segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

SUSANA ROSA VENCEU EM TORRES NOVAS


Em fim de ano, a ADERCUS-Recer esteve em competição na estrada nas tradicionais corridas de S. Silvestre. Em Torres Novas, Tábua e Loriga, foram vários os atletas da equipa bairradina que subiram ao pódio.

Disputou-se ao fim da tarde do passado sábado em Torres Novas, mais uma edição da corrida de S. Silvestre, organizada pelo Município de Torres Novas e pela União Desportiva e Recreativa da Zona Alta.

A corrida de fim de ano da comunidade torrejana ficou marcada pela chuva que perdurou durante todo o evento, mas foi brindada pela qualidade do lote de atletas que marcaram presença e pela quantidade de populares que engrossaram o pelotão.

A participação da equipa de atletismo da Serena de Oliveira do Bairro teve início na prova de juniores femininos, numa distância de 3.000m, na qual Susana Rosa venceu por 8 segundos Ana Rodrigues (CA Riachense) e por 50 segundos Isa Tavares (GDJ Leião).

Gabriel Silva correu na prova principal de 10.000m, na qual foi o 4º classificado júnior. Quanto aos companheiros mais velhos, Gil Ferreira foi o melhor, tendo subido ao pódio como o 3º melhor entre os veteranos, abrindo caminho para o 2º lugar colectivo da equipa, face à forte equipa do GDR da Reboleira que foi a vencedora.

Entre as atletas femininas, Carla Martinho também subiu ao pódio no 3º lugar, seguida de Solange Jesus 4ª e de Rosário Pais que no 14º lugar fechou a equipa que foi também 2ª classificada, tendo a vitória sorrido para a SportZone Running Team.

Ao mesmo tempo, em Tábua desenrolou-se pelas principais ruas da vila outra corrida que teve a organização do MK-Makinas - Associação de Desportos, Tábua XXI – Associação Juvenil, MontycircleMix e Agência de Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital. Contou com o apoio da Câmara Municipal de Tábua, do Instituto Português da Juventude e da Junta de Freguesia de Tábua.

A ADERCUS-Recer fez-se representar por duas atletas, tendo Márcia Martins sido a 2ª classificada da corrida principal para seniores e veteranas femininas e Ilda Martins foi a vencedora ente as atletas veteranas.

Márcia Martins voltou a colocar o dorsal ao peito passadas 24 horas, na S. Silvestre de Loriga na Serra da Estrela, na qual repetiu a classificação obtida na véspera.

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

SOLANGE JESUS VENCEDORA EM PORTALEGRE


Solange Jesus (ADERCUS-Recer) e António Tarvassos (Sporting CP) foram os grandes vencedores da XI edição da São Silvestre do Crato, em mais uma prova da Associação de Atletismo Distrital de Portalegre bastante participada.

Numa excelente tarde para a prática do atletismo, foram cerca de 140 os atletas participantes na S. Silvestre do Crato em Portalegre, desde os Benjamins B até aos Veteranos.

Na principal prova feminina de 5.000m, Solange Jesus (ADERCUS-Recer) foi a vencedora destacada, agora já recuperada da gripe que a afectou à uma semana atrás no europeu de corta-mato, tendo-se superiorizado a Liliana Teixeira (Maratona CP) e Raquel Trabuco (CFO Elvas) que ocuparam as 2ª e 3ª posições do pódio, respectivamente.

Na prova masculina, dois atletas do Sporting Clube de Portugal ocuparam as duas primeiras posições. O mais rápido foi António Travassos, que fez valer a sua veterania sobre o companheiro de equipa Túlio António. O Espanhol Cláudio Bravo (AVALCANTARA) foi quem fechou o pódio no 3º lugar e Ricardo Gomes (ADERCUS-Recer) foi o 11º atleta na meta.

domingo, 14 de dezembro de 2008

SOLANGE CORREU EUROPEU E SUSANA VENCEU NA PALHAÇA










Em Bruxelas, Solange Jesus correu o Europeu de corta-mato, enquanto que na Palhaça ADERCUS-Recer teve vários atletas em destaque.

Bruxelas acordou com tempo frio, ainda assim um pouco mais quente que nos dias anteriores. Apesar de estar nublado não choveu durante as provas. O percurso no Parc de Laeken, um grande parque na cidade de Bruxelas, que entre outras atracções tem ao topo o Atomium, estrutura de mais de 100 metros que representa um atómo, é todo ele relvado, o que dá sempre uma beleza adicional ao espectáculo. Contudo os atletas não se livrarão da lama, já que em alguns pontos fulcrais do percurso, nomeadamente após as descidas, o percurso encontrava-se com alguma quantidade assinalável.

Solange Jesus, atleta da ADERCUS-Recer correu pela selecção nacional sub-23 que esteve em muito bom plano, já que as atletas ao longo da prova foram sempre muito coesas.

Joana Costa (SC Braga) foi a surpresa, que no seu primeiro ano de Sub-23, alcançou logo um 12º lugar. Também Ercília Machado (SC Braga) conseguiu um resultado melhor que o do ano passado, terminando em 29º lugar, tendo sido um elemento preponderante da equipa, que seguiu muito coesa mais atrás. As restantes três atletas foram então Ana Ferreira (GD Estreito) 47º, Solange Jesus (ADERCUS-Recer) 50º e Tânia Silva (Liberdade FC) 51º. Solange após ter passado a noite antes da prova com febre optou por fazer uma corrida sem arriscar demasiado, de forma a correr pelo seguro com vista ao melhor resultado possível do colectivo nacional.

Colectivamente a vitória sorriu à selecção da Grã-Bretanha, que venceu à vontade sobre as selecções da Rússia (2º) e da Alemanha (3º). Portugal obteve o 7º lugar, melhorando o 8º lugar do ano passado, ficando a somente dois pontos da selecção 5ª classificada.

Na vila da Palhaça, de Oliveira do Bairro, decorreu este domingo de manhã mais uma edição do grande prémio de atletismo. As provas foram sendo disputadas debaixo de aguaceiros fortes e frios, que por vezes foram dando tréguas aos atletas que evoluíram pelas ruas da Palhaça.

Dos atletas mais jovens da ADERCUS-Recer, Sérgio Nolasco foi o que mais se destacou num duelo com Igor Valente (Escapães) nas duas voltas da prova de infantis masculinos, tendo cortado a meta no 2º lugar a escassos metros do vencedor.

Na prova de juniores, correram conjuntamente atletas masculinos e femininos numa distância de 6.000m e Susana Rosa brilhou ao vencer a prova com enorme vantagem sobre a 2ª classificada que foi Nadine Leite (Mozelense). Quanto aos companheiros masculinos, Gabriel Silva foi o 4º classificado, tendo perdido um lugar de pódio a contas com uma bolha durante a corrida, e Xavier Simões foi o 9º atleta a cortar a meta.

Quanto à prova principal feminina de 8.000m para seniores e veteranos femininos a vitória colectiva foi mais uma vez conquistada pela ADERCUS-Recer, face às prestações de Carla Martinho 4ª classificada, Márcia Martins 11ª e Rosário Pais 15ª. Ilda Martins foi a 3ª veterana, numa prova marcada ela qualidade do pelotão com atletas de grande valia nacional e algumas estrangeiras.

Na corrida rainha masculina de 10.000m, a ADERCUS-Recer fez alinhar à partida 10 atletas, com destaque para Gil Ferreira que foi o 4º veterano 1.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Sérgio Nolasco 3º em Torres Vedras


Em fim-de-semana de chuva e frio, a ADERCUS-Recer esteve em competição em provas de corta-mato em Torres Vedras e em França.

Catorze atletas da ADERCUS-Recer participaram no Cross de Torres Vedras – 27.º Corta-Mato dos Matos Velhos, que se realizou ontem, dia 30 de Novembro, no Parque Verde da Várzea.

Debaixo de uma intempérie, a generalidade dos jovens atletas tiveram uma boa prestação, com destaque para o infantil Sérgio Nolasco que subiu ao pódio no 3º lugar. Entre os mais velhos, a júnior Susana Rosa cortou a meta em 11º lugar com quatro atletas à sua frente que após o campeonato da Europa serão do escalão sénior. Em sub-23, Ricardo Fernandes voltou a ser o 10º classificado, tendo realizado uma prova muito regular.

No norte de França, Carla Martinho correu o Cross do Aço na vila de Leffinckoucke em Dunkerque, tendo sido a 20ª classificada dos 5.800m de prova. Esta foi uma competição com grande participação africana, com as atletas da Etiópia a conquistarem os quatro primeiros lugares, e que serviu para definição da constituição da selecção francesa que irá disputar o campeonato da Europa de corta-mato em Bruxelas, na Bélgica, no próximo dia 14 de Dezembro. Carla teve um bom desempenho, a avaliar pela superioridade que teve sobre a meta relativa à compatriota Clarrisse Cruz (Sporting CP).

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

MARCO, MÁRCIA, ILDA E SOLANGE BRILHARAM


Em estrada na Guarda e no corta-mato da Amora, quatro atletas da ADERCUS-Recer estiveram mais uma vez entre os melhores, com prestações que os conduziram ao pódio.

Decorreu no passado sábado à tarde o “grande prémio de atletismo Cidade da Guarda 809 anos”, no qual a ADERCUS-Recer obteve dupla vitória nas provas principais de seniores, obtidas por Marco Marques e Márcia Martins. Ao pódio subiu também Ilda Martins, que foi a segunda classificada do escalão de veteranos femininos.

Entretanto no parque do Cerrado disputou-se este domingo de manhã o XIX Corta-mato internacional “Cidade de Amora”, que teve em Ana Dias, da Casa do Benfica de Faro, e no Queniano David Kilel os grandes vencedores, de uma prova que contou com cerca de 900 participantes.
Ana Dias venceu a prova feminina com o tempo de 17.45 minutos, seguida de Rahab Ndungu, do Quenia e Ercília Machado, do Sporting Clube de Braga (1ª Sub-23). A atleta Solange Jesus da ADERCUS-Recer cortou a meta num brilhante 5º lugar da classificação geral, logo atrás de Natália Popokova da Rússia, tendo sido a 3ª atleta portuguesa e a segunda Sub-23.

Face ao resultado obtido nesta competição, da qual ficaram apuradas as quatro melhores atletas e ao primeiro lugar obtido na semana passada em Oeiras, Solange terá assegurado a presença em mais uma selecção nacional Sub-23, com vista à participação no campeonato da Europa de corta-mato, que será disputado no próximo dia 14 de Dezembro em Bruxelas, na Bélgica.
No sector masculino, David Kilel, do Quénia, chegou à meta com o tempo de 31.18 minutos, seguido de Sérgio Silva, do Maia A. Clube e de Rui Teixeira, do Joane. Ricardo Fernandes da ADERCUS-Recer foi o 25º atleta da classificação geral de um pelotão muito forte, tendo sido o 10º classificado Sub-23 com uma exibição soberba, em crescendo ao longo de toda a prova.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Marco Marques foi medalha de bronze na Nazaré


A ADERCUS-Recer esteve em competição este fim-de-semana na 34ª edição da meia-maratona da Nazaré. Em Viana do Castelo, Solange Jesus realizou um estágio de Esperanças de preparação para o Campeonato da Europa de Corta-mato.

A Nazaré foi palco de mais uma edição da grande corrida de meia-maratona, que é a mais tradicional das competições da especialidade no nosso país e por isso conhecida como “a mãe das meias-maratonas”.

Com um dia de sol magnífico, um cheiro a maresia e a peixe seco que abundava ladeando a marginal até ao porto de abrigo, Marco Marques foi dos atletas da ADERCUS-Recer quem melhor aproveitou a oportunidade para bater mais um record pessoal com uma marca de 1h10m30s e subir ao pódio no 3º lugar para receber a medalha de bronze das mãos de uma mulher de sete saias. Pouco depois seguiram-se Gil Ferreira e Luís Silva, que cortaram a meta juntos no 5º e 6º lugares respectivamente com uma marca de 1h11m. Um pouco mais para trás, também em grupo, cortaram a meta com 1h17m de prova os atletas Ricardo Gomes, Hugo Ramalho e António Pereira.

Terminou em Viana do Castelo este domingo mais um estágio da Federação Portuguesa de Atletismo para atletas Esperanças, do escalão de Sub-23, no qual Solange Jesus tomou parte. O estágio visou a preparação dos principais atletas com vista à preparação para o Campeonato da Europa de Corta-mato que se disputará a meados do mês de Dezembro em Bruxelas, na Bélgica.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

ADERCUS-Recer na Maratona do Porto




Este domingo ficou marcado pela estreia de um trio de atletas da ADERCUS-Recer que alinhou à partida para a distância mítica da maratona, na cidade do Porto. Em Viseu, Marco Marques correu os 15km de Silgueiros.

Decorreu este domingo de manhã nas ruas da cidade do Porto e de Vila Nova de Gaia a 5ª edição da EDP Maratona Cidade do Porto. O queniano Samuel Muti e a etíope Tirfe Beyene foram hoje os vencedores, numa prova em que os melhores portugueses foram António Salvador, sétimo classificado, e Fátima Silva, segunda.


O atleta do Cyclones foi o único a acompanhar os corredores africanos na primeira metade da prova, mas depois ficou só e não conseguiu manter o andamento na segunda metade, terminando em 2h17m47s, contra 2h11m08s do vencedor.


Esta foi a segunda marca de sempre em território nacional, a seguir ao tempo do vencedor da Maratona do Porto de 2006, Lawrence Saina, que gastou 1h09m52s. O segundo português foi Luís Silva (ADERCUS-Recer), com 2h19m57s, em 10.º lugar.


No sector feminino, a atleta etíope foi uma folgada vencedora, com 2h35m31s, enquanto Fátima Silva concluiu a prova em 2h46m22s.

Quanto aos restantes representantes da ADERCUS-Recer, Gil Ferreira foi o 14º atleta da classificação geral e o 4º atleta português com uma marca de 2h29m12s. Hugo Ramalho foi o menos feliz, tendo-se visto obrigado a abandonar a competição aos 30km a contas com uma forte indisposição física.

Luís Silva e Gil Ferreira foram brindados com os aplausos do público que vibrava com o desempenho destes e de outros destemidos atletas nacionais que se intrometeram no meio da “armada africana” presente na competição. Tiveram ainda a honra de serem distinguidos entre os melhores atletas portugueses, no pódio da melhor maratona disputada em território nacional, que na linha de partida contou já com 800 participantes.

Quanto ao desenho da prova dos atletas da equipa de atletismo bairradina, Luís Silva optou por um ritmo pré-definido, mas essa táctica obrigou-o a correr a maior parte da prova isolado desde os primeiros 5km. Pouco a pouco foi ultrapassando alguns atletas africanos até à linha de meta, que iam quebrando face aos ritmos impostos na frente da corrida. Gil Ferreira preferiu não arriscar a percorrer tanto tempo de prova sozinho, tendo liderado um segundo grupo de atletas até ao 30º quilómetro, altura em que decidiu arrancar isolado para a meta à procura da melhor marca possível. Quanto a Hugo Ramalho, também seguiu cautelosamente integrado num trio de atletas, mas não foi feliz na sua estreia, tendo abandonado a prova pouco depois dos 30km.

Em Silgueiros, localidade próxima de Viseu, Marco Marques (ADERCUS-Recer) correu uma prova de 15km que teve como vencedor o atleta campeão nacional de 10.000m António Silva (CP Mangulde). Marco cortou a meta no 4º lugar, face ao desempenho também de Leonel Fernandes e de Hélder Santos, ambos atletas do Cyclones-Sanitop, que foram respectivamente o 2º e 3º classificados.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Ilda vencedora e Gabriel de bronze


A ADERCUS-Recer esteve este fim-de-semana em competição na estrada em Santa Maria da Feira e na Figueira da Foz. Com dois atletas no pódio e outros a classificarem-se também em lugares cimeiros, ficou assim marcado o arranque oficial para a nova época desportiva de 2008/2009.

A ADERCUS-Recer participou na 11ª Corrida do Castelo, disputada na manhã solarenga de domingo, em Santa Maria da Feira, com a participação de vários atletas dos escalões de formação, com destaque para o 6º lugar do infantil Sérgio Nolasco.

Quanto ao desempenho dos mais velhos, Susana Rosa na primeira competição disputada como junior teve uma boa estreia, cortando a meta na 6ª posição, numa prova que contou com parte das melhores atletas nacionais do seu escalão.

Na prova rainha corrida na distância de 10.000m, competiram juniores masculinos, seniores femininos e masculinos. A ADERCUS-Recer teve em competição Carla Martinho e Solange Jesus, que se classificaram em 4º e 5º lugares respectivamente. A corrida feminina foi vencida por Helena Sampaio (Maratona CP), seguida de Sara Pinho (Sporting CP) em 2º lugar e Mónica Silva (FC Porto) fechou o pódio como 3ª classificada.

No sector masculino a vitória sorriu a Vítor Oliveira (NA Joane), seguido de Jorge Pinto e Pedro Cruz, 2º e 3º classificados, ambos atletas da Juventude Unida de Fornos. Marco Marques (ADERCUS-Recer) foi o 5º classificado e o companheiro de equipa Ricardo Fernandes foi o 13º. Quanto aos Juniores masculinos, Gabriel Silva subiu ao pódio no 3º lugar e Xavier Simões foi o 10º classificado.

Nos arredores da Figueira da Foz, correu-se na mesma manhã pelas ruas de Santo Amaro da Boiça mais um tradicional Grande Prémio, organizado pelo Centro Recreativo Atlético Santamarense.

Da equipa de atletismo da Serena de Oliveira do Bairro participaram Márcia Martins e a mãe, a atleta veterana Ilda Martins. Márcia foi a 4ª classificada, numa prova que teve como vencedora a atleta olímpica Clarisse Cruz (Sporting CP), seguida de Ana Ferreira (GD Estreito) em 2º lugar e Patrícia Pereira (Juv. Vidigalense) em 3º. Entre as atletas veteranas Ilda Martins foi a vencedora, demonstrando que ainda está para as “curvas” no asfalto.

domingo, 12 de outubro de 2008

Carla Martinho, Marco Marques e Paulo Miguel de bronze




Um trio de atletas da ADERCUS-Recer subiu ao pódio em S. João da Madeira e em Viseu. Carla Martinho, Paulo Miguel e Marco Marques foram os atletas que conquistaram lugares de bronze no fim-de-semana de competição.

No passado sábado à noite, as ruas de S. João da Madeira foram palco da corrida do Grande Prémio 11 de Outubro, organizado pelos Serviços Sociais do Município de S. João da Madeira. Em mais uma noite de grande promoção da modalidade, a ADERCUS-Recer esteve representada por 10 atletas dos escalões de formação, mas desta vez o destaque foi para os atletas maiores, com Diogo Miguel a alcançar o 6º lugar em juniores masculinos e Paulo Pereira foi 10º entre os seniores masculinos. Carla Martinho em seniores e Paulo Miguel em veteranos subiram ao pódio no 3º lugar.

Esta foi a primeira competição para Diogo Miguel e de Paulo Miguel com a camisola da equipa de atletismo da Serena de Oliveira do Bairro. Trata-se de mais um caso de pai e filho, sendo de destacar que Diogo é nada mais que o campeão europeu de juniores de corrida de orientação. A frequentar o 2º ano de medicina na Universidade do Porto, o atleta escolheu a ADERCUS-Recer para disputar o seu calendário de provas de atletismo, integrado na preparação da corrida de orientação na qual representa o ORI-Estarreja.

Marco Marques foi outro dos atletas da ADERCUS-Recer que teve a honra de subir ao pódio em Viseu este domingo de manhã, em mais uma edição a meia-maratona das Vindimas. Marco foi também 3º classificado com 1h15m, superado por António Salvador e por José Moreia, ambos atletas do Cyclones Sanitop, de Viana do Castelo. Também em meia-maratona, António Pereira correu a meia-maratona do Douro Vinhateiro, tendo alcançado o 16º lugar com um registo de 1h18m.

domingo, 5 de outubro de 2008

ADERCUS-Recer brilhou em Ovar


Oito atletas da ADERCUS-Recer alcançaram records pessoais na meia-maratona de Ovar e obtiveram classificações entre os vinte primeiros, numa prova onde competiram cerca de 2.000 atletas.

Decorreu este domingo de manhã a 20ª edição ma meia-maratona cidade de Ovar, que numa organização do AFIS-Ovar colocou em competição quase 2.000 atletas na prova de meia-maratona, 2.400 numa caminhada e 500 atletas jovens numa mini-maratona denominada “correr pela vida, não à droga”, totalizando cerca de 5.000 participantes no evento.

António Salvador (Cyclones) foi o vencedor da corrida que liderou a desde o início, primeiro incluído num grupo atletas, dos quais se foi desfazendo ao longo do percurso, até ficar isolado. Dos atletas da ADERCUS-Recer, Luís Silva foi que mais tempo seguiu na frente do pelotão até ao momento em que as posições se decidiram face ao andamento extremamente rápido imposto pelo vencedor desde muito cedo. Luís correu grande parte da prova isolado no 7º lugar que se manteve até à linha de meta, cortada com novo record pessoal de 1h07m01s.

Dos atletas da equipa da Serena de Oliveira do Bairro, seguiu-se um festival de records pessoais, com Gil Ferreira a cortar a meta no 11º lugar com 1h08m40s, Ricardo Gomes foi o 15º com 1h10m59s, 16º Paulo Pereira com 1h11m03s, 18º Hugo Ramalho com 1h12m08s, 19º Marco Marques com 1h12m27s. Ricardo Fernandes correu em 1h15m34s, dado ter retomado o treino apenas há três semanas, após o seu período de transição. António Pereira na segunda época de atletismo, conseguiu também estabelecer nova marca na distância que fixou em 1h17m50s.

No sector feminino, Inês Monteiro (Maratona) foi a melhor, ficando à frente de Marisa Barros (Açoreana Seguros), em 2º, e Doroteia Peixoto (Açoreana Seguros), 3º classificada. Solange Jesus (ADERCUS-Recer) foi a 10ª classificada também com record pessoal de 1h20m44s, tendo superado um lote considerável de atletas de bom nível na distância.

Para Luís Silva, Gil Ferreira e Hugo Ramalho esta competição serviu de teste para a maratona que irão realizar dentro de 3 semanas no Porto. O trio de atletas teve um desempenho muito bom, esperando-se que no dia 26 deste mês consigam cortar a meta dos 42.195m com motivo de satisfação idêntico.

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Susana e Gabriel venceram em Pinheiro da Bemposta


Pinheiro da Bemposta e Famalicão foram os palcos de competição da ADERCUS-Recer, em fim-de-semana de provas de estrada.

Decorreu este domingo de manhã na Vila de Pinheiro da Bemposta, do Concelho de Oliveira de Azeméis, o XIX Grande Prémio de Atletismo de S. Paio em atletismo. O evento da responsabilidade do Grupo Juvenil de Pinheiro da Bemposta contou com a presença dos atletas de formação da ADERCUS-Recer que tiveram no escalão de juvenis uma dupla vitória no sector feminino e masculino.

A participação dos atletas bairradinos fez-se desde o escalão de infantis a juvenis, com Sérgio Nolasco e André Soares a cortarem a meta em 24º e 33º lugares respectivamente, enquanto que no escalão de iniciados Márcia Cardoso foi 13ª, Jéssica Coelho 17ª e o masculino Bruno Nolasco o 17º.

Foi na prova de juvenis que brilharam Susana Rosa e Gabriel Silva, vencedores destacados das respectivas corridas. Susana Rosa teve companhia durante parte da corrida de uma atleta de Seia, mas acabaria por ceder na parte final, permitindo à atleta da ADERCUS-Recer uma vantagem muito grande face à segunda classificada. Quanto a Gabriel Silva, superou o atleta Diego Manjate (SSCMSJ Madeira), campeão nacional de 1.500m por cerca de 40 segundos, valorizando desta forma a sua vitória face a um adversário de grande valor.

Em Famalicão alinharam na IX Corrida Famalicão-Joane mais alguns dos atletas da ADERCUS-Recer, com destaque para Solange Jesus que concluiu os 12km de corrida na 6ª posição. Carla Martinho também esteve em competição, mas quedou-se desta feita no 10º lugar face a uma indisposição física durante a corrida.

Ovar será o palco no próximo domingo dia 5 de Outubro, de mais uma edição da tradicional meia-maratona, que servirá de teste para Luís Silva, Gil Ferreira e Hugo Ramalho, os três maratonista da ADERCUS-Recer que terão a companhia de nada mais do que 13 companheiros de equipa.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Gabriel Silva 2º em Sta. Mª. de Lamas


A ADERCUS-Recer entrou em competição com os jovens atletas da melhor forma em Santa Maria de Lamas, prova na qual entre os seniores a atleta Carla Martinho aproveitou também para iniciar mais uma época competitiva. Em Vila Nova de Gaia, Paulo Pereira correu a meia-maratona SportZone.

Decorreu no Sábado à tarde em Santa Maria de Lamas mais uma edição do Grande Prémio do Clube de Futebol União de Lamas, que contemplou provas para todos os escalões.

A ADERCUS-Recer esteve representada por parte dos jovens que integram a equipa, tendo ficado adiada a estreia dos debutantes por mais algumas semanas. Gabriel Silva, Susana Rosa e Sérgio Nolasco foram os atletas que mais se destacaram, com os restantes a obterem resultados também bastante razoáveis.

Na prova de infantis masculinos Sérgio Nolasco foi 7º classificado e o companheiro André Soares na sua primeira experiência competitiva foi 19º. Em iniciados femininos, Márcia Cardoso foi a 11ª e Susana Costa 21ª, enquanto que entre os masculinos, Bruno Nolasco foi o 20º.

Na prova de juvenis femininos Susana Rosa foi a 4ª classificada e entre os masculinos Gabriel Silva foi o segundo classificado, superado apenas por um atleta que é campeão nacional de 3.000m.

Entre os seniores, competiram na prova masculina mas apenas em ritmo de treino Ricardo Fernandes, Ricardo Gomes e Miguel Silva. Já no sector feminino, Carla Martinho e Solange Jesus estiveram em competição ao mais alto nível entre um pelotão de grande qualidade, tendo Carla obtido o 4º lugar e Solange o 6º.

Em Vila Nova de Gaia Paulo Pereira correu a meia-maratona SportZone, tendo sido o 14º atleta da classificação geral entre atletas portuguesas, com uma marca de 1h14m.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Luís Silva 3º em Viseu


A ADERCUS-Recer subiu ao pódio três vezes na meia-maratona de Viseu, desta vez com os actores a serem os masculinos da equipa de atletismo do lugar da Serena de Oliveira do Bairro.

Decorreu na “cidade de Viriato” este domingo de manhã a 29ª edição da meia-maratona de Viseu. A ADERCUS-Recer fez alinhar à partida para o difícil traçado da capital da beira quatro atletas, que na meta chegaram todos entre os vinte primeiros da classificação geral e três deles entre os dez melhores.

Luís Silva foi mais uma vez o chefe de fila tendo subido ao pódio no lugar de bronze da classificação geral, com um registo de 1h07m32s. O atleta realizou uma corrida cautelosa na fase inicial, tendo optado por uma segunda parte mais forte. Face à táctica de corrida delineada, conquistou o ultimo lugar do pódio a um atleta africano nos últimos quilómetros de prova, tendo terminado com um ritmo rapidíssimo, cronometrando no seu GPS os últimos 1.000m em 3:00 minutos.

Pouco depois, foi a vez de Gil Ferreira cortar a linha de meta no 7º lugar da classificação geral, mas como vencedor do escalão de veteranos, com a marca de 1h10m20s. Na classificação geral, Nuno Nogueira foi 9º com 1h12m33s e Hugo Ramalho 17º com 1h15m21s a fechar a equipa que subiu ao pódio como a grande vencedora da classificação colectiva.

Realça-se o desempenho de Luís Silva, Gil Ferreira e Hugo Ramalho, dado que os atletas se encontram numa fase de acumulação de muito treino, visando a estreia na distância mítica da maratona, prevista para o final do mês de Outubro na Maratona Cidade do Porto. Quanto a Nuno Nogueira vem consolidando uma subida de forma gradual que lhe permite estar já entre os melhores e com marcas de grande qualidade.

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

MÁRCIA MARTINS 3ª NA MONTANHA


Pela montanha e pela estrada estiveram em competição este fim-de-semana alguns dos atletas da ADERCUS-Recer.

Márcia Martins (Adercus-Recer) foi mais uma vez a 3ª classificada em corrida de montanha, desta vez na “subida da Calçada Romana do Tintinolho”, disputada entre a Aldeia Viçosa e a cidade da Guarda. Esta foi a 3ª e ultima jornada da taça de Portugal de corrida de montanha da Federação Portuguesa de Atletismo, na qual a atleta foi superada nos cerca de 8.000m de competição apenas pelas habituais companheiras de selecção. Lucinda Moreiras (NA Matosinhos) foi a vencedora seguida pela companheira de equipa Rosa Madureira (NA Matosinhos). Em destaque esteve também Ilda Martins (ADERCUS-Recer) fez valer a veterania para cortar a meta com um magnífico 5º lugar da classificação geral.

Na Amora decorreu a tradicional corrida da Festa do Avante, na qual esteve presente Solange Jesus correndo a sua primeira competição após umas merecidas férias, tendo concluído a prova de 10.000m no 6º lugar com um registo de 37 minutos.

Em Viseu, Nuno Nogueira (ADERCUS-Recer) foi o 10º classificado sénior do Grande Prémio da Feira de S. Mateus, disputado também numa distância de 10.000m, cortando a meta com 31 minutos de prova. Nuno já havia sido em meados de Agosto 15º classificado no Grande Prémio do Baraçal-Sabugal, entre um grupo de atletas presentes de grande valia, demonstrando de competição para competição uma notável evolução que se espera que lhe permita alcançar êxitos semelhantes aos obtidos enquanto atleta jovem.

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Márcia, Carla e Susana de novo no pódio


De novo na montanha, Márcia Martins continua a subir ao pódio, enquanto que pela estrada na Vagueira Carla Martinho e Susana Rosa também tiveram a honra de estar entre as medalhadas. Equipa de pódio foi também a masculina da ADERCUS-Recer na meia-maratona de Pombal.

Decorreu no passado Sábado à tarde a 8ª edição da corrida de montanha “Trilho dos Mouros”, que teve partida em Sever do Vouga e meta na freguesia de Dornelas. A prova percorreu montes e vales, percorrendo verdes trilhos da serra do Arestal, numa distância de 13.000m.

A ADERCUS-Recer teve em competição Márcia Martins e Ilda Martins, atletas que já se sentem como peixe na água neste tipo de competições. Márcia subiu de novo ao pódio, batida pelas companheiras de selecção Lucinda Moreiras (NA Matosinhos) que foi a vencedora e por Rosa Madureira (NA Matosinhos), a 2ª classificada. Quanto a Ilda Martins, foi a 4ª atleta veterana com mais uma prestação brilhante face à qualidade das adversárias presentes.

Algumas horas após, decorreu na praia da Vagueira a milha urbana, que foi uma organização conjunta do GRECAS e da Câmara Municipal de Vagos. Em prova estiveram os atletas mais jovens da ADERCUS-Recer e apenas três dos seniores.

Susana Rosa foi quem mais se destacou entre os jovens, tendo subido ao pódio no 2º lugar do escalão de juvenis, enquanto que Gabriel Silva alcançou um honroso 5º lugar no mesmo escalão. Sérgio Nolasco foi o 7º entre os infantis, enquanto que em iniciados Márcia Cardoso foi a 7ª e Jéssica Coelho a 10ª.

Nas provas rainhas, nas séries de elite correram Carla Martinho, Solange Jesus e Ricardo Fernandes. Carla esteve em grande plano tendo imposto o ritmo de corrida, tentando desgastar a atleta mais cotada presente que era Sandra Teixeira (Sporting CP) que até bem próximo da prova esteve em luta por um lugar nos Jogos Olímpicos na prova de 800m. Para além de Sandra Teixeira, Lídia Sousa (FC Porto) era outra adversária cotadíssima, dado que havia sido vice-campeã de Portugal de 1.500m uma semana antes e Carla quase conseguiu que esta perdesse contacto com a liderança a meio da prova. No entanto, na parte final, face ao desgaste e também à conhecida maior velocidade terminal da sportinguista e da portista, Carla Martinho acabaria por cortar a meta no 3º lugar.

Atrás de Carla Martinho seguia Solange Jesus que na ultima competição da época demonstrou o porquê das marcas alcançadas e com uma parte final muito rápida desenvencilhou-se da restante concorrência, tendo-se aproximado muito da companheira de equipa, concluindo os 1.609m de corrida como 4ª classificada a escassos 4 segundos do pódio.

Entre a elite masculina, Ricardo Fernandes foi o 17º classificado, tendo tido um bom desempenho, dado que é um atleta de distâncias mais longas mas que fez questão de marcar presença na Vagueira.

No domingo de Manhã sete atletas masculinos da ADERCUS-Recer correram em Pombal na meia-maratona, prova com muita tradição, integrada na comemoração das festas do Bodo. Sete era o número de atletas necessários para a pontuação da classificação colectiva que premiava monetariamente as equipas presentes e apesar do grupo de atletas bairadinos estar em início de preparação para o próximo grande ciclo de competição, foi alcançado o 3º lugar do pódio.

A equipa vencedora foi o Núcleo de Atletismo de Joane, seguida do Grupo Desportivo Unidos Caxienses de Lisboa como “vice”. Da ADERCUS-Recer contribuíram para o 3º lugar os atletas Luís Silva com 1h10m, Gil Ferreira 1h12m, Ricardo Gomes 1h13m, Nuno Nogueira 1h15m, Hugo Ramalho 1h16m, Paulo Pereira 1h17m e António Pereira 1h23m.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Carla e Solange medalhadas nos Campeonatos de Portugal


Carla Martinho subiu duas vezes ao pódio nos campeonatos de Portugal de pista e a companheira Solange Jesus arrecadou também uma medalha, juntando-lhe novo record pessoal. Pela estrada, a ADERCUS-Recer teve este fim-de-semana atletas em competição em Santo Tirso, na Guarda e em Leiria.

Decorreu este fim-de-semana a 71ª edição dos campeonatos de Portugal de pista, que tiveram lugar na pista de atletismo Carla Sacramento, no Seixal.

Na primeira jornada Carla Martinho participou na prova de 1.500m e alcançou a primeira de duas medalhas, tendo subido ao pódio no 3º lugar. Seguiu-se a participação de Solange Jesus na corrida de 3.000m obstáculos e a soma de mais uma medalha de bronze, com a atleta a conseguir melhorar o registo na distância em 4 segundo, passando a ter como record pessoal 10m34s. Solange foi superada apenas por duas atletas que irão estar presentes nos Jogos Olímpicos de Pequim.

No segundo dia, Carla Martinho voltou a entrar em pista para dar 12 voltas e meia à pista, na corrida de 5.000m. Carla partiu na peugada de Mónica Rosa (Maratona CP) que impôs desde inicio um ritmo de corrida muito forte e a cerca da entrada para o 2º quilómetro de prova alcançou a liderança. Pouco após, face à desistência da atleta do Maratona, Carla teve pela frente mais 3.000m sempre na liderança da prova até à linha de meta, que lhe conferiu o título de campeã e Portugal de 5.000m, coroando uma época recheada de grandes resultados.

Também na noite de sábado em Santo Tirso, Luís Silva esteve em competição na milha urbana, na qual foi o 9º classificado da série de elite.

No domingo de manhã alguns jovens da ADERCUS-Recer correram no grande prémio do concelho de Ansião, em Leiria. Gabriel Silva e Susana Rosa foram os vencedores da prova do escalão de juvenis, enquanto que nos iniciados, Márcia Cardoso foi a 6ª classificada e Susana Costa a 7ª. Entre os seniores, participou ainda António Pereira que terminou a prova em 12º lugar.

Regressada do campeonato da Europa de corrida de montanha, Márcia Martins continuou em competição e desta vez venceu o grande prémio Vale de Estrela na Guarda, numa corrida de 6.600m, disputada num circuito de 3 voltas. Seguiu-se no 2º lugar da classificação geral a vice-campeã nacional de veteranos Ilda Martins, demonstrando que mesmo entre as seniores continua a lutar por lugares cimeiros.

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Márcia Martins correu Europeu de Montanha

Márcia Martins esteve em bom plano na estreia em competições internacionais ao serviço da selecção nacional.

A atleta Márcia Martins obteve no decorrer do 7º Campeonato da Europa de Corrida em Montanha disputado em Zell (Alemanha), o 36º lugar, tendo sido a 3ª atleta portuguesa, pontuando desta forma para a obtenção do 7º lugar colectivo com 94 pontos entre 17 selecções.

A prova feminina foi ganha pela italiana Elisa Desco em 40:00, as atletas portuguesas ocuparam as seguintes posições: Rosa Madureira, 27ª com 43:54, Lucinda Moreiras 31ª com 44:19; Márcia Martins, 36ª com 45:04 e Silvana Pimenta, 47ª com 47:38. Participaram nestes campeonatos 227 concorrentes em representação de 25 países.

ADERCUS-Recer fez o pleno nos 3.000m femininos dos Campeonatos das Beiras


Disputaram-se este fim-de-semana no Estádio Cidade de Coimbra os campeonatos do Agrupamento das Beiras de pista, nos quais se destacaram um trio e atletas femininos da ADERCUS-Recer.

Carla Martinho, Solange Jesus e Susana Rosa não estiveram de modas e ocuparam mesmo o pódio por completo na prova de 3.000m planos na jornada de domingo. Carla e Solange lideraram a prova até à entrada do último quilómetro, altura em que se decidiram posições entre ambas, para Carla cortar a meta como campeã com um registo de 9m47s e Solange no lugar de “vice”, com 10m03s. Mais para trás, a juvenil Susana Rosa desenvencilhou-se das restantes atletas à entrada para a ultima volta á pista, tendo conquistado o lugar de bronze ao lado das consagradas companheiras de equipa, com a marca de 11m03s que foi o seu segundo melhor registo na distância.

Na primeira jornada, o mesmo trio de atletas escreveu uma história muito parecida na prova de 1.500m, mas sem que a juvenil Susana tivesse conseguido a mesma proeza. Carla e Solange repetiram hierarquias e com records pessoais, com a vitória a ser alcançada em 4m33s e o segundo lugar em 4m38s. A jovem Susana foi a 5ª classificada com 5m10s.

Menos feliz foi a participação masculina na prova de 5.000m masculinos, na qual após a conquista da medalha de bronze no distrital, Ricardo Gomes não pode lutar por resultado semelhante devido a uma dor abdominal durante a prova. Sorte idêntica teve Ricardo Fernandes, que o ano passado tinha alcançado o 3º lugar nestes campeonatos, mas que acabaria também por desistir à entrada para o 4º quilómetro de prova com problemas musculares.

Gil Ferreira foi o vencedor da corrida da Freita.

Na serra da Freita em Arouca, que faz parte do maciço da Serra da Gralheira, disputou-se a “Corrida da Freita” este domingo de manhã. A prova teve a distância de 16km e grau de dificuldade médio, tendo-se iníciado às 10h00 com partida e chegada no Parque de Campismo do Merujal, percorrendo os caminhos da Serra.

Gil Ferreira fez nesta competição a sua estreia em competições de corrida de montanha, tendo entrado de pé direito com uma vitória clara sobre toda a concorrência. O atleta da ADERCUS-Recer percorreu os 16km de competição em cerca de 1h10m numa região de grandes contrastes, de relevo áspero e imponente, desde o austero planalto, de matos rasteiros, aos profundos vales encaixados, atapetados de espesso arvoredo, por entre o qual atravessou sobre pedras os rios rebeldes e tumultuosos que tornaram a paisagem ainda mais encantadora.

domingo, 6 de julho de 2008

Solange Jesus Campeã Nacional


Solange Jesus subiu por duas vezes ao pódio no nacional de sub-23 e Ilda Martins arrecadou também duas medalhas em veteranos. No GP de Penafiel e em S. Paio de Oleiros os atletas da ADERCUS-Recer alcançaram vitórias e classificações de destaque.

Disputaram-se este fim-de-semana na Guarda os campeonatos nacionais de esperanças, para atletas sub-23 anos. A ADERCUS-Recer teve em competição a atleta Solange Jesus que participou na primeira jornada na prova de 3.000m obstáculos, na qual era a incontestável favorita à partida para a conquista do título nacional, o que se veio a confirmar na meta. Solange realizou uma prova sempre na liderança e isolada desde o tiro de partida, tendo tido como uma dificuldade acrescida o vento que se fez sentir.

Conquistado o título de obstáculos, na segunda jornada a atleta participou na versão plana da mesma distância, na qual subiu de novo ao pódio em 3º lugar. Mais uma vez entrou na corrida assumindo o comando, lado-a-lado com Sara Ribeiro (FC Vizela), que seria quem iria arrecadar o título em disputa. Com algum receio do vento frio que se fez sentir no início da manhã de domingo, o ritmo imposto na liderança da prova permitiu que outro duo de atletas alcançasse a frente da corrida à entrada para o terceiro quilómetro, tratando-se de Catarina Ferreira (GD Estreito) e Ercília Machado (SC Braga). Ficou entretanto para a última volta dos 3.000m a decisão das posições do pódio definidas ao sprint. A vencedora foi Sara Ribeiro (FC Vizela), seguida da madeirense Catarina Ferreira (GD Estreito) como “vice” e de Solange Jesus (ADERCUS-Recer) que fechou o pódio no 3º lugar.

Entretanto em Aveiro na pista da Universidade, decorreram os campeonatos nacionais para veteranos em simultâneo com os distritais de Aveiro. Ilda Martins (ADERCUS-Recer) foi dupla medalha de prata em 5.000m e nos 3.000m, medalhas que lhe coroaram uma excelente época desportiva, para quem a idade parece ser sinónimo de energia.

No sábado à noite Carla Martinho correu em Penafiel e levou ao lugar mais alto do pódio as cores da equipa de atletismo bairradina. Foi a vencedora destacada da prova rainha feminina, tendo superado Cláudia Pereira (SC Braga) 2ª classificada e Cátia Galhardo (Codessos) a 3ª.

Em S. Paio de Oleiros decorreu mais uma edição de uma das provas de estrada mais antiga do distrito de Aveiro, na qual entre os mais jovens da ADERCUS-Recer se destacou Sérgio Nolasco, que foi o 5º classificado na prova de Infantis masculinos. Em juvenis, Gabriel Silva lutou até à linha de meta ombro a ombro com Diego Manjate (SSCM S. João da Madeira) que é nada menos que campeão nacional de 1.500m. Apesar de cronometrado com o mesmo tempo a vitória foi atribuída a Diego e a Gabriel o brilhante 2º lugar.

Ainda em juvenis, Susana Rosa alcançou a vitória folgada tendo sido mesmo a 2ª atleta a cortar a meta na classificação geral da prova rainha de 4.000m, que juntou os escalões de juvenis, juniores, seniores e veteranos.

Entre os seniores masculinos, Paulo Pereira foi o 6º classificado, encerrando a participação competitiva da equipa da Serena de Oliveira do Bairro, numa semana recheada mais uma vez de excelentes prestações e brindada com a publicação de um trabalho acerca da história do clube em duas páginas na Revista Atletismo, que é a revista mais representativa na modalidade.

segunda-feira, 30 de junho de 2008

Susana e Gabriel em destaque no Nacional de juvenis


Dois juvenis da ADERCUS-Recer estiveram em grande plano nos campeonatos nacionais de pista, num fim-de-semana quente, quer em temperatura, quer em competições de estrada um pouco por toda a parte.

Disputaram-se este fim-de-semana na pista de atletismo da cidade desportiva em Abrantes os campeonatos nacionais de pista ao ar livre para o escalão de juvenis. A ADERCUS-Recer teve em competição o jovem Gabriel silva na prova de 3.000m planos na primeira jornada, no sábado, e na segunda no domingo, foi a vez de Susana Rosa competir também na mesma distância.

Gabriel Silva ao fim de alguns meses de treino da modalidade foi um brilhante 5º classificado na prova de 3.000m planos do campeonato nacional com 9m32s. A marca obtida não foi a desejada face ao vento, ao calor e à forma atípica como a prova foi disputada. No entanto, como em campeonatos nacionais o mais importante é a classificação, a forma como foi desenhado a condução da corrida não permitiu grandes feitos cronométricos na meta. A prova começou com um ritmo muito forte, com as duas primeiras voltas à pista a serem corridas pelo grupo da frente em ritmo para prova de metade da distância das 7 voltas e meia a percorrer, mas Gabriel não desarmou, seguindo no grupo até ao limite das suas reservas. O atleta perdeu alguns metros à entrada para o ultimo quilómetro, caindo para a 6ª posição, tendo enfrentado sozinho o forte vento que se fez sentir a cada volta na recta oposta à da meta. Persistente no propósito que o fez entrar em pista, acabaria por alcançar ainda um atleta em quebra à entrada para a ultima volta e cortou a meta em 5º lugar.

Brilhante esteve também Susana Rosa que foi a 4ª classificada com 10m58s, tendo melhorado em 16 segundos o seu melhor registo, que era de 11m14s. Susana esteve muito perto da subida ao pódio, que à partida para a corrida não passava pelos seus horizontes, mas que na prática lhe fugiu apenas a escassos 50m da meta.

De facto, quando um atleta consegue estar no melhor momento de forma no ponto mais alto da época desportiva arrisca-se a classificações cimeiras e foi o que acabou por suceder à jovem Fermentelense, que representa as cores da ADERCUS-Recer. Susana correu de um modo muito inteligente, seguindo na cauda do segundo grupo que perseguia as duas primeiras classificadas, que entre si disputavam o título nacional.

A cerca de 3 voltas do fim da corrida, Susana esboçou uma primeira tentativa para se desenvencilhar das rivais e isolar-se no lugar de bronze, mas face à reacção do grupo de atletas onde seguia, voltou a acalmar o ritmo de corrida. À entrada para a última volta, Susana deferiu um forte ataque e isolou-se de forma decisiva para subir ao lugar ainda possível do pódio. No entanto, quando já nada o faria prever, a campeã nacional de obstáculos arrancou do 4º lugar nos últimos 100m como se de uma autêntica velocista se tratasse e a 50m da meta fez esfumar-se um sonho para uma jovem que pela vida fora terá muitas oportunidades para continuar a sonhar e a lutar para alcançar o que à partida por vezes se imagina apenas como sonhos.

Entretanto, pela estrada disputou-se em S. João de Vêr o primeiro grande prémio de atletismo, no qual Márcia Martins participou para aproveitar o ultimo fim-de-semana disponível para competir antes de se concentrar para o Europeu de corrida de montanha. Márcia foi a vencedora, seguida de Cátia Galhardo (Codessos), enquanto que em veteranos femininos, a sua mãe Ilda Martins fechou um pódio de luxo no 3º lugar, composto por Fátima Pinho (Ilhavos) a vencedora, secundada por Natália Pinho (Açoreana Seguros).

No domingo de manhã decorreu o “grande prémio do concelho de S. Pedro do Sul/Joaquim Almeida Ramalho”, no qual Carla Martinho foi a vencedora da prova rainha feminina de 4.000m, seguida pela companheira de equipa Solange Jesus e de Joana Nunes (JOBRA) que foi a 3ª. Ainda entre as atletas femininas da ADERCUS-Recer, Jéssica Coelho foi a 4ª iniciada, melhorando significativamente a sua prestação ao cabo da primeira época de atletismo.
No sector masculino na prova de 10.000m, Marco Marques foi o 4º classificado, seguido de Ricardo Fernandes 8º, Ricardo Gomes 12º e Hugo Ramalho a regressar de um período de transição foi ainda o 17º, contribuindo para o 2º lugar colectivo da equipa.

Em Catro D´Aire correu-se a primeira meia-maratona, na qual Nuno Nogueira foi o 5º classificado e António Pereira o 10º, numa prova que ficou marcada pela extrema dureza do percurso que foi de pura corrida de montanha. Quando os atletas da equipa bairradina receberam os seus troféus e regressaram a casa ainda não tinha terminado a “prova de suplício” para a maioria dos atletas populares, para quem a organização deverá ter outro cuidado na escolha do traçado para edições futuras. Para o grosso do pelotão tratou-se duma prova de meia-maratona de mistura de caminha encosta acima e corrida encosta a baixo, com abastecimentos de água quente que de nada servia, atenuado pela acção de residentes que distribuíram ao longo do percurso canecas de água fresca aos atletas que iam passando a conta gotas.

Ao mesmo tempo, em Mozelos, localidade do concelho e Santa Maria da Feira, Márcia Martins voltou a triunfar, seguida de Manuela Dias (FC Penafiel). Entre as veteranas, Ilda Martins repetiu mais uma vez o 3º lugar, com a vitória a sorrir de novo a Fátima Pinho (Ilhavos), seguida de Matilde Batista (Mozelense).

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Portugal presente no 7º Campeonato da Europa de Corrida em Montanha

Portugal estará presente no 7º Campeonato da Europa de Corrida em montanha, que se disputa em Zell am Harmersbach (Alemanha) no próximo dia 12 de Julho de 2008.

A competição disputa-se no sistema “subir-descer”. A Selecção que representa as cores lusas nesta competição é composta pelos seguintes atletas:

Juniores Masculinos
Américo Moreira (CD Póvoa); Bruno Silva (ADC S. Paulo); Emanuel Costa (EB G. Sampaio).

Seniores Femininos
Lucinda Moreiras (NCL Sport); Rosa Madureira (NA Matosinhos); Márcia Martins (ADERCUS-Recer); Silvana Pimenta (FC Penafiel).

Seniores Masculinos
Artur Rodrigues (NA Cucujães); José Carvalho (Constrolândia); José Gaspar (CB Cacém); Francisco Pereira (CP Fermentões).

A selecção nacional viaja para a Alemanha no dia 10 de Julho e regressa a 13 de Julho e será enquadrada pelo Dirigente Fernando Fernandes (Chefe de Delegação) e pelo Prof. Emanuel Brandão (Treinador).


FF/EC
(http://www.fpatletismo.pt/xhtml/destaques.asp?id_destaque=612)

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Solange Jesus foi campeã com record




Num fim-de-semana menos intenso de competição, a participação competitiva da ADERCUS-Recer teve lugar no distrital de Aveiro de sub-23 e no circuito de Cinfães. Márcia Martins foi convocada para o campeonato da Europa de corrida de montanha.

Decorreu no Centro de Estágios do Luso na sexta-feira à noite e domingo de manhã os campeonatos distritais de Aveiro de sub-23. A ADERCUS-Recer esteve presente apenas na primeira jornada de sexta-feira à noite, com a participação de dois atletas do escalão de juvenis e da consagrada sub-23 Solange Jesus.

Susana Rosa e Gabriel Silva foram os atletas juvenis que competiram entre os mais velhos na prova de 1.500m, enquanto que Solange Jesus fez mais uma abordagem aos 3.000m obstáculos em jeito de ensaio geral com vista ao campeonato nacional que se disputará dentro de duas semanas na Guarda.

Susana esteve muito bem na sua prova, tendo corrido sempre próxima da liderança da corrida e cedeu apenas nos últimos 300m de prova, tendo cortado a meta no 6º lugar com a marca de 5m10s, a pouco mais de 1 segundo da sua melhor marca pessoal. Quanto a Gabriel Silva, Melhorou o seu registo na distância por 6 segundos, tendo cortado a meta em 5º lugar com uma marca de 4m13s, que é mínimo de participação no campeonato nacional de juvenis.

Para encerrar a jornada, Solange voltou a dar espectáculo, com a quase totalidade dos trinta e cinco obstáculos dos 3.000m tecnicamente bem executados, que lhe permitiram numa prova solitária a obtenção de um novo record pessoal na distância, passando a ser de 10m38s.

Em relação a outras participações, apenas Carla Martinho correu no circuito de atletismo de Cinfães este domingo à tarde. A prova teve partida às 16.00H para 6.000m de percurso e sob o calor que se fez sentir Carla teve de defrontar Dulce Félix, a actual chefe de fila do Sporting Clube de Braga, que desta vez foi superior. Com uma queda ainda a meio da prova, gerada pelo aglomerado de atletas juniores masculinos que competiram em simultâneo, ficou no entanto suficientemente distante do duelo a 3ª classificada que foi a júnior Daniela Cunha (UD Várzea), atleta que disputará brevemente o campeonato mundial de juniores de pista.

Entretanto, Márcia Martins recebeu durante a semana a notícia que fará a sua primeira internacionalização ao serviço da selecção nacional no campeonato da Europa de corrida de montanha que se disputará na Alemanha na localidade de Zell am Harmersbach no próximo dia 12 de Julho. Márcia terá pela frente 6.000m de prova no sistema de sob e desce de duas voltas de 3km.

sexta-feira, 20 de junho de 2008

ADERCUS-Recer brilhante na Figueira da Foz























A meia-maratona da Figueira da Foz foi uma das competições da semana que reuniu maior participação de atletas da equipa bairradina, para além de prestações na Guarda, Luso, Vale de Cambra e Oliveira de Azeméis.

A cidade rainha da Costa de Prata foi palco na passada terça-feira dia 10 de Junho da 4ª edição da “meia-maratona da Figueira da Foz”. A corrida teve a partida em frente à Torre do Relógio e disputou-se num circuito de duas voltas entre o Forte de Santa Catarina e o Cabo Mondego, três das maiores referências da foz do Mondego.

David Kilel (Quénia) dividiu com Anália Rosa (Maratona CP) os louros do triunfo da prova, evento que contou com a participação de cerca de 1600 participantes divididos pelas três vertentes, "Meia-Maratona", "Mini – Maratona" e "Caminhada Popular".

A ADERCUS-Recer teve uma participação significativa com 7 atletas em competição e que brilharam na frente do pelotão. No sector masculino, a equipa bairradina teve na meta seis atletas entre os vinte primeiros classificados seniores. Luís Silva obteve o 7º lugar com um registo de 1h09m seguido de Ricardo Gomes em 11º com 1h12m, 14º Gil Ferreira 1h13m, 16º Hugo Ramalho 1h15m, 18º Ricardo Fernandes 1h17 e 19º Paulo Pereira 1h17m.

Entre as atletas, Carla Martinho foi a 4ª classificada com 1h17m, tendo ficado a 30 segundos do pódio. Carla seguiu alguns quilómetros na companhia da colega de treino Anália Rosa, num confronto com duas atletas oriundas do Quénia, tendo sido Rahab Mingu a mais forte das africanas, que resistiu a Anália até ao 18º quilómetro dos 21,097.5 metros de prova. Diana Sigei foi a 3ª classificada, tendo batido Carla Martinho apenas por cerca de 150m de vantagem na chegada à meta.

Na cidade mais alta do nosso país, Marco Marques venceu a corrida do grande prémio de atletismo do Bairro do Pinheiro da Guarda. Marco correu os 9.000m do difícil traçado em 30m04s, deixando a 21s o 2º classificado que foi Gonçalo Borges (GD 3 Santos Populares) e a 1m25s o 3º que foi João Gouveia (Beira Douro Régua).

Ainda no dia de Portugal, Márcia Martins e Ilda Martins brilharam também em Vale de Cambra, no Grande Prémio da freguesia de Souto Mau. O evento estava inserido num interessante circuito juvenil concelhio de atletismo, promovido pela Federação das Colectividades de Cultura e Recreio de Vale de Cambra e composto de 6 provas organizadas por várias colectividades.

A corrida rainha feminina teve a distância de 5.400m sinuosos, aos quais as atletas da ADERCUS-Recer se adaptaram facilmente, face às provas de montanha recentemente disputadas. À chegada Márcia Martins venceu fáciolmente, seguida de Ilda Martins e no 3º lugar classificou-se a atleta Graça Leite (ACREFA).

O município da Mealhada teve como palco o Centro de Estágios do Luso para mais um grande evento de atletismo, numa organização conjunta com a Associação de Atletismo de Aveiro. Tratou-se do encontro Inter-Associações que reuniu 6 selecções distritais, do qual a selecção da Madeira foi a vencedora, seguida da anfitriã, a Associação de Atletismo de Aveiro. Classificaram-se ainda em 3º lugar Leiria, 4º Coimbra, 5º Porto e 6º Santarém.

O clube da Serena de Oliveira do Bairro deu o contributo à representação aveirense com a atleta Solange Jesus que disputou a prova de 3.000m. Solange foi quem imprimiu o ritmo durante a quase totalidade de prova, face à estratégia diferente da única adversária directa, a Madeirense Olga Pinto, e que viria a vencer a corrida nos últimos 250m. Solange Jesus subiu ao pódio no lugar de prata e teve na companheira de selecção Joana Nunes a medalhada de bronze.

Para terminar a semana de competição, Carla Martinho disputou este domingo de manhã o grande prémio de Madaíl em Oliveira de Azeméis. Carla correu os 5.000m de prova isolada desde os metros iniciais, cortando a meta com uma vantagem confortável sobre Joana Nunes (JOBRA) que foi a 2ª classificada e Tânia Ferreira (GJ Pinheiro Bemposta) a 3ª.