segunda-feira, 7 de junho de 2010

ADERCUS COM 3 CAMPEÃS NACIONAIS DE MONTANHA


O Luso foi o palco para a consagração de Susana Rosa, Carla Martinho e Ilda Martins como campeãs nacionais de corrida em montanha. Em pista, Débora Santos sagrou-se campeã distrital Sub-23 em Aveiro e Solange Jesus continuou em Famalicão a disputar o circuito nacional de milhas urbanas.

Solange Jesus correu no domingo à tarde a milha Urbana de Famalicão, tendo sido a 5ª classificada da prova de Elite feminina, que teve como vencedora a bracarense Ercília Machado. Entre os séniores masculinos, Ricardo Gomes também esteve em competição e foi o 7º classificado.

Decorreu no passado sábado à tarde no Luso, a edição de 2010 do campeonato nacional de corrida em montanha, prova organizada pela Federação Portuguesa de Atletismo em conjunto com a Fundação Serra do Buçaco, Associação de Atletismo de Aveiro, Câmara Municipal da Mealhada e Junta de Freguesia do Luso.

A prova teve partida e meta no centro da vila do Luso, com o traçado da prova a percorrer a Mata Nacional do Buçaco, num sistema de “subir e descer”.

A ADERCUS continuou ao mais alto nível neste tipo de competição, tendo tido quatro atletas no pódio e três títulos nacionais. Susana Rosa foi a primeira a cortar a meta da corrida que englobou os escalões de juniores femininos, juniores masculinos, seniores femininos e veteranos femininos.

A distância para os juniores femininos foi de 4km, sendo de uma volta ao traçado, que os restantes escalões tiveram de dobrar para perfazer 8km previstos. Para a atleta da equipa da Serena de Oliveira do Bairro esta foi a 3ª vitória consecutiva e com larga vantagem sobre a 2ª classificada, tendo demonstrado a grande apetência por este tipo de corrida.

Ao cabo de 8km de prova, o júnior Gabriel Silva que na primeira volta disputava a liderança, cortou a meta como 5º classificado e o companheiro de equipa André Andrade concluiu pouco depois no 8º lugar. Carla Martinho alcançou também o título de campeã nacional, tendo corrido destacada desde início da prova, enquanto que com uma segunda volta muito forte, Márcia Martins viria a conquistar a medalha de vice-campeã nacional também para as cores da ADERCUS. E como não há duas sem três, a atleta veterana Ilda Martins foi também campeã nacional, sendo de realçar que as três campeãs da ADERCUS venceram as tês provas da especialidade disputadas até ao momento, liderando desta forma também a Taça de Portugal. Colectivamente, a ADERCUS alcançou mais uma vitória na prova de Seniores e Veteranos femininos.

Na passada quinta-feira de manhã, decorreu em Aveiro, a primeira jornada dos campeonatos distritais de pista para sub-23, prova na qual a atleta júnior Débora Santos correu os 1.500m e venceu. Com a marca de 4min50seg., foi mais uma prova em que a campeã nacional de corta-mato correu isolada desde o tiro de partida, tendo servido de preparação para competições de grau mais elevado. Estiveram também em competição mais dois atletas ainda juniores, tendo João Ramiro corrido a prova de 400m planos, na qual foi o 8º e com nova melhor marca pessoal de 54seg., enquanto que Diogo Ferreira correu os 5.000m e foi o 6º classificado.

Sem comentários: