segunda-feira, 30 de junho de 2008

Susana e Gabriel em destaque no Nacional de juvenis


Dois juvenis da ADERCUS-Recer estiveram em grande plano nos campeonatos nacionais de pista, num fim-de-semana quente, quer em temperatura, quer em competições de estrada um pouco por toda a parte.

Disputaram-se este fim-de-semana na pista de atletismo da cidade desportiva em Abrantes os campeonatos nacionais de pista ao ar livre para o escalão de juvenis. A ADERCUS-Recer teve em competição o jovem Gabriel silva na prova de 3.000m planos na primeira jornada, no sábado, e na segunda no domingo, foi a vez de Susana Rosa competir também na mesma distância.

Gabriel Silva ao fim de alguns meses de treino da modalidade foi um brilhante 5º classificado na prova de 3.000m planos do campeonato nacional com 9m32s. A marca obtida não foi a desejada face ao vento, ao calor e à forma atípica como a prova foi disputada. No entanto, como em campeonatos nacionais o mais importante é a classificação, a forma como foi desenhado a condução da corrida não permitiu grandes feitos cronométricos na meta. A prova começou com um ritmo muito forte, com as duas primeiras voltas à pista a serem corridas pelo grupo da frente em ritmo para prova de metade da distância das 7 voltas e meia a percorrer, mas Gabriel não desarmou, seguindo no grupo até ao limite das suas reservas. O atleta perdeu alguns metros à entrada para o ultimo quilómetro, caindo para a 6ª posição, tendo enfrentado sozinho o forte vento que se fez sentir a cada volta na recta oposta à da meta. Persistente no propósito que o fez entrar em pista, acabaria por alcançar ainda um atleta em quebra à entrada para a ultima volta e cortou a meta em 5º lugar.

Brilhante esteve também Susana Rosa que foi a 4ª classificada com 10m58s, tendo melhorado em 16 segundos o seu melhor registo, que era de 11m14s. Susana esteve muito perto da subida ao pódio, que à partida para a corrida não passava pelos seus horizontes, mas que na prática lhe fugiu apenas a escassos 50m da meta.

De facto, quando um atleta consegue estar no melhor momento de forma no ponto mais alto da época desportiva arrisca-se a classificações cimeiras e foi o que acabou por suceder à jovem Fermentelense, que representa as cores da ADERCUS-Recer. Susana correu de um modo muito inteligente, seguindo na cauda do segundo grupo que perseguia as duas primeiras classificadas, que entre si disputavam o título nacional.

A cerca de 3 voltas do fim da corrida, Susana esboçou uma primeira tentativa para se desenvencilhar das rivais e isolar-se no lugar de bronze, mas face à reacção do grupo de atletas onde seguia, voltou a acalmar o ritmo de corrida. À entrada para a última volta, Susana deferiu um forte ataque e isolou-se de forma decisiva para subir ao lugar ainda possível do pódio. No entanto, quando já nada o faria prever, a campeã nacional de obstáculos arrancou do 4º lugar nos últimos 100m como se de uma autêntica velocista se tratasse e a 50m da meta fez esfumar-se um sonho para uma jovem que pela vida fora terá muitas oportunidades para continuar a sonhar e a lutar para alcançar o que à partida por vezes se imagina apenas como sonhos.

Entretanto, pela estrada disputou-se em S. João de Vêr o primeiro grande prémio de atletismo, no qual Márcia Martins participou para aproveitar o ultimo fim-de-semana disponível para competir antes de se concentrar para o Europeu de corrida de montanha. Márcia foi a vencedora, seguida de Cátia Galhardo (Codessos), enquanto que em veteranos femininos, a sua mãe Ilda Martins fechou um pódio de luxo no 3º lugar, composto por Fátima Pinho (Ilhavos) a vencedora, secundada por Natália Pinho (Açoreana Seguros).

No domingo de manhã decorreu o “grande prémio do concelho de S. Pedro do Sul/Joaquim Almeida Ramalho”, no qual Carla Martinho foi a vencedora da prova rainha feminina de 4.000m, seguida pela companheira de equipa Solange Jesus e de Joana Nunes (JOBRA) que foi a 3ª. Ainda entre as atletas femininas da ADERCUS-Recer, Jéssica Coelho foi a 4ª iniciada, melhorando significativamente a sua prestação ao cabo da primeira época de atletismo.
No sector masculino na prova de 10.000m, Marco Marques foi o 4º classificado, seguido de Ricardo Fernandes 8º, Ricardo Gomes 12º e Hugo Ramalho a regressar de um período de transição foi ainda o 17º, contribuindo para o 2º lugar colectivo da equipa.

Em Catro D´Aire correu-se a primeira meia-maratona, na qual Nuno Nogueira foi o 5º classificado e António Pereira o 10º, numa prova que ficou marcada pela extrema dureza do percurso que foi de pura corrida de montanha. Quando os atletas da equipa bairradina receberam os seus troféus e regressaram a casa ainda não tinha terminado a “prova de suplício” para a maioria dos atletas populares, para quem a organização deverá ter outro cuidado na escolha do traçado para edições futuras. Para o grosso do pelotão tratou-se duma prova de meia-maratona de mistura de caminha encosta acima e corrida encosta a baixo, com abastecimentos de água quente que de nada servia, atenuado pela acção de residentes que distribuíram ao longo do percurso canecas de água fresca aos atletas que iam passando a conta gotas.

Ao mesmo tempo, em Mozelos, localidade do concelho e Santa Maria da Feira, Márcia Martins voltou a triunfar, seguida de Manuela Dias (FC Penafiel). Entre as veteranas, Ilda Martins repetiu mais uma vez o 3º lugar, com a vitória a sorrir de novo a Fátima Pinho (Ilhavos), seguida de Matilde Batista (Mozelense).

Sem comentários: