segunda-feira, 23 de março de 2009

ADERCUS-RECER DE PRATA NA FIGUEIRA DA FOZ

2009 foi mais um ano de prata no nacional de corta-mato curto para o colectivo senior feminino da ADERCUS-Recer, que ano após ano, vai sendo equipa assídua dos pódios nacionais. Individualmente, Ilda Martins foi a veterana de bronze e Solange Jesus a sub-23 de ouro.

A edição 2009 do Campeonato Nacional de Corta-Mato Curto realizou-se em conjunto com o Campeonato Nacional de Corta-Mato do Desporto Escolar, com o Campeonato Nacional de Corta-Mato Universitário e com o Campeonato Nacional de Corta-Mato de Veteranos, uma organização que levou até ao Parque das Abadias, na Figueira da Foz, no sábado de manhã, perto de 2000 atletas de todos os escalões etários.

A corrida do campeonato nacional de corta-mato para atletas veteranos masculinos e femininos abriu o programa de competição da FPA, na qual a equipa de atletismo do lugar da Serena de Oliveira do Bairro teve em competição os atletas Paulo Miguel e Ilda Martins.

Paulo Miguel foi o 33º classificado, tendo realizado uma prova muito regular ao longo dos 4.000m de competição, entre um pelotão de 86 atletas chegados à meta e que teve como vencedor um atleta aveirense, que foi Manuel Alves do Clube de Campismo de S. João da Madeira. Quanto a Ilda Martins, seguiu num trio de atletas aveirenses que lutavam entre si por dois lugares que a vencedora Rosa Oliveira (AM Vermoim) deixou disponíveis, face ao avanço que conquistou desde cedo sobre a restante concorrência. Para além de Ilda Martins, seguiam no grupo a atleta Maria de Fátima Pinho (ACD “Os Ilhavos”) e Maria Batista (JA Mozelense), tendo a definição de lugares sido estabelecida já na última das quatro voltas ao parque da Abadias. A atleta de Mozelos foi a mais rápida, tendo conquistado a medalha de prata e Ilda a de bronze, com apenas algumas semanas de treino após uma intervenção cirúrgica a que foi sujeita recentemente.

Rui Silva, recentemente campeão da Europa de pista coberta, veio ao Corta-Mato Curto conquistar o seu 5º título individual, contribuindo ainda para o 5º título da sua equipa, o Sporting Clube de Portugal. O vencedor de 2008, Mário Teixeira, também do Sporting, foi 2º classificado, com Sérgio Silva do Maia Atlético Clube a ser 3º.

Colectivamente, a formação do Sporting venceu, seguida do Núcleo de Atletismo de Joane, vencedores em 2008, Cyclones Sanitop fechou o pódio no 3º lugar e a ADERCUS-Recer foi a 6ª equipa, tendo sido também a melhor formação aveirense. Para o 6º lugar da equipa pontuaram os atletas Marco Marques 33º classificado, Luís Silva 39º, Ricardo Fernandes 54º e Gil Ferreira 64º, entre 173 atletas que concluíram a prova e 23 equipas classificadas.Nos femininos, a outra medalhada do Europeu indoor, Sara Moreira do Maratona, venceu, conquistando o seu segundo título na especialidade. Sara teve durante grande parte da prova a companhia de Ana Dulce Félix do Sporting de Braga, que acabou por ser segunda, à frente da Campeã Olímpica Fernanda Ribeiro (individual). Quanto às atletas da ADERCUS-Recer, realizaram uma prova de grande nível que conduziu o colectivo ao 2º lugar do pódio.

Carla Martinho e Solange Jesus seguiram juntas durante toda a prova, alternado entre si a classificação de 8º e 9º lugar, enquanto que um pouco mais atrás, Márcia Martins e Rosário Pais lutavam por fechar a equipa o melhor possível. Na ultima volta, as classificações definiram-se e na meta Carla Martinho foi a 8ª classificada, Solange Jesus a 9ª, Rosário Pais 20ª e Márcia Martins a 23ª, fechando à frente do quarto elemento do FC Porto, tendo ditado a vitória por um ponto sobre a equipa portista. A júnior Susana Rosa também deu o seu contributo à equipa, tendo cortado a meta no 38º lugar entre 85 atletas.

Solange Jesus sagrou-se também campeã nacional sub-23, seguida de Tânia Silva (Liberdade FC) no 2º lugar e de Ana Ferreira (GD Estreito), 3ª classificada.

Colectivamente a Sporting Clube de Braga venceu, conquistando o 6º título no Campeonato Nacional de Corta-Mato Curto, seguindo-se a ADERCUS-Recer no 2º lugar pelo segundo ano consecutivo e o FC Porto fechou o pódio no 3º lugar, tendo-se classificado 12 equipas.

Em Mêda, no distrito da Guarda, decorreu este domingo de manhã o grande prémio de atletismo, prova de estrada disputada na distância de 6.600m para o escalão de seniores. Marco Marques (ADERCUS-Recer foi o 3º classificado, com a vitória a sorrir ao atleta Bruno Jesus (NA Joane), seguido de Alexandre Silva (CA Seia).

Sem comentários: