu registo na distância por 6 segundos, tendo cortado a meta em 5º lugar com uma marca de 4m13s, que é mínimo de participação no campeonato nacional de juvenis.

Para encerrar a jornada, Solange voltou a dar espectáculo, com a quase totalidade dos trinta e cinco obstáculos dos 3.000m tecnicamente bem executados, que lhe permitiram numa prova solitária a obtenção de um novo record pessoal na distância, passando a ser de 10m38s.

Em relação a outras participações, apenas Carla Martinho correu no circuito de atletismo de Cinfães este domingo à tarde. A prova teve partida às 16.00H para 6.000m de percurso e sob o calor que se fez sentir Carla teve de defrontar Dulce Félix, a actual chefe de fila do Sporting Clube de Braga, que desta vez foi superior. Com uma queda ainda a meio da prova, gerada pelo aglomerado de atletas juniores masculinos que competiram em simultâneo, ficou no entanto suficientemente distante do duelo a 3ª classificada que foi a júnior Daniela Cunha (UD Várzea), atleta que disputará brevemente o campeonato mundial de juniores de pista.

Entretanto, Márcia Martins recebeu durante a semana a notícia que fará a sua primeira internacionalização ao serviço da selecção nacional no campeonato da Europa de corrida de montanha que se disputará na Alemanha na localidade de Zell am Harmersbach no próximo dia 12 de Julho. Márcia terá pela frente 6.000m de prova no sistema de sob e desce de duas voltas de 3km.

sexta-feira, 20 de junho de 2008

ADERCUS-Recer brilhante na Figueira da Foz























A meia-maratona da Figueira da Foz foi uma das competições da semana que reuniu maior participação de atletas da equipa bairradina, para além de prestações na Guarda, Luso, Vale de Cambra e Oliveira de Azeméis.

A cidade rainha da Costa de Prata foi palco na passada terça-feira dia 10 de Junho da 4ª edição da “meia-maratona da Figueira da Foz”. A corrida teve a partida em frente à Torre do Relógio e disputou-se num circuito de duas voltas entre o Forte de Santa Catarina e o Cabo Mondego, três das maiores referências da foz do Mondego.

David Kilel (Quénia) dividiu com Anália Rosa (Maratona CP) os louros do triunfo da prova, evento que contou com a participação de cerca de 1600 participantes divididos pelas três vertentes, "Meia-Maratona", "Mini – Maratona" e "Caminhada Popular".

A ADERCUS-Recer teve uma participação significativa com 7 atletas em competição e que brilharam na frente do pelotão. No sector masculino, a equipa bairradina teve na meta seis atletas entre os vinte primeiros classificados seniores. Luís Silva obteve o 7º lugar com um registo de 1h09m seguido de Ricardo Gomes em 11º com 1h12m, 14º Gil Ferreira 1h13m, 16º Hugo Ramalho 1h15m, 18º Ricardo Fernandes 1h17 e 19º Paulo Pereira 1h17m.

Entre as atletas, Carla Martinho foi a 4ª classificada com 1h17m, tendo ficado a 30 segundos do pódio. Carla seguiu alguns quilómetros na companhia da colega de treino Anália Rosa, num confronto com duas atletas oriundas do Quénia, tendo sido Rahab Mingu a mais forte das africanas, que resistiu a Anália até ao 18º quilómetro dos 21,097.5 metros de prova. Diana Sigei foi a 3ª classificada, tendo batido Carla Martinho apenas por cerca de 150m de vantagem na chegada à meta.

Na cidade mais alta do nosso país, Marco Marques venceu a corrida do grande prémio de atletismo do Bairro do Pinheiro da Guarda. Marco correu os 9.000m do difícil traçado em 30m04s, deixando a 21s o 2º classificado que foi Gonçalo Borges (GD 3 Santos Populares) e a 1m25s o 3º que foi João Gouveia (Beira Douro Régua).

Ainda no dia de Portugal, Márcia Martins e Ilda Martins brilharam também em Vale de Cambra, no Grande Prémio da freguesia de Souto Mau. O evento estava inserido num interessante circuito juvenil concelhio de atletismo, promovido pela Federação das Colectividades de Cultura e Recreio de Vale de Cambra e composto de 6 provas organizadas por várias colectividades.

A corrida rainha feminina teve a distância de 5.400m sinuosos, aos quais as atletas da ADERCUS-Recer se adaptaram facilmente, face às provas de montanha recentemente disputadas. À chegada Márcia Martins venceu fáciolmente, seguida de Ilda Martins e no 3º lugar classificou-se a atleta Graça Leite (ACREFA).

O município da Mealhada teve como palco o Centro de Estágios do Luso para mais um grande evento de atletismo, numa organização conjunta com a Associação de Atletismo de Aveiro. Tratou-se do encontro Inter-Associações que reuniu 6 selecções distritais, do qual a selecção da Madeira foi a vencedora, seguida da anfitriã, a Associação de Atletismo de Aveiro. Classificaram-se ainda em 3º lugar Leiria, 4º Coimbra, 5º Porto e 6º Santarém.

O clube da Serena de Oliveira do Bairro deu o contributo à representação aveirense com a atleta Solange Jesus que disputou a prova de 3.000m. Solange foi quem imprimiu o ritmo durante a quase totalidade de prova, face à estratégia diferente da única adversária directa, a Madeirense Olga Pinto, e que viria a vencer a corrida nos últimos 250m. Solange Jesus subiu ao pódio no lugar de prata e teve na companheira de selecção Joana Nunes a medalhada de bronze.

Para terminar a semana de competição, Carla Martinho disputou este domingo de manhã o grande prémio de Madaíl em Oliveira de Azeméis. Carla correu os 5.000m de prova isolada desde os metros iniciais, cortando a meta com uma vantagem confortável sobre Joana Nunes (JOBRA) que foi a 2ª classificada e Tânia Ferreira (GJ Pinheiro Bemposta) a 3ª.