segunda-feira, 28 de julho de 2008

Márcia, Carla e Susana de novo no pódio


De novo na montanha, Márcia Martins continua a subir ao pódio, enquanto que pela estrada na Vagueira Carla Martinho e Susana Rosa também tiveram a honra de estar entre as medalhadas. Equipa de pódio foi também a masculina da ADERCUS-Recer na meia-maratona de Pombal.

Decorreu no passado Sábado à tarde a 8ª edição da corrida de montanha “Trilho dos Mouros”, que teve partida em Sever do Vouga e meta na freguesia de Dornelas. A prova percorreu montes e vales, percorrendo verdes trilhos da serra do Arestal, numa distância de 13.000m.

A ADERCUS-Recer teve em competição Márcia Martins e Ilda Martins, atletas que já se sentem como peixe na água neste tipo de competições. Márcia subiu de novo ao pódio, batida pelas companheiras de selecção Lucinda Moreiras (NA Matosinhos) que foi a vencedora e por Rosa Madureira (NA Matosinhos), a 2ª classificada. Quanto a Ilda Martins, foi a 4ª atleta veterana com mais uma prestação brilhante face à qualidade das adversárias presentes.

Algumas horas após, decorreu na praia da Vagueira a milha urbana, que foi uma organização conjunta do GRECAS e da Câmara Municipal de Vagos. Em prova estiveram os atletas mais jovens da ADERCUS-Recer e apenas três dos seniores.

Susana Rosa foi quem mais se destacou entre os jovens, tendo subido ao pódio no 2º lugar do escalão de juvenis, enquanto que Gabriel Silva alcançou um honroso 5º lugar no mesmo escalão. Sérgio Nolasco foi o 7º entre os infantis, enquanto que em iniciados Márcia Cardoso foi a 7ª e Jéssica Coelho a 10ª.

Nas provas rainhas, nas séries de elite correram Carla Martinho, Solange Jesus e Ricardo Fernandes. Carla esteve em grande plano tendo imposto o ritmo de corrida, tentando desgastar a atleta mais cotada presente que era Sandra Teixeira (Sporting CP) que até bem próximo da prova esteve em luta por um lugar nos Jogos Olímpicos na prova de 800m. Para além de Sandra Teixeira, Lídia Sousa (FC Porto) era outra adversária cotadíssima, dado que havia sido vice-campeã de Portugal de 1.500m uma semana antes e Carla quase conseguiu que esta perdesse contacto com a liderança a meio da prova. No entanto, na parte final, face ao desgaste e também à conhecida maior velocidade terminal da sportinguista e da portista, Carla Martinho acabaria por cortar a meta no 3º lugar.

Atrás de Carla Martinho seguia Solange Jesus que na ultima competição da época demonstrou o porquê das marcas alcançadas e com uma parte final muito rápida desenvencilhou-se da restante concorrência, tendo-se aproximado muito da companheira de equipa, concluindo os 1.609m de corrida como 4ª classificada a escassos 4 segundos do pódio.

Entre a elite masculina, Ricardo Fernandes foi o 17º classificado, tendo tido um bom desempenho, dado que é um atleta de distâncias mais longas mas que fez questão de marcar presença na Vagueira.

No domingo de Manhã sete atletas masculinos da ADERCUS-Recer correram em Pombal na meia-maratona, prova com muita tradição, integrada na comemoração das festas do Bodo. Sete era o número de atletas necessários para a pontuação da classificação colectiva que premiava monetariamente as equipas presentes e apesar do grupo de atletas bairadinos estar em início de preparação para o próximo grande ciclo de competição, foi alcançado o 3º lugar do pódio.

A equipa vencedora foi o Núcleo de Atletismo de Joane, seguida do Grupo Desportivo Unidos Caxienses de Lisboa como “vice”. Da ADERCUS-Recer contribuíram para o 3º lugar os atletas Luís Silva com 1h10m, Gil Ferreira 1h12m, Ricardo Gomes 1h13m, Nuno Nogueira 1h15m, Hugo Ramalho 1h16m, Paulo Pereira 1h17m e António Pereira 1h23m.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Carla e Solange medalhadas nos Campeonatos de Portugal


Carla Martinho subiu duas vezes ao pódio nos campeonatos de Portugal de pista e a companheira Solange Jesus arrecadou também uma medalha, juntando-lhe novo record pessoal. Pela estrada, a ADERCUS-Recer teve este fim-de-semana atletas em competição em Santo Tirso, na Guarda e em Leiria.

Decorreu este fim-de-semana a 71ª edição dos campeonatos de Portugal de pista, que tiveram lugar na pista de atletismo Carla Sacramento, no Seixal.

Na primeira jornada Carla Martinho participou na prova de 1.500m e alcançou a primeira de duas medalhas, tendo subido ao pódio no 3º lugar. Seguiu-se a participação de Solange Jesus na corrida de 3.000m obstáculos e a soma de mais uma medalha de bronze, com a atleta a conseguir melhorar o registo na distância em 4 segundo, passando a ter como record pessoal 10m34s. Solange foi superada apenas por duas atletas que irão estar presentes nos Jogos Olímpicos de Pequim.

No segundo dia, Carla Martinho voltou a entrar em pista para dar 12 voltas e meia à pista, na corrida de 5.000m. Carla partiu na peugada de Mónica Rosa (Maratona CP) que impôs desde inicio um ritmo de corrida muito forte e a cerca da entrada para o 2º quilómetro de prova alcançou a liderança. Pouco após, face à desistência da atleta do Maratona, Carla teve pela frente mais 3.000m sempre na liderança da prova até à linha de meta, que lhe conferiu o título de campeã e Portugal de 5.000m, coroando uma época recheada de grandes resultados.

Também na noite de sábado em Santo Tirso, Luís Silva esteve em competição na milha urbana, na qual foi o 9º classificado da série de elite.

No domingo de manhã alguns jovens da ADERCUS-Recer correram no grande prémio do concelho de Ansião, em Leiria. Gabriel Silva e Susana Rosa foram os vencedores da prova do escalão de juvenis, enquanto que nos iniciados, Márcia Cardoso foi a 6ª classificada e Susana Costa a 7ª. Entre os seniores, participou ainda António Pereira que terminou a prova em 12º lugar.

Regressada do campeonato da Europa de corrida de montanha, Márcia Martins continuou em competição e desta vez venceu o grande prémio Vale de Estrela na Guarda, numa corrida de 6.600m, disputada num circuito de 3 voltas. Seguiu-se no 2º lugar da classificação geral a vice-campeã nacional de veteranos Ilda Martins, demonstrando que mesmo entre as seniores continua a lutar por lugares cimeiros.

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Márcia Martins correu Europeu de Montanha

Márcia Martins esteve em bom plano na estreia em competições internacionais ao serviço da selecção nacional.

A atleta Márcia Martins obteve no decorrer do 7º Campeonato da Europa de Corrida em Montanha disputado em Zell (Alemanha), o 36º lugar, tendo sido a 3ª atleta portuguesa, pontuando desta forma para a obtenção do 7º lugar colectivo com 94 pontos entre 17 selecções.

A prova feminina foi ganha pela italiana Elisa Desco em 40:00, as atletas portuguesas ocuparam as seguintes posições: Rosa Madureira, 27ª com 43:54, Lucinda Moreiras 31ª com 44:19; Márcia Martins, 36ª com 45:04 e Silvana Pimenta, 47ª com 47:38. Participaram nestes campeonatos 227 concorrentes em representação de 25 países.

ADERCUS-Recer fez o pleno nos 3.000m femininos dos Campeonatos das Beiras


Disputaram-se este fim-de-semana no Estádio Cidade de Coimbra os campeonatos do Agrupamento das Beiras de pista, nos quais se destacaram um trio e atletas femininos da ADERCUS-Recer.

Carla Martinho, Solange Jesus e Susana Rosa não estiveram de modas e ocuparam mesmo o pódio por completo na prova de 3.000m planos na jornada de domingo. Carla e Solange lideraram a prova até à entrada do último quilómetro, altura em que se decidiram posições entre ambas, para Carla cortar a meta como campeã com um registo de 9m47s e Solange no lugar de “vice”, com 10m03s. Mais para trás, a juvenil Susana Rosa desenvencilhou-se das restantes atletas à entrada para a ultima volta á pista, tendo conquistado o lugar de bronze ao lado das consagradas companheiras de equipa, com a marca de 11m03s que foi o seu segundo melhor registo na distância.

Na primeira jornada, o mesmo trio de atletas escreveu uma história muito parecida na prova de 1.500m, mas sem que a juvenil Susana tivesse conseguido a mesma proeza. Carla e Solange repetiram hierarquias e com records pessoais, com a vitória a ser alcançada em 4m33s e o segundo lugar em 4m38s. A jovem Susana foi a 5ª classificada com 5m10s.

Menos feliz foi a participação masculina na prova de 5.000m masculinos, na qual após a conquista da medalha de bronze no distrital, Ricardo Gomes não pode lutar por resultado semelhante devido a uma dor abdominal durante a prova. Sorte idêntica teve Ricardo Fernandes, que o ano passado tinha alcançado o 3º lugar nestes campeonatos, mas que acabaria também por desistir à entrada para o 4º quilómetro de prova com problemas musculares.

Gil Ferreira foi o vencedor da corrida da Freita.

Na serra da Freita em Arouca, que faz parte do maciço da Serra da Gralheira, disputou-se a “Corrida da Freita” este domingo de manhã. A prova teve a distância de 16km e grau de dificuldade médio, tendo-se iníciado às 10h00 com partida e chegada no Parque de Campismo do Merujal, percorrendo os caminhos da Serra.

Gil Ferreira fez nesta competição a sua estreia em competições de corrida de montanha, tendo entrado de pé direito com uma vitória clara sobre toda a concorrência. O atleta da ADERCUS-Recer percorreu os 16km de competição em cerca de 1h10m numa região de grandes contrastes, de relevo áspero e imponente, desde o austero planalto, de matos rasteiros, aos profundos vales encaixados, atapetados de espesso arvoredo, por entre o qual atravessou sobre pedras os rios rebeldes e tumultuosos que tornaram a paisagem ainda mais encantadora.

domingo, 6 de julho de 2008

Solange Jesus Campeã Nacional


Solange Jesus subiu por duas vezes ao pódio no nacional de sub-23 e Ilda Martins arrecadou também duas medalhas em veteranos. No GP de Penafiel e em S. Paio de Oleiros os atletas da ADERCUS-Recer alcançaram vitórias e classificações de destaque.

Disputaram-se este fim-de-semana na Guarda os campeonatos nacionais de esperanças, para atletas sub-23 anos. A ADERCUS-Recer teve em competição a atleta Solange Jesus que participou na primeira jornada na prova de 3.000m obstáculos, na qual era a incontestável favorita à partida para a conquista do título nacional, o que se veio a confirmar na meta. Solange realizou uma prova sempre na liderança e isolada desde o tiro de partida, tendo tido como uma dificuldade acrescida o vento que se fez sentir.

Conquistado o título de obstáculos, na segunda jornada a atleta participou na versão plana da mesma distância, na qual subiu de novo ao pódio em 3º lugar. Mais uma vez entrou na corrida assumindo o comando, lado-a-lado com Sara Ribeiro (FC Vizela), que seria quem iria arrecadar o título em disputa. Com algum receio do vento frio que se fez sentir no início da manhã de domingo, o ritmo imposto na liderança da prova permitiu que outro duo de atletas alcançasse a frente da corrida à entrada para o terceiro quilómetro, tratando-se de Catarina Ferreira (GD Estreito) e Ercília Machado (SC Braga). Ficou entretanto para a última volta dos 3.000m a decisão das posições do pódio definidas ao sprint. A vencedora foi Sara Ribeiro (FC Vizela), seguida da madeirense Catarina Ferreira (GD Estreito) como “vice” e de Solange Jesus (ADERCUS-Recer) que fechou o pódio no 3º lugar.

Entretanto em Aveiro na pista da Universidade, decorreram os campeonatos nacionais para veteranos em simultâneo com os distritais de Aveiro. Ilda Martins (ADERCUS-Recer) foi dupla medalha de prata em 5.000m e nos 3.000m, medalhas que lhe coroaram uma excelente época desportiva, para quem a idade parece ser sinónimo de energia.

No sábado à noite Carla Martinho correu em Penafiel e levou ao lugar mais alto do pódio as cores da equipa de atletismo bairradina. Foi a vencedora destacada da prova rainha feminina, tendo superado Cláudia Pereira (SC Braga) 2ª classificada e Cátia Galhardo (Codessos) a 3ª.

Em S. Paio de Oleiros decorreu mais uma edição de uma das provas de estrada mais antiga do distrito de Aveiro, na qual entre os mais jovens da ADERCUS-Recer se destacou Sérgio Nolasco, que foi o 5º classificado na prova de Infantis masculinos. Em juvenis, Gabriel Silva lutou até à linha de meta ombro a ombro com Diego Manjate (SSCM S. João da Madeira) que é nada menos que campeão nacional de 1.500m. Apesar de cronometrado com o mesmo tempo a vitória foi atribuída a Diego e a Gabriel o brilhante 2º lugar.

Ainda em juvenis, Susana Rosa alcançou a vitória folgada tendo sido mesmo a 2ª atleta a cortar a meta na classificação geral da prova rainha de 4.000m, que juntou os escalões de juvenis, juniores, seniores e veteranos.

Entre os seniores masculinos, Paulo Pereira foi o 6º classificado, encerrando a participação competitiva da equipa da Serena de Oliveira do Bairro, numa semana recheada mais uma vez de excelentes prestações e brindada com a publicação de um trabalho acerca da história do clube em duas páginas na Revista Atletismo, que é a revista mais representativa na modalidade.