segunda-feira, 23 de novembro de 2009

ADERCUS NO CROSSE INTERNACIONAL DE OEIRAS


Disputada debaixo de chuva, a 10.ª edição do Crosse Internacional de Oeiras teve como vencedores, o etíope campeão do Mundo, Gebre Gebremariam e a portuguesa Jéssica Augusto. Carla Martinho, Solange Jesus e Débora Santos estiveram entre as melhores.

O Crosse Internacional de Oeiras, uma das principais provas nacionais da especialidade, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, foi disputado na pista do Complexo Desportivo do Jamor, e serviu para a selecção dos atletas nacionais que vão disputar, os Europeus, em Dublin, na Irlanda, a 13 de Dezembro.

Dada a ausência das principais figuras internacionais, a grande expectativa girava em torno da competição feminina e ao invés da edição anterior, foi Jéssica Augusto (Nike) a superiorizar-se a Inês Monteiro (Individual), conquistando o título de campeã. Anália Rosa (Maratona Clube de Portugal) foi, tal como no ano passado, terceira no pódio.

Quanto ao desempenho das atletas da ADERCUS, Carla Martinho foi a 8ª atleta portuguesa, tendo realizado uma corrida muito regular, superiorizando-se até na parte final a atletas muito cotadas.

Quanto a Solange Jesus, foi a 1ª atleta sub-23, 10ª portuguesa, na primeira de duas provas de observação para o europeu. A atleta procura mais uma presença europeia na despedida do escalão de esperanças.

Na prova de júniores, que competiram com as séniores, Débora Santos foi a 6ª classificada, tendo mesmo superado a vencedora da semana passada de Torres Vedras. No primeiro ano do escalão de júnior e a competir com atletas séniores de primeiro ano, que ainda contam como juniores a nível internacional até ao europeu, a jovem bairradina está deste modo muito próxima de integrar a selecção nacional, caso participe completa com 6 elementos.

No próximo domingo na Amora, será o momento final de observação para os escalões de sub-23 e de júniores, prova na qual a ADERCUS voltará a estar presente.
A corrida masculina, foi ganha, sem surpresa, pelo actual campeão do Mundo, Gebre Gebremariam, da Etiópia, que subiu ao degrau mais alto do pódio. Contudo, surpresa foi o excelente segundo lugar obtido pelo português Eduardo Mbengani (Conforlimpa), relegando assim para a terceira posição, Kiprono Menjo, o outro atleta queniano.

Ricardo Fernandes (ADERCUS) subiu ao pódio na prova aberta de 4.000m, tendo cortado a meta no 3º lugar, seguido de imediato pelos companheiros de equipa Ricardo Gomes e Carlos Barrocas, 4º e 5º classificados, respectivamente.

Sem comentários: