O Algarve acolheu este domingo a edição de 2010 dos campeonatos nacionais de juvenis, juniores e versão longa para séniores, na pista das Açoteias, em Albufeira, local que será palco do campeonato da Europa no próximo mês de Dezembro.
Quanto ao desempenho dos atletas da equipa da Serena, de Oliveira do Bairro foi coroado com mais uma subida ao pódio da equipa sénior feminina, que conquistou o 3º lugar e pela grande vitória da júnior Débora Santos.
As atletas juniores foram as primeiras da comitiva a entrarem em acção, para percorrerem 6.000m de corrida. Desde início que Débora Santos e Susana Rosa assumiram posições cimeiras e no fim da primeira volta já seguia isolado um grupo de 4 atletas no qual seguia a Débora numa posição mais resguardada. À medida que os metros iam pesando nas pernas, as dificuldades iam surgindo para algumas das atletas e a 1km do final, quando a liderança já só pertencia a Débora e à benfiquista Diana Soares, a atleta bairradina lançou um forte ataque que em pouco tempo cimentou uma vantagem de tal forma significativa que lhe permitiu alcançar o título de campeã nacional com 24 segundo de vantagem. No 3º lugar fechou o pódio outra a atleta do Benfica que foi Susana Godinho e um pouco mais para trás, com uma prestação também muito boa, Susana Rosa cortou a meta no 8º lugar.
Um ano após ter sido 15ª classificada em 2009 como juvenil e de ter estado para abandonar a modalidade, Débora Santos na sua primeira temporada de júnior conquistou para além do titulo de campeã nacional a possibilidade de participar no campeonato do mundo de corta-mato, que se irá disputar no próximo dia 28 de Março, em Bydgszcz na Polónia.
Seguiram-se os juniores masculinos, numa distância de 8.000m e apesar de serem os campeões Distritais e das Beiras, tinham aspirações um pouco mais modestas. Colectivamente a equipa classificou-se no 10º lugar, com as prestações de Gabriel Silva 14º classificado, Diogo Ferreira 49º, André Andrade 57º e João Pereira 67º.
Na corrida de séniores femininos as expectativas voltaram a ser elevadas face à qualidade da equipa campeã Aveirense e das Beiras, o que se veio a confirmar, ladeando no pódio as fortíssimas formações do Maratona Clube de Portugal, que foi a equipa campeã, e o Sporting Clube de Braga, 2º classificado. Para mais uma subida ao pódio colectiva a ADERCUS contou com as prestações de Carla Martinho que foi a 12ª classificada, Solange Jesus19ª, Elisabete Pereira 21ª e Márcia Martins 24ª. A veterana Ilda Martins não pontuou para a equipa mas no 48º lugar assegurava a equipa, caso alguma das companheiras séniores se visse obrigada a desistir.
No próximo sábado de manhã a equipa voltará a ter outra grande competição que será o campeonato nacional de corta-mato curto, a disputar pela segunda vez em Vagos, local de onde a ADERCUS guarda uma grande recordação visto ter sido vice-campeã nacional em 2006.
Em estrada Gil Ferreira e António Pereira correram a meia-maratona da Póvoa do Varzim, tendo Gil alcançado um registo de 1h10min e António um novo record pessoal de 1h15min. Hugo Ramalho correu as “3 Léguas do Nabão” em Tomar, tendo sido o 8º classificado.
Sem comentários:
Enviar um comentário