segunda-feira, 28 de junho de 2010

GIL FERREIRA CAMPEÃO NACIONAL


Em pista, Gil Ferreira sagrou-se campeão nacional de veteranos, enquanto que em corrida de montanha, um trio de atletas da ADERCUS foi seleccionado para participarem no campeonato da Europa.

Decorreu no Centro de Estágios do Luso este fim-de-semana, o campeonato nacional de pista para veteranos, dividido em duas jornadas, disputadas no sábado à tarde e no domingo de manhã.

Gil Ferreira esteve presente nas duas jornadas, tendo corrido no sábado à tarde a prova de 1.500m, na qual foi superado por António Oliveira (Académica) na ponta final da prova. Ainda assim, Gil sagrou-se campeão nacional do escalão M35 com a marca de 4min10seg., enquanto que o atleta conimbricense foi o campeão M40, com 4min09seg.

No segundo dia, o atleta da ADERCUS voltou a calçar as sapatilhas de bicos, para alinhar na corrida de 3.000m planos, na qual alcançou a vitória absoluta sobre todos os veteranos presentes, tendo tido em Artur Rodrigues (NA Cucujães) um opositor à altura até muito perto da meta, tendo-se assistido a uma disputa da prova muito táctica entre ambos. Assim, Gil cortou a meta com a marca de 9min30seg., longe do seu melhor registo, mas com a conquista de uma vitória que coroou uma época recheada de excelentes prestações.

O júnior Diogo Ferreira correu também no domingo de manhã, o grande prémio de atletismo de Mozelos, em Santa Maria da Feira, numa prova cuja distância foi de 8.300m e na qual o atleta cortou a meta no 5º lugar.

Entretanto, a Federação Portuguesa de Atletismo divulgou a lista de atletas seleccionados para participar no Campeonato da Europa de Montanha que se realiza no dia 4 do próximo mês de Julho em Sapareva Banya – Bulgaria.

Aires Sousa (FC Penafiel), Gonçalo Borges (GD 3 Santos Populares), José Carvalho (Constrolândia) e Rui Muga, em masculinos, Carla Martinho (ADERCUS), Márcia Martins (ADERCUS), Lucinda Moreiras (NCL Sport Clube) e Cátia Galhardo (AR Estrelas do Sul) em femininos, compõem a selecção no escalão de seniores.

No escalão de juniores, Paulo Mendes (GD Unidos do Cano) em masculinos e Susana Rosa (ADERCUS) e Sónia Pinto (Alunos de Meirim FC) são os atletas seleccionados.

A selecção, que tem partida marcada para a Bulgária no dia 2 de Julho e regresso a 5 do mesmo mês é acompanhada por Fernando Fernandes, enquanto Team Leader, e António Vieira (fisioterapeuta).

segunda-feira, 21 de junho de 2010

SOLANGE JESUS EM DESTAQUE NO LUSO


Solange Jesus, Eilsabete Pereira, Gil Ferreira, Pedro Guerra e Carla Martinho foram os atletas que mais se destacaram ao longo da semana, em provas de pista disputadas no Luso e na Maia, e em estrada na Corrida Festas da Cidade no Porto.

Solange Jesus correu no Luso, na passada quarta-feira à noite, os 3.000m planos, disputados na primeira edição da Taça da Associação de Atletismo de Aveiro. Nesta corrida, a atleta da ADERCUS obteve uma nova melhor marca pessoal, ao cortar a meta em 9min35seg.

Desde o tiro de partida que Solange realizou uma prova solitária, em contra-relógio e de volta em volta adivinhava-se que o registo final viria a confirmar na distância plana a qualidade que detém a mesma distância mas com obstáculos. Normalmente, a atleta tem corrido em épocas anteriores no período competitivo quase exclusivamente a prova de obstáculos à procura de mínimos para competições internacionais, o que tem remetido para segundo plano as outras distâncias do meio-fundo. Agora, dado que é a primeira época após ter deixado de ser sub-23 e que não tem a pressão de obtenção de mínimos internacionais, terá a oportunidade de actualizar as suas marcas nas diversas distâncias, à semelhança do que fez na passada quarta-feira no Luso.

Outro atleta que esteve em plano de destaque na mesma competição foi o atleta maratonista Gil Ferreira, que apesar de ter competido algo debilitado com uma gripe, bateu também o seu melhor registo na prova de 3.000m por alguma margem, tendo obtido a marca de 8min46seg.

Pedro Guerra, atleta amputado, estreou-se também na distância dos 3.000m e conseguiu alcançar a marca de 9min55seg, ao ser 8º classificado da segunda série disputada. Para o Pedro esta foi mais uma distância que passou a constar no seu leque de participações que permitirão equacionar qual a melhor prova para o atleta canalizar esforços no sentido de obter mínimos de participação em competições internacionais.

No Porto, Carla Martinho correu a “Corrida Festas da Cidade” na qual obteve também ela um record pessoal na prova de 15km em estrada, tendo cortado a meta com 54min, o que lhe valeu o 9º lugar da classificação geral e o 7º na classificação de atletas Portuguesas. Não fosse o forte vento contra, que se fez sentir nos últimos 6.000m de corrida ao longo da marginal da Foz da cidade do Porto e Carla poderia ter retirado mais algum tempo à marca registada, o que demonstra realmente o grande momento de forma em que a atleta se encontra nas distâncias longas do meio-fundo, a escassas duas semanas da sua estreia no Campeonato da Europa de corrida em montanha.

Elisabete Azevedo continua também em grande nível, tendo corrido e vencido a prova de 3.000m obstáculos da primeira “noite quente da Maia”, que se disputou na passada quarta-feira. Após ter sido a 2ª classificada da milha urbana de Ferreira do Zêzere, ao sprint com a vencedora, e de ter vencido recentemente o grande prémio de Pedroso, em Vila Nova de Gaia, a atleta estreou-se agora em pista na prova de obstáculos e com êxito ao vencer os 35 saltos de 76cm que teve pela frente, sendo que 7 deles têm uma vala de água com quase 4m de comprimento.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

SUSANA E DÉBORA CAMPEÃS DISTRITAIS

Em estrada, Carla Martinho correu na Suiça e Diogo Ferreira subiu ao pódio na Guarda, enquanto que Susana Rosa e Débora Santos alcançaram títulos distritais de sub-23 em pista. Márcia Martins, Solange Jesus e o treinador Ricardo Esteves receberam prémios na gala a Associação de Atletismo de Aveiro.

Carla Martinho correu no domingo de manhã na Suiça, na cidade de Berna, uma corrida de estrada na distância de 5.000m. A atleta da ADERCUS fo 6ª classificada da prova que teve como vencedora a atleta Húngara Aniko Kallovics.

Foi em ambiente bem descontraído, no restaurante El Libertador, em Fermelã, que a Associação de Atletismo de Aveiro distinguiu os agentes que mais se distinguiram durante a temporada de 2009, comemorando também a passagem do 31º aniversário da Associação.

Em cerimónia que contou com a presença do Dr. Fernando Mendonça, Chefe de Gabinete do Governador Civil, Dr. João Alegria, Vereador da Câmara Municipal de Estarreja, Dr. Paulo Almeida, Chefe da Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Aveiro, assim como dos mais altos representantes da Associação de Atletismo de Aveiro, Engº Luis Coutinho, Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Prof. António Mota, Presidente do Conselho Fiscal, João Ruela, Presidente da Direcção e restante elenco directivo, naturalmente, as maiores atenções foram para os atletas que mais se evidenciaram.

A cerimónia começou por premiar os vencedores do Circuito Distrital de meio-fundo, na qual a atleta Débora Santos recebeu o prémio referente ao escalão de juvenis da época passada, representando na altura a ADREP.

Seguiu-se a entrega dos galardões aos jornalistas e órgãos de comunicação social que mais contribuíram para dar a conhecer a actividade do atletismo regional. Foram distinguidos os Clubes que apresentaram mais participações nas competições, Dirigente do Ano, Clube Organizador do Ano, Juiz do Ano, Atletas do ano por escalão e uma longa lista de Atletas e Treinadores com títulos de campeões nacionais e atletas que atingiram a internacionalização, entre os quais marcaram presença pela ADERCUS as atletas Solange Jesus, Márcia Martins e respectivo treinador, o professor Ricardo Esteves.

Na quinta-feira de manhã decorreu em Aveiro a última jornada dos campeonatos distritais de sub-23, nos quais Susana Rosa e Débora Santos alcançaram vitórias.

Susana Rosa foi a primeira a entrar em acção na corrida de 3.000m e assegurou a vitória logo após o tiro de partida, tendo corrido sempre isolada, para cortar a meta no final das sete voltas e meia à pista com o registo cronométrico de 11min06seg.

Débora Santos correu a prova de 800m e juntou mais um título ao dos 1.500m alcançado uma semana antes. No entanto, teve em Mónica Simões (N.A. Cucujães) uma adversária à altura até muito perto da meta, com escasso centésimos de segundo a separarem as duas atletas, que correram em 2min24seg.

Estiveram também em competição com desempenhos regulares os júniores João Pereira, na corrida de 200m, e Gabriel Silva e André Andrade nos 800m. Ao mesmo tempo na cidade da Guarda, Diogo Ferreira subiu ao pódio do escalão de juniores da prova de estrada do Grande Prémio do Bairro do Pinheiro.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

ADERCUS COM 3 CAMPEÃS NACIONAIS DE MONTANHA


O Luso foi o palco para a consagração de Susana Rosa, Carla Martinho e Ilda Martins como campeãs nacionais de corrida em montanha. Em pista, Débora Santos sagrou-se campeã distrital Sub-23 em Aveiro e Solange Jesus continuou em Famalicão a disputar o circuito nacional de milhas urbanas.

Solange Jesus correu no domingo à tarde a milha Urbana de Famalicão, tendo sido a 5ª classificada da prova de Elite feminina, que teve como vencedora a bracarense Ercília Machado. Entre os séniores masculinos, Ricardo Gomes também esteve em competição e foi o 7º classificado.

Decorreu no passado sábado à tarde no Luso, a edição de 2010 do campeonato nacional de corrida em montanha, prova organizada pela Federação Portuguesa de Atletismo em conjunto com a Fundação Serra do Buçaco, Associação de Atletismo de Aveiro, Câmara Municipal da Mealhada e Junta de Freguesia do Luso.

A prova teve partida e meta no centro da vila do Luso, com o traçado da prova a percorrer a Mata Nacional do Buçaco, num sistema de “subir e descer”.

A ADERCUS continuou ao mais alto nível neste tipo de competição, tendo tido quatro atletas no pódio e três títulos nacionais. Susana Rosa foi a primeira a cortar a meta da corrida que englobou os escalões de juniores femininos, juniores masculinos, seniores femininos e veteranos femininos.

A distância para os juniores femininos foi de 4km, sendo de uma volta ao traçado, que os restantes escalões tiveram de dobrar para perfazer 8km previstos. Para a atleta da equipa da Serena de Oliveira do Bairro esta foi a 3ª vitória consecutiva e com larga vantagem sobre a 2ª classificada, tendo demonstrado a grande apetência por este tipo de corrida.

Ao cabo de 8km de prova, o júnior Gabriel Silva que na primeira volta disputava a liderança, cortou a meta como 5º classificado e o companheiro de equipa André Andrade concluiu pouco depois no 8º lugar. Carla Martinho alcançou também o título de campeã nacional, tendo corrido destacada desde início da prova, enquanto que com uma segunda volta muito forte, Márcia Martins viria a conquistar a medalha de vice-campeã nacional também para as cores da ADERCUS. E como não há duas sem três, a atleta veterana Ilda Martins foi também campeã nacional, sendo de realçar que as três campeãs da ADERCUS venceram as tês provas da especialidade disputadas até ao momento, liderando desta forma também a Taça de Portugal. Colectivamente, a ADERCUS alcançou mais uma vitória na prova de Seniores e Veteranos femininos.

Na passada quinta-feira de manhã, decorreu em Aveiro, a primeira jornada dos campeonatos distritais de pista para sub-23, prova na qual a atleta júnior Débora Santos correu os 1.500m e venceu. Com a marca de 4min50seg., foi mais uma prova em que a campeã nacional de corta-mato correu isolada desde o tiro de partida, tendo servido de preparação para competições de grau mais elevado. Estiveram também em competição mais dois atletas ainda juniores, tendo João Ramiro corrido a prova de 400m planos, na qual foi o 8º e com nova melhor marca pessoal de 54seg., enquanto que Diogo Ferreira correu os 5.000m e foi o 6º classificado.