domingo, 8 de novembro de 2009

2º ENCONTRO DE PAINTBALL DA ADERCUS



A ADERCUS, Associação Desportiva Recreativa e Cultural da Serena, de Oliveira do Bairro, levou a cabo este domingo o 2º encontro de Paintball.

O evento decorreu no recinto desportivo do lugar da Serena e teve início pelas dez horas da manhã. Com catorze equipas participantes, compostas por cinco elementos cada, foi um número que superou as expectativas da organização, e que se prolongou ao longo de todo o dia.

Com um dia cinzento, a chuva fez de água benta para o baptismo de muitos dos participantes que tomaram neste evento o seu primeiro contacto com a modalidade.

O Paintball é uma modalidade desportiva, dita como radical, na qual duas ou mais equipas competem entre si, usando carregadores de bolas que soltam tinta ao atingir o adversário. O objectivo do jogo neste encontro foi conquistar uma bandeira colocada a meio do campo e regressar com à base com ela sem ser atingido. Quantos mais adversários forem eliminados, mais fácil se torna alcançar o objectivo.

Cada jogo teve duração variável, os jogadores foram eliminados quando uma bola os atingiu e estourou, em qualquer parte do corpo ou equipamento que eles usaram dentro do campo. Existiram dois juízes dentro do campo para verificar a eliminação dos jogadores. Venceram os jogos as equipas que conseguiram agarrar e levar a bandeira até a base ou que eliminaram toda a equipe adversária.

O encontro teve carácter de Paintball recreativo, pois destinou-se ao público em geral, não necessitando preparação física especial nem de equipamento específico da parte dos participantes, tendo este sido disponibilizado pela organização.

A segurança foi um dos itens mais visados neste encontro, pois além de ter a máscara de uso obrigatório, existiu sempre a preocupação de trancar os marcadores enquanto os jogos não se iniciaram. Quando se foi atingido por uma bola a sensação é semelhante à de um beliscão, mas depois de alguns segundos a dor passa. Quanto mais perto o tiro maior é a dor. Os participantes utilizaram roupa reforçada, luvas, pescoceiras e botas.

Ao longo do encontro, os participantes degustaram porco no espeto para retemperarem forças, tendo o evento sido sem dúvida um excelente momento de convívio salutar entre todos os que deslocaram ao lugar da Serena.

Sem comentários: