segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

SUSANA ROSA VENCEU EM TORRES NOVAS


No passado fim-de-semana a ADERCUS continuou a conquistar lugares de pódio em competições de estrada e de pista coberta. Os atletas estiveram em competição em Torres Novas, Loriga e Espinho, em provas de fim-de-ano.

Em Torres Novas a ADERCUS esteve representada por Susana Rosa, Carla Martinho e Solange Jesus, um trio de atletas que marcou presença no pódio da tradicional corrida de S. Silvestre, disputada no sábado à tarde.

Susana foi uma categórica vencedora da corrida de juniores, enquanto que as companheiras séniores cortaram a meta logo depois de Mónica Rosa, do Maratona Clube de Portugal. Carla Martinho foi a 2ª classificada e Solange Jesus a 3ª, tendo sido esta a competição que serviu de ensaio geral para a grande corrida de fim-de-ano que irão disputar em Luanda, em Angola, na próxima quinta-feira, dia 31 de Dezembro.

Com o somatório da classificação geral obtida por Susana Rosa, que entre as séniores foi 10ª, a ADERCUS subiu ao pódio colectivo no 2º lugar, que teve como equipa vencedora a SportZone Running Team.

Em Loriga, na Serra da Estrela, Márcia Martins foi a 2ª classificada de outra corrida de S. Silvestre. A vencedora foi Inês Monteiro (individual) e no 3º lugar a atleta que completou o pódio foi Andreia Jesus (ACR Sª do Desterro).

Em pista coberta, os júniores Débora Santos e João Pereira correram em Espinho, no torneio de Natal. Débora foi a vencedora da sua série de 1.000m, com um bom registo de 3m10s, tendo imposto o ritmo desde o tiro de partida, o que lhe possibilitou alcançar uma marca de bom nível. Quanto a João Pereira estreou-se na prova de 400m, tendo sido o 4º classificado da sua série, com um registo de 56s.

SOLANGE E RICARDO FORAM PADRINHOS EM EIXO


O fim-de-semana competitivo da ADERCUS ficou marcado pela participação em provas de estrada na S. Silvestre do Crato e no grande prémio de Eixo. Houve ainda atletas em competição no corta-mato de Febres e no torneio de inverno de pista, em Aveiro.

Solange Jesus e Márcia Martins participaram no sábado à tarde, na corrida de S. Silvestre do Crato, em Portalegre. Solange foi a 2ª classificada e Márcia foi a 4ª, tendo a vitória sorrido a Mónica Rosa, atleta do Maratona Clube de Portugal.

Em Eixo, no domingo de manhã, Solange Jesus e Ricardo Fernandes, ambos atletas da ADERCUS, foram os padrinhos da edição de 2009 do Grande Prémio de Atletismo. Não podia ter sido melhor a “bênção”, dado que na prova de júniores e séniores femininos, disputada numa distancia de 8.000m, teve 5 atletas da ADERCUS a cortarem a meta também nos cinco primeiros lugares.

A vitória foi alcançada por Carla Martinho, seguida por Solange Jesus 2ª, Márcia Martins 3ª, Débora Santos 4ª e Susana Rosa 5ª.

Na prova principal masculina, Ricardo Fernandes foi o 4º classificado e Carlos Barrocas o 7º, com vitória colectiva conquistada tanto no sector masculino, como no feminino.

Quanto à participação dos mais jovens, Diogo Salgado foi o 2º classificado e Luísa Pereira 3ª, no escalão de benjamins. Nos infantis, Paulo Tavares foi o 3º, João Ferreira o 5º e Joana Gomes a 7ª. Leandro Campos foi o 4º juvenil e nos juniores Diogo Ferreira obteve também o 4º lugar.

Sérgio Nolasco foi o vencedor da prova de iniciados do corta-mato de Febres e na pista de atletismo da Universidade de Aveiro foi a vez de João Pereira, João Guerra, Daniel Alves e Gilson Rosário terem a primeira experiência competitiva, com participações em provas de velocidade e de lançamento do peso.

O fim-de-semana terminou em festa de Natal, num jantar que decorreu no restaurante D. Rogério, em Oiã, oferecido pela Direcção da ADERCUS a cerca de 40 atletas, no qual também tomaram parte alguns familiares e amigos da colectividade.

domingo, 13 de dezembro de 2009

SOLANGE JESUS NO EUROPEU DE CROSS

O fim-de-semana desportivo da ADERCUS ficou marcado pela participação de Solange Jesus no campeonato da Europa de Corta-mato e pela participação no grande prémio da vila da Palhaça, no qual 4 atletas marcaram presença no pódio.

Solange Jesus foi a melhor Sub-23 portuguesa no Campeonato da Europa de Corta-Mato, em Dublin, terminando a prova na 30ª posição. O escalão de Sub23 foi ganho pela turca Sultan Haydar, com a russa Irina Sergeyeva a ser segunda classificada e a britânica Jessica Sparke a ser terceira. Na equipa nacional, Ana Mafalda Ferreira terminou na 40ª posição e Tânia Silva na 54ª.

Nos masculinos, António Silva foi melhor português na 26ª posição, com Bruno Albuquerque a ser 29º, João Silva 30º e Vítor Reis a fechar a equipa na 43ª posição. Portugal foi 7º classificado com 128 pontos. Terminou ainda a prova Tiago Costa no 47º lugar. A prova foi dominada pelos franceses, que ganharam o ouro e a prata por Nouredinne Smail e Hassan Chahdi, o Bronze foi para o belga Atelaw Bekele.

Quanto à corrida de Solange Jesus, a atleta da ADERCUS realizou uma partida rápida, tendo arriscado uma passagem aos 1.650m na 20ª posição, aos 2.650m era 22ª, aos 4.280m começou a quebrar mais um pouco, passando na 24ªposição. Na meta, aos 6.039m, sprintou com a sueca Samwelsson para conquistar o 30º lugar em 22m30s, entre 60 atletas. Melhorou 20 posições em relação ao ano passado, foi a melhor atleta entre as portuguesas e 2ª ibérica, a 24 segundos da espanhola Cristina Jordán, classificada em 19º lugar.

Após mais uma prestação de grande nível, Solange e Carla Martinho irão preparar-se agora para participarem na S. Silvestre de Luanda, em Angola, no próximo dia 31 de Dezembro e passados dois dias irão correr também um aprova de Pista de 3.000m no meeting do Estádio dos Coqueiros.

Na Palhaça, a ADERCUS esteve presente no 8º Grande Prémio de Atletismo, tendo participado na maior parte das provas constante do programa.

Entre os mais jovens, alguns atletas alcançaram algumas classificações de destaque, tais como na prova de benjamins na qual Ana Alves 9ª classificada Diogo Salgado 9º e Luísa Pereira 15ª. Nos infantis masculinos João Ferreira foi o 15º, Samuel Tavares 17º e Joana Gomes 29ª. Nos iniciados, Sérgio Nolasco foi o 7º classificado e nos juvenis Rafael Miguel foi o 5º.

Nos juniores, 3 atletas subiram ao pódio, com Débora Santos a conquistar uma vitória folgada, seguida pela companheira Susana Rosa em 2º lugar, enquanto que Gabriel Silva foi o 3º nos masculinos.

Entre os séniores o destaque recaiu para o sector feminino, com Carla Martinho a cortar a meta no 5º lugar, logo atrás de um quarteto de atletas de luxo, com o pódio preenchido por duas atletas africanas nos dois primeiros lugares, logo seguidas por Mónica Rosa e Leonor Carneiro do Maratona Clube de Portugal. Márcia Martins ainda em início de preparação fez a sua primeira corrida, tendo-se classificado em 10º lugar, enquanto que a veterana Ilda Martins não deu qualquer hipótese à concorrência para conquistar mais uma vitória.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

GIL FERREIRA 2º PORTUGUÊS NA MARATONA DE LISBOA


A 24ª edição da MARATONA SEASIDE DE LISBOA 2009 voltou a bater o recorde de participantes, colocando-o agora no total de 1152 atletas, na qual a ADERCUS teve em competição os atletas Gil Ferreira e António Pereira. Solange Jesus recebeu convite de Universidade americana.

Sem a presença dos atletas africanos, que à última hora entenderam não participar na competição, o português Vasco Azevedo, vencedor da maratona de Lisboa em 2007, que tem como recorde pessoal 2h19m21s, obtido o ano passado na maratona de Macau voltou a triunfar, mas agora no novo percurso da competição.

Nos lugares seguintes, subiram ao pódio no 2º lugar o atleta Oleksiy Rybalchenko (Ucrânia) com um registo de 2h22m16s, em 3º Mark Dalkins (Inglaterra) com 2h30m25s e Gil Ferreira (ADERCUS) com 2h30m32s foi o 4º classificado a escassos 7 segundos do pódio. António Pereira (ADERCUS) foi também o 21º classificado com 2h51m04s.

Gil Ferreira que foi o 2º atleta português na sua 3ª participação em provas de maratona, correu praticamente sozinho em contra-relógio durante os 42.195m de prova, dado que se isolaram desde inicio o trio de atletas que ocuparam os 3 primeiros lugares e os restantes seguiam em ritmo muito inferior.

Quanto a António Pereira, após a participação na ultra-maratona Melides-Tróia, estreou-se agora no asfalto na distância clássica, tendo realizado uma prova cautelosa, com uma passagem à meia-maratona em 1h22m, mas que ainda assim não evitou uma grande quebra na segunda metade, facto comum à maioria dos participantes, face ao grande desnível do percurso que passou do nível do mar para uma cota de 80m.

Em femininos, triunfou a russa Yulia Mochalova, com um recorde pessoal de 2.40.44, superando em quase um minuto o anterior máximo (2.41.31). O segundo lugar para Madina Biktagirova (2:54.08) e a melhor portuguesa foi Verónica Correia no 4º lugar com 3h20m14s.

No próximo domingo será a vez de Solange Jesus pisar mais um grande palco, ao participar mais uma vez no campeonato da Europa de sub-23 de corta-mato. A atleta partirá na próxima sexta-feira para a edição de 2009 que decorrerá no domingo de manhã em Dublin, na Irlanda.

Esta será a despedida do escalão de sub-23, no qual alcançou o 9º lugar na final dos 3.000m obstáculos do europeu de pista em Julho passado, num conjunto de resultados que levaram a que esta semana a ADERCUS tenha sido contactada no sentido da atleta partir para os Estados Unidos da América, para estudar com bolsa de estudo e competir pela “Iona College”. Esta universidade situa-se em New Rochele em Nova York e é uma universidade católica americana, numa zona fortemente habitada por emigrantes portugueses.

A atleta irá agora reflectir sobre o seu futuro, se irá continuar a estudar na Universidade de Aveiro e a competir pela ADERCUS, clube onde iniciou a sua formação e que a orientou até campeonatos da Europa e do mundo, ou se vai abraçar um novo desafio nos USA.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

CORTA-MATO DA AMORA

Os atletas quenianos dominaram o Cross Cidade de Amora, com Nicholas Korir e Milka Gerotich a sagrarem-se campeões da 20.ª edição da prova, com Solange Jesus a ser a terceira portuguesa, na sétima posição posição.

O pódio masculino foi totalmente ocupado por atletas quenianos, com Nicholas Korir a vencer com o tempo de 24.36 minutos, seguido por Kenneth Kiplinu (24.46) e Edwin Kwambai (25.07).

A russa Olga Golovkina (17.54) foi a única a fugir ao domínio queniano, ao ser terceira na prova feminina, ganha por Milka Gerotich (17.30), tendo Elisabeth Rumucol (17.38) sido segunda.

Os principais atletas portugueses, já seleccionados para o Europeu de Dublin, dentro de duas semanas, estiveram quase todos ausentes, tendo Ricardo Ribas, uma das excepções, ainda tentado acompanhar o "trio" queniano mas acabou por ceder e ser ultrapassado pelo madeirense Alberto Paulo.

No sector feminino, a atleta da ADERCUS Solange Jesus, na sétima posição foi a terceira atleta portuguesa e a segunda sub-23. A vencedora do escalão sub-23 foi a atleta Joana Costa (SC Braga) que desta feita superou a atleta bairradina por 16 segundos de diferença.

As provas serviram essencialmente para escolher as selecções nacionais de sub-23 e juniores para o Europeu.

Quanto à prestação dos atletas júniores da ADERCUS, Gabriel Silva foi 13º, tendo melhorado dois lugares relativamente ao cross de Oeiras. No sector feminino, Débora Santos foi a sétima classificada, a 6 segundos do último lugar que dava acesso ao campeonato da Europa, e Susana Rosa foi a 11ª classificada.

Após o Europeu, muitos dos atletas que agora irão integrar a selecção nacional mudarão de escalão e face às prestações dos jovens da ADERCUS, estarão certamente entre os melhores júniores que terão pela frente vários objectivos invernais de grande importância. Destes, Débora Santos foi a que mais se destacou e sendo esta época a sua primeira do escalão de júnior, deverá integrar já a selecção nacional de corta-mato a 31 de Janeiro, que participará no Cross internacional de Loures.

Susana Rosa a recuperar de uma gripe e Gabriel Silva também a recuperar de uma lesão, feita a separação dos atletas que vão mudar de escalão, estão também entre os melhores e irão por certo obter classificações de grande importância no objectivo principal de inverno, que será o campeonato nacional de corta-mato a disputar no dia 7 de Março, em Albufeira no Algarve.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

ADERCUS NO CROSSE INTERNACIONAL DE OEIRAS


Disputada debaixo de chuva, a 10.ª edição do Crosse Internacional de Oeiras teve como vencedores, o etíope campeão do Mundo, Gebre Gebremariam e a portuguesa Jéssica Augusto. Carla Martinho, Solange Jesus e Débora Santos estiveram entre as melhores.

O Crosse Internacional de Oeiras, uma das principais provas nacionais da especialidade, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, foi disputado na pista do Complexo Desportivo do Jamor, e serviu para a selecção dos atletas nacionais que vão disputar, os Europeus, em Dublin, na Irlanda, a 13 de Dezembro.

Dada a ausência das principais figuras internacionais, a grande expectativa girava em torno da competição feminina e ao invés da edição anterior, foi Jéssica Augusto (Nike) a superiorizar-se a Inês Monteiro (Individual), conquistando o título de campeã. Anália Rosa (Maratona Clube de Portugal) foi, tal como no ano passado, terceira no pódio.

Quanto ao desempenho das atletas da ADERCUS, Carla Martinho foi a 8ª atleta portuguesa, tendo realizado uma corrida muito regular, superiorizando-se até na parte final a atletas muito cotadas.

Quanto a Solange Jesus, foi a 1ª atleta sub-23, 10ª portuguesa, na primeira de duas provas de observação para o europeu. A atleta procura mais uma presença europeia na despedida do escalão de esperanças.

Na prova de júniores, que competiram com as séniores, Débora Santos foi a 6ª classificada, tendo mesmo superado a vencedora da semana passada de Torres Vedras. No primeiro ano do escalão de júnior e a competir com atletas séniores de primeiro ano, que ainda contam como juniores a nível internacional até ao europeu, a jovem bairradina está deste modo muito próxima de integrar a selecção nacional, caso participe completa com 6 elementos.

No próximo domingo na Amora, será o momento final de observação para os escalões de sub-23 e de júniores, prova na qual a ADERCUS voltará a estar presente.
A corrida masculina, foi ganha, sem surpresa, pelo actual campeão do Mundo, Gebre Gebremariam, da Etiópia, que subiu ao degrau mais alto do pódio. Contudo, surpresa foi o excelente segundo lugar obtido pelo português Eduardo Mbengani (Conforlimpa), relegando assim para a terceira posição, Kiprono Menjo, o outro atleta queniano.

Ricardo Fernandes (ADERCUS) subiu ao pódio na prova aberta de 4.000m, tendo cortado a meta no 3º lugar, seguido de imediato pelos companheiros de equipa Ricardo Gomes e Carlos Barrocas, 4º e 5º classificados, respectivamente.

domingo, 15 de novembro de 2009

Corta-mato de Torres Vedras


Nomes sonantes do atletismo nacional participaram no Cross de Torres Vedras – 28.º Corta-Mato dos Matos Velhos que se realizou este domingo, no Parque Verde da Várzea, em Torres Vedras. Débora Santos subiu ao pódio na prova de juniores femininos.

Cerca de 700 atletas de 13 escalões participaram neste 28.º Corta-Mato dos Matos Velhos que se constitui como a principal prova de selecção de atletas séniores utilizada pela Federação Portuguesa de Atletismo com vista ao Campeonato da Europa de Corta-Mato. Foi mais uma vez organizado pela câmara municipal, Grupo Desportivo e Recreativo de Matos Velhos e União Desportiva do Oeste.

José Rocha (Maratona CP) foi o vencedor da prova de séniores masculinos deste corta-mato, seguido por Licínio Pimentel (Conforlimpa) e Ricardo Ribas (Conforlimpa).

Dulce Félix (SC Braga) superou a concorrência nos seniores femininos, suplantando Anália Rosa (Maratona CP) e Sara Moreira (Maratona CP), 2,ª e 3.ª classificadas neste escalão, respectivamente.

Débora Santos foi a atleta da ADERCUS em destaque, tendo sido a 3ª classificada júnior. Deste modo entrou-se da melhor maneira na época de corta-mato do novo escalão, seguindo-se nas próximas semanas a participação no corta-mato de Oeiras e no Seixal.

Desde cedo a atleta bairradina se abeirou da liderança da corrida, disputada em 3 voltas, que perfizeram 3.850m de prova. Ao fim da primeira volta já se tinha formado um trio na liderança, que se manteve até final, tendo-se definido as diferenças metro a metro ao longo das duas ultimas voltas.

Esta foi a primeira das três provas de observação para o Director Técnico Nacional da Federação Portuguesa de Atletismo poder escolher os melhores atletas que irão representar Portugal no Campeonato da Europa de Corta-Mato, agendado para 13 de Dezembro, a disputar em Dublin, na Irlanda.

Na Nazaré, Gil Ferreira foi outro atleta da ADERCUS em plano de destaque, tendo ficado “à porta” do pódio, ao cortar a meta da meia-maratona em 4º lugar, com um registo de 1h12min.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

INÍCIO DE ÉPOCA PROMETEDOR



GP de Ribafria, Vilar de Andorinho e Terra Nova
Solange Jesus deslocou-se a Alcobaça para participar na 25ª prova de atletismo de Ribafria, disputada a 1 de Novembro, prova de estrada de 12.500m, na qual foi a vencedora com 48min15seg de corrida. Num percurso sinuoso, Solange desde cedo se isolou na companhia dos atletas masculinos, que correram conjuntamente, e pouco a pouco foi aumentando a vantagem sobre a segunda classificada, tendo sido cronometrada aos 10.000m em 37min, para concluir a corrida com uma vitória confortável.

Ilda Martins correu no sábado à tarde, dia 31 de Outubro, em Vila Nova de Gaia, o 6º grande prémio de Vilar de Andorinho, organizado pela Associação Recreativa Estrela do Sul. A atleta foi a vencedora da prova de estrada de 9.000m.

Ricardo Fernandes foi o 3º classificado sénior do grande prémio Rádio Terra Nova, disputado a 25 de Outubro, na Gafanha da Nazaré. O atleta foi quem impôs o ritmo da prova de 8.000m do 17º grande prémio, tendo sido superado nos últimos metros de corrida por Fernando Adrião (NAC) e por Abílio Gonçalves (ACRC Vouzela), tendo cortado a meta com um registo de 23min57seg.

Corrida do Castelo
Decorreu a 18 de Outubro em Santa Maria da Feira mais uma edição da Corrida do Castelo, que marcou o arranque oficial da nova temporada, prova que ficou marcada mais uma vez pela grande adesão de atletas, que foram cerca de 1.500, e de público, o que vem sendo um hábito ao longo das ultimas edições.

A organização foi levada a cabo pela Junta de Freguesia de Santa Maria da Feira em colaboração com a Câmara Municipal e com o Clube Desportivo Feirense.

O tiro de partida para a primeira prova de uma manhã de corridas foi dado às 9:00H. Os atletas de mais tenra idade foram os primeiros a percorrer as ruas da cidade e com a estreia de uns e o regresso à competição para outros, os jovens da ADERCUS/Recer foram competindo e confraternizando com outros de um grande número de equipas da zona norte e centro do nosso país. Não houve classificações de destaque na primeira prova da nova época desportiva nos escalões de formação, mas nos juniores e séniores alguns dos atletas da equipa da Serena de Oliveira do Bairro voltaram a marcar presença no pódio.

Nos juniores femininos Susana Rosa e Débora Santos estiveram em grande plano, tendo integrado o grupo da liderança desde o tiro de partida.

Na passagem pela meta na primeira de três voltas ao percurso, que perfizeram 3.900m, seguiam 11 atletas em grupo na frente da corrida, das quais Susana Rosa se viria a destacar já na segunda volta, para cortar a meta como a vencedora júnior. Um pouco mais para trás, Débora Santos estreou-se no novo escalão com um brilhante 4º lugar e ao sprint em luta pela presença no pódio.
Gabriel Silva foi mais um dos juniores presentes no pódio, ao alcançar o 3º lugar, tendo corrido 10.000m da prova raínha, destinada a juniores masculinos, seniores e veteranos masculinos e femininos. Nesta corrida, Carla Martinho foi também a vencedora com grande categoria, brindando o público presente com cerca de 100m de vantagem sobre Helena Sampaio, ex-atleta do Maratona Clube de Portugal que fez a sua estreia pelo GRECAS de Vagos.

Carla Martinho à passagem pelos primeiros 5.000m de prova seguia já destacada da 2ª classificada, enquanto que um pouco atrás, Solange Jesus seguia próxima de um dueto de atletas do FC Porto formada por Lilian Silva e Sónia Fernandes, tendo cortado a meta como a 6ª melhor sénior.

Entre as veteranas Ilda Martins regressou à competição como a 2ª melhor atleta do seu escalão, enquanto que no sector masculino Paulo Miguel foi o 9º classificado do extenso pelotão de veteranos.

Meia-maratona de Ovar
No dia 5 de Outubro, dia feriado da Proclamação da Republica, a meia-maratona de Ovar voltou a contar com a participação dos atletas da ADERCUS/Recer.

Uns com intiuto competitivo, outros em ritmo de treino, todos desfrutaram do excelente percurso entre a cidade, a mata, o mar e a ria.

Desta feita o destaque foi para Carla Martinho que foi a 4ª classificada com um registo de 1h17min. E para Solange Jesus, no 5º lugar, com 1h21min.

GP Feira de S. Mateus
Passado uma semana, no dia 20, Carla Voltou a Viseu, desta feita para vencer o GP da Feira de S. Mateus. Marco Marques também correu, tendo sido o 8 classificado da geral masculina.

Meia-maratona de S. Mateus
Decorreu em Viseu no dia 13 de Setembro, mais uma edição da meia-maratona internacional, o evento mais antigo integrado na Feira de S. Mateus, organizados pelos “Ribeirinhos”, que contou nesta edição com alguns atletas de grande nível, alguns dos quais foram atletas olímpicos.

Ao tiro de partida Marco Marques integrou desde logo o grupo da liderança, enquanto que mais para trás Carla Martinho esgrimia argumentos com Inês Monteiro (Maratona CP) e Joana Costa (SC Braga).

Ao longo da prova, o grupo masculino seguiu compacto até cerca dos 15km de prova, altura em que as diferenças se começaram a marcar. Gil Ferreira a contas com uma gripe que o debilitou um pouco na última semana optou por não forçar o andamento, tendo perdido contcto com a frente da corrida, e garantiu o 2º lugar da classificação de veteranos 1, tendo cortado a meta ainda assim como o 14º classificado da classificação geral, com um registo de 1h13min. Quanto a Marco Marques, mostrou o porquê de ter sido o vencedor na mesma cidade da meia-maratona das vindimas, tendo sido o 6º classificado, com 1h10min.

A prova teve como vencedor o atleta mais cotado entre os presentes que era Paulo Gomes (GD Conforlimpa), com 1h08min, seguido de Vasco Azevedo (Boavista FC), 1h09min, e de Manuel Ferreira (AFIS/Ovar), 1h09min.

Carla Martinho pouco a pouco foi-se destacando da companhia de Joana Costa (SC Braga) ao longo do difícil traçado da prova, com subidas muito inclinadas e extensas. Carla seguiu enquanto pode no encalço de Inês Monteiro, que viria a ser a vencedora. No final dos 21.097m a atleta bairradina foi a segunda classificada a cortar a meta no parque da Feira de S. Mateus, com 1h19min, a 1 minuto da vencedora, tendo a bracarense fechado o pódio feminino.


domingo, 8 de novembro de 2009

2º ENCONTRO DE PAINTBALL DA ADERCUS



A ADERCUS, Associação Desportiva Recreativa e Cultural da Serena, de Oliveira do Bairro, levou a cabo este domingo o 2º encontro de Paintball.

O evento decorreu no recinto desportivo do lugar da Serena e teve início pelas dez horas da manhã. Com catorze equipas participantes, compostas por cinco elementos cada, foi um número que superou as expectativas da organização, e que se prolongou ao longo de todo o dia.

Com um dia cinzento, a chuva fez de água benta para o baptismo de muitos dos participantes que tomaram neste evento o seu primeiro contacto com a modalidade.

O Paintball é uma modalidade desportiva, dita como radical, na qual duas ou mais equipas competem entre si, usando carregadores de bolas que soltam tinta ao atingir o adversário. O objectivo do jogo neste encontro foi conquistar uma bandeira colocada a meio do campo e regressar com à base com ela sem ser atingido. Quantos mais adversários forem eliminados, mais fácil se torna alcançar o objectivo.

Cada jogo teve duração variável, os jogadores foram eliminados quando uma bola os atingiu e estourou, em qualquer parte do corpo ou equipamento que eles usaram dentro do campo. Existiram dois juízes dentro do campo para verificar a eliminação dos jogadores. Venceram os jogos as equipas que conseguiram agarrar e levar a bandeira até a base ou que eliminaram toda a equipe adversária.

O encontro teve carácter de Paintball recreativo, pois destinou-se ao público em geral, não necessitando preparação física especial nem de equipamento específico da parte dos participantes, tendo este sido disponibilizado pela organização.

A segurança foi um dos itens mais visados neste encontro, pois além de ter a máscara de uso obrigatório, existiu sempre a preocupação de trancar os marcadores enquanto os jogos não se iniciaram. Quando se foi atingido por uma bola a sensação é semelhante à de um beliscão, mas depois de alguns segundos a dor passa. Quanto mais perto o tiro maior é a dor. Os participantes utilizaram roupa reforçada, luvas, pescoceiras e botas.

Ao longo do encontro, os participantes degustaram porco no espeto para retemperarem forças, tendo o evento sido sem dúvida um excelente momento de convívio salutar entre todos os que deslocaram ao lugar da Serena.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

MÁRCIA MARTINS CORREU MUNDIAL DE MONTANHA

Numa altura ainda pobre em participação competitiva dos atletas da ADERCUS-Recer, Márcia Martins correu o campeonato mundial de crrida de montanha e Marco Marques correu a meia-maratona das vindimas.

Decorreu este domingo em Campodolcino (Itália), o 25º campeonato mundial de corrida de montanha, no qual Portugal esteve epresentado no sector feminino por Lucinda Moreiras (NCL Sport) e por Márcia Martins (ADERCUS-Recer). No sector masculino a representação foi maior, composta por Aires Sousa (FC Penafiel), José Gaspar (GD 3 Santos Populares), José Carvalho (Constrolândia), Rui Muga (GC Bragança) e Artur Rodrigues (NA Cucujães). Nos juniores a representação teve apenas Miguel Santos (ARC Vila de Rei).
Quanto ao desempenho de Márcia Martins, foi a 51ª classificada na sua segunda participação em mundiais da especialidade. A atleta sentiu as dificuldades da altitude, ao longo dos 8.680m de prova, com um desnível de 550m, disputado em duas voltas, a uma altitude entre os 1.400m e os 1950m. No entanto, Márcia realizou uma prova muito regular entre as 70 atletas que concluiram a prova, a maioria das quais tem condições de treino e altitude nos seus países.
Em Viseu, Marco Marques correu a meia-maratona das vindimas, organizada pelas Juntas de Freguesia de Fragosela, Rio de Loba, Santos Êvos e Câmara Municipal de Viseu.
A prova decorreu pela Rota dos Corvos e Marco Marques foi o vencedor pelo segundo ano consecutivo, tendo batido com alguma facilidade toda a concorrência.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

CARLA E SUSANA NO PÓDIO EM ALCOBAÇA

A Feira de S. Bernardo em Alcobaça integrou a 2ª edição da corrida de atletismo, na qual a ADERCUS-Recer esteve representada por duas atletas que subiram mais uma vez ao pódio.

Decorreu no passado sábado à tarde, em Alcobaça, a 2ª edição da corrida de S. Bernardo, que foi uma organização da Câmara Municipal de Alcobaça. A ADERCUS-Recer esteve representada por Susana Rosa na prova de juniores e por Carla Martinho, na prova raínha, para seniores e veteranos.

A partida e meta tiveram lugar em frente ao mosteiro da Batalha e Susana Rosa correu 6.000m de prova, num circuito de duas voltas pelas principais ruas do centro da cidade, conjuntamente com os atletas juniores masculinos. A atleta assumiu a liderança da corrida desde início, passando isolada com grande vantagem logo à primeira volta, tendo cortado a meta inclusivamente entre os 20 primeiros masculinos.

Na corrida principal, a prova teve a distancia de 12.000m, disputada em três voltas que pemitiram ao público presente assistir a um agradável espectáculo desportivo, numa prova recheada de atletas de grande qualidade. Carla Martinho à passagem na primeira volta era já a 2ª classificada, atrás da companheira de treino Anália Rosa (Maratona CP) que foi a grande vencedora. Volta a volta, a vantagem de Carla foi aumentando sobre a 3ª classificada, que foi Ana Ferreira (GD Estreito), tendo cortado a meta com um registo de 45min de corrida, entre os 40 primeiros atletas masculinos de um pelotão de cerca de 200 atletas.

terça-feira, 28 de julho de 2009

SOLANGE JESUS VICE-CAMPEÃ DE PORTUGAL


A ADERCUS-Recer esteve este fim-de-semana em competição em pista, com a participação de Solange Jesus nos campeonatos de Portugal de pista ao ar livre, em corrida de montanha, com Márcia Martins e Ilda Martins correram a ultima etapa da Taça de Portugal. António Pereira estreou-se na ultra-maratona atlântica Melides-Troia e em Pombal, Luís Silva, Gil Ferreira e Carlos Barrocas correram a meia-maratona.

Uma semana após ter corrido o campeonato da Europa de sub-23, Solange Jesus voltou a calçar os sapatos de bicos, desta vez para disputar o campeonato de Portugal absoluto de pista ao ar livre. A competição decorreu no complexo desportivo Carla Sacramento, no Seixal, e foi no final da tarde de sábado que a atleta da ADERCUS-Recer partiu para mais 35 saltos de obstáculos, ao longo dos 3.000m de prova.

Solange desde cedo seguiu no grupo da liderança, inicialmente composto por quatro atletas, mas que ao fim do primeiro quilómetro de prova já estava dividido. Sara Moreira (Maratona CP), atleta olímpica e uma das melhores do mundo na distância isolou-se, perseguida pelo grupo formado por Clarisse Cruz (Sporting CP) e Solange Jesus, enquanto que Filomena Costa (SC Braga) perdia contacto com a frente da corrida.

À entrada para o ultimo quilómetro, Sara Moreira tinha já como certa a revalidação do título nacional e Solange deixava para trás decisivamente a atleta do Sporting, perseguindo a partir daí um record pessoal por larga margem, que se começava a adivinhar. Obstáculo após obstáculo, com passagens tecnicamente muito boas, cortou a meta a sprintar, tendo juntado à medalha de prata nova melhor marca pessoal por 6 segundos de diferença, fixada agora em 10min14seg01.
Para encerrar uma época recheada de êxitos, a atleta de Oliveira do Bairro teve a honra de subir ao pódio entre duas atletas que participaram o ano passado nos Jogos Olímpicos na prova de 3.000m obstáculos.

Também no sábado à tarde, Márcia Martins participou na última prova da taça de Portugal de corrida de montanha da FPA, disputada na Guarda, na qual subiu ao pódio no 2º lugar, conquistando com mais esta prestação também o 2º lugar da taça em disputa. Ilda Martins foi a vencedora da prova de veteranos, tendo conquistado a taça de Portugal do seu escalão.

No domingo de manhã, foi a vez de António Pereira se estrear em distâncias de maratona, tendo partido em Melides para os 43km da Ultra-maratona Atlântica Melides-Troia. Foram 43.300m de areia solta, dado que a maré não facilitou a vida aos aventureiros, tendo a distancia sido dificultada ainda mais por não poderem correr muito tempo em areia molhada. Ao fim de 3h37min, António cortou a meta como o 7º melhor atleta sénior, com um sorriso no rosto e sem grande debilidade física. Espelhava a satisfação da conquista de um grande objectivo que era à partida vencer a distância, nas condições terríveis que teve pela frente, e ainda por se sentir entre uma elite de verdadeiros aventureiros.
Em Pombal, mais três atletas da ADERCUS-Recer estiveram em competição na meia-maratona, integrada nas festas do Bodo. Luís Silva foi o 6º classificado com 1h08min, seguido do companheiro Gil Ferreira, 12º classificado da geral, com 1h11min e 3º classificado veterano. Carlos Barrocas melhorou 1min na distância, tendo cortado a meta com 1h16min.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

SOLANGE JESUS 9ª NO EUROPEU


Solange Jesus correu no domingo à tarde a final dos 3.000m obstáculos do campeonato da Europa de sub-23, em Kaunas, na Lituânia. Em Seia, alguns atletas da ADERCUS-Recer estiveram também em competição no campeonato do agrupamento das beiras de pista ao ar livre.

Com um início de tarde chuvoso, Solange Jesus entrou na pista do estádio de Kaunas para correr a final dos 3.000m obstáculos com o 11º melhor tempo, posição que a atleta viria a melhorar, tendo cortado a meta como a 9ª melhor atleta europeia.

Com uma fase inicial bastante determinada, Solange desde cedo esteve bem colocada no grupo da liderança da corrida. Ao primeiro quilómetro a passagem foi rápida, registada em 3min16seg, suficiente para que o grupo se alongasse e para que algumas atletas começassem a perder terreno.

Ao segundo quilómetro, com uma passagem em 6min38seg, seguia na companhia de outra atleta na 4ª posição e a escassos metros do lugar de bronze.

Por fim, o que por momentos parecia um sonho e um prémio pela audácia, desfez-se nas últimas duas voltas de prova. Face a uma quebra de ritmo, foi perdendo alguns lugares, mas com a vontade que marca a fibra de campeã, conseguiu cortar a meta num brilhante 9º lugar, com uma marca de 10min31seg. A vitória sorriu a Ancuta Bobocel da Roménia, seguida de Júlia Hiller e Susanne Lutz, ambas atleta da Alemanha.

Sentindo as pernas como pedra, por fim, Solange Jesus surgiu na zona mista do estádio, esboçando um sorriso de dever cumprido e ao mesmo tempo, deixando escapar queixas de dor, de quem deu tudo o que tinha para dar. Assim, quatro anos após a sua passagem pelo mesmo estádio no europeu de juniores, agora como sub-23 demonstrou estar entre as dez melhores europeias, tendo progredido muito e com capacidade de se bater entre as melhores.

Com uma atitude de grande dimensão, pouco depois, enquanto recebia alguns cuidados de recuperação na marquesa do departamento médico, já se preocupava com todas as tarefas que normalmente faz após a competição para estar já no próximo sábado à tarde nas melhores condições na disputa do campeonato de Portugal, na pista Carla Sacramento, no Seixal.

Em Seia, decorreram os campeonatos do Agrupamento das Beiras de pista ao ar livre, nos quais Carla Martinho subiu ao pódio para receber a medalha correspondente ao título de campeã de 1.500m. Carla correu sempre na liderança da prova, tendo selado a vitória com a marca de 4min42seg. O júnior Gabriel Silva foi outro dos atletas da ADERCUS-recer em destaque, tendo sido o atleta medalha de prata da prova de 5.000m, entre toda a concorrência sénior, com um registo de 15min33seg. Nelson Pereira correu também a prova de 800m, tendo registado mais uma vez 2min01seg na distância.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

GABRIEL SILVA DE BRONZE


O fim-de-semana competitivo da ADERCUS-Recer ficou marcado pela participação de Gabriel Silva no campeonato nacional de juniores de pista, Márcia Martins correu mais uma vez no campeonato da Europa de corrida de montanha, e em estrada, a equipa competiu em Argoncilhe e em Matosinhos.

Gabriel Silva, atleta júnior de primeira época, subiu ao pódio no passado sábado à tarde, no campeonato nacional de pista, disputado no Estádio Universitário de Lisboa. O jovem atleta, residente em Serém, ao fim de duas épocas de treino conseguiu conquistar a medalha de bronze e tornou-se mesmo no atleta com a terceira melhor marca nacional do seu escalão.

Após um quilómetro inicial algo lento, cronometrado em 3m10seg, o ritmo da corrida espevitou e a selecção foi-se fazendo volta a volta, até que à entrada para o ultimo quilómetro seguia junto o trio de atletas que discutiu entre si a cor do metal das medalhas.

No final, fez-se justiça à hierarquia do ranking nacional, com a vitória a sorrir a José Costa (FC Porto), seguido de Luís Mendes (NA Joane) e Gabriel Silva cortou a meta no 3º lugar. Para o atleta da ADERCUS-Recer, a prestação conseguida valeu-lhe um novo record pessoal, fixado em 15m16seg, por 18 segundos de diferença relativamente à melhor marca que possuía na distância.

Márcia Martins correu este domingo de manhã, pelo segundo ano consecutivo o campeonato da Europa de corrida de montanha, que decorreu em Telfes im Stubai (Áustria). A atleta foi 59ª classificada, tendo sido a terceira melhor atleta nacional, apesar de se ter deparado com uma lesão nas últimas duas semanas, que lhe condicionaram o normal desenrolar da preparação. Tendo treinado muito condicionada, Márcia ainda recuperou a tempo de conseguir dar o seu contributo à selecção nacional, numa formação composta apenas por quatro atletas, das quais pontuaram as três melhores.

Em estrada, no grande prémio de Argoncilhe, no concelho de Santa Maria da Feira, Sérgio Nolasco obteve mais uma vitória no escalão de infantis, enquanto que entre os mais velhos, Carla Martinho foi a 2ª classificada da prova sénior, que teve como vencedora Elizabete Lopes (Maratona CP). Carla intrometeu-se entre as duas atletas do Maratona Clube de Portugal presentes, tendo relegado Helena Sampaio para o 3º lugar por larga margem.

A principiante Daniela Dias, também em seniores femininos, foi 8ª classificada, enquanto que entre as juniores, Susana Rosa foi mais uma vez a vencedora. Ricardo Fernandes na corrida masculina mostrou que continua a subir de forma, tendo cortado a meta em 6º lugar.

Em Matosinhos, correu-se também no domingo de manhã a meia-maratona, tendo Carlos Barrocas regressado à competição, após alguns anos de interregno, com uma marca de 1h17min., seguido pouco depois por António Pereira, que cortou a meta com 1h18min.

Esta terça-feira de madrugada, partirá a selecção nacional sub-23 para Kaunas na Lituânia, na qual está integrada a atleta Solange Jesus (ADERCUS-Recer), que correrá na sexta-feira de manhã a eliminatória dos 3.000m obstáculos. A equipa nacional terá como responsáveis técnicos os professores Ricardo Esteves (ADERCUS-Recer) e Anabela Leite (Sporting CP).

segunda-feira, 6 de julho de 2009

SOLANGE JESUS CAMPEÃ NACIONAL SUB-23














O fim-de-semana competitivo da ADERCUS-Recer ficou marcado pela conquista de duas medalhas por Solange Jesus no campeonato nacional de sub-23 e outra por Gil Ferreira, no nacional de veteranos. Pela estrada, vários atletas subiram ao pódio em S. Paio de Oleiros.

Decorreram este fim-de-semana os campeonatos nacionais de sub-23, disputados no estádio do Fontelo em Viseu, nos quais Solange Jesus correu os 3.000m obstáculos na jornada de sábado à tarde e nos 3.000m palnos, no domingo de manhã.

Solange Jesus, anunciada como atleta pré-selecionada para o europeu na prova de obstáculos, confirmou plenamente o favoritismo e demonstrou estar em forma, tendo confirmado mais uma vez os mínimos para Kaunnas. Desde o tiro de partida que a atleta impôs um ritmo muito forte, tendo corrido sempre isolada, chegando mesmo a dobrar várias adversárias, que perderam mais de uma volta, para triunfar em 10min27seg44, com mais de 30seg de vantagem sobre a 2ª classificada. No pódio, Solange teve a seu lado em 2º lugar a atleta Salomé Rocha (FC Vizela) e Ana Nunes (GJ Pinheiro Bemposta), que foi 3ª classificada.

Na segunda jornada, no domingo de manhã, Solange voltou a calçar as sapatilhas de bicos para correr os 3.000m planos. Nesta distância, a atleta também detinha a melhor marca nacional à partida, mas adivinhava-se um duelo com outra atleta muito cotada, que é Daniela Cunha (UD Várzea) e que foi quem viria a ser a vencedora.

Após um quilómetro inicial muito lento, de indecisão sobre a tomada de liderança da prova, foi Solange Jesus que mais uma vez assumiu esse papel, tendo imposto a partir daí um ritmo que levou à quebra de todas as adversárias, com excepção da atleta de Paços de Ferreira, com quem travou um duelo lado-a-lado até aos últimos 200m de prova. Daniela Cunha competiu apenas nesta prova e aproveitou o facto para conquistar a medalha de ouro na última volta, que valeu prata a Solange com um registo de 9min57seg15.

Com a conquista de mais duas medalhas em campeonatos nacionais, que completa já uma dúzia na sua jovem carreira, a atleta natural do Rêgo de Oiã, partirá para a Lituânia, no início da próxima semana, onde irá alinhar no dia 17 nas eliminatórias da corrida de 3.000m obstáculos, do campeonato da Europa de sub-23.

No Centro de Estágios do Luso-Mealhada decorreram também os campeonatos nacionais de veteranos, nos quais Gil Ferreira participou na corrida de 5.000m, no sábado à tarde.

Com um ritmo de prova muito próprio de campeonato, o atleta da ADERCUS-Recer acabou por ser surpreendido por António Sousa (Barcelona 92), que numa mudança de ritmo muito forte à entrada para o quarto quilómetro, conquistou alguma vantagem que Gil viria a reduzir, mas que já não lhe permitiu alcançar o título nacional. Ainda assim, cortou a meta num brilhante 2º lugar, em 15m45seg de prova. À medalha de prata do campeonato nacional, Gil Ferreira juntou ainda o título distrital, que estava conjuntamente em disputa.

Em S. Paio de Oleiros, no domingo de manhã, a ADERCUS-Recer participou no grande prémio com os atletas mais jovens e também com alguns dos seniores, que fizeram questão de marcar presença numa das provas de estradas mais antigas do calendário do distrito de Aveiro.

Entre os mais novos, Sérgio Nolasco esteve mais uma vez em destaque ao conquistar a vitória na prova de infantis. Nos benjamins, Paulo Tavares foi o 7º classificado e Ana Alves 19ª. Em iniciados, Jéssica Coelho foi a 11ª classificada, seguida de imediato por Márcia Cardoso no 12º lugar, enquanto no sector masculino, Leandro Campos foi 18º e nos juvenis, Diogo Ferreira cortou a meta no15º lugar.

Na provas rainhas, a ADERCUS-Recer voltou a estar nos principais lugares do pódio, com Susana Rosa a alcançar o 2º lugar da classificação geral e o 1º entre as atletas juniores. Luís Silva foi o grande vencedor na prova masculina, seguido de Ricardo Fernandes que com uma excelente prestação conquistou o 2º lugar. António Pereira, a preparar a estreia numa maratona, deu também o seu contributo à equipa, tendo sido o 12º classificado, tendo permitido a conquista de mais uma vitória colectiva.

domingo, 21 de junho de 2009

CARLA E SOLANGE CAMPEÃS DISTRITAIS

A semana competitiva da ADERCUS-Recer ficou marcada pela participação em provas de pista, na Taça António Granja no Luso e nos distritais absolutos em Aveiro. Em estrada, Marco Marques correu em Sanfins do Douro.

Na quarta-feira à noite, decorreu no Centro de Estágios do Luso, mais uma jornada da Taça António Granja, na qual o júnior Gabriel Silva foi o 6º classificado da prova de 5.000, com 15min33, seguido do colega de equipa Hugo Ramalho, no 7º lugar, com 15min39seg.

Em Aveiro, disputaram-se no sábado à tarde e domingo de manhã, os campeonatos distritais absolutos de pista, nos quais Solange Jesus participou na primeira jornada na prova de 3.000m obstáculos. A atleta alcançou a vitória com um registo de 10min36seg, constituindo a sua segunda melhor marca de sempre. Na segunda jornada, alinhou também na corrida de 800m e estabeleceu nova marca na distância, tendo conquistado mais um título distrital, em 2min16seg.

Quanto a Carla Martinho, participou no domingo, na prova de 3.000m planos, tendo corrido isolada desde o tiro de partida, vencendo a prova com o tempo de 10min14seg. A júnior Susana Rosa também subiu ao pódio da prova de 1.500m, para receber a medalha de bronze, com um tempo de 5min08seg, enquanto que Gabriel Silva alcançou records pessoais nos 1.500m, com 4min10seg e nos 800m, com 2min03seg. Nelson Pereira também esteve em destaque ao lutar pela vitória da segunda série de 800m, tendo cortado a meta no 2º lugar, com 2min01seg.

Marco Marques foi o 6º classificado do grande prémio de Sanfins do Douro, prova de estrada, de 12km, que teve como vencedor o atleta Vítor Oliveira (NA Joane), seguido de Hélder Santos (Cyclones Sanitop), 2º classificado, e Manuel Ferreira (AFIS-Ovar) foi quem fechou o pódio no 3º lugar.



domingo, 14 de junho de 2009

CARLA MARTINHO 2ª NA FIGUEIRA DA FOZ

Os atletas da ADERCUS-Recer estiveram em competição na passada quarta-feira, feriado de 10 de Junho, na meia-maratona da Figueira da Foz, no grande prémio do Bairro do Pinheiro e na milha urbana Serra da Estrela. No fim-de-semana competiram ainda nos campeonatos distritais de infantis e iniciados de pista, no grande prémio de Lordosa do Campo e na corrida Famalicão-Joane.

Na Figueira da Foz decorreu na passada quarta-feira, feriado de 10 de Junho, mais uma edição da meia-maratona, prova na qual Carla Martinho voltou a marcar presença no pódio. A atleta foi a 2ª classificada feminina, superada por Prista Jeptoo (Quénia).

No sector masculino, os atletas da ADERCUS-Recer também brilharam, com um trio de atletas que estiveram nos lugares cimeiros. Hugo Ramalho classificou-se no 7º lugar, Ricardo Gomes foi o 8º e Diogo Miguel 9º. Os três atletas cortaram a meta com 1h11min de prova, tendo Hugo Ramalho e Diogo Miguel estabelecido novas melhores marcas pessoais.

Na cidade da Guarda, Marco Marques e Márcia Martins participaram no grande prémio de atletismo do Bairro do Pinheiro. O evento dividiu-se em milha urbana e em prova de fundo de 8.000m, tendo a vitória sorrido a ambos os atletas nas duas variantes.

Marco Marques venceu os 8.000m, tendo superado Alberto Almeida (CP Valongo Vouga), outro bairradino de grande valor, agora já do escalão de veteranos. Márcia Martins foi a vencedora dos 1.609m da milha urbana, alguns dias após se ter sagrado vice-campeã nacional de corrida de montanha.

Á noite, na vila de S. Romão de Seia, disputou-se mais uma edição da Milha urbana Serra da Estrela. Entre os atletas mais jovens, Ana Alves subiu ao palco para receber o prémio referente ao 5º lugar de benjamins, seguindo-se Luísa Pereira no 6º lugar e a estreante Beatriz Ruivo foi a 8ª classificada. No sector masculino, também nos benjamins, Paulo Tavares foi o 6º classificado, enquanto que nos infantis, Sérgio Nolasco foi o vencedor.

Quanto aos mais experientes, Ilda Martins foi a vencedora entre as atletas veteranas e na série B para seniores masculinos, Nelson Pereira foi o vencedor, seguido pelo companheiro de equipa Ricardo Gomes, 2º classificado. Pedro Ferreira (JU Fornos) foi quem fechou o pódio no 3º lugar, tendo Hugo Ramalho cortado a meta no 4º lugar, muito perto do pleno para as cores da ADERCUS-Recer. Na elite feminina, Solange Jesus foi a 4ª classificada, tendo brilhado entre a maior parte das melhores atletas portuguesas que nesta prova estiveram em competição. O pódio foi composto pela vencedora que foi a olímpica Inês Monteiro (Maratona CP), seguida de Mónica Rosa (MC Portugal), 2ª classificada, e de Joana Costa (SC Braga). Susana Rosa foi a 5ª classificada entre as juniores, que à semelhança das seniores, teve a presença das melhores atletas nacionais.

No fim-de-semana, decorreram em Aveiro os campeonatos distritais de infantis e iniciados, nos quais Sérgio Nolasco subiu por duas vezes ao pódio. Sérgio sagrou-se campeão distrital de infantis na prova de lançamento do peso e foi ainda medalha de prata no salto em comprimento, a escassos 8cm do vencedor Paulo Neto (Escapães). Nos iniciados, na prova de 250m, Márcia Cardoso foi a 5ª classificada e Jéssica Coelho a 7ª.

Em Viseu, Marco Marques alcançou mais uma vitória, no domingo de manhã, que desta feita foi no grande prémio de Lordosa do Campo. Foi o mais rápido a percorrer os 12.000m de prova, tendo Nuno Nogueira (CP Mangualde) sido 2º classificado e que Luís Eva (NA Matosinhos) foi quem fechou o pódio no 3º lugar.

Ao mesmo tempo, em Famalicão, Solange Jesus e Carla Martinho foram 4ª e 5ª classificadas, respectivamente, dos 15km Famalicão-Joane. A prova teve como vencedora Prista Jeptoo (Quénia), seguida de Mariza Barros (SpotZone RT), 2ª classificada, e de Elizabete Lopes (Maratona CP), 3ª.

domingo, 7 de junho de 2009

MÁRCIA MARTINS VICE-CAMPEÃ NACIONAL DE MONTANHA

O fim-de-semana desportivo da ADERCUS-Recer ficou marcado por excelentes prestações em corrida de montanha na Covilhã. Em pista, Gabriel Silva e Susana Rosa competiram no distrital de sub-23 em Aveiro e Solange Jesus em Paris.

Márcia Martins subiu ao pódio no passado sábado ao fim da tarde na Covilhã, tendo alcançado a medalha de prata do campeonato nacional de corrida de montanha, da Federação Portuguesa de Atletismo. Disputado no sistema “sempre a subir”, a prova teve partida na aldeia da Bouça e terminou nas Penhas da Saúde, numa distância de 8.000m.

A atleta da equipa da Serena de Oliveira do Bairro foi superada por Lucinda Moreiras (NCL Sport Clube), que alcançou o título nacional por 20seg de vantagem, numa luta movida por Márcia até ao fim. No 3º lugar fechou o pódio Lurdes Monteiro (NA Matosinhos), a 4ª atleta foi Mónica Moreiras (Juv. Vidigalense) e a 5ª foi Joana Nunes, outra atleta aveirense que representa a JOBRA.

Deste modo a atleta melhorou um lugar em relação à época de 2008 e estará presente pela segunda vez consecutiva na sua carreira desportiva no Campeonato Europeu, que este ano se disputará dia 12 de Julho em Telfes, na Áustria.

A veterana Ilda Martins também correu montanha a cima, tendo marcado presença no pódio da Covilhã com o 2º lugar do seu escalão e como 10ª da classificação geral. Esta competição para além de campeonato nacional, foi também mais uma etapa da Taça de Portugal, na qual Márcia Martins é também no momento a 2ª classificada.

Em França, também ao fim da tarde de sábado, Solange Jesus correu o meeting de “Bonneuil-Sur-Marne”, em Paris. A atleta participou na corrida de 3.000m obstáculos e foi 4ª classificada, com a marca de 10min36seg. Após ter alcançado os mínimos de participação para o campeonato europeu de sub-23, esta foi a 2ª participação esta época na corrida de obstáculos, após uma sucessão de records pessoais em distâncias planas. Solange arriscou mesmo mais uma nova melhor marca pessoal, tendo passado aos 1.500m em 4min54seg, sendo na altura 2ª classificada, mas cedeu um pouco no último km, tendo ficado muito próxima do pódio na sua estreia em meetings internacionais.

Em Aveiro, decorreram os campeonatos distritais de pista de sub-23, nos quais Gabriel Silva alcançou o mínimo de participação para o campeonato nacional de juniores, na prova de 5.000m e Susana Rosa venceu a prova de 3.000m planos.

Gabriel Silva correu a prova de 5.000m no sábado ao fim da tarde, tendo registado uma marca de grande qualidade, cronometrado em 15min34seg. O atleta assumiu a liderança da corrida após os 3.000m, tendo sido superado por Fábio (Villa Cesari) sobra a meta, com escassos centésimos a separar os dois atletas. Para compensar o sucedido, Gabriel alcançou marca para participar no campeonato nacional, que decorrerá no dia 11 de Julho, em Lisboa.

No domingo de manhã, foi a vez da junior Susana Rosa alcançar o título de campeã sub-23, na prova de 3.000m. Susana assumiu a liderança da corrida à segunda volta à pista, para não mais a largar, tendo terminando isolada em 11min00seg de prova.

domingo, 24 de maio de 2009

SOLANGE JESUS VENCEU NO LUSO


O fim-de-semana competitivo da equipa de atletismo ADERCUS-Recer ficou marcado pelas participações dos seus atletas no 4º encontro de selecções, no cross de montanha da JOBRA e na meia-maratona Douro.

Decorreu no passado sábado à tarde, na pista de atletismo do Centro de Estágios do Luso, a 4ª edição do Encontro de Selecções. Foi uma organização conjunta da Associação de Atletismo de Aveiro e do Agrupamento das Beiras, que contou com a colaboração da Câmara Municipal da Mealhada.

Este evento contou com a presença de atletas em representação das Selecções da Aveiro, Coimbra, Leiria, Madeira e uma selecção de atletas das Associações da Beira Interior (Castelo Branco, Guarda e Viseu).

Solange Jesus e Carla Martinho foram as atletas da ADERCUS-Recer que deram contributo à selecção anfitriã para a prova de 1.500m. Solange foi a vencedora destacada, com novo record pessoal por 4seg de diferença, fixado agora em 4min34seg. Carla foi a segunda classificada, com um registo de 4min39seg, tendo-se superiorizado a Olga Pinto (Madeira), 3ª classificada, que tinha sido a vencedora da última edição.

No domingo de manhã, Márcia Martins e Ilda Martins participaram no cross de montanha da JOBRA, prova que foi simultaneamente campeonato distrital de corrida de montanha de Aveiro e etapa da Taça de Portugal da especialidade.

Márcia foi a 2ª classificada, a escassos 10 segundos da vencedora que foi a campeã nacional Lucinda Moreiras (NA Matosinhos). Deste modo, superiorizando-se à atleta da casa Joana Nunes (JOBRA), 3ª classificada, sagrou-se campeã distrital. Quanto a Ilda, foi a 9ª atleta da classificação geral e também campeã distrital, mas do escalão de veteranos.

Ao mesmo tempo, na cidade do Peso da Régua, uma dúzia de atletas da ADERCUS-Recer participaram na 4ª edição da meia-maratona Douro. A meia-maratona teve partida na barragem do Bagauste e meta no centro da cidade, tendo sido percorrido a maior parte do traçado de prova na margem sul do rio Douro.

Quanto à prestação dos atletas da equipa bairradina, no sector masculino o mais feliz foi Gil Ferreira, que concluiu a prova com 1h09min, tendo subido ao pódio, distinguido como o 3º classificado do escalão de veteranos 1. Seguiu-se Marco Marques e Hugo Ramalho, com 1h11min e ainda com uma prestação de relevo cortaram a meta Nelson Pereira, Paulo Miguel e António Pereira, todos com 1h15min. Destacou-se ainda José Pedro Guerra, atleta com deficiência motora, que correu em 1h25min, tendo estabelecido novo record pessoal por 4min de diferença.

Quanto à participação no sector feminino, apenas Carla Martinho esteve presente, tendo sido a 7ª atleta a cortar a meta da classificação geral e a 6ª portuguesa, com a marca de 1h21min.


domingo, 17 de maio de 2009

CARLA E SOLANGE CORRERAM EM SINTRA

O fim-de-semana desportivo da ADERCUS-Recer ficou marcado por vários êxitos obtidos em competições de pista e de estrada. Os atletas estiveram em destaque no meeting de Sintra, no grande prémio de Mira, na milha urbana de Pombal e na volta a Farminhão.

Carla Martinho e Solange Jesus participaram no Sábado à tarde no meeting de Sintra, prova de pista, disputada no Estádio do Real Massamá, na qual correram os 3.000m planos. As duas atletas lideraram a corrida desde início e terminaram destacadas, decidindo entre si a vitória nos últimos 100m de prova. Um segundo de diferença separou Carla de Solange, que registaram 9min43seg e 9min44seg respectivamente.

No domingo de manhã foi a vez de Carla repetir a vitória, mas desta feita no grande prémio de Mira, na qual subiu ao pódio da prova sénior feminina acompanhada de Márcia Martins, 2ª classificada. A júnior Susana Rosa também subiu ao palco para ser distinguida com o prémio do 4º lugar da classificação geral feminina.

Ilda Martins foi mais uma vez a vencedora entre as atletas veteranas e entre os mais jovens, Sérgio Nolasco foi outro dos vencedores, na corrida de infantis. Destacaram-se também entre os benjamins, Paulo Tavares que foi o 2º classificado, Luísa Pereira 4ª e Ana Alves 6ª.

Ao mesmo tempo, em Pombal Solange Jesus e Gabriel Silva correram na milha urbana. Solange destacada pela organização em conferência de imprensa como sendo uma das principais atletas, demonstrou estar realmente a atravessar um grande momento de forma e disputou os lugares de pódio da elite feminina até aos últimos metros de prova. Foi a 4ª classificada com um registo de grande valia, cronometrada com 5min00seg. A prova teve como vencedora uma atleta queniana, seguida de Mónica Rosa (Maratona CP), 2ª classificada, e de Daniela Cunha (GD Várzea), a 3ª. Quanto a Gabriel Silva, subiu também ao pódio, tendo sido o 3º classificado júnior, com a marca 4min35seg.

Em Viseu, Marco Marques foi o vencedor da volta a Farminhão, prova de estrada de 15km. Marco também em crescendo de forma, superou Gonçalo Borges (3 Santos Populares), 2º classificado e Jorge Pádua (NA Matosinhos), o 3º. Após uma volta inicial a Farminhão corrida entre os três primeiros classificados, Marco e Jorge percorreram o restante traçado da prova juntos, e a cerca de 500m da meta o atleta da ADERCUS-Recer desferiu o ataque final, que lhe permitiu alcançar mais um triunfo.

domingo, 10 de maio de 2009

LUÍS SILVA E GIL FERREIRA BRILHARAM NA GOLD MARATHON

O fim-de-semana competitivo da ADERCUS-Recer ficou marcado pela participação de Luís Silva e Gil Ferreira ao mais alto nível na 5ª edição da Gold Marathon, enquanto que Solange Jesus carimbou o passaporte para o campeonato europeu de pista de sub-23. Susana Rosa sagrou-se campeã distrital de juniores e Gabriel Silva arrecadou uma medalha de vice-campeão.

Decorreu este fim-de-semana em Lisboa a 5ª edição da Gold Marathon, que foi uma organização da Fundação Carlos Lopes, campeão Olímpico da distância em Los Angeles (USA), no ano de 1984. A prova teve partida em frente ao Casino do Estoril e meta em frente ao Casino Lisboa, no Parque das Nações.

Os atletas Luís Silva e Gil Ferreira, da ADERCUS-Recer, foram anunciados em conferência de imprensa de apresentação da prova como os atletas portugueses cabeças de cartaz, para além da presença de três atletas oriundos do Quénia. Na hora da verdade, de facto os atletas da equipa de atletismo bairradina confirmaram as suas credenciais e estiveram sempre em destaque ao longo dos 42.195m.

Desde cedo se formaram dois grupos de dois atletas, seguindo na liderança os dois africanos masculinos e a cerca de uma centena de metros os dois melhores portugueses, que foram Vasco Azevedo (Boavista FC) e Luís Silva. Um pouco mais para trás, Gil Ferreira liderava o terceiro grupo.

Na Praça do Comércio, um pouco antes dos 25km, os dois melhores portugueses alcançaram os quenianos e Luís Silva assumiu a liderança, para alegria dos espectadores que aplaudiram a audácia dos atletas nacionais. Pouco depois, Moses Kiptum e Peter Kosquei desferiram um forte ataque, ao qual a dupla perseguidora preferiu não responder de pronto e tentar uma aproximação gradual. Foi um jogo do gato e do rato, que se prolongou até a linha de meta, na qual apenas 30 segundos separaram os quatro primeiros classificados.

O vencedor foi Moses Kiptum (Quénia), com a marca de 2h19min, seguido do compatriota Peter Kosguei, Vasco Azevedo (Boavista FC) foi o 3º classificado, e Luís Silva o 4º, com 2h20min, a escassos segundos da sua melhor marca. Quanto a Gil Ferreira, foi o 6º classificado, com um novo record pessoal fixado em 2h26min04seg.

Entretanto ao mesmo tempo, decorria a meia-maratona de Cortegaça, na qual Carla Martinho (ADERCUS-Recer) foi a 3ª classificada, com uma marca de 1h19min, na qual a vitória sorriu a uma atleta queniana, seguida de outra atleta bairradina, que foi Anália Rosa (Maratona CP).

Entre os atletas masculinos, Marco Marques foi o 9º classificado, com novo record pessoal, fixado em 1h09min.

No Centro de Estágios do Luso, no sábado à tarde, Solange Jesus (ADERCUS-Recer) carimbou o passaporte na prova de 3.000m obstáculos para o campeonato europeu de sub-23. A atleta detinha de melhor marca na distância 10min34seg e conseguiu um novo registo de 10min20seg98, em contra-relógio, com vento e chuva. Assim, está apurada para o campeonato que decorrerá a partir de 16 de Julho em Kaunas, na Lituânia.

Susana Rosa (ADERCUS-Recer) correu a prova de 1.500m do distrital de juniores, na qual se sagrou campeã, também com novo máximo na distância, fixado em 5min02seg26. O colega de equipa Gabriel Silva seguiu-lhe o exemplo, e na prova de 3.000m foi o vice-campeão distrital. Gabriel estabeleceu records pessoais nesta distância com a marca de 9min02seg05 e nos 1.500m, com 4min11seg36.

terça-feira, 5 de maio de 2009

MARCO MARQUES VENCEU EM IDANHA-A-NOVA


A ADERCUS-Recer subiu ao pódio este fim-de-semana em provas de estrada, na Covilhã e em Idanha-A-Nova, e de montanha, em Arouca.

Disputou-se este domingo de manhã, em Idanha-A-Nova, a 17ª rampa da Sra. da Graça, prova de estrada de 8.200m, na qual Marco Marques (ADERCUS-Recer) foi o grande vencedor. Marco cortou a meta isolado em frente à Câmara Municipal de Idanha-A-Nova, tendo superado Filipe Alves (AB Cançado), que foi o 2º classificado, e João Serralheiro (GDA Bouça), que fechou o pódio no 3º lugar.

Em Arouca, Márcia Martins (ADERCUS-Recer) foi a 3ª classificada sénior da corrida de montanha do 7º circuito de Arouca/Sra. da Mó. A vitória sorriu a Lucinda Moreira (NA Matosinhos), seguida da companheira de equipa Rosa Madureira, que foi a 2ª classificada.

Ilda Martins (ADERCUS-Recer) cortou a meta dos 12.400m de prova, em frente ao Convento de Arouca, também como 3ª classificada, entre as atletas do escalão de veteranos.

Na passada sexta-feira, feriado de 1 de Maio, Carla Martinho (ADERCUS-Recer) também subiu ao pódio na Covilhã, na corrida do dia do trabalhador. Carla foi a 2ª classificada dos 10.000m da prova de seniores, vencida por Sara Moreira (Maratona CP), que teve partida na vila do Carvalho e meta no pelourinho, em frente à Câmara Municipal de Covilhã.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

ADERCUS–RECER BRILHOU EM COIMBRA


Em fim-de-semana de comemoração do 25 de Abril, a ADERCUS-Recer esteve em competição na milha urbana de cristal, na Marinha Grande, no grande prémio da Sra. dos Campos, na Colónia Agrícola, e na corrida pontes da Amizade, em Coimbra.

Decorreu na passada sexta-feira à noite na Marinha Grande, mais uma edição da milha urbana de cristal, prova integrada nas comemorações locais do 25 de Abril. Alinharam à partida na série de elite feminina um trio de atletas da equipa de Oliveira do Bairro, composto por Carla Martinho, que cortou a meta dos 1.609m de corrida como a 3ª classificada sénior, que teve como vencedora a atleta Sandra Teixeira (Sporting CP), seguida de Mónica Rosa (Maratona CP). Rosário Pais foi a 8ª sénior e Susana Rosa também subiu ao pódio como a 3ª melhor júnior.

Na manhã de sábado dia 25 de Abril, realizou-se na Colónia Agrícola, em Ílhavo, o tradicional grande prémio de atletismo da Senhora dos Campos. A ADERCUS-Recer participou com os atletas mais jovens, tendo Luísa Pereira sido a vencedora da prova de benjamins B, Ana Alves a 7ª classificada no escalão de benjamins A e Paulo Tavares foi também o mais rápido entre os benjamins A.

Na prova de infantis masculinos, Sérgio Nolasco regressou à competição com uma vitória, Leandro Campos foi o 12º iniciado e Gabriel Silva foi o melhor júnior na corrida principal, na qual correu com os seniores e cortou a meta com o 6º lugar da classificação geral.

Marco Marques foi o 2º sénior masculino, superado por Filipe Pedro (NA Joane). Paulo Miguel foi mais um dos vencedores, que subiu ao pódio para receber o troféu do escalão de veterano 2.

Na corrida feminina de juniores, seniores e veteranas, Márcia Martins foi a 3ª classificada, tendo sorrido a vitória a Sara Pinho (Sporting CP), seguida de Joana Nunes (JOBRA). Ilda Martins foi a vencedora entre as veteranas e a júnior Susana Rosa foi a 4ª atleta da classificação geral.

No domingo de manhã, oito atletas masculinos marcaram a participação da ADERCUS-Recer na corrida da AMI, designada de “corrida das pontes da Amizade”, que decorreu em Coimbra e percorreu as pontes da cidade dos estudantes.

Na vertente competitiva, os atletas bairradinos fizeram o pleno no pódio sénior masculino, tendo Ricardo Gomes sido o grande vencedor, seguido pelos companheiros Ricardo Fernandes e Hugo Ramalho, 2º e 3º classificados respectivamente. Pouco depois, cortaram a meta Nelson Pereira no 6º lugar, Paulo Miguel foi o 7º e melhor veterano, António Pereira 8º, Miguel Silva 16º e Pedro Guerra 23º.

terça-feira, 7 de abril de 2009

ADERCUS-RECER VITORIOSA NO FUNDÃO


Em provas de estrada os atletas da ADERCUS-Recer estiveram em competição no Fundão, na Póvoa do Varzim e em Vigo, continuando a obter lugares de destaque e marcas de relevo.

Decorreu este domingo de manhã na Freguesia das Donas, o “Grande Prémio Cerejeiras em Flor do Município do Fundão”, organizada pelo Grupo de Convívio e Amizade nas Donas e da Câmara Municipal do Fundão.

A ADERCUS-Recer esteve representada em várias corridas, desde o escalão de benjamins, que são os atletas mais jovens, até aos seniores e veteranos, que disputaram a prova raínha.

Entre os atletas mais jovens, alguns tiveram a sua primeira experiência competitiva na modalidade, como foi o caso do benjamim Paulo Tavares, do iniciado Leandro Campos e do juvenil Diogo Ferreira. Coube ainda o baptismo competitivo ao sénior José Pedro Guerra, atleta adaptado, que depois de muitos anos como nadador abraçou agora um novo desafio desportivo no atletismo.

Em termos competitivos, entre as atletas benjamins A Luísa Pereira foi a 3ª classificada, enquanto a companheira Ana Alves foi a 10ª Benjamin B. No sector masculino Paulo Tavares estreou-se com o 14º lugar, Leandro Campos nos iniciados foi o 23º e Diogo Ferreira nos juvenis foi também o 23º classificado.

Nos juniores, Susana Rosa foi a vencedora dos 7.500m de prova, seguida de Liliana Martins (GCA Donas) no 2º lugar e de Luísa Andrade (SS S. João da Madeira). Gabriel Silva por sua vez foi o 3º classificado da prova que teve como vencedor Diego Manjate (SS S. João da Madeira) e em 2º lugar subiu ao pódio o atleta Hugo Correia (SFRA da Amadora).

Na corrida raínha de 10.000m para seniores e veteranos, que teve partida na cidade do Fundão e meta na freguesia das Donas, Marco Marques foi o primeiro dos atletas da ADERCUS-Recer a cortar a meta no 6º lugar da classificação geral, que teve como vencedor o maratonista olímpico Paulo Gomes (GD Conforlimpa), seguido de Leonel Fernandes (Cyclones Sanitop) no 2º lugar e em 3º classificou-se Filipe Rosa (JO Monte Abraão). Colectivamente a ADERCUS-Recer foi a 3ª classificada, que para além do contributo de Marco Marques, contou ainda com o 11º lugar de Ricardo Fernandes e com o 13º de Ricardo Gomes.

No sector feminino, o domínio da ADERCUS-Recer ficou marcado com a vitória de Carla Martinho, seguida da companheira de equipa Solange Jesus, no 3º lugar cortou a meta Joana Costa (SC Braga) e no 4º lugar Márcia Martins selou a vitória da equipa.

Dos atletas da equipa de Oliveira do Bairro, subiram ainda ao pódio o atleta Paulo Miguel, que foi o 10º classificado veterano A e Ilda Martins, a 2ª classificada da geral de veteranas.

Entretanto, na mesma manhã, Gil Ferreira (ADERCUS-Recer) correu a meia-maratona da Póvoa do Varzim, na qual foi o 12º atleta da classificação geral a cortar a meta dos 21.097m de prova, 3º da classificação de veteranos, com a marca de 1h09min.

Também na mesma distância, António Pereira e Nelson Pereira correram em Vigo a “Meia-maratona da Grande Baía”, tendo estabelecido novas marcas pessoais, que passaram a ser de 1h16min para António e de 1h15min para Nelson.

domingo, 29 de março de 2009

MARCO 2º EM CASTELO BRANCO E CARLA 3ª EM ELVAS


A ADERCUS-Recer esteve em competição este fim-de-semana em provas de estrada, em Elvas no GP Rui Nabeiro e em Castelo Branco, no Bairro do Cansado, enquanto que em Estarreja os mais jovens competiram no festival de benjamins de pista.

No sábado à tarde, Carla Martinho e Solange Jesus participaram no 13º grande prémio de atletismo Comendador Rui Nabeiro, disputado na cidade de Elvas. A prova foi organizada pelo Clube Elvense de Natação, no dia em que o patrono da prova Rui Nabeiro completou 78 anos de vida.

Carla Martinho subiu mais uma vez ao pódio, tendo alcançado o 3º lugar da prova de 10.000m, com um registo de 35min10seg, na qual a companheira de equipa, Solange Jesus, com 36min06seg foi a 5ª classificada.

A vencedora da corrida foi a maratonista Marisa Barros (SportZone RT), seguida de um lote de atletas de grande qualidade, com Mónica Rosa (Maratona CP) a terminar no 2º lugar, a 3ª classificada foi Carla Martinho (ADERCUS-Recer), 4ª Sara Pinho (Sporting CP), 5ª Solange Jesus (ADERCUS-Recer) e 6ª Clarisse Cruz (Sporting CP).

Na prova masculina, também ela uma autêntica parada de estrelas, teve como vencedor ao sprint o atleta marroquino Youssef El Kalay (FC Porto), que levou de vencida por 1seg. de diferença Hermano Ferreira (Maratona CP), tendo Paulo Gomes (GD Conforlimpa) fechado o pódio no 3º lugar. Ricardo Gomes (ADERCUS-Recer) cortou a meta com 33min43seg, tendo sido o 16º classificado sénior. Outro atleta de Oliveira do bairro em competição na mesma prova foi Filipe Pedro, em representação do Núcleo de Atletismo de Joane, que alcançou o 7º lugar da classificação geral, com 30min42seg.

Em Estarreja, decorreu também à tarde no sector de treino sintético, um festival de atletismo para benjamins, no qual as mais jovens atletas da ADERCUS-Recer tiveram oportunidade de competir. Ana Alves, atleta benjamim B, participou na corrida de 60m, tendo sido a 4ª classificada da sua série. Luíza Pereira, nos benjamins A foi a 3ª classificada da sua série de 50m planos.

Marco Marques participou este domingo de manhã no 9º grande prémio de atletismo do Bairro do Cansado, na cidade de Castelo Branco.

Marco foi o 2º classificado na prova de seniores e veteranos, disputada na distância de 10.000m, na qual o atleta veterano bairradino Alberto Almeida (CP Valongo do Vouga) foi o brilhante vencedor, face a uma ataque final numa subida para a meta, ao qual Marco não conseguiu responder.



segunda-feira, 23 de março de 2009

ADERCUS-RECER DE PRATA NA FIGUEIRA DA FOZ

2009 foi mais um ano de prata no nacional de corta-mato curto para o colectivo senior feminino da ADERCUS-Recer, que ano após ano, vai sendo equipa assídua dos pódios nacionais. Individualmente, Ilda Martins foi a veterana de bronze e Solange Jesus a sub-23 de ouro.

A edição 2009 do Campeonato Nacional de Corta-Mato Curto realizou-se em conjunto com o Campeonato Nacional de Corta-Mato do Desporto Escolar, com o Campeonato Nacional de Corta-Mato Universitário e com o Campeonato Nacional de Corta-Mato de Veteranos, uma organização que levou até ao Parque das Abadias, na Figueira da Foz, no sábado de manhã, perto de 2000 atletas de todos os escalões etários.

A corrida do campeonato nacional de corta-mato para atletas veteranos masculinos e femininos abriu o programa de competição da FPA, na qual a equipa de atletismo do lugar da Serena de Oliveira do Bairro teve em competição os atletas Paulo Miguel e Ilda Martins.

Paulo Miguel foi o 33º classificado, tendo realizado uma prova muito regular ao longo dos 4.000m de competição, entre um pelotão de 86 atletas chegados à meta e que teve como vencedor um atleta aveirense, que foi Manuel Alves do Clube de Campismo de S. João da Madeira. Quanto a Ilda Martins, seguiu num trio de atletas aveirenses que lutavam entre si por dois lugares que a vencedora Rosa Oliveira (AM Vermoim) deixou disponíveis, face ao avanço que conquistou desde cedo sobre a restante concorrência. Para além de Ilda Martins, seguiam no grupo a atleta Maria de Fátima Pinho (ACD “Os Ilhavos”) e Maria Batista (JA Mozelense), tendo a definição de lugares sido estabelecida já na última das quatro voltas ao parque da Abadias. A atleta de Mozelos foi a mais rápida, tendo conquistado a medalha de prata e Ilda a de bronze, com apenas algumas semanas de treino após uma intervenção cirúrgica a que foi sujeita recentemente.

Rui Silva, recentemente campeão da Europa de pista coberta, veio ao Corta-Mato Curto conquistar o seu 5º título individual, contribuindo ainda para o 5º título da sua equipa, o Sporting Clube de Portugal. O vencedor de 2008, Mário Teixeira, também do Sporting, foi 2º classificado, com Sérgio Silva do Maia Atlético Clube a ser 3º.

Colectivamente, a formação do Sporting venceu, seguida do Núcleo de Atletismo de Joane, vencedores em 2008, Cyclones Sanitop fechou o pódio no 3º lugar e a ADERCUS-Recer foi a 6ª equipa, tendo sido também a melhor formação aveirense. Para o 6º lugar da equipa pontuaram os atletas Marco Marques 33º classificado, Luís Silva 39º, Ricardo Fernandes 54º e Gil Ferreira 64º, entre 173 atletas que concluíram a prova e 23 equipas classificadas.Nos femininos, a outra medalhada do Europeu indoor, Sara Moreira do Maratona, venceu, conquistando o seu segundo título na especialidade. Sara teve durante grande parte da prova a companhia de Ana Dulce Félix do Sporting de Braga, que acabou por ser segunda, à frente da Campeã Olímpica Fernanda Ribeiro (individual). Quanto às atletas da ADERCUS-Recer, realizaram uma prova de grande nível que conduziu o colectivo ao 2º lugar do pódio.

Carla Martinho e Solange Jesus seguiram juntas durante toda a prova, alternado entre si a classificação de 8º e 9º lugar, enquanto que um pouco mais atrás, Márcia Martins e Rosário Pais lutavam por fechar a equipa o melhor possível. Na ultima volta, as classificações definiram-se e na meta Carla Martinho foi a 8ª classificada, Solange Jesus a 9ª, Rosário Pais 20ª e Márcia Martins a 23ª, fechando à frente do quarto elemento do FC Porto, tendo ditado a vitória por um ponto sobre a equipa portista. A júnior Susana Rosa também deu o seu contributo à equipa, tendo cortado a meta no 38º lugar entre 85 atletas.

Solange Jesus sagrou-se também campeã nacional sub-23, seguida de Tânia Silva (Liberdade FC) no 2º lugar e de Ana Ferreira (GD Estreito), 3ª classificada.

Colectivamente a Sporting Clube de Braga venceu, conquistando o 6º título no Campeonato Nacional de Corta-Mato Curto, seguindo-se a ADERCUS-Recer no 2º lugar pelo segundo ano consecutivo e o FC Porto fechou o pódio no 3º lugar, tendo-se classificado 12 equipas.

Em Mêda, no distrito da Guarda, decorreu este domingo de manhã o grande prémio de atletismo, prova de estrada disputada na distância de 6.600m para o escalão de seniores. Marco Marques (ADERCUS-Recer foi o 3º classificado, com a vitória a sorrir ao atleta Bruno Jesus (NA Joane), seguido de Alexandre Silva (CA Seia).

quinta-feira, 19 de março de 2009

ADERCUS-RECER DE BRONZE EM CASTELO BRANCO

A ADERCUS-Recer subiu ao pódio em Castelo Branco no nacional de corta-mato longo, com Solange Jesus a conquistar o 3º lugar entre as atletas sub-23 e a equipa sénior feminina ocupou o mesmo lugar do pódio. Em Albergaria-A-Velha, Carla Martinho venceu, com lugares de destaque de Márcia Martins, Marco Marques e Rafael Miguel.

Decorreu este domingo à tarde nas imediações do aeródromo de Castelo Branco, mais uma edição dos campeonatos nacionais de corta-mato de juvenis, juniores e longo para seniores.

A ADERCUS-Recer esteve representada na corrida de juniores femininos por Susana Rosa, que na primeira época do escalão conseguiu ser já a 10ª classificada, tendo realizado uma prova muito equilibrada ao longo de 6.000m de percurso muito difícil. Na corrida masculina, Gabriel Silva foi o 27º, tendo sido também um resultado razoável face ao número e qualidade dos atletas presentes. Gabriel tem tido esta época atípica, face a uma sucessão de contratempos que não lhe têm permitido explanar as suas reais potencialidades, na sua primeira época como júnior.

Quanto à prova de seniores femininos, Carla Martinho obteve a sua melhor classificação de sempre em campeonatos nacionais de corta-mato longo, ao cortar a meta num brilhante 9º lugar. Seguiram-se o trio de companheiras de equipa que entraram na meta seguidas, tendo conduzido a equipa ao 3º lugar do pódio. Solange Jesus foi a 16ª classificada e a 3ª atleta Sub-23, apesar de não se ter adaptado ao percurso enlameado em metade de cada volta dos 8.000m de prova. Depois de Solange, entraram na meta Márcia Martins no 17º lugar e Rosário Pais em subida de forma foi a 18ª atleta.

Em Albergaria-A-Velha, decorreu no domingo de manhã o Grande Prémio de Atletismo do Clube Desportivo de Campinho, no qual a ADERCUS-Recer esteve representada por alguns atletas, com destaque para a vitória de Carla Martinho na prova sénior feminina de 5.000m sobre Clarisse Cruz (Sporting CP), na qual Márcia Martins foi também a 5ª classificada.

Na corrida masculina de 10.000m, Marco Marques foi o 7º classificado, enquanto que nos juvenis masculinos, Rafael Miguel alcançou o 4º lugar.