domingo, 13 de dezembro de 2009

SOLANGE JESUS NO EUROPEU DE CROSS

O fim-de-semana desportivo da ADERCUS ficou marcado pela participação de Solange Jesus no campeonato da Europa de Corta-mato e pela participação no grande prémio da vila da Palhaça, no qual 4 atletas marcaram presença no pódio.

Solange Jesus foi a melhor Sub-23 portuguesa no Campeonato da Europa de Corta-Mato, em Dublin, terminando a prova na 30ª posição. O escalão de Sub23 foi ganho pela turca Sultan Haydar, com a russa Irina Sergeyeva a ser segunda classificada e a britânica Jessica Sparke a ser terceira. Na equipa nacional, Ana Mafalda Ferreira terminou na 40ª posição e Tânia Silva na 54ª.

Nos masculinos, António Silva foi melhor português na 26ª posição, com Bruno Albuquerque a ser 29º, João Silva 30º e Vítor Reis a fechar a equipa na 43ª posição. Portugal foi 7º classificado com 128 pontos. Terminou ainda a prova Tiago Costa no 47º lugar. A prova foi dominada pelos franceses, que ganharam o ouro e a prata por Nouredinne Smail e Hassan Chahdi, o Bronze foi para o belga Atelaw Bekele.

Quanto à corrida de Solange Jesus, a atleta da ADERCUS realizou uma partida rápida, tendo arriscado uma passagem aos 1.650m na 20ª posição, aos 2.650m era 22ª, aos 4.280m começou a quebrar mais um pouco, passando na 24ªposição. Na meta, aos 6.039m, sprintou com a sueca Samwelsson para conquistar o 30º lugar em 22m30s, entre 60 atletas. Melhorou 20 posições em relação ao ano passado, foi a melhor atleta entre as portuguesas e 2ª ibérica, a 24 segundos da espanhola Cristina Jordán, classificada em 19º lugar.

Após mais uma prestação de grande nível, Solange e Carla Martinho irão preparar-se agora para participarem na S. Silvestre de Luanda, em Angola, no próximo dia 31 de Dezembro e passados dois dias irão correr também um aprova de Pista de 3.000m no meeting do Estádio dos Coqueiros.

Na Palhaça, a ADERCUS esteve presente no 8º Grande Prémio de Atletismo, tendo participado na maior parte das provas constante do programa.

Entre os mais jovens, alguns atletas alcançaram algumas classificações de destaque, tais como na prova de benjamins na qual Ana Alves 9ª classificada Diogo Salgado 9º e Luísa Pereira 15ª. Nos infantis masculinos João Ferreira foi o 15º, Samuel Tavares 17º e Joana Gomes 29ª. Nos iniciados, Sérgio Nolasco foi o 7º classificado e nos juvenis Rafael Miguel foi o 5º.

Nos juniores, 3 atletas subiram ao pódio, com Débora Santos a conquistar uma vitória folgada, seguida pela companheira Susana Rosa em 2º lugar, enquanto que Gabriel Silva foi o 3º nos masculinos.

Entre os séniores o destaque recaiu para o sector feminino, com Carla Martinho a cortar a meta no 5º lugar, logo atrás de um quarteto de atletas de luxo, com o pódio preenchido por duas atletas africanas nos dois primeiros lugares, logo seguidas por Mónica Rosa e Leonor Carneiro do Maratona Clube de Portugal. Márcia Martins ainda em início de preparação fez a sua primeira corrida, tendo-se classificado em 10º lugar, enquanto que a veterana Ilda Martins não deu qualquer hipótese à concorrência para conquistar mais uma vitória.

Sem comentários: