domingo, 3 de janeiro de 2010

CARLA E SOLANGE CORRERAM EM LUANDA


Na transição para o novo ano de 2010 a ADERCUS esteve em competição em Angola, com a participação de Carla Martinho e de Solange Jesus. Por cá Ilda Martins correu a S. Silvestre de Coimbra e em Espinho participou um trio de atletas júniores no torneio de pista coberta.

Decorreu no dia 31 de Dezembro mais uma edição da São Silvestre de Luanda, prova onde triunfaram o etíope Ali Mohammed (em masculinos) e a queniana Grace Momany (em femininos).

Uma das mais antigas São Silvestres disputadas em todo o Mundo, conheceu ontem o concluir de mais uma edição, este ano com menos problemas organizativos e com melhores condições de percurso, algumas semanas antes de Luanda acolher o CAN 2010, em futebol.

Com término dentro do Estádio dos Coqueiros e com um tempo quente e húmido a prova disputou-se nas ruas da capital angolana, com imenso público no apoio, um facto muito comentado entre os atletas no final, que rasgaram largos elogios ao ambiente vivido durante a São Silvestre de Luanda.

A prova masculina teve disputa directa entre dois atletas africanos : Ali Mohammed (Etiópia) e Lungisa Mdedelwa (África do Sul). Acabou por levar a melhor o etíope, que completou os dez quilómetros em 28.26 minutos, dez segundos mais rápido que o sul-africano. A fechar o pódio Rogath Stephen (Tanzânia) ficou já longe dos lugares de vitórias mas precisou de suar no tartan do estádio para levar a melhor sobre Tony Wamulwa (Tanzânia), que terminou com o mesmo registo, mas no 4º lugar. Em terreno africano, o melhor europeu acabou mesmo por ser o português Leonel Fernandes (Cyclones Sanitop), que terminou no 33º lugar, a mais de quatro minutos do vencedor.

Do lado feminino a corrida foi menos disputada, já que a vencedora, a queniana Grace Momanyi (31.37 minutos), chegou isolada à linha de meta e com mais de um minuto de vantagem sobre Rehima Robele (Etiópia), que terminou no segundo lugar. Momanyi ganhou assim pela terceira vez consecutiva neste evento. Do Quénia veio a terceira classificada, Rose Kosgei, que completou o pódio. A melhor europeia, tal como em masculinos, foi de nacionalidade portuguesa e foi Carla Martinho (ADERCUS), em oitavo lugar com um registo de 35min33seg e a companheira Solange Jesus (ADERCUS) terminou em 12º lugar, com 37min13seg.

De modo geral o evento correu dentro do esperado, acabando até por ser elogiado pelas mais altas patentes nacionais angolanas, que podem até, numa próxima edição, ampliar os prémios aos melhores (este ano tanto femininos como masculinos recebiam os mesmos prémios - 1º (10 mil dólares), 2º (8 mil dólares), 3º (6 mil dólares)).

No dia 2 de Janeiro, decorreu o Meeting de Luanda, em pista, prova na qual Carla Martinho voltou a calçar as sapatilhas para participar na corrida de 3.000m, tendo sido a 5ª classificada, com uma marca de 9m55seg. Quanto a Solange Jesus, abdicou da participação pelo facto de ter ficado debilitada do clima que enfrentou nos 10.000m da corrida de S. Silvestre.

Em Coimbra, a atleta veterana Ilda Martins (ADERCUS) participou na corrida de S. Silvestre, no dia 30 de Dezembro, na qual foi a 2ª classificada, superada por Rosa Oliveira (AMVE), que confirmou a supremacia que lhe é reconhecida, e no 3º lugar fechou o pódio outra das atletas de Vermoim, que foi Hermínia Pereira (AMVE).

Em Espinho decorreu no passado Sábado à tarde e Domingo de manhã um torneio de pista coberta, no qual João Pereira (ADERCUS) foi o 4º classificado da sua série de 200m, tendo corrido em 25:01seg. Susana Rosa (ADERCUS) foi a 3ª classificada da prova de 3.000m, cronometrada com 10min39seg84 e a companheira de equipa Débora Santos foi a 4ª, com 11min05seg76.

Sem comentários: