segunda-feira, 28 de julho de 2008

Márcia, Carla e Susana de novo no pódio


De novo na montanha, Márcia Martins continua a subir ao pódio, enquanto que pela estrada na Vagueira Carla Martinho e Susana Rosa também tiveram a honra de estar entre as medalhadas. Equipa de pódio foi também a masculina da ADERCUS-Recer na meia-maratona de Pombal.

Decorreu no passado Sábado à tarde a 8ª edição da corrida de montanha “Trilho dos Mouros”, que teve partida em Sever do Vouga e meta na freguesia de Dornelas. A prova percorreu montes e vales, percorrendo verdes trilhos da serra do Arestal, numa distância de 13.000m.

A ADERCUS-Recer teve em competição Márcia Martins e Ilda Martins, atletas que já se sentem como peixe na água neste tipo de competições. Márcia subiu de novo ao pódio, batida pelas companheiras de selecção Lucinda Moreiras (NA Matosinhos) que foi a vencedora e por Rosa Madureira (NA Matosinhos), a 2ª classificada. Quanto a Ilda Martins, foi a 4ª atleta veterana com mais uma prestação brilhante face à qualidade das adversárias presentes.

Algumas horas após, decorreu na praia da Vagueira a milha urbana, que foi uma organização conjunta do GRECAS e da Câmara Municipal de Vagos. Em prova estiveram os atletas mais jovens da ADERCUS-Recer e apenas três dos seniores.

Susana Rosa foi quem mais se destacou entre os jovens, tendo subido ao pódio no 2º lugar do escalão de juvenis, enquanto que Gabriel Silva alcançou um honroso 5º lugar no mesmo escalão. Sérgio Nolasco foi o 7º entre os infantis, enquanto que em iniciados Márcia Cardoso foi a 7ª e Jéssica Coelho a 10ª.

Nas provas rainhas, nas séries de elite correram Carla Martinho, Solange Jesus e Ricardo Fernandes. Carla esteve em grande plano tendo imposto o ritmo de corrida, tentando desgastar a atleta mais cotada presente que era Sandra Teixeira (Sporting CP) que até bem próximo da prova esteve em luta por um lugar nos Jogos Olímpicos na prova de 800m. Para além de Sandra Teixeira, Lídia Sousa (FC Porto) era outra adversária cotadíssima, dado que havia sido vice-campeã de Portugal de 1.500m uma semana antes e Carla quase conseguiu que esta perdesse contacto com a liderança a meio da prova. No entanto, na parte final, face ao desgaste e também à conhecida maior velocidade terminal da sportinguista e da portista, Carla Martinho acabaria por cortar a meta no 3º lugar.

Atrás de Carla Martinho seguia Solange Jesus que na ultima competição da época demonstrou o porquê das marcas alcançadas e com uma parte final muito rápida desenvencilhou-se da restante concorrência, tendo-se aproximado muito da companheira de equipa, concluindo os 1.609m de corrida como 4ª classificada a escassos 4 segundos do pódio.

Entre a elite masculina, Ricardo Fernandes foi o 17º classificado, tendo tido um bom desempenho, dado que é um atleta de distâncias mais longas mas que fez questão de marcar presença na Vagueira.

No domingo de Manhã sete atletas masculinos da ADERCUS-Recer correram em Pombal na meia-maratona, prova com muita tradição, integrada na comemoração das festas do Bodo. Sete era o número de atletas necessários para a pontuação da classificação colectiva que premiava monetariamente as equipas presentes e apesar do grupo de atletas bairadinos estar em início de preparação para o próximo grande ciclo de competição, foi alcançado o 3º lugar do pódio.

A equipa vencedora foi o Núcleo de Atletismo de Joane, seguida do Grupo Desportivo Unidos Caxienses de Lisboa como “vice”. Da ADERCUS-Recer contribuíram para o 3º lugar os atletas Luís Silva com 1h10m, Gil Ferreira 1h12m, Ricardo Gomes 1h13m, Nuno Nogueira 1h15m, Hugo Ramalho 1h16m, Paulo Pereira 1h17m e António Pereira 1h23m.

Sem comentários: