domingo, 6 de julho de 2008

Solange Jesus Campeã Nacional


Solange Jesus subiu por duas vezes ao pódio no nacional de sub-23 e Ilda Martins arrecadou também duas medalhas em veteranos. No GP de Penafiel e em S. Paio de Oleiros os atletas da ADERCUS-Recer alcançaram vitórias e classificações de destaque.

Disputaram-se este fim-de-semana na Guarda os campeonatos nacionais de esperanças, para atletas sub-23 anos. A ADERCUS-Recer teve em competição a atleta Solange Jesus que participou na primeira jornada na prova de 3.000m obstáculos, na qual era a incontestável favorita à partida para a conquista do título nacional, o que se veio a confirmar na meta. Solange realizou uma prova sempre na liderança e isolada desde o tiro de partida, tendo tido como uma dificuldade acrescida o vento que se fez sentir.

Conquistado o título de obstáculos, na segunda jornada a atleta participou na versão plana da mesma distância, na qual subiu de novo ao pódio em 3º lugar. Mais uma vez entrou na corrida assumindo o comando, lado-a-lado com Sara Ribeiro (FC Vizela), que seria quem iria arrecadar o título em disputa. Com algum receio do vento frio que se fez sentir no início da manhã de domingo, o ritmo imposto na liderança da prova permitiu que outro duo de atletas alcançasse a frente da corrida à entrada para o terceiro quilómetro, tratando-se de Catarina Ferreira (GD Estreito) e Ercília Machado (SC Braga). Ficou entretanto para a última volta dos 3.000m a decisão das posições do pódio definidas ao sprint. A vencedora foi Sara Ribeiro (FC Vizela), seguida da madeirense Catarina Ferreira (GD Estreito) como “vice” e de Solange Jesus (ADERCUS-Recer) que fechou o pódio no 3º lugar.

Entretanto em Aveiro na pista da Universidade, decorreram os campeonatos nacionais para veteranos em simultâneo com os distritais de Aveiro. Ilda Martins (ADERCUS-Recer) foi dupla medalha de prata em 5.000m e nos 3.000m, medalhas que lhe coroaram uma excelente época desportiva, para quem a idade parece ser sinónimo de energia.

No sábado à noite Carla Martinho correu em Penafiel e levou ao lugar mais alto do pódio as cores da equipa de atletismo bairradina. Foi a vencedora destacada da prova rainha feminina, tendo superado Cláudia Pereira (SC Braga) 2ª classificada e Cátia Galhardo (Codessos) a 3ª.

Em S. Paio de Oleiros decorreu mais uma edição de uma das provas de estrada mais antiga do distrito de Aveiro, na qual entre os mais jovens da ADERCUS-Recer se destacou Sérgio Nolasco, que foi o 5º classificado na prova de Infantis masculinos. Em juvenis, Gabriel Silva lutou até à linha de meta ombro a ombro com Diego Manjate (SSCM S. João da Madeira) que é nada menos que campeão nacional de 1.500m. Apesar de cronometrado com o mesmo tempo a vitória foi atribuída a Diego e a Gabriel o brilhante 2º lugar.

Ainda em juvenis, Susana Rosa alcançou a vitória folgada tendo sido mesmo a 2ª atleta a cortar a meta na classificação geral da prova rainha de 4.000m, que juntou os escalões de juvenis, juniores, seniores e veteranos.

Entre os seniores masculinos, Paulo Pereira foi o 6º classificado, encerrando a participação competitiva da equipa da Serena de Oliveira do Bairro, numa semana recheada mais uma vez de excelentes prestações e brindada com a publicação de um trabalho acerca da história do clube em duas páginas na Revista Atletismo, que é a revista mais representativa na modalidade.

Sem comentários: