domingo, 7 de junho de 2009

MÁRCIA MARTINS VICE-CAMPEÃ NACIONAL DE MONTANHA

O fim-de-semana desportivo da ADERCUS-Recer ficou marcado por excelentes prestações em corrida de montanha na Covilhã. Em pista, Gabriel Silva e Susana Rosa competiram no distrital de sub-23 em Aveiro e Solange Jesus em Paris.

Márcia Martins subiu ao pódio no passado sábado ao fim da tarde na Covilhã, tendo alcançado a medalha de prata do campeonato nacional de corrida de montanha, da Federação Portuguesa de Atletismo. Disputado no sistema “sempre a subir”, a prova teve partida na aldeia da Bouça e terminou nas Penhas da Saúde, numa distância de 8.000m.

A atleta da equipa da Serena de Oliveira do Bairro foi superada por Lucinda Moreiras (NCL Sport Clube), que alcançou o título nacional por 20seg de vantagem, numa luta movida por Márcia até ao fim. No 3º lugar fechou o pódio Lurdes Monteiro (NA Matosinhos), a 4ª atleta foi Mónica Moreiras (Juv. Vidigalense) e a 5ª foi Joana Nunes, outra atleta aveirense que representa a JOBRA.

Deste modo a atleta melhorou um lugar em relação à época de 2008 e estará presente pela segunda vez consecutiva na sua carreira desportiva no Campeonato Europeu, que este ano se disputará dia 12 de Julho em Telfes, na Áustria.

A veterana Ilda Martins também correu montanha a cima, tendo marcado presença no pódio da Covilhã com o 2º lugar do seu escalão e como 10ª da classificação geral. Esta competição para além de campeonato nacional, foi também mais uma etapa da Taça de Portugal, na qual Márcia Martins é também no momento a 2ª classificada.

Em França, também ao fim da tarde de sábado, Solange Jesus correu o meeting de “Bonneuil-Sur-Marne”, em Paris. A atleta participou na corrida de 3.000m obstáculos e foi 4ª classificada, com a marca de 10min36seg. Após ter alcançado os mínimos de participação para o campeonato europeu de sub-23, esta foi a 2ª participação esta época na corrida de obstáculos, após uma sucessão de records pessoais em distâncias planas. Solange arriscou mesmo mais uma nova melhor marca pessoal, tendo passado aos 1.500m em 4min54seg, sendo na altura 2ª classificada, mas cedeu um pouco no último km, tendo ficado muito próxima do pódio na sua estreia em meetings internacionais.

Em Aveiro, decorreram os campeonatos distritais de pista de sub-23, nos quais Gabriel Silva alcançou o mínimo de participação para o campeonato nacional de juniores, na prova de 5.000m e Susana Rosa venceu a prova de 3.000m planos.

Gabriel Silva correu a prova de 5.000m no sábado ao fim da tarde, tendo registado uma marca de grande qualidade, cronometrado em 15min34seg. O atleta assumiu a liderança da corrida após os 3.000m, tendo sido superado por Fábio (Villa Cesari) sobra a meta, com escassos centésimos a separar os dois atletas. Para compensar o sucedido, Gabriel alcançou marca para participar no campeonato nacional, que decorrerá no dia 11 de Julho, em Lisboa.

No domingo de manhã, foi a vez da junior Susana Rosa alcançar o título de campeã sub-23, na prova de 3.000m. Susana assumiu a liderança da corrida à segunda volta à pista, para não mais a largar, tendo terminando isolada em 11min00seg de prova.

Sem comentários: