sexta-feira, 20 de junho de 2008

ADERCUS-Recer brilhante na Figueira da Foz























A meia-maratona da Figueira da Foz foi uma das competições da semana que reuniu maior participação de atletas da equipa bairradina, para além de prestações na Guarda, Luso, Vale de Cambra e Oliveira de Azeméis.

A cidade rainha da Costa de Prata foi palco na passada terça-feira dia 10 de Junho da 4ª edição da “meia-maratona da Figueira da Foz”. A corrida teve a partida em frente à Torre do Relógio e disputou-se num circuito de duas voltas entre o Forte de Santa Catarina e o Cabo Mondego, três das maiores referências da foz do Mondego.

David Kilel (Quénia) dividiu com Anália Rosa (Maratona CP) os louros do triunfo da prova, evento que contou com a participação de cerca de 1600 participantes divididos pelas três vertentes, "Meia-Maratona", "Mini – Maratona" e "Caminhada Popular".

A ADERCUS-Recer teve uma participação significativa com 7 atletas em competição e que brilharam na frente do pelotão. No sector masculino, a equipa bairradina teve na meta seis atletas entre os vinte primeiros classificados seniores. Luís Silva obteve o 7º lugar com um registo de 1h09m seguido de Ricardo Gomes em 11º com 1h12m, 14º Gil Ferreira 1h13m, 16º Hugo Ramalho 1h15m, 18º Ricardo Fernandes 1h17 e 19º Paulo Pereira 1h17m.

Entre as atletas, Carla Martinho foi a 4ª classificada com 1h17m, tendo ficado a 30 segundos do pódio. Carla seguiu alguns quilómetros na companhia da colega de treino Anália Rosa, num confronto com duas atletas oriundas do Quénia, tendo sido Rahab Mingu a mais forte das africanas, que resistiu a Anália até ao 18º quilómetro dos 21,097.5 metros de prova. Diana Sigei foi a 3ª classificada, tendo batido Carla Martinho apenas por cerca de 150m de vantagem na chegada à meta.

Na cidade mais alta do nosso país, Marco Marques venceu a corrida do grande prémio de atletismo do Bairro do Pinheiro da Guarda. Marco correu os 9.000m do difícil traçado em 30m04s, deixando a 21s o 2º classificado que foi Gonçalo Borges (GD 3 Santos Populares) e a 1m25s o 3º que foi João Gouveia (Beira Douro Régua).

Ainda no dia de Portugal, Márcia Martins e Ilda Martins brilharam também em Vale de Cambra, no Grande Prémio da freguesia de Souto Mau. O evento estava inserido num interessante circuito juvenil concelhio de atletismo, promovido pela Federação das Colectividades de Cultura e Recreio de Vale de Cambra e composto de 6 provas organizadas por várias colectividades.

A corrida rainha feminina teve a distância de 5.400m sinuosos, aos quais as atletas da ADERCUS-Recer se adaptaram facilmente, face às provas de montanha recentemente disputadas. À chegada Márcia Martins venceu fáciolmente, seguida de Ilda Martins e no 3º lugar classificou-se a atleta Graça Leite (ACREFA).

O município da Mealhada teve como palco o Centro de Estágios do Luso para mais um grande evento de atletismo, numa organização conjunta com a Associação de Atletismo de Aveiro. Tratou-se do encontro Inter-Associações que reuniu 6 selecções distritais, do qual a selecção da Madeira foi a vencedora, seguida da anfitriã, a Associação de Atletismo de Aveiro. Classificaram-se ainda em 3º lugar Leiria, 4º Coimbra, 5º Porto e 6º Santarém.

O clube da Serena de Oliveira do Bairro deu o contributo à representação aveirense com a atleta Solange Jesus que disputou a prova de 3.000m. Solange foi quem imprimiu o ritmo durante a quase totalidade de prova, face à estratégia diferente da única adversária directa, a Madeirense Olga Pinto, e que viria a vencer a corrida nos últimos 250m. Solange Jesus subiu ao pódio no lugar de prata e teve na companheira de selecção Joana Nunes a medalhada de bronze.

Para terminar a semana de competição, Carla Martinho disputou este domingo de manhã o grande prémio de Madaíl em Oliveira de Azeméis. Carla correu os 5.000m de prova isolada desde os metros iniciais, cortando a meta com uma vantagem confortável sobre Joana Nunes (JOBRA) que foi a 2ª classificada e Tânia Ferreira (GJ Pinheiro Bemposta) a 3ª.

Sem comentários: