skip to main |
skip to sidebar
Um trio de atletas seniores femininas da ADERCUS, composto por Carla Martinho, Solange Jesus e Márcia Martins estiveram em competição no grande prémio Comendador Rui Nabeiro, disputado no passado Sábado à tarde, em Elvas.
A prova de seniores com a distância de 10km, foi disputada num circuito de duas voltas à cidade, com partida junto às piscinas municipais e meta instalada na pista de atletismo do estádio municipal.
Numa tarde de sol, as atletas da ADERCUS estiveram mais uma vez em destaque, tendo sido Carla Martinho a vencedora da prova. No segundo lugar classificou-se a atleta Helena Sampaio (GRECAS) e a terceira foi Marina Bastos (JOMA). Seguiram-se Solange Jesus e Márcia Martins, quarta e quinta classificadas, respectivamente, que vincaram a qualidade da equipa vice-campeã nacional.
Na prova de juniores participou ainda o jovem Diogo Ferreira que cortou a meta no oitavo lugar, tendo realizado uma prova muito regular.
Em Avintes, Elisabete Pereira venceu a prova de seniores femininos, disputada no passado domingo dia 21 de Março, com distância de 5.300m. A atleta alcançou mais uma vitória, com uma vantagem expressiva sobre as adversárias, tendo sido cronometrada na meta com um registo de 19min10seg, e na prova masculina também participou o atleta Ricardo Fernandes, que foi o 4º classificado.
No mesmo dia, a júnior Susana Rosa foi a segunda classificada entre as séniores, no grande prémio da LOUROCOOP, que decorreu em Lourosa. A Atleta apenas foi superada por Eunice Tavares, da SportZone Running Team, que venceu a prova com 17seg de vantagem. Amélia Vieira (Castelo de Paiva) fechou o pódio 20seg depois da atleta da ADERCUS.
Em prova de pista realizada em Aveiro, no passado dia 14 de Março, a atleta juvenil Márcia Cordoso realizou mínimo de participação para o campeonato nacional do seu escalão. A atleta correu a prova de 300m, tendo vencido a sua série em 45:56seg. e a companheira de equipa Jéssica Coelho foi a 3ª, com 48:96seg.
A equipa de atletismo da Serena, de Oliveira do Bairro, subiu pela 4ª vez ao pódio do Campeonato Nacional de Corta-mato Curto como equipa vice-campeã nacional. Em 2006 em Vagos conseguiu alcançar pela primeira vez a proeza, tendo na altura relegado para a 3ª posição a Juventude Operária de Mote Abrão. Em 2008, em Porto de Mós voltou a repetir a proeza, superando a equipa da Açoreana Seguros, e o ano passado repetiu a classificação, tendo batido a formação do Futebol Clube do Porto. No Sábado somou mais um lugar de prata, tendo o Sporting Clube de Braga sido a equipa campeã ininterruptamente desde 2006.
No Sábado de manhã, a Quinta do Ega de Vagos, voltou a ser palco pela segunda vez dos campeonatos nacionais de corta-mato curto, disputado na distância de 4.000m. Conjuntamente, tiveram lugar no início da jornada os campeonatos nacionais de corta-mato escolar, seguindo-se a versão curta absoluta da Federação Portuguesa de Atletismo e da Federação de Desporto Universitário, tendo encerrado o evento o campeonato de veteranos.
Uma semana após ter subido ao pódio nas Açoteias, na versão longa de 8.000m no 3º lugar, a formação feminina da ADERCUS apresentou-se reforçada com duas atletas júniores. A disputa adivinhava-se entre as quatro equipas mais fortes presentes, que eram o SC Braga, ADERCUS, FC Porto e FC Vizela.
Numa prova disputada em 4 voltas ao percurso, à entrada para a última volta a diferença entre a equipa de Braga e a ADERCUS era apenas de 5 pontos, mas o ultimo quilómetro ditou uma diferença natural entre ambas as equipas. O SC Braga alcançou mais uma vitória, com 32 pontos, seguindo-se a ADERCUS em 2º lugar, com 54 pontos, e do FC Vizela em 3º, com 77 pontos, que relegou o FC Porto para o 4º lugar.
Para mais um êxito da equipa bairradina contribuíram as atletas Carla Martinho 5ª classificada, Solange Jesus 13ª, Elisabete Pereira 17ª, Márcia Martins 19ª, Débora Santo 22ª, Susana Rosa 25ª.
O pódio individual feminino teve como vencedora a atleta Dulce Félix (SC Braga), seguida de Anália Rosa (Maratona CP), 2ª classificada, e de Sandra Teixeira (SC Portugal), 3ª.
No sector masculino o campeão nacional foi Rui Silva (Sporting CP), seguido de Ricardo Ribas (Conforlimpa), 2º classificado, e de Mário Teixeira (Sporting CP), 3º. Colectivamente, o Sporting foi a equipa campeã com 22 pontos, seguida do Maia AC com 38 pontos e o NA Joane foi a 3ª equipa com 50 pontos.
Na prova de veteranos femininos, a ADERCUS voltou a ter uma atleta no pódio, que foi Ilda Martins. Rosa Oliveira (AM Vermoim) foi a campeã nacional, seguida de Carla Machado (UD Várzea), 2ª classificada e Ilda Martins (ADERCUS) recebeu a medalha de bronze. Ilda que repetiu o lugar do ano passado do campeonato da Figueira da Foz, recebeu ainda a distinção de vencedora do sub-escalão de veteranos 2.
A ADERCUS esteve em competição este fim-de-semana nos campeonatos nacionais de corta-mato em Albufeira, na meia-maratona da Póvoa do Varzim e nas 3 léguas do Nabão em Tomar.
O Algarve acolheu este domingo a edição de 2010 dos campeonatos nacionais de juvenis, juniores e versão longa para séniores, na pista das Açoteias, em Albufeira, local que será palco do campeonato da Europa no próximo mês de Dezembro.
Quanto ao desempenho dos atletas da equipa da Serena, de Oliveira do Bairro foi coroado com mais uma subida ao pódio da equipa sénior feminina, que conquistou o 3º lugar e pela grande vitória da júnior Débora Santos.
As atletas juniores foram as primeiras da comitiva a entrarem em acção, para percorrerem 6.000m de corrida. Desde início que Débora Santos e Susana Rosa assumiram posições cimeiras e no fim da primeira volta já seguia isolado um grupo de 4 atletas no qual seguia a Débora numa posição mais resguardada. À medida que os metros iam pesando nas pernas, as dificuldades iam surgindo para algumas das atletas e a 1km do final, quando a liderança já só pertencia a Débora e à benfiquista Diana Soares, a atleta bairradina lançou um forte ataque que em pouco tempo cimentou uma vantagem de tal forma significativa que lhe permitiu alcançar o título de campeã nacional com 24 segundo de vantagem. No 3º lugar fechou o pódio outra a atleta do Benfica que foi Susana Godinho e um pouco mais para trás, com uma prestação também muito boa, Susana Rosa cortou a meta no 8º lugar.
Um ano após ter sido 15ª classificada em 2009 como juvenil e de ter estado para abandonar a modalidade, Débora Santos na sua primeira temporada de júnior conquistou para além do titulo de campeã nacional a possibilidade de participar no campeonato do mundo de corta-mato, que se irá disputar no próximo dia 28 de Março, em Bydgszcz na Polónia.
Seguiram-se os juniores masculinos, numa distância de 8.000m e apesar de serem os campeões Distritais e das Beiras, tinham aspirações um pouco mais modestas. Colectivamente a equipa classificou-se no 10º lugar, com as prestações de Gabriel Silva 14º classificado, Diogo Ferreira 49º, André Andrade 57º e João Pereira 67º.
Na corrida de séniores femininos as expectativas voltaram a ser elevadas face à qualidade da equipa campeã Aveirense e das Beiras, o que se veio a confirmar, ladeando no pódio as fortíssimas formações do Maratona Clube de Portugal, que foi a equipa campeã, e o Sporting Clube de Braga, 2º classificado. Para mais uma subida ao pódio colectiva a ADERCUS contou com as prestações de Carla Martinho que foi a 12ª classificada, Solange Jesus19ª, Elisabete Pereira 21ª e Márcia Martins 24ª. A veterana Ilda Martins não pontuou para a equipa mas no 48º lugar assegurava a equipa, caso alguma das companheiras séniores se visse obrigada a desistir.
No próximo sábado de manhã a equipa voltará a ter outra grande competição que será o campeonato nacional de corta-mato curto, a disputar pela segunda vez em Vagos, local de onde a ADERCUS guarda uma grande recordação visto ter sido vice-campeã nacional em 2006.
Em estrada Gil Ferreira e António Pereira correram a meia-maratona da Póvoa do Varzim, tendo Gil alcançado um registo de 1h10min e António um novo record pessoal de 1h15min. Hugo Ramalho correu as “3 Léguas do Nabão” em Tomar, tendo sido o 8º classificado.
O fim-de-semana desportivo da ADERCUS ficou marcado pela participação nos campeonatos de Portugal de pista coberta e em prova de estrada, nos 10km de Estarreja. Em ambas as competições as atletas da equipa da Serena de Oliveira do Bairro subiram ao pódio.
Solange Jesus, Carla Martinho e Débora Santos foi o trio de atletas da ADERCUS que participou nos campeonatos de Portugal de pista coberta, na prova de 3.000m, que se disputou no domingo à tarde na Nave Desportiva de Espinho.
Para Débora que é junior de primeira época foi a estreia em campeonatos de Portugal, entre as seniores, enquanto que para Solange e para Carla foi o pisar de um palco que lhes é conhecido e como vem sendo habitual, também com direito a subida ao pódio.
A tradição manteve-se e mais uma vez uma atleta da ADERCUS ganhou uma medalha na prova de 3.000m, em três anos consecutivos. Em 2008 foi Carla Martinho a conquistar a medalha de bronze, em 2009 e na edição de 2010 foi Solange Jesus quem repetiu a proeza.
A vitória na corrida sorriu mais uma vez a Sara Moreira (Maratona CP), seguida de Sónia Fernandes (FC Porto), Solange Jesus foi a 3ª, com um registo de 9min39s e Carla Martinho foi a 4ª com 9min50s. A jovem Débora Santos foi a 9ª classificada, com o registo de 10min30s que foi a sua segunda melhor marca.
Em Estarreja, no domingo de manhã, correu-se mais uma edição dos 10km da cidade do Antuã, prova marcada pelas vitórias de Carla Martinho em seniores e de Susana Rosa em juniores.
Para alem de Carla Martinho que obteve uma vitória folgada obre Doroteia Peixoto (SportZone), Elisabete Azevedo foi a 7ª classificada e Márcia Martins a 8ª, conduzindo deste modo a ADERCUS a mais uma vitória colectiva. No sector masculino a equipa foi 3ª classificada, com o contributo de Ricardo Fernandes, 18º classificado sénior, 21º Diogo Miguel e 23º Hugo Ramalho.
Em juvenis masculinos Rafael Miguel também obteve uma classificação de destaque, tendo cortado a meta no 5º lugar.