domingo, 31 de outubro de 2010

GP TERRA NOVA


Decorreu na Gafanha da Nazaré, no domingo de manhã, mais uma edição do grande prémio de atletismo “Rádio Terra Nova”, que teve partida e meta instalada em frente ao Centro Cultural e que ficou marcada pela forte ventania, que dificultou muito a vida a todos os atletas participantes.

A ADERCUS esteve representada por jovens atletas, que tiveram oportunidade de vivenciar mais uma experiência competitiva, e também por alguns atletas mais experientes dos escalões de juniores, seniores e veteranos. No final, 6 atletas subiram ao pódio, tendo sido a primeira experiencia vivenciada por alguns, que ficarão por certo com a recordação para o resto das suas carreiras desportivas.

Na corrida para jovens atletas que frequentam o 3º e 4º ano de escolaridade, com distância de 800m, um quarteto bairradino esteve em destaque, com as classificações conquistadas por Luana Ferreira, 2ª classificada, Luísa Pereira, 3ª, Ana Alves, 4ª, e Ariana Ferreira, 13ª.

Nos Infantis masculinos, com uma prova de quilómetro e meio, João Ferreira foi o 9º classificado, e nos Iniciados masculinos a equipa de atletismo da Serena voltou a conquistar um lugar de pódio, por Daniel Moreira, que foi o 3º atleta a cortar a meta. O companheiro de equipa Márcio Gouveia, também esteve em bom nível, tendo sido o 9º e no sector femininos, Inês Silva foi a 5ª.

Na última prova do programa, os atletas Juniores competiram conjuntamente com os seniores e veteranos, numa distância de 8.000m, com um traçado de duas voltas.

Entre os juniores masculinos, João Silva foi o 9º classificado, Miguel Gouveia, 11º, e no sector feminino Rute Silva foi 2ª. Susana Rosa também subiu ao pódio sénior feminino, tendo sido a 3ª classificada, Gabriel Silva foi o 8º Sénior masculino, Pedro Guerra 25º, e Fernando Silva, em crescendo de forma, foi o 4º classificado entre os Veteranos.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

ADERCUS VENCEU NA FEIRA E FOI 2ª EM ALMEIRIM


Jovens, séniores femininos e veteranos correram em Santa Maria da feira, enquanto que os séniores masculinos correram os 20km de Almeirim. Em ambas as competições a ADERCUS subiu ao pódio.

No passado sábado à tarde a ADERCUS participou nos 20Km de Almeirim, com uma equipa composta por Luís Silva, que foi o 9º classificado, Gil Ferreira, 10º, Gabriel Silva, 12º e António Pereira 24º. Colectivamente, a equipa de atletismo de Oliveira do Bairro subiu ao pódio num brilhante 2º lugar, superada apenas pela consagrada Conforlimpa.

A prova que serviu de teste final de preparação para um trio de atletas, composto por Luís Silva, Gil Ferreira e António Pereira, que irão correr a maratona do Porto, dentro de duas semanas.

Menos feliz foi o atleta Hugo Ramalho, que a partir dos 14km de prova se viu a contas com uma dor abdominal e que se limitou a seguir em ritmo de treino até à meta. André Andrade foi outro atleta azarado, que num retorno em Alpiarça escorregou na areia que se encontrava sobre o piso e que lhe provocou um entorse no joelho, tendo sido encaminhado para o hospital de Santarém.

No domingo de manhã, Santa Maria da Feira foi palco de mais uma edição da “Corrida do Castelo”, na qual a ADERCUS participou essencialmente com os jovens atletas em formação. No entanto, foi nos escalões juniores, séniores e veteranos que foram obtidas classificações de destaque.

Na primeira corrida da nova época desportiva em que a equipa júnior/sénior feminina esteve composta por todas as atletas, foi alcançada a primeira vitória. Carla Martinho chefiou o grupo, tendo sido 2ª classificada, superada pela atleta internacional Carla Salomé (JOMA). Sara Carvalho, ex-atleta do Maratona Clube de Portugal foi 7ª e Elisabete Pereira fechou a equipa no 8º lugar. Susana Rosa não terminou os 10.000m de prova, face a uma indisposição, e a júnior Rute Silva foi a 6ª classificada.

Entre os atletas com mais idade, Fernando Silva foi o 16º classificado entre os atletas veteranos 1 e em veteranos 2 Paulo Miguel foi o 9º.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

ADERCUS CORREU EM OVAR E EM S. JOÃO DA MADEIRA


A semana competitiva da ADERCUS foi marcada pelas participações na meia-maratona de Ovar e no Grande Prémio de atletismo de S. João da Madeira. Carla Martinho subiu ao pódio em ambas as competições.

A ADERCUS participou no passado sábado à noite no grande prémio de atletismo de S. João da Madeira, com um grupo de jovens atletas, aos quais se juntaram alguns mais experientes, como foi o caso de Carla Martinho, que viria a vencer mais uma corrida.

Para um grupo de atletas, composto por Luana Ferreira, Daniel Moreira, Márcio Gouveia e Miguel Gouveia, tratou-se de um “baptismo competitivo”, dado ter sido a primeira experiência no desporto federado. Para outros atletas, como os casos de Inês Silva, Rute Silva, Susana Rosa e Gabriel Silva, foi a primeira competição no novo escalão, com distâncias superiores e adversários mais experientes. Tanto para uns, como para outros, a jornada foi bastante proveitosa e motivo de satisfação para todos, nomeadamente pelo contacto com uma competição muito bem organizada.

A participação da equipa da Serena teve início no escalão mais jovem, de benjamins, prova na qual correram um trio de atletas, composto por Ana Alves, Luísa Pereira e Luana Ferreira. Ana e Luísa, que são atletas já com alguma experiência competitiva, alcançaram o 10º e 11º lugar, respectivamente.

Na corrida de iniciados masculinos e femininos, Inês Silva foi a 17ª classificada, Daniel Moreira foi também o 17º, entre os masculinos, e Márcio Gouveia o 25º.

Nos juniores, Rute Silva foi a 11ª classificada, João Silva o 17º e Miguel Gouveia o 21º.

Na corrida de seniores, Carla Martinho foi mais uma vez a vencedora, enquanto as companheiras de equipa Elisabete Pereira e Susana Rosa se classificaram no 9º e 12ºlugares. Gabriel Silva foi o 26º entre os atletas masculinos, tendo acusado alguma debilidade física provocada por uma gripe recente.

Na terça-feira, dia feriado de 5 de Outubro, a ADERCUS participou na meia-maratona Cidade de Ovar, com um grupo de 9 atletas seniores e veteranos.

Carla Martinho foi quem esteve em maior plano de destaque, tendo sido a 2ª classificada, com um registo de 1h17min03seg. Elisabete Pereira alcançou a sua melhor marca pessoal, fixando-a em 1h23min50seg e foi a 9ª classificada.

No sector masculino, Luís Silva foi o 15º classificado com 1h09min06seg, e Gil Ferreira com 1h09min28seg foi o 17º. Boas prestações foram também alcançadas por Hugo Ramalho, que correu em 1h12min19seg, Diogo Miguel 1h13min55seg e António Pereira que bateu mais uma vez a sua melhor marca, tendo cortado a meta com 1h14min47seg. No escalão de veteranos 2, Paulo Miguel foi o 6º classificado com 1h17min15seg e José Silva, foi o 20º do escalão de veteranos 1, com a marca de 1h24min01seg.

domingo, 3 de outubro de 2010

SOLANGE JESUS ASSINOU PELO SPORTING


A atleta internacional da ADERCUS Solange Jesus transferiu-se para o Sporting Clube de Portugal. Natural do lugar do Rêgo, freguesia de Oiã, do concelho de Oliveira do Bairro, a atleta nasceu para o atletismo no clube de atletismo da Serena, que representou até agora, e foi com as cores da ADERCUS que desde tenra idade começou a alcançar lugares de destaque a nível nacional.

Como juvenil, Solange alcançou o seu primeiro título nacional de 3.000m nas Caldas da Rainha. Este foi o primeiro de vários, nomeadamente na corrida de 3.000m obstáculos na qual se viria a especializar a partir do escalão de júnior.

Em estrada, corta-mato, pista coberta e pista ao ar livre foram muitas as medalhas conquistadas em campeonatos nacionais de juniores, sub-23 e seniores.

Internacionalmente, a atleta representou a selecção nacional em campeonatos da Europa de corta-mato, como júnior e como sub-23. Na pista, fez o pleno de participação, na especialidade de 3.000m obstáculos, tendo corrido enquanto júnior o campeonato da Europa e do Mundo. Como sub-23, correu o campeonato da Europa e alcançou um brilhante 9º lugar da final.

Agora, Solange Jesus iniciará uma nova fase da sua carreira desportiva, passando a representar o melhor clube de Portugal da vertente do atletismo de pista, sendo uma das melhores equipas da Europa. Passou também a ser orientada pelo Professor Doutor Paulo Colaço, docente de Atletismo, na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade do Porto, que no seu grupo de treino orienta alguns atletas de grande valia, dos quais se destaca a vice-campeã olímpica de triatlo Vanessa Fernandes.