segunda-feira, 30 de novembro de 2009

CORTA-MATO DA AMORA

Os atletas quenianos dominaram o Cross Cidade de Amora, com Nicholas Korir e Milka Gerotich a sagrarem-se campeões da 20.ª edição da prova, com Solange Jesus a ser a terceira portuguesa, na sétima posição posição.

O pódio masculino foi totalmente ocupado por atletas quenianos, com Nicholas Korir a vencer com o tempo de 24.36 minutos, seguido por Kenneth Kiplinu (24.46) e Edwin Kwambai (25.07).

A russa Olga Golovkina (17.54) foi a única a fugir ao domínio queniano, ao ser terceira na prova feminina, ganha por Milka Gerotich (17.30), tendo Elisabeth Rumucol (17.38) sido segunda.

Os principais atletas portugueses, já seleccionados para o Europeu de Dublin, dentro de duas semanas, estiveram quase todos ausentes, tendo Ricardo Ribas, uma das excepções, ainda tentado acompanhar o "trio" queniano mas acabou por ceder e ser ultrapassado pelo madeirense Alberto Paulo.

No sector feminino, a atleta da ADERCUS Solange Jesus, na sétima posição foi a terceira atleta portuguesa e a segunda sub-23. A vencedora do escalão sub-23 foi a atleta Joana Costa (SC Braga) que desta feita superou a atleta bairradina por 16 segundos de diferença.

As provas serviram essencialmente para escolher as selecções nacionais de sub-23 e juniores para o Europeu.

Quanto à prestação dos atletas júniores da ADERCUS, Gabriel Silva foi 13º, tendo melhorado dois lugares relativamente ao cross de Oeiras. No sector feminino, Débora Santos foi a sétima classificada, a 6 segundos do último lugar que dava acesso ao campeonato da Europa, e Susana Rosa foi a 11ª classificada.

Após o Europeu, muitos dos atletas que agora irão integrar a selecção nacional mudarão de escalão e face às prestações dos jovens da ADERCUS, estarão certamente entre os melhores júniores que terão pela frente vários objectivos invernais de grande importância. Destes, Débora Santos foi a que mais se destacou e sendo esta época a sua primeira do escalão de júnior, deverá integrar já a selecção nacional de corta-mato a 31 de Janeiro, que participará no Cross internacional de Loures.

Susana Rosa a recuperar de uma gripe e Gabriel Silva também a recuperar de uma lesão, feita a separação dos atletas que vão mudar de escalão, estão também entre os melhores e irão por certo obter classificações de grande importância no objectivo principal de inverno, que será o campeonato nacional de corta-mato a disputar no dia 7 de Março, em Albufeira no Algarve.

Sem comentários: