segunda-feira, 27 de outubro de 2008

ADERCUS-Recer na Maratona do Porto




Este domingo ficou marcado pela estreia de um trio de atletas da ADERCUS-Recer que alinhou à partida para a distância mítica da maratona, na cidade do Porto. Em Viseu, Marco Marques correu os 15km de Silgueiros.

Decorreu este domingo de manhã nas ruas da cidade do Porto e de Vila Nova de Gaia a 5ª edição da EDP Maratona Cidade do Porto. O queniano Samuel Muti e a etíope Tirfe Beyene foram hoje os vencedores, numa prova em que os melhores portugueses foram António Salvador, sétimo classificado, e Fátima Silva, segunda.


O atleta do Cyclones foi o único a acompanhar os corredores africanos na primeira metade da prova, mas depois ficou só e não conseguiu manter o andamento na segunda metade, terminando em 2h17m47s, contra 2h11m08s do vencedor.


Esta foi a segunda marca de sempre em território nacional, a seguir ao tempo do vencedor da Maratona do Porto de 2006, Lawrence Saina, que gastou 1h09m52s. O segundo português foi Luís Silva (ADERCUS-Recer), com 2h19m57s, em 10.º lugar.


No sector feminino, a atleta etíope foi uma folgada vencedora, com 2h35m31s, enquanto Fátima Silva concluiu a prova em 2h46m22s.

Quanto aos restantes representantes da ADERCUS-Recer, Gil Ferreira foi o 14º atleta da classificação geral e o 4º atleta português com uma marca de 2h29m12s. Hugo Ramalho foi o menos feliz, tendo-se visto obrigado a abandonar a competição aos 30km a contas com uma forte indisposição física.

Luís Silva e Gil Ferreira foram brindados com os aplausos do público que vibrava com o desempenho destes e de outros destemidos atletas nacionais que se intrometeram no meio da “armada africana” presente na competição. Tiveram ainda a honra de serem distinguidos entre os melhores atletas portugueses, no pódio da melhor maratona disputada em território nacional, que na linha de partida contou já com 800 participantes.

Quanto ao desenho da prova dos atletas da equipa de atletismo bairradina, Luís Silva optou por um ritmo pré-definido, mas essa táctica obrigou-o a correr a maior parte da prova isolado desde os primeiros 5km. Pouco a pouco foi ultrapassando alguns atletas africanos até à linha de meta, que iam quebrando face aos ritmos impostos na frente da corrida. Gil Ferreira preferiu não arriscar a percorrer tanto tempo de prova sozinho, tendo liderado um segundo grupo de atletas até ao 30º quilómetro, altura em que decidiu arrancar isolado para a meta à procura da melhor marca possível. Quanto a Hugo Ramalho, também seguiu cautelosamente integrado num trio de atletas, mas não foi feliz na sua estreia, tendo abandonado a prova pouco depois dos 30km.

Em Silgueiros, localidade próxima de Viseu, Marco Marques (ADERCUS-Recer) correu uma prova de 15km que teve como vencedor o atleta campeão nacional de 10.000m António Silva (CP Mangulde). Marco cortou a meta no 4º lugar, face ao desempenho também de Leonel Fernandes e de Hélder Santos, ambos atletas do Cyclones-Sanitop, que foram respectivamente o 2º e 3º classificados.

Sem comentários: