segunda-feira, 27 de outubro de 2008

ADERCUS-Recer na Maratona do Porto




Este domingo ficou marcado pela estreia de um trio de atletas da ADERCUS-Recer que alinhou à partida para a distância mítica da maratona, na cidade do Porto. Em Viseu, Marco Marques correu os 15km de Silgueiros.

Decorreu este domingo de manhã nas ruas da cidade do Porto e de Vila Nova de Gaia a 5ª edição da EDP Maratona Cidade do Porto. O queniano Samuel Muti e a etíope Tirfe Beyene foram hoje os vencedores, numa prova em que os melhores portugueses foram António Salvador, sétimo classificado, e Fátima Silva, segunda.


O atleta do Cyclones foi o único a acompanhar os corredores africanos na primeira metade da prova, mas depois ficou só e não conseguiu manter o andamento na segunda metade, terminando em 2h17m47s, contra 2h11m08s do vencedor.


Esta foi a segunda marca de sempre em território nacional, a seguir ao tempo do vencedor da Maratona do Porto de 2006, Lawrence Saina, que gastou 1h09m52s. O segundo português foi Luís Silva (ADERCUS-Recer), com 2h19m57s, em 10.º lugar.


No sector feminino, a atleta etíope foi uma folgada vencedora, com 2h35m31s, enquanto Fátima Silva concluiu a prova em 2h46m22s.

Quanto aos restantes representantes da ADERCUS-Recer, Gil Ferreira foi o 14º atleta da classificação geral e o 4º atleta português com uma marca de 2h29m12s. Hugo Ramalho foi o menos feliz, tendo-se visto obrigado a abandonar a competição aos 30km a contas com uma forte indisposição física.

Luís Silva e Gil Ferreira foram brindados com os aplausos do público que vibrava com o desempenho destes e de outros destemidos atletas nacionais que se intrometeram no meio da “armada africana” presente na competição. Tiveram ainda a honra de serem distinguidos entre os melhores atletas portugueses, no pódio da melhor maratona disputada em território nacional, que na linha de partida contou já com 800 participantes.

Quanto ao desenho da prova dos atletas da equipa de atletismo bairradina, Luís Silva optou por um ritmo pré-definido, mas essa táctica obrigou-o a correr a maior parte da prova isolado desde os primeiros 5km. Pouco a pouco foi ultrapassando alguns atletas africanos até à linha de meta, que iam quebrando face aos ritmos impostos na frente da corrida. Gil Ferreira preferiu não arriscar a percorrer tanto tempo de prova sozinho, tendo liderado um segundo grupo de atletas até ao 30º quilómetro, altura em que decidiu arrancar isolado para a meta à procura da melhor marca possível. Quanto a Hugo Ramalho, também seguiu cautelosamente integrado num trio de atletas, mas não foi feliz na sua estreia, tendo abandonado a prova pouco depois dos 30km.

Em Silgueiros, localidade próxima de Viseu, Marco Marques (ADERCUS-Recer) correu uma prova de 15km que teve como vencedor o atleta campeão nacional de 10.000m António Silva (CP Mangulde). Marco cortou a meta no 4º lugar, face ao desempenho também de Leonel Fernandes e de Hélder Santos, ambos atletas do Cyclones-Sanitop, que foram respectivamente o 2º e 3º classificados.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Ilda vencedora e Gabriel de bronze


A ADERCUS-Recer esteve este fim-de-semana em competição na estrada em Santa Maria da Feira e na Figueira da Foz. Com dois atletas no pódio e outros a classificarem-se também em lugares cimeiros, ficou assim marcado o arranque oficial para a nova época desportiva de 2008/2009.

A ADERCUS-Recer participou na 11ª Corrida do Castelo, disputada na manhã solarenga de domingo, em Santa Maria da Feira, com a participação de vários atletas dos escalões de formação, com destaque para o 6º lugar do infantil Sérgio Nolasco.

Quanto ao desempenho dos mais velhos, Susana Rosa na primeira competição disputada como junior teve uma boa estreia, cortando a meta na 6ª posição, numa prova que contou com parte das melhores atletas nacionais do seu escalão.

Na prova rainha corrida na distância de 10.000m, competiram juniores masculinos, seniores femininos e masculinos. A ADERCUS-Recer teve em competição Carla Martinho e Solange Jesus, que se classificaram em 4º e 5º lugares respectivamente. A corrida feminina foi vencida por Helena Sampaio (Maratona CP), seguida de Sara Pinho (Sporting CP) em 2º lugar e Mónica Silva (FC Porto) fechou o pódio como 3ª classificada.

No sector masculino a vitória sorriu a Vítor Oliveira (NA Joane), seguido de Jorge Pinto e Pedro Cruz, 2º e 3º classificados, ambos atletas da Juventude Unida de Fornos. Marco Marques (ADERCUS-Recer) foi o 5º classificado e o companheiro de equipa Ricardo Fernandes foi o 13º. Quanto aos Juniores masculinos, Gabriel Silva subiu ao pódio no 3º lugar e Xavier Simões foi o 10º classificado.

Nos arredores da Figueira da Foz, correu-se na mesma manhã pelas ruas de Santo Amaro da Boiça mais um tradicional Grande Prémio, organizado pelo Centro Recreativo Atlético Santamarense.

Da equipa de atletismo da Serena de Oliveira do Bairro participaram Márcia Martins e a mãe, a atleta veterana Ilda Martins. Márcia foi a 4ª classificada, numa prova que teve como vencedora a atleta olímpica Clarisse Cruz (Sporting CP), seguida de Ana Ferreira (GD Estreito) em 2º lugar e Patrícia Pereira (Juv. Vidigalense) em 3º. Entre as atletas veteranas Ilda Martins foi a vencedora, demonstrando que ainda está para as “curvas” no asfalto.

domingo, 12 de outubro de 2008

Carla Martinho, Marco Marques e Paulo Miguel de bronze




Um trio de atletas da ADERCUS-Recer subiu ao pódio em S. João da Madeira e em Viseu. Carla Martinho, Paulo Miguel e Marco Marques foram os atletas que conquistaram lugares de bronze no fim-de-semana de competição.

No passado sábado à noite, as ruas de S. João da Madeira foram palco da corrida do Grande Prémio 11 de Outubro, organizado pelos Serviços Sociais do Município de S. João da Madeira. Em mais uma noite de grande promoção da modalidade, a ADERCUS-Recer esteve representada por 10 atletas dos escalões de formação, mas desta vez o destaque foi para os atletas maiores, com Diogo Miguel a alcançar o 6º lugar em juniores masculinos e Paulo Pereira foi 10º entre os seniores masculinos. Carla Martinho em seniores e Paulo Miguel em veteranos subiram ao pódio no 3º lugar.

Esta foi a primeira competição para Diogo Miguel e de Paulo Miguel com a camisola da equipa de atletismo da Serena de Oliveira do Bairro. Trata-se de mais um caso de pai e filho, sendo de destacar que Diogo é nada mais que o campeão europeu de juniores de corrida de orientação. A frequentar o 2º ano de medicina na Universidade do Porto, o atleta escolheu a ADERCUS-Recer para disputar o seu calendário de provas de atletismo, integrado na preparação da corrida de orientação na qual representa o ORI-Estarreja.

Marco Marques foi outro dos atletas da ADERCUS-Recer que teve a honra de subir ao pódio em Viseu este domingo de manhã, em mais uma edição a meia-maratona das Vindimas. Marco foi também 3º classificado com 1h15m, superado por António Salvador e por José Moreia, ambos atletas do Cyclones Sanitop, de Viana do Castelo. Também em meia-maratona, António Pereira correu a meia-maratona do Douro Vinhateiro, tendo alcançado o 16º lugar com um registo de 1h18m.

domingo, 5 de outubro de 2008

ADERCUS-Recer brilhou em Ovar


Oito atletas da ADERCUS-Recer alcançaram records pessoais na meia-maratona de Ovar e obtiveram classificações entre os vinte primeiros, numa prova onde competiram cerca de 2.000 atletas.

Decorreu este domingo de manhã a 20ª edição ma meia-maratona cidade de Ovar, que numa organização do AFIS-Ovar colocou em competição quase 2.000 atletas na prova de meia-maratona, 2.400 numa caminhada e 500 atletas jovens numa mini-maratona denominada “correr pela vida, não à droga”, totalizando cerca de 5.000 participantes no evento.

António Salvador (Cyclones) foi o vencedor da corrida que liderou a desde o início, primeiro incluído num grupo atletas, dos quais se foi desfazendo ao longo do percurso, até ficar isolado. Dos atletas da ADERCUS-Recer, Luís Silva foi que mais tempo seguiu na frente do pelotão até ao momento em que as posições se decidiram face ao andamento extremamente rápido imposto pelo vencedor desde muito cedo. Luís correu grande parte da prova isolado no 7º lugar que se manteve até à linha de meta, cortada com novo record pessoal de 1h07m01s.

Dos atletas da equipa da Serena de Oliveira do Bairro, seguiu-se um festival de records pessoais, com Gil Ferreira a cortar a meta no 11º lugar com 1h08m40s, Ricardo Gomes foi o 15º com 1h10m59s, 16º Paulo Pereira com 1h11m03s, 18º Hugo Ramalho com 1h12m08s, 19º Marco Marques com 1h12m27s. Ricardo Fernandes correu em 1h15m34s, dado ter retomado o treino apenas há três semanas, após o seu período de transição. António Pereira na segunda época de atletismo, conseguiu também estabelecer nova marca na distância que fixou em 1h17m50s.

No sector feminino, Inês Monteiro (Maratona) foi a melhor, ficando à frente de Marisa Barros (Açoreana Seguros), em 2º, e Doroteia Peixoto (Açoreana Seguros), 3º classificada. Solange Jesus (ADERCUS-Recer) foi a 10ª classificada também com record pessoal de 1h20m44s, tendo superado um lote considerável de atletas de bom nível na distância.

Para Luís Silva, Gil Ferreira e Hugo Ramalho esta competição serviu de teste para a maratona que irão realizar dentro de 3 semanas no Porto. O trio de atletas teve um desempenho muito bom, esperando-se que no dia 26 deste mês consigam cortar a meta dos 42.195m com motivo de satisfação idêntico.