segunda-feira, 21 de junho de 2010

SOLANGE JESUS EM DESTAQUE NO LUSO


Solange Jesus, Eilsabete Pereira, Gil Ferreira, Pedro Guerra e Carla Martinho foram os atletas que mais se destacaram ao longo da semana, em provas de pista disputadas no Luso e na Maia, e em estrada na Corrida Festas da Cidade no Porto.

Solange Jesus correu no Luso, na passada quarta-feira à noite, os 3.000m planos, disputados na primeira edição da Taça da Associação de Atletismo de Aveiro. Nesta corrida, a atleta da ADERCUS obteve uma nova melhor marca pessoal, ao cortar a meta em 9min35seg.

Desde o tiro de partida que Solange realizou uma prova solitária, em contra-relógio e de volta em volta adivinhava-se que o registo final viria a confirmar na distância plana a qualidade que detém a mesma distância mas com obstáculos. Normalmente, a atleta tem corrido em épocas anteriores no período competitivo quase exclusivamente a prova de obstáculos à procura de mínimos para competições internacionais, o que tem remetido para segundo plano as outras distâncias do meio-fundo. Agora, dado que é a primeira época após ter deixado de ser sub-23 e que não tem a pressão de obtenção de mínimos internacionais, terá a oportunidade de actualizar as suas marcas nas diversas distâncias, à semelhança do que fez na passada quarta-feira no Luso.

Outro atleta que esteve em plano de destaque na mesma competição foi o atleta maratonista Gil Ferreira, que apesar de ter competido algo debilitado com uma gripe, bateu também o seu melhor registo na prova de 3.000m por alguma margem, tendo obtido a marca de 8min46seg.

Pedro Guerra, atleta amputado, estreou-se também na distância dos 3.000m e conseguiu alcançar a marca de 9min55seg, ao ser 8º classificado da segunda série disputada. Para o Pedro esta foi mais uma distância que passou a constar no seu leque de participações que permitirão equacionar qual a melhor prova para o atleta canalizar esforços no sentido de obter mínimos de participação em competições internacionais.

No Porto, Carla Martinho correu a “Corrida Festas da Cidade” na qual obteve também ela um record pessoal na prova de 15km em estrada, tendo cortado a meta com 54min, o que lhe valeu o 9º lugar da classificação geral e o 7º na classificação de atletas Portuguesas. Não fosse o forte vento contra, que se fez sentir nos últimos 6.000m de corrida ao longo da marginal da Foz da cidade do Porto e Carla poderia ter retirado mais algum tempo à marca registada, o que demonstra realmente o grande momento de forma em que a atleta se encontra nas distâncias longas do meio-fundo, a escassas duas semanas da sua estreia no Campeonato da Europa de corrida em montanha.

Elisabete Azevedo continua também em grande nível, tendo corrido e vencido a prova de 3.000m obstáculos da primeira “noite quente da Maia”, que se disputou na passada quarta-feira. Após ter sido a 2ª classificada da milha urbana de Ferreira do Zêzere, ao sprint com a vencedora, e de ter vencido recentemente o grande prémio de Pedroso, em Vila Nova de Gaia, a atleta estreou-se agora em pista na prova de obstáculos e com êxito ao vencer os 35 saltos de 76cm que teve pela frente, sendo que 7 deles têm uma vala de água com quase 4m de comprimento.

Sem comentários: