segunda-feira, 31 de maio de 2010

PEDRO GUERRA CORREU EM ESPANHA

O fim-de-semana desportivo da ADERCUS ficou marcado pela participação do atleta Pedro Guerra num meeting em Espanha e pelo pódio alcançado na estrada por Gil Ferreira e Hugo Ramalho na Marinha Grande.

O atleta Pedro Guerra participou este domingo no meeting de pista de Basauri, localidade nos arredores de Bilbau, em Espanha. Tratou-se de um meeting destinado a atletas com deficiência, no qual participaram atletas Espanhóis, Portugueses, Mexicanos, Venuzuelanos e Marroquinos.

O atleta da ADERCUS, pertencente à categoria T45 de atletas com amputação completa bilateral dos membros superiores, correu a prova de 5.000m, tendo cortado a meta com o tempo de 17min32seg, após ter cumprido os 5.000m de prova com parciais por quilómetro muito regulares.

Para o atleta de Oliveira do Bairro a participação ficou marcada pela vertente desportiva a nível internacional e pelo contacto com outros atletas do mundo do desporto adaptado, que permitiu a partilha de experiências e inovações no âmbito da melhoria da qualidade de vida de cada um, tal como o estabelecimento de novos laços de amizade.

De realçar ainda a forma como a organização basca acolheu todos os participantes e o número de espectadores que assistiram ao meeting, tal como a forma entusiasta de apoiarem os atletas durante as várias provas.

Por cá, um trio de atletas composto por Gil Ferreira, Hugo Ramalho e António Pereira deslocaram-se à Marinha Grande para correrem os 15km da “4ª corrida do Farol”, que ligou a localidade de Burinhosa a S. Pedro de Moel.

Gil Ferreira foi o vencedor destacado com a marca de 48min37seg, que passou a ser o novo record da prova, e com um minuto e meio de vantagem sobre o 2º classificado. Hugo Ramalho também subiu ao pódio no 3º lugar, tendo cortado a meta com 50min13seg, e António Pereira foi o 8º atleta sénior com 53min05seg.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

CARLA E SOLANGE VITORIOSAS


Carla Martinho correu no domingo de manhã em Sintra a meia-maratona dos palácios, prova de 21.097m, que ligou o Palácio da vila de Sintra ao Palácio Nacional de Queluz.

A atleta da ADERCUS iniciou a prova com alguma cautela face ao calor que se fez sentir, tendo alcançado a primeira de duas atletas quenianas que seguiam destacadas por volta dos 10km. Já relativamente perto da meta, aos 18km, ultrapassou a mais forte das africanas presentes, para triunfar com um registo de 1h18min.

Em Pombal, de manhã, disputou-se a 8ª milha urbana “Cidade de Pombal”, prova de 1.609m, na qual Solange Jesus esteve em plano de destaque ao arriscar muito para tentar vencer a prova, tendo liderado a élite feminina durante grande parte da corrida. No entanto, na parte final acabou por ceder um pouco, cortando a meta no 6º lugar, com a marca de 5min03seg. A companheira de equipa Elisabete Pereira alcançou um brilhante 10º lugar, com 5min22seg.

Na élite masculina, Nelson Pereira foi o 12º classificado com 4min42seg e Ricardo Gomes 13º, com 4min47seg. Na milha urbana para os escalões mais jovens, Sérgio Nolasco também esteve em competição, tendo sido o 6º classificado do escalão de iniciados, com a marca de 5min21seg e Luísa Pereira subiu ao pódio do escalão de benjamins A, para receber o troféu relativo ao 2º lugar.

À tarde, Solange Jesus voltou a entrar em competição na companhia de Débora Santos, em representação da selecção distrital da Associação de Atletismo de Aveiro. As atletas da ADERCUS correram os 3.000m do encontro de selecções distritais, disputado no Centro de Estágios do Luso. O evento contou com a participação das selecções de Aveiro, Leiria, Coimbra, Madeira e Beiras e do Norte.

Numa corrida táctica, Solange Jesus foi a vencedora da prova de 3.000m em 10m22seg, tendo gerido o esforço de modo a acelerar para a vitória apenas nos últimos 600m de corrida, relegando Olga Pinto (Madeira) para o 2º lugar, enquanto que a júnior Débora Santos cortou a meta no 3º lugar, em 10m40seg.

ADERCUS LIDERA TAÇA DE PORTUGAL DE MONTANHA


Pela estrada, pista e montanha, a ADERCUS continua na senda de vitórias e records pessoais. Os atletas bairradinos estiveram em competição na meia-maratona de Cortegaça, no distrital de juniores de pista e na 2ª etapa da Taça de Portugal de corrida de montanha.

Elisabete Pereira correu no passado dia 1 de Maio, a corrida do dia do trabalhador no Porto, prova disputada na distância de 4.500m para séniores e veteranos femininos, tendo superado Luísa Pereira (NA Joane) que foi a 2ª classificada e Patrícia Pereira (NA Joane) que fechou o pódio no 3º lugar.

Débora Santos correu no sábado à tarde os 1.500m do campeonato distrital de juniores de pista, que decorreu no Centro de Estágios do Luso. A atleta correu isolada a partir do fim da primeira volta, para conquistar o título distrital com 4min49seg, que passou a ser a sua melhor marca pessoal, contra 5min03seg que detinha de 2009.

Diogo Ferreira também correu na prova de 5.000m e subiu ao pódio no 3º lugar, enquanto que o colega de equipa Diogo Ferreira cortou a meta no 6º lugar.

Solange Jesus correu a prova extra de 3.000m obstáculos e apesar da presena da atleta olímpica Clarisse Cruz do Sporting Clube de Portugal, acabou por correr também sempre isolada. Apesar de ser a sua primeira competição de obstáculos esta época, cortou a meta com uma agradável marca de 10min28seg.

Gil Ferreira correu no domingo de manhã a 26ª meia-maratona de Cortegaça, prova na qual foi o 9º classificado sénior masculino com a marca de 1h09min40seg.

Em Atães, localidade próxima de Guimarães, a ADERCUS voltou a estar em plano de destaque na Taça de Portugal e corrida de montanha, competição que lidera colectivamente.

Susana Rosa foi a primeira a entrar em competição, tendo repetido o triunfo obtido e juniores na Branca, e Gabriel Silva voltou a repetir também o 2º lugar.

Nos seniores femininos, Carla Martinho foi também uma repetente ao obter a segunda vitória consecutiva, Márcia Martins foi 4ª classificada, tendo melhorado uma posição, e Ilda Martins foi 1ª entre as veteranas.

http://www.fpatletismo.pt/xhtml/destaques.asp?id_destaque=1597

sábado, 8 de maio de 2010

SEIS ATLETAS NO PÓDIO EM MIRA

O fim-de-semana desportivo da ADERCUS foi marcado pela participação dos atletas em competições e estrada e de pista, com destaque para as vitórias de Carla Martinho na Covilhã e de Débora Santos e André Andrade na Praia de Mira.

Carla Martinho correu no Sábado de manhã, na cidade da Covilhã, corrida Internacional 1º de Maio, que teve partida na Vila do Carvalho e meta instalada junto ao pelourinho da cidade. Carla foi a vencedora da corrida de 9.000m com grande vantagem sobre as restantes atletas.

No domingo de manhã, a equipa de atletismo da Serena de Oliveira do Bairro, marcou presença mais uma vez no 2º Grande Prémio de Atletismo da Praia de Mira, no qual seis atletas subiram ao pódio.

O jovem Diogo Salgado, do escalão de benjamins foi o 2º classificado, enquanto entre as femininas, Luísa Pereira foi a 6ª classificada e Ana Alves foi 7ª. Ainda entre os mais jovens, nos juvenis masculinos Maurício Maia foi o 6º classificado e Gilson Rosário o 7º.

Na corrida de juniores, séniores e veteranos, com distância de 7.200m, disputada em três voltas ente o mar e a barrinha de Mira, os atletas da ADERCUS estiveram em destaque.

Débora Santos foi a vencedora entre as juniores, seguida da companheira de equipa Susana Rosa e no sector masculino a história repetiu-se, com vitória de André Andrade que teve como “vice” Diogo Ferreira.

Carla Martinho foi também a 2ª classificada sénior e Ilda Martins obteve classificação idêntica entre as veteranas.

Em Aveiro, João Ramiro correu em pista a prova de 200m, tendo obtido a marca de 24,82seg, uma semana após ter registado 55,96seg ao 400m no Centro de Estágios do Luso. Sérgio Nolasco correu também a prova e 800m para iniciados, tendo obtido a marca de 2min23seg.

Elisabete Pereira foi a 3ª classificada da corrida de 25 de Abril de S. Cosme, em Gondomar, disputada no passado Sábado, 25 de Abril. A atleta subiu ao pódio, acompanhando Sónia Fernades (FC Porto), que foi a vencedora e Catarina Ribeiro (FC Vizela), que foi a 2ª classificada.