GP de Ribafria, Vilar de Andorinho e Terra Nova
Solange Jesus deslocou-se a Alcobaça para participar na 25ª prova de atletismo de Ribafria, disputada a 1 de Novembro, prova de estrada de 12.500m, na qual foi a vencedora com 48min15seg de corrida. Num percurso sinuoso, Solange desde cedo se isolou na companhia dos atletas masculinos, que correram conjuntamente, e pouco a pouco foi aumentando a vantagem sobre a segunda classificada, tendo sido cronometrada aos 10.000m em 37min, para concluir a corrida com uma vitória confortável.
Ilda Martins correu no sábado à tarde, dia 31 de Outubro, em Vila Nova de Gaia, o 6º grande prémio de Vilar de Andorinho, organizado pela Associação Recreativa Estrela do Sul. A atleta foi a vencedora da prova de estrada de 9.000m.
Ricardo Fernandes foi o 3º classificado sénior do grande prémio Rádio Terra Nova, disputado a 25 de Outubro, na Gafanha da Nazaré. O atleta foi quem impôs o ritmo da prova de 8.000m do 17º grande prémio, tendo sido superado nos últimos metros de corrida por Fernando Adrião (NAC) e por Abílio Gonçalves (ACRC Vouzela), tendo cortado a meta com um registo de 23min57seg.
Corrida do Castelo
Decorreu a 18 de Outubro em Santa Maria da Feira mais uma edição da Corrida do Castelo, que marcou o arranque oficial da nova temporada, prova que ficou marcada mais uma vez pela grande adesão de atletas, que foram cerca de 1.500, e de público, o que vem sendo um hábito ao longo das ultimas edições.
A organização foi levada a cabo pela Junta de Freguesia de Santa Maria da Feira em colaboração com a Câmara Municipal e com o Clube Desportivo Feirense.
O tiro de partida para a primeira prova de uma manhã de corridas foi dado às 9:00H. Os atletas de mais tenra idade foram os primeiros a percorrer as ruas da cidade e com a estreia de uns e o regresso à competição para outros, os jovens da ADERCUS/Recer foram competindo e confraternizando com outros de um grande número de equipas da zona norte e centro do nosso país. Não houve classificações de destaque na primeira prova da nova época desportiva nos escalões de formação, mas nos juniores e séniores alguns dos atletas da equipa da Serena de Oliveira do Bairro voltaram a marcar presença no pódio.
Nos juniores femininos Susana Rosa e Débora Santos estiveram em grande plano, tendo integrado o grupo da liderança desde o tiro de partida.
Na passagem pela meta na primeira de três voltas ao percurso, que perfizeram 3.900m, seguiam 11 atletas em grupo na frente da corrida, das quais Susana Rosa se viria a destacar já na segunda volta, para cortar a meta como a vencedora júnior. Um pouco mais para trás, Débora Santos estreou-se no novo escalão com um brilhante 4º lugar e ao sprint em luta pela presença no pódio.
Gabriel Silva foi mais um dos juniores presentes no pódio, ao alcançar o 3º lugar, tendo corrido 10.000m da prova raínha, destinada a juniores masculinos, seniores e veteranos masculinos e femininos. Nesta corrida, Carla Martinho foi também a vencedora com grande categoria, brindando o público presente com cerca de 100m de vantagem sobre Helena Sampaio, ex-atleta do Maratona Clube de Portugal que fez a sua estreia pelo GRECAS de Vagos.
Carla Martinho à passagem pelos primeiros 5.000m de prova seguia já destacada da 2ª classificada, enquanto que um pouco atrás, Solange Jesus seguia próxima de um dueto de atletas do FC Porto formada por Lilian Silva e Sónia Fernandes, tendo cortado a meta como a 6ª melhor sénior.
Entre as veteranas Ilda Martins regressou à competição como a 2ª melhor atleta do seu escalão, enquanto que no sector masculino Paulo Miguel foi o 9º classificado do extenso pelotão de veteranos.
Meia-maratona de Ovar
No dia 5 de Outubro, dia feriado da Proclamação da Republica, a meia-maratona de Ovar voltou a contar com a participação dos atletas da ADERCUS/Recer.
Uns com intiuto competitivo, outros em ritmo de treino, todos desfrutaram do excelente percurso entre a cidade, a mata, o mar e a ria.
Desta feita o destaque foi para Carla Martinho que foi a 4ª classificada com um registo de 1h17min. E para Solange Jesus, no 5º lugar, com 1h21min.
GP Feira de S. Mateus
Passado uma semana, no dia 20, Carla Voltou a Viseu, desta feita para vencer o GP da Feira de S. Mateus. Marco Marques também correu, tendo sido o 8 classificado da geral masculina.
Meia-maratona de S. Mateus
Decorreu em Viseu no dia 13 de Setembro, mais uma edição da meia-maratona internacional, o evento mais antigo integrado na Feira de S. Mateus, organizados pelos “Ribeirinhos”, que contou nesta edição com alguns atletas de grande nível, alguns dos quais foram atletas olímpicos.
Ao tiro de partida Marco Marques integrou desde logo o grupo da liderança, enquanto que mais para trás Carla Martinho esgrimia argumentos com Inês Monteiro (Maratona CP) e Joana Costa (SC Braga).
Ao longo da prova, o grupo masculino seguiu compacto até cerca dos 15km de prova, altura em que as diferenças se começaram a marcar. Gil Ferreira a contas com uma gripe que o debilitou um pouco na última semana optou por não forçar o andamento, tendo perdido contcto com a frente da corrida, e garantiu o 2º lugar da classificação de veteranos 1, tendo cortado a meta ainda assim como o 14º classificado da classificação geral, com um registo de 1h13min. Quanto a Marco Marques, mostrou o porquê de ter sido o vencedor na mesma cidade da meia-maratona das vindimas, tendo sido o 6º classificado, com 1h10min.
A prova teve como vencedor o atleta mais cotado entre os presentes que era Paulo Gomes (GD Conforlimpa), com 1h08min, seguido de Vasco Azevedo (Boavista FC), 1h09min, e de Manuel Ferreira (AFIS/Ovar), 1h09min.
Carla Martinho pouco a pouco foi-se destacando da companhia de Joana Costa (SC Braga) ao longo do difícil traçado da prova, com subidas muito inclinadas e extensas. Carla seguiu enquanto pode no encalço de Inês Monteiro, que viria a ser a vencedora. No final dos 21.097m a atleta bairradina foi a segunda classificada a cortar a meta no parque da Feira de S. Mateus, com 1h19min, a 1 minuto da vencedora, tendo a bracarense fechado o pódio feminino.
Sem comentários:
Enviar um comentário