segunda-feira, 30 de novembro de 2009

CORTA-MATO DA AMORA

Os atletas quenianos dominaram o Cross Cidade de Amora, com Nicholas Korir e Milka Gerotich a sagrarem-se campeões da 20.ª edição da prova, com Solange Jesus a ser a terceira portuguesa, na sétima posição posição.

O pódio masculino foi totalmente ocupado por atletas quenianos, com Nicholas Korir a vencer com o tempo de 24.36 minutos, seguido por Kenneth Kiplinu (24.46) e Edwin Kwambai (25.07).

A russa Olga Golovkina (17.54) foi a única a fugir ao domínio queniano, ao ser terceira na prova feminina, ganha por Milka Gerotich (17.30), tendo Elisabeth Rumucol (17.38) sido segunda.

Os principais atletas portugueses, já seleccionados para o Europeu de Dublin, dentro de duas semanas, estiveram quase todos ausentes, tendo Ricardo Ribas, uma das excepções, ainda tentado acompanhar o "trio" queniano mas acabou por ceder e ser ultrapassado pelo madeirense Alberto Paulo.

No sector feminino, a atleta da ADERCUS Solange Jesus, na sétima posição foi a terceira atleta portuguesa e a segunda sub-23. A vencedora do escalão sub-23 foi a atleta Joana Costa (SC Braga) que desta feita superou a atleta bairradina por 16 segundos de diferença.

As provas serviram essencialmente para escolher as selecções nacionais de sub-23 e juniores para o Europeu.

Quanto à prestação dos atletas júniores da ADERCUS, Gabriel Silva foi 13º, tendo melhorado dois lugares relativamente ao cross de Oeiras. No sector feminino, Débora Santos foi a sétima classificada, a 6 segundos do último lugar que dava acesso ao campeonato da Europa, e Susana Rosa foi a 11ª classificada.

Após o Europeu, muitos dos atletas que agora irão integrar a selecção nacional mudarão de escalão e face às prestações dos jovens da ADERCUS, estarão certamente entre os melhores júniores que terão pela frente vários objectivos invernais de grande importância. Destes, Débora Santos foi a que mais se destacou e sendo esta época a sua primeira do escalão de júnior, deverá integrar já a selecção nacional de corta-mato a 31 de Janeiro, que participará no Cross internacional de Loures.

Susana Rosa a recuperar de uma gripe e Gabriel Silva também a recuperar de uma lesão, feita a separação dos atletas que vão mudar de escalão, estão também entre os melhores e irão por certo obter classificações de grande importância no objectivo principal de inverno, que será o campeonato nacional de corta-mato a disputar no dia 7 de Março, em Albufeira no Algarve.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

ADERCUS NO CROSSE INTERNACIONAL DE OEIRAS


Disputada debaixo de chuva, a 10.ª edição do Crosse Internacional de Oeiras teve como vencedores, o etíope campeão do Mundo, Gebre Gebremariam e a portuguesa Jéssica Augusto. Carla Martinho, Solange Jesus e Débora Santos estiveram entre as melhores.

O Crosse Internacional de Oeiras, uma das principais provas nacionais da especialidade, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, foi disputado na pista do Complexo Desportivo do Jamor, e serviu para a selecção dos atletas nacionais que vão disputar, os Europeus, em Dublin, na Irlanda, a 13 de Dezembro.

Dada a ausência das principais figuras internacionais, a grande expectativa girava em torno da competição feminina e ao invés da edição anterior, foi Jéssica Augusto (Nike) a superiorizar-se a Inês Monteiro (Individual), conquistando o título de campeã. Anália Rosa (Maratona Clube de Portugal) foi, tal como no ano passado, terceira no pódio.

Quanto ao desempenho das atletas da ADERCUS, Carla Martinho foi a 8ª atleta portuguesa, tendo realizado uma corrida muito regular, superiorizando-se até na parte final a atletas muito cotadas.

Quanto a Solange Jesus, foi a 1ª atleta sub-23, 10ª portuguesa, na primeira de duas provas de observação para o europeu. A atleta procura mais uma presença europeia na despedida do escalão de esperanças.

Na prova de júniores, que competiram com as séniores, Débora Santos foi a 6ª classificada, tendo mesmo superado a vencedora da semana passada de Torres Vedras. No primeiro ano do escalão de júnior e a competir com atletas séniores de primeiro ano, que ainda contam como juniores a nível internacional até ao europeu, a jovem bairradina está deste modo muito próxima de integrar a selecção nacional, caso participe completa com 6 elementos.

No próximo domingo na Amora, será o momento final de observação para os escalões de sub-23 e de júniores, prova na qual a ADERCUS voltará a estar presente.
A corrida masculina, foi ganha, sem surpresa, pelo actual campeão do Mundo, Gebre Gebremariam, da Etiópia, que subiu ao degrau mais alto do pódio. Contudo, surpresa foi o excelente segundo lugar obtido pelo português Eduardo Mbengani (Conforlimpa), relegando assim para a terceira posição, Kiprono Menjo, o outro atleta queniano.

Ricardo Fernandes (ADERCUS) subiu ao pódio na prova aberta de 4.000m, tendo cortado a meta no 3º lugar, seguido de imediato pelos companheiros de equipa Ricardo Gomes e Carlos Barrocas, 4º e 5º classificados, respectivamente.

domingo, 15 de novembro de 2009

Corta-mato de Torres Vedras


Nomes sonantes do atletismo nacional participaram no Cross de Torres Vedras – 28.º Corta-Mato dos Matos Velhos que se realizou este domingo, no Parque Verde da Várzea, em Torres Vedras. Débora Santos subiu ao pódio na prova de juniores femininos.

Cerca de 700 atletas de 13 escalões participaram neste 28.º Corta-Mato dos Matos Velhos que se constitui como a principal prova de selecção de atletas séniores utilizada pela Federação Portuguesa de Atletismo com vista ao Campeonato da Europa de Corta-Mato. Foi mais uma vez organizado pela câmara municipal, Grupo Desportivo e Recreativo de Matos Velhos e União Desportiva do Oeste.

José Rocha (Maratona CP) foi o vencedor da prova de séniores masculinos deste corta-mato, seguido por Licínio Pimentel (Conforlimpa) e Ricardo Ribas (Conforlimpa).

Dulce Félix (SC Braga) superou a concorrência nos seniores femininos, suplantando Anália Rosa (Maratona CP) e Sara Moreira (Maratona CP), 2,ª e 3.ª classificadas neste escalão, respectivamente.

Débora Santos foi a atleta da ADERCUS em destaque, tendo sido a 3ª classificada júnior. Deste modo entrou-se da melhor maneira na época de corta-mato do novo escalão, seguindo-se nas próximas semanas a participação no corta-mato de Oeiras e no Seixal.

Desde cedo a atleta bairradina se abeirou da liderança da corrida, disputada em 3 voltas, que perfizeram 3.850m de prova. Ao fim da primeira volta já se tinha formado um trio na liderança, que se manteve até final, tendo-se definido as diferenças metro a metro ao longo das duas ultimas voltas.

Esta foi a primeira das três provas de observação para o Director Técnico Nacional da Federação Portuguesa de Atletismo poder escolher os melhores atletas que irão representar Portugal no Campeonato da Europa de Corta-Mato, agendado para 13 de Dezembro, a disputar em Dublin, na Irlanda.

Na Nazaré, Gil Ferreira foi outro atleta da ADERCUS em plano de destaque, tendo ficado “à porta” do pódio, ao cortar a meta da meia-maratona em 4º lugar, com um registo de 1h12min.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

INÍCIO DE ÉPOCA PROMETEDOR



GP de Ribafria, Vilar de Andorinho e Terra Nova
Solange Jesus deslocou-se a Alcobaça para participar na 25ª prova de atletismo de Ribafria, disputada a 1 de Novembro, prova de estrada de 12.500m, na qual foi a vencedora com 48min15seg de corrida. Num percurso sinuoso, Solange desde cedo se isolou na companhia dos atletas masculinos, que correram conjuntamente, e pouco a pouco foi aumentando a vantagem sobre a segunda classificada, tendo sido cronometrada aos 10.000m em 37min, para concluir a corrida com uma vitória confortável.

Ilda Martins correu no sábado à tarde, dia 31 de Outubro, em Vila Nova de Gaia, o 6º grande prémio de Vilar de Andorinho, organizado pela Associação Recreativa Estrela do Sul. A atleta foi a vencedora da prova de estrada de 9.000m.

Ricardo Fernandes foi o 3º classificado sénior do grande prémio Rádio Terra Nova, disputado a 25 de Outubro, na Gafanha da Nazaré. O atleta foi quem impôs o ritmo da prova de 8.000m do 17º grande prémio, tendo sido superado nos últimos metros de corrida por Fernando Adrião (NAC) e por Abílio Gonçalves (ACRC Vouzela), tendo cortado a meta com um registo de 23min57seg.

Corrida do Castelo
Decorreu a 18 de Outubro em Santa Maria da Feira mais uma edição da Corrida do Castelo, que marcou o arranque oficial da nova temporada, prova que ficou marcada mais uma vez pela grande adesão de atletas, que foram cerca de 1.500, e de público, o que vem sendo um hábito ao longo das ultimas edições.

A organização foi levada a cabo pela Junta de Freguesia de Santa Maria da Feira em colaboração com a Câmara Municipal e com o Clube Desportivo Feirense.

O tiro de partida para a primeira prova de uma manhã de corridas foi dado às 9:00H. Os atletas de mais tenra idade foram os primeiros a percorrer as ruas da cidade e com a estreia de uns e o regresso à competição para outros, os jovens da ADERCUS/Recer foram competindo e confraternizando com outros de um grande número de equipas da zona norte e centro do nosso país. Não houve classificações de destaque na primeira prova da nova época desportiva nos escalões de formação, mas nos juniores e séniores alguns dos atletas da equipa da Serena de Oliveira do Bairro voltaram a marcar presença no pódio.

Nos juniores femininos Susana Rosa e Débora Santos estiveram em grande plano, tendo integrado o grupo da liderança desde o tiro de partida.

Na passagem pela meta na primeira de três voltas ao percurso, que perfizeram 3.900m, seguiam 11 atletas em grupo na frente da corrida, das quais Susana Rosa se viria a destacar já na segunda volta, para cortar a meta como a vencedora júnior. Um pouco mais para trás, Débora Santos estreou-se no novo escalão com um brilhante 4º lugar e ao sprint em luta pela presença no pódio.
Gabriel Silva foi mais um dos juniores presentes no pódio, ao alcançar o 3º lugar, tendo corrido 10.000m da prova raínha, destinada a juniores masculinos, seniores e veteranos masculinos e femininos. Nesta corrida, Carla Martinho foi também a vencedora com grande categoria, brindando o público presente com cerca de 100m de vantagem sobre Helena Sampaio, ex-atleta do Maratona Clube de Portugal que fez a sua estreia pelo GRECAS de Vagos.

Carla Martinho à passagem pelos primeiros 5.000m de prova seguia já destacada da 2ª classificada, enquanto que um pouco atrás, Solange Jesus seguia próxima de um dueto de atletas do FC Porto formada por Lilian Silva e Sónia Fernandes, tendo cortado a meta como a 6ª melhor sénior.

Entre as veteranas Ilda Martins regressou à competição como a 2ª melhor atleta do seu escalão, enquanto que no sector masculino Paulo Miguel foi o 9º classificado do extenso pelotão de veteranos.

Meia-maratona de Ovar
No dia 5 de Outubro, dia feriado da Proclamação da Republica, a meia-maratona de Ovar voltou a contar com a participação dos atletas da ADERCUS/Recer.

Uns com intiuto competitivo, outros em ritmo de treino, todos desfrutaram do excelente percurso entre a cidade, a mata, o mar e a ria.

Desta feita o destaque foi para Carla Martinho que foi a 4ª classificada com um registo de 1h17min. E para Solange Jesus, no 5º lugar, com 1h21min.

GP Feira de S. Mateus
Passado uma semana, no dia 20, Carla Voltou a Viseu, desta feita para vencer o GP da Feira de S. Mateus. Marco Marques também correu, tendo sido o 8 classificado da geral masculina.

Meia-maratona de S. Mateus
Decorreu em Viseu no dia 13 de Setembro, mais uma edição da meia-maratona internacional, o evento mais antigo integrado na Feira de S. Mateus, organizados pelos “Ribeirinhos”, que contou nesta edição com alguns atletas de grande nível, alguns dos quais foram atletas olímpicos.

Ao tiro de partida Marco Marques integrou desde logo o grupo da liderança, enquanto que mais para trás Carla Martinho esgrimia argumentos com Inês Monteiro (Maratona CP) e Joana Costa (SC Braga).

Ao longo da prova, o grupo masculino seguiu compacto até cerca dos 15km de prova, altura em que as diferenças se começaram a marcar. Gil Ferreira a contas com uma gripe que o debilitou um pouco na última semana optou por não forçar o andamento, tendo perdido contcto com a frente da corrida, e garantiu o 2º lugar da classificação de veteranos 1, tendo cortado a meta ainda assim como o 14º classificado da classificação geral, com um registo de 1h13min. Quanto a Marco Marques, mostrou o porquê de ter sido o vencedor na mesma cidade da meia-maratona das vindimas, tendo sido o 6º classificado, com 1h10min.

A prova teve como vencedor o atleta mais cotado entre os presentes que era Paulo Gomes (GD Conforlimpa), com 1h08min, seguido de Vasco Azevedo (Boavista FC), 1h09min, e de Manuel Ferreira (AFIS/Ovar), 1h09min.

Carla Martinho pouco a pouco foi-se destacando da companhia de Joana Costa (SC Braga) ao longo do difícil traçado da prova, com subidas muito inclinadas e extensas. Carla seguiu enquanto pode no encalço de Inês Monteiro, que viria a ser a vencedora. No final dos 21.097m a atleta bairradina foi a segunda classificada a cortar a meta no parque da Feira de S. Mateus, com 1h19min, a 1 minuto da vencedora, tendo a bracarense fechado o pódio feminino.


domingo, 8 de novembro de 2009

2º ENCONTRO DE PAINTBALL DA ADERCUS



A ADERCUS, Associação Desportiva Recreativa e Cultural da Serena, de Oliveira do Bairro, levou a cabo este domingo o 2º encontro de Paintball.

O evento decorreu no recinto desportivo do lugar da Serena e teve início pelas dez horas da manhã. Com catorze equipas participantes, compostas por cinco elementos cada, foi um número que superou as expectativas da organização, e que se prolongou ao longo de todo o dia.

Com um dia cinzento, a chuva fez de água benta para o baptismo de muitos dos participantes que tomaram neste evento o seu primeiro contacto com a modalidade.

O Paintball é uma modalidade desportiva, dita como radical, na qual duas ou mais equipas competem entre si, usando carregadores de bolas que soltam tinta ao atingir o adversário. O objectivo do jogo neste encontro foi conquistar uma bandeira colocada a meio do campo e regressar com à base com ela sem ser atingido. Quantos mais adversários forem eliminados, mais fácil se torna alcançar o objectivo.

Cada jogo teve duração variável, os jogadores foram eliminados quando uma bola os atingiu e estourou, em qualquer parte do corpo ou equipamento que eles usaram dentro do campo. Existiram dois juízes dentro do campo para verificar a eliminação dos jogadores. Venceram os jogos as equipas que conseguiram agarrar e levar a bandeira até a base ou que eliminaram toda a equipe adversária.

O encontro teve carácter de Paintball recreativo, pois destinou-se ao público em geral, não necessitando preparação física especial nem de equipamento específico da parte dos participantes, tendo este sido disponibilizado pela organização.

A segurança foi um dos itens mais visados neste encontro, pois além de ter a máscara de uso obrigatório, existiu sempre a preocupação de trancar os marcadores enquanto os jogos não se iniciaram. Quando se foi atingido por uma bola a sensação é semelhante à de um beliscão, mas depois de alguns segundos a dor passa. Quanto mais perto o tiro maior é a dor. Os participantes utilizaram roupa reforçada, luvas, pescoceiras e botas.

Ao longo do encontro, os participantes degustaram porco no espeto para retemperarem forças, tendo o evento sido sem dúvida um excelente momento de convívio salutar entre todos os que deslocaram ao lugar da Serena.