segunda-feira, 26 de julho de 2010

CARLA E SUSANA VENCERAM TAÇA DE PORTUGAL

O fim-de-semana competitivo dos atletas da ADERCUS ficou marcado pelos excelentes desempenhos obtidos na Guarda em corrida de montanha e em estrada, na prova de Fornos, de Santa Maria da Feira.

Decorreu no passado sábado à tarde, na Guarda, a “subida da Calçada Romana”, tendo sido a última competição da Taça de Portugal de corrida em montanha. A prova foi disputada no sistema “sempre a subir”, e percorreu parte de uma via Romana que servia o castro do Tintinolho.

Carla Martinho foi mais uma vez a vencedora destacada na corrida de seniores femininos, sagrando-se vencedora da Taça com as vitórias alcançadas também a 18 de Abril no Cross de Montanha da JOBRA e a 9 de Maio na corrida de montanha de Atães em Guimarães. A prova partiu a 550m de altitude na aldeia da Ramalhosa, tendo percorrido 7.800m e teve a meta instalada na cidade da Guarda, junto à Sé Catedral, a 1.043m de altitude. Márcia Martins foi outra das atletas em competição, tendo também subido ao pódio como 3ª classificada.

Susana Rosa teve um percurso semelhante ao de Carla e entre as juniores não deu qualquer hipótese à concorrência, tendo vencido todas as provas do circuito da Taça de Portugal. A atleta que foi recentemente 17ª classificada no europeu da especialidade, consagrou-se vencedora da Taça na cidade designada de Farta, Forte, Fiel, Fria e Formosa.

No domingo de manhã, Márcia Martins e Elisabete Pereira voltaram a estar em grande, desta vez em Santa Maria da Feira, no grande prémio de atletismo de Fornos. Márcia foi a segunda classificada da corrida de 5.200m, seguida de imediato por Elisabete, que deste modo ocuparam o segundo e terceiro lugares do pódio sénior feminino, que teve como vencedora a atleta Helena Sampaio (GRECAS).

segunda-feira, 19 de julho de 2010

SOLANGE JESUS MEDALHADA NOS CAMPEONATOS DE PORTUGAL


Pela pista e até na ria de Aveiro, os atletas da ADERCUS alcançaram mais vitórias para uma colecção que já vai longa no palmarés do clube, do concelho e de toda uma região, ao cabo de mais uma época desportiva que está quase a terminar.

Duas atletas da ADERCUS alinharam à partida para a corrida de 3.000m obstáculos da edição de 2010 dos campeonatos de Portugal de pista, disputados no estádio Magalhães Pessoa em Leiria, no passado sábado à tarde.

A experiente Solange Jesus alcançou mais uma medalha em campeonatos nacionais, tendo sido a 3ª classificada da prova, enquanto que Elisabete Pereira à terceira vez que correu a especialidade alcançou o 5º lugar.

Desde o tiro de partida que Solange assumiu a liderança da corrida na companhia de Carla Salomé (FC Vizela) e ambas conduziram a corrida até ao ultimo quilómetro, altura em que a sportinguista Clarisse Cruz com uma mudança de ritmo recuperou algum atraso e ultrapassou memo o duo da liderança, tendo alcançado a vitória até com alguma vantagem. Quanto à atleta bairradina, cedeu um pouco na parte final, mas ainda assim, realizou a sua segunda melhor marca da presente temporada, com o tempo de 10min25seg e conquistou mais uma medalha de bronze entre as seniores no campeonato de Portugal.

Em Aveiro, o jovem Sérgio Nolasco correu o campeonato distrital de iniciados, na sexta-feira à noite e apesar de ser um dos mais jovens do seu escalão, alcançou o 6º lugar da prova de 1.500m, com o tempo de 4min41seg. Um dia após, voltou a correr também na pista da Universidade de Aveiro, mas desta vez na corrida de 800m do Meeting Jovem de Santa Joana, no qual melhorou a sua marca em cera de 2seg, fixando-a em 2min20seg.


No domingo à tarde, Carla Martinho e Márcia Martins correram a primeira edição da “corrida na baixa mar” que teve lugar na zona da bruxa, da Gafanha da Encarnação. A prova disputou-se na areia em pleno leito da ria, num circuito de três voltas, que totalizaram cerca de 7.000m de corrida.

Carla Martinho confirmou o favoritismo que se lhe reconhecia e foi a vencedora destacada, tendo Márcia Martins alcançado o 2º lugar, levando de vencida a portista Carina Marques.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

PEDRO GUERRA RECORDISTA NACIONAL

O fim-de-semana competitivo da ADERCUS ficou marcado pela excelente prestação de Pedro Guerra nos distritais de Lisboa e pela obtenção de três títulos da Beiras, conquistados por Solange Jesus, Elisabete Pereira e Carla Martinho.

Pedro Guerra correu no passado sábado à tarde, no estádio Universitário, o campeonato distrital de atletismo da Associação de Atletismo de Lisboa, prova inserida nas competições homologadas pelo IPC – International Paralympic Committee.

O atleta da ADERCUS participou na corrida de 1.500m, de modo a que a sua marca fosse homologada pelo organismo internacional, tendo-o feito da melhor forma, dado que superou a sua melhor marca pessoal por 7seg, tendo mesmo estabelecido o record nacional da sua classe, T45, com o registo de 4min38seg.

No Centro de Estágios do Luso, decorreram também durante o fim-de-semana os campeonatos do Agrupamento das Beiras de pista, nos quais a ADERCUS alcançou três vitórias.

Na primeira jornada, disputada no sábado à tarde, Solange Jesus foi a primeira das medalhadas, ao vencer a corrida de 1.500m com a marca de 4min35seg, tendo ficado a escassos centésimos do seu record pessoal. Elisabete Pereira seguiu-lhe o exemplo e alcançou uma vitória por larga margem na prova de 3.000m obstáculos, com a marca de 11min10seg, tendo superado o seu melhor registo na distância por cerca de 23seg.

Na segunda jornada, disputada no domingo à tarde, Susana Rosa correu a prova de 800m, tendo sido a 6ª classificada, com a marca de 2min27seg igualando a sua melhor marca, uma semana após a sua participação no campeonato da Europa de corrida em montanha. Carla Martinho, ainda a recuperar também do desgaste do brilhante 8º lugar obtido no europeu de montanha, correu num ritmo controlado a corrida de 5.000m, mas que ainda assim lhe permitiu alcançar mais um título com uma vantagem muito confortável sobre as restantes adversárias, tendo cortado a meta em 18min08seg.

terça-feira, 6 de julho de 2010

CARLA E SUSANA BRILHARAM NA BULGÁRIA


Um trio de atletas da ADERCUS composto pelas seniores Carla Martinho, Márcia Martins e pela júnior Susana Rosa correram este domingo de manhã o campeonato da Europa de corrida em montanha, que teve lugar em Sapareva Banya, na Bulgária.

Susana Rosa foi a primeira a entrar em acção e na sua primeira internacionalização alcançou um brilhante 17º lugar. A outra representante nacional que foi Sónia Pinto obteve também uma boa prestação, com o 21º lugar alcançado, o que permitiu a obtenção do 6º lugar entre 12 selecções que pontuaram.

Carla Martinho, em seniores femininos, foi quem mais se destacou da comitiva nacional, dado que correu sempre entre as dez primeiras, enquanto que um pouco mais para traz, Márcia Martins terminou na 30ª posição e Cátia Galhardo chegou em 34º, dando com o seu contributo o 8º lugar à equipa nacional. Lucinda Moreira foi 47ª classificada, fora dos lugares pontuáveis para a classificação colectiva.

A selecção Nacional masculina classificou-se em 5º lugar colectivo, com um bom desempenho de Aires de Sousa que foi o melhor português ao cortar a linha de chegada na 11ª posição, seguindo-se Gonçalo Borges em 15º, Rui Muga em 16º e José Carvalho na 22ª posição.

Também no domingo de manhã, Luís Silva regressou à competição no grande prémio de S. Paio de Oleiros, após uma paragem prolongada por lesão. O atleta foi o 2º classificado da corrida de 7.500m para séniores e veteranos, da qual foi vencedor o boavisteiro Manuel Sousa. O júnior Diogo Ferreira foi o 3º classificado cimentando uma regularidade no pódio de provas de estrada.

Ainda na mesma manhã, Sérgio Nolasco participou no campeonato distrital de pista para o escalão de iniciados, que teve lugar na pista de atletismo da Universidade de Aveiro. O jovem atleta correu a prova de 800m, tendo melhorado o seu registo para 2min21seg.

Débora Santos correu na passada quarta-feira à noite no Centro de Estágios do Luso a primeira jornada dos campeonatos distritais de pista, tendo-se sagrado campeã na corrida de 5.000m. Foi a estreia da atleta na distância e pode-se dizer que o fez da melhor forma, dado que realizou a melhor marca nacional de juniores da presente temporada, com um registo de 17min47seg.

Solange Jesus foi mais uma das campeãs distritais, tendo corrido os 3.000m obstáculos. A atleta da ADERCUS ainda teve durante o primeiro quilómetro a companhia da sportinguista Clarisse Cruz, mas a partir daí realizou uma corrida a solo, para cortar a meta em 10min18seg, a escassos 4seg do seu record pessoal. A atleta participou também passados três dias, no sábado à noite, na milha urbana de Viana do Castelo, na qual foi a 8ª classificada da elite feminina, enquanto que a companheira de equipa Elisabete Pereira foi 11ª.