segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

GIL FERREIRA 2º PORTUGUÊS NA MARATONA DE LISBOA


A 24ª edição da MARATONA SEASIDE DE LISBOA 2009 voltou a bater o recorde de participantes, colocando-o agora no total de 1152 atletas, na qual a ADERCUS teve em competição os atletas Gil Ferreira e António Pereira. Solange Jesus recebeu convite de Universidade americana.

Sem a presença dos atletas africanos, que à última hora entenderam não participar na competição, o português Vasco Azevedo, vencedor da maratona de Lisboa em 2007, que tem como recorde pessoal 2h19m21s, obtido o ano passado na maratona de Macau voltou a triunfar, mas agora no novo percurso da competição.

Nos lugares seguintes, subiram ao pódio no 2º lugar o atleta Oleksiy Rybalchenko (Ucrânia) com um registo de 2h22m16s, em 3º Mark Dalkins (Inglaterra) com 2h30m25s e Gil Ferreira (ADERCUS) com 2h30m32s foi o 4º classificado a escassos 7 segundos do pódio. António Pereira (ADERCUS) foi também o 21º classificado com 2h51m04s.

Gil Ferreira que foi o 2º atleta português na sua 3ª participação em provas de maratona, correu praticamente sozinho em contra-relógio durante os 42.195m de prova, dado que se isolaram desde inicio o trio de atletas que ocuparam os 3 primeiros lugares e os restantes seguiam em ritmo muito inferior.

Quanto a António Pereira, após a participação na ultra-maratona Melides-Tróia, estreou-se agora no asfalto na distância clássica, tendo realizado uma prova cautelosa, com uma passagem à meia-maratona em 1h22m, mas que ainda assim não evitou uma grande quebra na segunda metade, facto comum à maioria dos participantes, face ao grande desnível do percurso que passou do nível do mar para uma cota de 80m.

Em femininos, triunfou a russa Yulia Mochalova, com um recorde pessoal de 2.40.44, superando em quase um minuto o anterior máximo (2.41.31). O segundo lugar para Madina Biktagirova (2:54.08) e a melhor portuguesa foi Verónica Correia no 4º lugar com 3h20m14s.

No próximo domingo será a vez de Solange Jesus pisar mais um grande palco, ao participar mais uma vez no campeonato da Europa de sub-23 de corta-mato. A atleta partirá na próxima sexta-feira para a edição de 2009 que decorrerá no domingo de manhã em Dublin, na Irlanda.

Esta será a despedida do escalão de sub-23, no qual alcançou o 9º lugar na final dos 3.000m obstáculos do europeu de pista em Julho passado, num conjunto de resultados que levaram a que esta semana a ADERCUS tenha sido contactada no sentido da atleta partir para os Estados Unidos da América, para estudar com bolsa de estudo e competir pela “Iona College”. Esta universidade situa-se em New Rochele em Nova York e é uma universidade católica americana, numa zona fortemente habitada por emigrantes portugueses.

A atleta irá agora reflectir sobre o seu futuro, se irá continuar a estudar na Universidade de Aveiro e a competir pela ADERCUS, clube onde iniciou a sua formação e que a orientou até campeonatos da Europa e do mundo, ou se vai abraçar um novo desafio nos USA.

Sem comentários: