domingo, 5 de dezembro de 2010

CARLA, DANIEL E MÁRCIO SUBIRAM AO PÓDIO NA PALHAÇA

A ADERCUS esteve representada no Grande Prémio de Atletismo da ADREP nos vários escalões, com destaque para três subidas ao pódio. Carla Martinho discutiu a vitória na prova de seniores.

A atleta Carla Martinho, da ADERCUS, natural e residente na Palhaça, correu “em casa” e discutiu mais uma vez por um lugar de pódio. Teve em Cláudia Pereira (SC Braga) e em Sónia Fernandes (GRECAS) as principais opositoras, tendo sorrido a vitória à atleta bracarense, secundada pela atleta da ADERCUS.

Nos escalões mais jovens, Diogo Salgado subiu ao pódio no 3º lugar da corrida de benjamins e Daniel Moreira alcançou uma classificação idêntica nos iniciados masculinos.

Nos benjamins femininos as jovens atletas da equipa da Serena, de Oliveira do Bairro, também estiveram em bom plano, tendo Luana Ferreira cortado a meta no 7º lugar, Luísa Pereira no 8º e Ariana Ferreira em 23º lugar contribuiu para o 3º lugar colectivo.

Nos infantis, João Ferreira foi o 10º classificado e Ana Alves foi a 19ª. Entre os iniciados, para além do 3º lugar obtido pelo atleta Daniel Moreira, Márcio Gouveia foi o 12º e no sector feminino Inês Silva foi a 9ª.

Nos juniores a classificação do trio masculino da ADERCUS foi muito homogénea, com Rafael Miguel a cortar a meta no 10º lugar, Miguel Gouveia no 11º e André Andrade foi o 13º.

Rute Silva foi a 5ª classificada júnior feminina e o atleta especial Pedro Guerra também esteve presente, apesar de estar actualmente orientado para distâncias mais curtas, foi o 33º classificado entre os séniores, dos 9.700m de corrida.

Entretanto, a atleta Sub-23 da ADERCUS Sara Carvalho terminou este domingo a participação no estágio de preparação final da Selecção Nacional, com vista à participação no campeonato da Europa de corta-mato que se irá disputar no próximo domingo em Albufeira.

ANÁLIA, SARA E DÉBORA VÃO CORRER NOS EUROPEUS DE CORTA-MATO

Anália Rosa, atleta aveirense, residente no Troviscal, em Oliveira do Bairro, que representa o Maratona Clube de Portugal, irá participar em mais uma edição dos campeonatos da Europa de corta-mato, no próximo dia 12 em Albufeira.

A atleta sénior bairradina já se sagrou várias vezes campeã europeia colectivamente e individualmente já foi 10ª classificada. O palco algarvio trás boas recordações a Anália e algumas das atletas da selecção nacional sénior, dado que se sagraram campeãs mundiais de corta-mato curto em Vila Moura, em 2000.

Anália Rosa que já foi por duas vezes a melhor europeia em campeonatos do mundo de corta-mato, com um 11º lugar em Lausanne (Suiça), em 2003, e 15ª em St. Etienne (França), em 2005, irá agora tentar ajudar Portugal a subir ao pódio mais uma vez.

No percurso para o campeonato da Europa, Anália Rosa foi 2ª classificada na Taça da Europa de estrada, em Torres Vedras e venceu os 20km de Almeirim. Em corta-mato, estreou-se em Espanha, no cross de Atapuerca com um brilhante 6º lugar, seguiu-se uma vitória em Oeiras e um 9º lugar em Llodio (Espanha).

Nesta última corrida a vitória teria sido portuguesa, não fosse os juízes terem tocado a sineta para a última volta, tal como o anunciado pelo speacker de serviço, o que levou a que a Anália tivesse arrancado para uma vitória que afinal não o era. Faltava uma volta e as atletas dividiram-se entre completar a corrida ou parar por ali, tendo a atleta portuguesa optado por correr o que faltava, mas em ritmo mais lento, dado que já estava esgotada.

Quanto à atleta Sara Carvalho, da equipa de atletismo ADERCUS, da Serena, de Oliveira do Bairro, irá correr na selecção nacional de sub-23, depois de ter sido a 5ª classificada no cross internacional da Amora e de ter subido ao pódio de Torres Vedras, em 2º lugar, no último momento de observação para o europeu. Este foi sem dúvida o ponto alto da presente temporada da atleta, dado o desempenho que teve no último corta-mato e em crescendo de forma agarrou de forma decidida um dos lugares em disputa para Albufeira.

Sara Carvalho será a sétima atleta da ADERCUS a representar a selecção nacional, depois de Mónica Silva, Solange Jesus, Márcia Martins, Débora Santos, Carla Martinho e Susana Rosa. Para o Município de Oliveira do Bairro e para a Associação de Atletismo de Aveiro constitui um facto marcante, face ao esforço desenvolvido no âmbito da modalidade. Espelhando esse esforço conjunto de desenvolvimento da modalidade, a ADERCUS e a Associação de Atletismo de Aveiro irão levar a cabo, em Oliveira do Bairro, no lugar da Serena, mais uma edição dos campeonatos distritais de corta-mato, no próximo dia 6 de Fevereiro.

Este evento terá o apoio da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro e terá em disputa os títulos distritais para os escalões de Infantis, Iniciados, Juvenis, Juniores e seniores. Haverá ainda uma prova integrada no calendário de competição destinada aos atletas mais jovens do escalão de benjamins.
Débora Santos, do Sport Lisboa e Benfica, residente em Bustos, irá participar também em mais um dos grandes campeonatos para o escalão de juniores. A atleta campeã nacional estreou-se na temporada de corta-mato com uma vitória em Espanha, no cross de Atapuerca, e assegurou desde cedo a sua participação no europeu com uma vitória alcançada no cross da Amora. Uma semana após, tentou repetir a proeza em Torres Vedras, tendo tentado desgastar a concorrência ao longo de toda a prova. No fim, foi a 3ª classificada de um trio que discutiu a vitória ao sprint, nos últimos metros de corrida.

O campeonato da Europa será no próximo domingo, dia 12, no período da manhã, início da tarde. Terá transmissão televisiva directa a partir da pista de corta-mato das Açoteias, e as atletas irão entrar em acção às 11:15H, sendo Débora Santos a primeira a correr nos juniores femininos. Às 12:35H será vez de Sara carvalho na prova de sub-23 e às 14:10H correrá Anália Rosa, na prova em que Portugal irá defender o título alcançado na última edição.

ATLETAS BAIRRADINOS EM DESTAQUE PARA O EUROPEU


A ADERCUS esteve representada no corta-mato internacional da Amora por um quarteto de atletas composto por Carla Martinho, Sara Carvalho, Susana Rosa e Gabriel Silva. Do mesmo grupo de treino bairradino, brilhou também ao mais alto nível a atleta de Bustos, Débora Santos, do Sport Lisboa e Benfica. Uma semana antes, a atleta Troviscalense Anália Rosa deu o mote, tendo vencido categoricamente o corta-mato internacional de Oeiras.

No passado sábado, dia 13, Anália Rosa, atleta bairradina, da vila do Troviscal, em representação do Maratona Clube de Portugal, foi a vencedora do corta-mato internacional de Oeiras. Esta foi a primeira competição que pré-seleccionava atletas, com vista à participação no Campeonato Europeu, que decorrerá este ano no nosso país, no próximo dia 12 de Dezembro em Albufeira, no Algarve.

Anália foi a mais forte das atletas portuguesas e superou ainda as estrangeiras presentes, tendo sido 2ª classificada a Quéniana Annah Wanjiro, tendo Ana Dias (CB Faro) fechado o pódio, no 3º lugar.

Depois de um excelente 6º lugar em Espanha, no Cross de Atapuerca, em Burgos, a 7 de Novembro, no próximo domingo irá correr o Cross de Lodio, no País Basco, em Espanha, será a ultima competição antes do Europeu, para Anália Rosa, que logo após irá integrar o estágio final de preparação final.

Mira foi o local eleito para a realização do estágio da selecção nacional de seniores de corta-mato, de 30 de Novembro a 5 de Dezembro, que este ano irá acolher também as selecções nacionais de juniores e sub-23 em concentração no fim-de-semana de dias 4 e 5 de Dezembro. Após a realização de um estágio de sector de meio-fundo de Federação Portuguesa de Atletismo, verificou-se que a localização é bastante central para a maioria dos atletas integrantes e que reúne excelentes condições para o treino, destacando-se a ciclo-via da praia de mira e as matas circundantes.

Este domingo, na Amora foi a vez de Débora Santos, do Benfica, vencer em juniores o corta-mato que serviu de primeiro momento de selecção nos escalões de juniores e sub-23. A atleta bairradina registou a segunda vitória consecutiva em provas de corta-mato, depois de ter sido também a vencedora júnior em Atapuerca, em Espanha.

Também nos juniores, a ADERCUS teve em competição Susana Rosa, que foi a 12ª classificada e Gabriel Silva que foi o 15º. Ambos realizaram provas bastante regulares, tendo-se cotado como 1ª e 2º melhores atletas de clubes Aveirenses em competição.

Na corrida de seniores femininos, a ADERCUS teve em Carla Martinho a 6ª classificada e Sara Carvalho foi a 10ª, sendo também a 6ª Sub-23 em observação para o Europeu. A vitória foi alcançada por Sonja Roman, da Eslovénia, seguida de da Ucraniana Victorya Pohoryelska, no 2º lugar e em 3º classificou-se a primeira portuguesa que foi Carla Salomé (JOMA).

domingo, 7 de novembro de 2010

MARATONA DO PORTO


Decorreu no domingo de manhã na cidade do Porto, a sétima edição da EDP maratona, prova na qual à partida o trio de atletas da equipa Bairradina da ADERCUS, composto por Luís Silva, Gil Ferreira e António Pereira, era apontado como sendo da elite nacional que estaria presente.

Com partida na Rua João Dinis, o percurso passou por alguns dos pontos mais emblemáticos da cidade do Porto e de Gaia, tendo tido a meta instalada na Avenida do Parque da Cidade do Porto.

Este ano a prova foi prejudicada pelo forte vento que se fez sentir, tendo-se reflectido nas marcas finais dos atletas. Ainda assim, ficou a nota positiva para a forma organizativa e para a quantidade de atletas participantes que concluíram a distância dos 42.195m, que foi de 1.180 atletas.

O vencedor masculino foi o atleta africano Alex Kirui, seguido pelo português Paulo Gomes, da Conforlimpa, que cortou a meta no2º lugar. No sector feminino, a vitória foi também para uma atleta africana, de nome Beatrice Toroitich.

Quanto ao desempenho dos atletas da ADERCUS, Luís Silva foi o 2º classificado entre os atletas seniores portugueses, com um registo de 2h24min, e Gil Ferreira sucedeu-o de imediato no 3º lugar, com 2h26min. Um pouco mais para trás, António Pereira foi o 16º, com 2h44min, tendo tido uma queda ao dar a volta a um bidon, no retorno à meia-maratona, que lhe condicionou o desempenho na segunda metade da prova, tendo ficado a 2 minutos da sua melhor marca pessoal.

Curioso foi o facto do atleta Gil Ferreira ter corrido pela 4ª vez consecutiva a maratona em 2h26min, o que demonstra por um lado a consistência dos seus resultados, ficando a sensação de que a qualquer momento poderá fazer ainda melhor.

No Sabugal, no sábado de manhã, Carla Martinho venceu a prova de 12km do grande prémio do Alto do Côa, somando assim mais um triunfo a uma série de bons resultados obtidos na presente temporada.

domingo, 31 de outubro de 2010

GP TERRA NOVA


Decorreu na Gafanha da Nazaré, no domingo de manhã, mais uma edição do grande prémio de atletismo “Rádio Terra Nova”, que teve partida e meta instalada em frente ao Centro Cultural e que ficou marcada pela forte ventania, que dificultou muito a vida a todos os atletas participantes.

A ADERCUS esteve representada por jovens atletas, que tiveram oportunidade de vivenciar mais uma experiência competitiva, e também por alguns atletas mais experientes dos escalões de juniores, seniores e veteranos. No final, 6 atletas subiram ao pódio, tendo sido a primeira experiencia vivenciada por alguns, que ficarão por certo com a recordação para o resto das suas carreiras desportivas.

Na corrida para jovens atletas que frequentam o 3º e 4º ano de escolaridade, com distância de 800m, um quarteto bairradino esteve em destaque, com as classificações conquistadas por Luana Ferreira, 2ª classificada, Luísa Pereira, 3ª, Ana Alves, 4ª, e Ariana Ferreira, 13ª.

Nos Infantis masculinos, com uma prova de quilómetro e meio, João Ferreira foi o 9º classificado, e nos Iniciados masculinos a equipa de atletismo da Serena voltou a conquistar um lugar de pódio, por Daniel Moreira, que foi o 3º atleta a cortar a meta. O companheiro de equipa Márcio Gouveia, também esteve em bom nível, tendo sido o 9º e no sector femininos, Inês Silva foi a 5ª.

Na última prova do programa, os atletas Juniores competiram conjuntamente com os seniores e veteranos, numa distância de 8.000m, com um traçado de duas voltas.

Entre os juniores masculinos, João Silva foi o 9º classificado, Miguel Gouveia, 11º, e no sector feminino Rute Silva foi 2ª. Susana Rosa também subiu ao pódio sénior feminino, tendo sido a 3ª classificada, Gabriel Silva foi o 8º Sénior masculino, Pedro Guerra 25º, e Fernando Silva, em crescendo de forma, foi o 4º classificado entre os Veteranos.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

ADERCUS VENCEU NA FEIRA E FOI 2ª EM ALMEIRIM


Jovens, séniores femininos e veteranos correram em Santa Maria da feira, enquanto que os séniores masculinos correram os 20km de Almeirim. Em ambas as competições a ADERCUS subiu ao pódio.

No passado sábado à tarde a ADERCUS participou nos 20Km de Almeirim, com uma equipa composta por Luís Silva, que foi o 9º classificado, Gil Ferreira, 10º, Gabriel Silva, 12º e António Pereira 24º. Colectivamente, a equipa de atletismo de Oliveira do Bairro subiu ao pódio num brilhante 2º lugar, superada apenas pela consagrada Conforlimpa.

A prova que serviu de teste final de preparação para um trio de atletas, composto por Luís Silva, Gil Ferreira e António Pereira, que irão correr a maratona do Porto, dentro de duas semanas.

Menos feliz foi o atleta Hugo Ramalho, que a partir dos 14km de prova se viu a contas com uma dor abdominal e que se limitou a seguir em ritmo de treino até à meta. André Andrade foi outro atleta azarado, que num retorno em Alpiarça escorregou na areia que se encontrava sobre o piso e que lhe provocou um entorse no joelho, tendo sido encaminhado para o hospital de Santarém.

No domingo de manhã, Santa Maria da Feira foi palco de mais uma edição da “Corrida do Castelo”, na qual a ADERCUS participou essencialmente com os jovens atletas em formação. No entanto, foi nos escalões juniores, séniores e veteranos que foram obtidas classificações de destaque.

Na primeira corrida da nova época desportiva em que a equipa júnior/sénior feminina esteve composta por todas as atletas, foi alcançada a primeira vitória. Carla Martinho chefiou o grupo, tendo sido 2ª classificada, superada pela atleta internacional Carla Salomé (JOMA). Sara Carvalho, ex-atleta do Maratona Clube de Portugal foi 7ª e Elisabete Pereira fechou a equipa no 8º lugar. Susana Rosa não terminou os 10.000m de prova, face a uma indisposição, e a júnior Rute Silva foi a 6ª classificada.

Entre os atletas com mais idade, Fernando Silva foi o 16º classificado entre os atletas veteranos 1 e em veteranos 2 Paulo Miguel foi o 9º.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

ADERCUS CORREU EM OVAR E EM S. JOÃO DA MADEIRA


A semana competitiva da ADERCUS foi marcada pelas participações na meia-maratona de Ovar e no Grande Prémio de atletismo de S. João da Madeira. Carla Martinho subiu ao pódio em ambas as competições.

A ADERCUS participou no passado sábado à noite no grande prémio de atletismo de S. João da Madeira, com um grupo de jovens atletas, aos quais se juntaram alguns mais experientes, como foi o caso de Carla Martinho, que viria a vencer mais uma corrida.

Para um grupo de atletas, composto por Luana Ferreira, Daniel Moreira, Márcio Gouveia e Miguel Gouveia, tratou-se de um “baptismo competitivo”, dado ter sido a primeira experiência no desporto federado. Para outros atletas, como os casos de Inês Silva, Rute Silva, Susana Rosa e Gabriel Silva, foi a primeira competição no novo escalão, com distâncias superiores e adversários mais experientes. Tanto para uns, como para outros, a jornada foi bastante proveitosa e motivo de satisfação para todos, nomeadamente pelo contacto com uma competição muito bem organizada.

A participação da equipa da Serena teve início no escalão mais jovem, de benjamins, prova na qual correram um trio de atletas, composto por Ana Alves, Luísa Pereira e Luana Ferreira. Ana e Luísa, que são atletas já com alguma experiência competitiva, alcançaram o 10º e 11º lugar, respectivamente.

Na corrida de iniciados masculinos e femininos, Inês Silva foi a 17ª classificada, Daniel Moreira foi também o 17º, entre os masculinos, e Márcio Gouveia o 25º.

Nos juniores, Rute Silva foi a 11ª classificada, João Silva o 17º e Miguel Gouveia o 21º.

Na corrida de seniores, Carla Martinho foi mais uma vez a vencedora, enquanto as companheiras de equipa Elisabete Pereira e Susana Rosa se classificaram no 9º e 12ºlugares. Gabriel Silva foi o 26º entre os atletas masculinos, tendo acusado alguma debilidade física provocada por uma gripe recente.

Na terça-feira, dia feriado de 5 de Outubro, a ADERCUS participou na meia-maratona Cidade de Ovar, com um grupo de 9 atletas seniores e veteranos.

Carla Martinho foi quem esteve em maior plano de destaque, tendo sido a 2ª classificada, com um registo de 1h17min03seg. Elisabete Pereira alcançou a sua melhor marca pessoal, fixando-a em 1h23min50seg e foi a 9ª classificada.

No sector masculino, Luís Silva foi o 15º classificado com 1h09min06seg, e Gil Ferreira com 1h09min28seg foi o 17º. Boas prestações foram também alcançadas por Hugo Ramalho, que correu em 1h12min19seg, Diogo Miguel 1h13min55seg e António Pereira que bateu mais uma vez a sua melhor marca, tendo cortado a meta com 1h14min47seg. No escalão de veteranos 2, Paulo Miguel foi o 6º classificado com 1h17min15seg e José Silva, foi o 20º do escalão de veteranos 1, com a marca de 1h24min01seg.

domingo, 3 de outubro de 2010

SOLANGE JESUS ASSINOU PELO SPORTING


A atleta internacional da ADERCUS Solange Jesus transferiu-se para o Sporting Clube de Portugal. Natural do lugar do Rêgo, freguesia de Oiã, do concelho de Oliveira do Bairro, a atleta nasceu para o atletismo no clube de atletismo da Serena, que representou até agora, e foi com as cores da ADERCUS que desde tenra idade começou a alcançar lugares de destaque a nível nacional.

Como juvenil, Solange alcançou o seu primeiro título nacional de 3.000m nas Caldas da Rainha. Este foi o primeiro de vários, nomeadamente na corrida de 3.000m obstáculos na qual se viria a especializar a partir do escalão de júnior.

Em estrada, corta-mato, pista coberta e pista ao ar livre foram muitas as medalhas conquistadas em campeonatos nacionais de juniores, sub-23 e seniores.

Internacionalmente, a atleta representou a selecção nacional em campeonatos da Europa de corta-mato, como júnior e como sub-23. Na pista, fez o pleno de participação, na especialidade de 3.000m obstáculos, tendo corrido enquanto júnior o campeonato da Europa e do Mundo. Como sub-23, correu o campeonato da Europa e alcançou um brilhante 9º lugar da final.

Agora, Solange Jesus iniciará uma nova fase da sua carreira desportiva, passando a representar o melhor clube de Portugal da vertente do atletismo de pista, sendo uma das melhores equipas da Europa. Passou também a ser orientada pelo Professor Doutor Paulo Colaço, docente de Atletismo, na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade do Porto, que no seu grupo de treino orienta alguns atletas de grande valia, dos quais se destaca a vice-campeã olímpica de triatlo Vanessa Fernandes.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

PEDRO GUERRA CORREU EM LISBOA


Pedro Guerra e Carla Martinho foram os únicos atletas da ADERCUS em competição, este fim-de-semana, em provas de estrada.

No domingo de manhã, o atleta Pedro Guerra correu a meia-maratona do centenário em Lisboa. A prova teve partida em pleno tabuleiro da ponte Vasco da Gama e meta em frente ao Casino Lisboa.

O atleta bairradino amputado dos membros superiores realizou a sua segunda melhor marca pessoal, tendo cortado a meta com um registo de 1h24min e foi o único participante da sua categoria.

Apesar de estar ainda em início de preparação, o desempenho foi bastante bom, e irá agora direccionar a orientação do seu treino para a distância de 1.500m. Nesta distância irá procurará alcançar marcas que lhe permitam participações internacionais na sua categoria, que é a T46, correspondente a atletas totalmente amputados e desarticulados dos membros superiores.

Quanto a Carla Martinho, somou mais uma vitória, desta vez no grande prémio de atletismo de S. Paio, em Pinheiro da Bemposta. A atleta da ADERCUS ainda teve em Doroteia Peixoto (SportZone RT) uma adversária directa, que a acompanhou nos metros iniciais. Pouco a pouco, a diferença entre as atletas foi-se marcando e na meta Carla festejou mais uma vitória, seguida da atleta do clube da SportZone, e de Helena Sampaio, do GRECAS de Vagos, que foi quem fechou o pódio, em 3º lugar.

DÉBORA SANTOS ATLETA DO BENFICA


A atleta Débora Santos da ADERCUS, será atleta do Sport Lisboa e Benfica na época desportiva de 2010/2011, que terá início no próximo dia 1 de Outubro.

A jovem bairradina natural de Bustos, após ter sido campeã nacional de corta-mato logo na primeira época de júnior, irá agora ajudar o Benfica a lutar por um lugar de pódio na Taça dos Clubes campeões Europeus de corta-mato e também de pista.

A atleta continuará a trabalhar no mesmo grupo de treino, orientada pelo professor Ricardo Esteves e está já a preparar um ciclo de treino que visa a participação no campeonato da Europa de corta-mato, que se disputará em Dezembro, com a particularidade de se disputar em Albufeira, sendo Portugal o país organizador.

Para o clube do lugar da Serena, de Oliveira do Bairro é sem dúvida um motivo de orgulho ter possibilitado a mais uma atleta uma ascensão na carreira desportiva que a conduz a outros desafios. Em representação da ADERCUS a atleta alcançou um excelente triunfo no campeonato nacional de corta-mato, com 34 segundos de vantagem sobre a 2ª classificada, que irá agora ser sua companheira de equipa no Benfica.

A época cessante ficou ainda marcada pela sua estreia internacional, em representação da selecção nacional, no campeonato do mundo de corta-mato, e pela vitória alcançada no crosse de Cáceres, em Espanha.

ADERCUS BRILHOU EM ESPINHO E VISEU


Em provas de estrada, a ADERCUS voltou a estar representada ao melhor nível em Espinho e Viseu, com excelentes desempenhos individuais e colectivos.

No sábado à tarde, a ADERCUS participou no 1º grande prémio de atletismo Cidade de Espinho, prova que foi integrada nas festas da Nossa Srª D´Ajuda, e que foi organizada pelo Associação Desportiva Rio Largo Clube Espinho.

Dos cinco atletas do clube da Serena de Oliveira do Bairro presentes, quatro subiram ao pódio, e foram alcançadas três vitórias individuais.

As primeiras atletas a competir foram as juniores Débora Santos e Susana Rosa, que foram 1ª e 2ª classificadas respectivamente, da corrida de 2.700m, que agrupou atletas dos escalões de juvenis masculinos, juvenis e juniores femininas. As atletas da ADERCUS terminaram a prova com uma curta distância entre ambas, mas com muito avanço sobre as restantes adversárias, tendo corrido no grupo da liderança do sector masculino e cortaram a meta mesmo entre os 10 primeiros lugares.

Seguiu-se a prova de juniores, séniores e veteranos, para ambos os géneros, na distância de 10.000m, na qual os juniores masculinos repetiram o feito das suas colegas, tendo a vitória sorrido a Gabriel Silva e André Andrade foi o “vice”, com o 2º lugar.

Entre os seniores masculinos, Luís Silva foi o 5º classificado, tendo o pódio sido composto por Rui Teixeira (Maratona CP), 1º classificado, Nuno Costa (Maratona CP), 2º, e Manuel Sousa (Argoncilhe), o 3º. Gabriel Silva foi ainda o 9º classificado entre os séniores e André Andrade o 16º, o que demonstra a qualidade do desempenho dos dois jovens atletas.

Outra bairradina em destaque foi Anália Rosa, atleta do Maratona Clube de Portugal, mas natural e residente em Oliveira do Bairro, que foi a vencedora da corrida feminina e 13ª da classificação geral, permitindo assim ao Maratona vencer colectivamente o 1º grande prémio de Espinho, seguido pela ADERCUS no 2º lugar e do Núcleo de Atletismo de Cucujães em 3º.

No domingo de manhã, Carla Martinho correu mais uma vez em Viseu e bisou com mais uma vitória, desta vez no grande prémio da Feira de S. Mateus. Após a vitória no ultimo domingo na meia-maratona, desta vez cortou a fita de meta da corrida de 10km, organizada pela Associação de Atletismo de Viseu em colaboração com a Expovis.

domingo, 12 de setembro de 2010

CARLA MARTINHO VENCEU EM VISEU



A ADERCUS esteve presente na 30ª edição da meia-maratona de Viseu, representada por um grupo de atletas que mais uma vez subiram ao pódio, selada com a vitória de Carla Martinho.

A edição e 2010 ficou marcada por uma alteração do percurso, face a obras na cidade, que o tornaram ainda mais difícil do que o habitual, com subidas muito longas e de declive muito acentuado. O calor e o vento também marcaram presença, tendo tornado o desafio ainda maior para todos os atletas que concluíram a prova.

No entanto, a organização fez um alerta prévio para a alteração e para o grau de dificuldade acrescido, tendo tido especial cuidado com os abastecimentos que tiveram água em quantidade suficiente e alguns chuveiros ao longo do percurso.

Pela negativa destaca-se o trânsito que foi mal condicionado na cidade, de modo que os atletas tiveram de correr em determinadas alturas por entre os carros parados em longas filas nos dois sentidos da estrada.

Quanto a prestação dos atletas bairradinos, Carla Martinho confirmou no sector feminino o favoritismo que à partida lhe era reconhecido e ao longo dos 21km foi cimentando uma vantagem que lhe permitiu cortar a meta em 1h17min,com cerca de 2min de vantagem sobre a 2ª classificada que foi Carla Pereira (UD Várzea), com a marca de 1h19min. Rosa Madureira (NA Matosinhos) fechou o pódio no 3º lugar, com 1h21min.

No sector masculino, Luís Silva e Gil Ferreira concluíram a prova no 6º e 7º lugares respectivamente, com a marca de 1h08min. Por um lugar de diferença apenas, Hugo Ramalho ficou de fora da grelha de prémios, tendo sido 11º classificado, com uma boa prestação cifrada em 1h11min. António Pereira realizou também uma prova regular para um percurso muito selectivo, classificado no 23º lugar, com a marca de 1h17m.

Nuno Costa (Maratona CP) foi o grande vencedor, seguido de Vasco Azevedo (SC Lamego), 2º classificado, e de António Fernandes (ACR Vale de Cambra), 3º.

Por fim, a organização a cabo do clube “Os Ribeirinhos”, selou o evento com chave de ouro ao distribuir de forma bastante célere os respectivos prémios aos “heróis” do dia de aniversário da meia-maratona da cidade de Viriato.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

CARLA MARTINHO CORREU MUNDIAL DE MONTANHA


Após a estreia em palcos internacionais, em representação da selecção nacional que aconteceu no campeonato da Europa de corrida em montanha, disputado em Sapareva, na Bulgária, no passado dia 4 de Julho, no qual conquistou o brilhante 8º lugar, Carla Martinho participou este domingo no campeonato do mundo da especialidade.

O campeonato decorreu na cidade de montanha de Kamnik, na Eslovénia, e a atleta da ADERCUS foi a única representante no sector feminino.

Carla Martinho foi a 43ª entre as 69 atletas que terminaram a corrida de 8,5km, que teve partida a 700m de altitude e meta a 1.660m. A corrida foi disputada no sistema “sempre a subir” e a maioria das atletas que residem e treinam em montanha tiraram alguma vantagem, pela habituação à altitude e ao declive continuo. No entanto, a atleta bairradina teve uma boa prestação para a sua primeira experiência em campeonatos do mundo.

O pódio do mundial foi todo composto por atletas europeias, com o título alcançado por Andrea Mayr (Áustria), seguida de Valentina Belotti (Itália) e Martina Straehl (Suiça), 2ª e 3ª classificadas respectivamente.

Ao contrário do sector feminino, na prova masculina o domínio pertenceu ao continente africano, com a vitória de Samson Gashazgui (Eritreia), seguido do compatriota Teklay Weldemariam e de Geoffrey Kusuro (Uganda) a fechar o pódio.

Quanto à prestação da selecção nacional masculina, foi a 7ª classificada entre 24 que se classificaram. Para a brilhante classificação colectiva contaram no 29º lugar o atleta José Gaspar, em 31º Rui Muga, 48º Gonçalo Borges, 60ºAires Sousa, 62º José Carvalho.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

CARLA MARTINHO VENCEU SUBIDA AO COLCURRINHO


Carla Martinho deslocou-se a Oliveira do Hospital no domingo de manhã, para correr a 6ª edição da Subida do Monte Colcurrinho, que foi a 9ª etapa do Circuito Nacional Salomon 2010.

Com cerca de mil metros de desnível entre o ponto de partida e de chegada, para que os atletas cumprissem 8.900m de prova, a atleta da ADERCUS não fez da sua participação uma lenda, como a que aquele monte encerra, e conquistou mais uma vitória na vertente de corrida em montanha.

Segundo a lenda do Monte do Colcurrinho, durante a Reconquista cristã dez mulheres terão encontrado um tesouro numa caverna situada na encosta do monte. De acordo com a tradição oral e alguns documentos que sobreviveram, esse tesouro possuía um valor que ultrapassa o material. Esta lenda está ligada à designação da Aldeia das Dez, uma das freguesias do concelho de Oliveira do Hospital.

A competição teve a partida na praia fluvial do Alvôco das Várzeas, próximo da ponte medieval, e meta junto da capela da Nª Srª das Necessidades, no topo do Monte Colcurrinho. Percorrendo caminhos florestais e trilhos de montanha, os atletas foram evoluindo serra acima, tendo passado pelas aldeias de Avelar e Vale de Maceira.

Foi precisamente na aldeia de Avelar que Carla Martinho teve um ligeiro percalço, ao enganar-se no percurso, que a fez perder algum tempo e ainda lhe originou um ligeiro entorse no pé ao efectuar uma volta mais apertada na tentativa de regressar rapidamente ao trilho certo. Tendo perdido momentaneamente a liderança da prova feminina, ainda foi a tempo de recuperar e conquistar mais uma vitória ao cimo do monte sagrado, de 1.242m de altitude, com alguma margem sobre Lucinda Moreiras (NCL Sport Club), que foi a 2ª classificada, e sobre Cátia Galhardo (Estrelas do Sul), que foi quem fechou o pódio no 3º lugar.

sábado, 7 de agosto de 2010

CARLA MARTINHO RAÍNHA DA MONTANHA


Ao fim de mais de duas dezenas de anos de prática de atletismo, Carla Martinho alcançou agora um prémio de carreira, tendo sido seleccionada para correr o campeonato do mundo de corrida em montanha, em representação da Federação Portuguesa de Atletismo.

Aos 34 anos e já com uma filha com 7 anos de idade, a atleta natural e residente na vila da Palhaça, do concelho de Oliveira do Bairro, resolveu retomar a sua carreira desportiva pós-parto em representação da ADERCUS, tendo passado a ser orientada pelo professor Ricardo Esteves.

Carla conciliou desde sempre a prática desportiva com o seu trabalho e viria mesmo a melhorar as suas melhores marcas pessoais, nesta ultima etapa da sua carreira desportiva. Desde os 1.500m até à meia-maratona, foi batendo records pessoais, com realço para a marca de 9min29seg aos 3.000m e 1h16min à meia-maratona. A atleta da ADERCUS foi ainda medalhada nos campeonatos nacionais de pista coberta, na prova de 3.000m e nos campeonatos de Portugal de pista ao ar livre, nas distâncias de 1.500m e 5.000m, tendo mesmo nesta última sido a campeã de Portugal em 2008.

Somando inúmeras vitórias em provas de estrada e de corta-mato, uma especialidade do atletismo que mais se assemelha com a corrida em montanha, a atleta da ADERCUS ficou várias vezes à porta da selecção nacional. Em 2004, na Figueira da Foz foi a 8ª classificada, na versão longa de 8km e 9ª na época de 2009, em Castelo Branco. No entanto, foi na versão curta de 4km que Carla mais se destacou, tendo sido 5ª classificada em Porto de Mós na edição 2007, 8ª na Figueira da Foz, em 2008 e 5ª este ano em Vagos.

Na presente época desportiva, a atleta decidiu experimentar a vertente de corrida em montanha, na segunda metade da época desportiva, e em boa hora o fez. Venceu no passado dia 18 de Abril o cross de montanha da JOBRA, disputado na Branca, em Albergaria-A-Nova. Seguiram-se outras vitórias, tal como no dia 9 de Maio na corrida de montanha de Atães, em Guimarães, e no Luso, a 5 de Junho, sagrou-se campeã nacional. Para selar também a vitória na Taça e Portugal de corrida em montanha, correu na Guarda, a 24 de Julho, e foi mais uma vez a vencedora, desta feita da subida da Calçada Romana do Tintinolho.

A estreia em palcos internacionais, em representação da selecção nacional aconteceu no campeonato da Europa de corrida em montanha, disputado em Sapareva, na Bulgária, no passado dia 4 de Julho, no qual conquistou o brilhante 8º lugar.

Face ao desempenho no europeu da especialidade, foi agora seleccionada para participar no campeonato do Mundo de corrida em montanha, que será disputado no próximo dia 5 de Setembro em Kamnik, na Eslovénia.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

CARLA E SUSANA VENCERAM TAÇA DE PORTUGAL

O fim-de-semana competitivo dos atletas da ADERCUS ficou marcado pelos excelentes desempenhos obtidos na Guarda em corrida de montanha e em estrada, na prova de Fornos, de Santa Maria da Feira.

Decorreu no passado sábado à tarde, na Guarda, a “subida da Calçada Romana”, tendo sido a última competição da Taça de Portugal de corrida em montanha. A prova foi disputada no sistema “sempre a subir”, e percorreu parte de uma via Romana que servia o castro do Tintinolho.

Carla Martinho foi mais uma vez a vencedora destacada na corrida de seniores femininos, sagrando-se vencedora da Taça com as vitórias alcançadas também a 18 de Abril no Cross de Montanha da JOBRA e a 9 de Maio na corrida de montanha de Atães em Guimarães. A prova partiu a 550m de altitude na aldeia da Ramalhosa, tendo percorrido 7.800m e teve a meta instalada na cidade da Guarda, junto à Sé Catedral, a 1.043m de altitude. Márcia Martins foi outra das atletas em competição, tendo também subido ao pódio como 3ª classificada.

Susana Rosa teve um percurso semelhante ao de Carla e entre as juniores não deu qualquer hipótese à concorrência, tendo vencido todas as provas do circuito da Taça de Portugal. A atleta que foi recentemente 17ª classificada no europeu da especialidade, consagrou-se vencedora da Taça na cidade designada de Farta, Forte, Fiel, Fria e Formosa.

No domingo de manhã, Márcia Martins e Elisabete Pereira voltaram a estar em grande, desta vez em Santa Maria da Feira, no grande prémio de atletismo de Fornos. Márcia foi a segunda classificada da corrida de 5.200m, seguida de imediato por Elisabete, que deste modo ocuparam o segundo e terceiro lugares do pódio sénior feminino, que teve como vencedora a atleta Helena Sampaio (GRECAS).

segunda-feira, 19 de julho de 2010

SOLANGE JESUS MEDALHADA NOS CAMPEONATOS DE PORTUGAL


Pela pista e até na ria de Aveiro, os atletas da ADERCUS alcançaram mais vitórias para uma colecção que já vai longa no palmarés do clube, do concelho e de toda uma região, ao cabo de mais uma época desportiva que está quase a terminar.

Duas atletas da ADERCUS alinharam à partida para a corrida de 3.000m obstáculos da edição de 2010 dos campeonatos de Portugal de pista, disputados no estádio Magalhães Pessoa em Leiria, no passado sábado à tarde.

A experiente Solange Jesus alcançou mais uma medalha em campeonatos nacionais, tendo sido a 3ª classificada da prova, enquanto que Elisabete Pereira à terceira vez que correu a especialidade alcançou o 5º lugar.

Desde o tiro de partida que Solange assumiu a liderança da corrida na companhia de Carla Salomé (FC Vizela) e ambas conduziram a corrida até ao ultimo quilómetro, altura em que a sportinguista Clarisse Cruz com uma mudança de ritmo recuperou algum atraso e ultrapassou memo o duo da liderança, tendo alcançado a vitória até com alguma vantagem. Quanto à atleta bairradina, cedeu um pouco na parte final, mas ainda assim, realizou a sua segunda melhor marca da presente temporada, com o tempo de 10min25seg e conquistou mais uma medalha de bronze entre as seniores no campeonato de Portugal.

Em Aveiro, o jovem Sérgio Nolasco correu o campeonato distrital de iniciados, na sexta-feira à noite e apesar de ser um dos mais jovens do seu escalão, alcançou o 6º lugar da prova de 1.500m, com o tempo de 4min41seg. Um dia após, voltou a correr também na pista da Universidade de Aveiro, mas desta vez na corrida de 800m do Meeting Jovem de Santa Joana, no qual melhorou a sua marca em cera de 2seg, fixando-a em 2min20seg.


No domingo à tarde, Carla Martinho e Márcia Martins correram a primeira edição da “corrida na baixa mar” que teve lugar na zona da bruxa, da Gafanha da Encarnação. A prova disputou-se na areia em pleno leito da ria, num circuito de três voltas, que totalizaram cerca de 7.000m de corrida.

Carla Martinho confirmou o favoritismo que se lhe reconhecia e foi a vencedora destacada, tendo Márcia Martins alcançado o 2º lugar, levando de vencida a portista Carina Marques.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

PEDRO GUERRA RECORDISTA NACIONAL

O fim-de-semana competitivo da ADERCUS ficou marcado pela excelente prestação de Pedro Guerra nos distritais de Lisboa e pela obtenção de três títulos da Beiras, conquistados por Solange Jesus, Elisabete Pereira e Carla Martinho.

Pedro Guerra correu no passado sábado à tarde, no estádio Universitário, o campeonato distrital de atletismo da Associação de Atletismo de Lisboa, prova inserida nas competições homologadas pelo IPC – International Paralympic Committee.

O atleta da ADERCUS participou na corrida de 1.500m, de modo a que a sua marca fosse homologada pelo organismo internacional, tendo-o feito da melhor forma, dado que superou a sua melhor marca pessoal por 7seg, tendo mesmo estabelecido o record nacional da sua classe, T45, com o registo de 4min38seg.

No Centro de Estágios do Luso, decorreram também durante o fim-de-semana os campeonatos do Agrupamento das Beiras de pista, nos quais a ADERCUS alcançou três vitórias.

Na primeira jornada, disputada no sábado à tarde, Solange Jesus foi a primeira das medalhadas, ao vencer a corrida de 1.500m com a marca de 4min35seg, tendo ficado a escassos centésimos do seu record pessoal. Elisabete Pereira seguiu-lhe o exemplo e alcançou uma vitória por larga margem na prova de 3.000m obstáculos, com a marca de 11min10seg, tendo superado o seu melhor registo na distância por cerca de 23seg.

Na segunda jornada, disputada no domingo à tarde, Susana Rosa correu a prova de 800m, tendo sido a 6ª classificada, com a marca de 2min27seg igualando a sua melhor marca, uma semana após a sua participação no campeonato da Europa de corrida em montanha. Carla Martinho, ainda a recuperar também do desgaste do brilhante 8º lugar obtido no europeu de montanha, correu num ritmo controlado a corrida de 5.000m, mas que ainda assim lhe permitiu alcançar mais um título com uma vantagem muito confortável sobre as restantes adversárias, tendo cortado a meta em 18min08seg.

terça-feira, 6 de julho de 2010

CARLA E SUSANA BRILHARAM NA BULGÁRIA


Um trio de atletas da ADERCUS composto pelas seniores Carla Martinho, Márcia Martins e pela júnior Susana Rosa correram este domingo de manhã o campeonato da Europa de corrida em montanha, que teve lugar em Sapareva Banya, na Bulgária.

Susana Rosa foi a primeira a entrar em acção e na sua primeira internacionalização alcançou um brilhante 17º lugar. A outra representante nacional que foi Sónia Pinto obteve também uma boa prestação, com o 21º lugar alcançado, o que permitiu a obtenção do 6º lugar entre 12 selecções que pontuaram.

Carla Martinho, em seniores femininos, foi quem mais se destacou da comitiva nacional, dado que correu sempre entre as dez primeiras, enquanto que um pouco mais para traz, Márcia Martins terminou na 30ª posição e Cátia Galhardo chegou em 34º, dando com o seu contributo o 8º lugar à equipa nacional. Lucinda Moreira foi 47ª classificada, fora dos lugares pontuáveis para a classificação colectiva.

A selecção Nacional masculina classificou-se em 5º lugar colectivo, com um bom desempenho de Aires de Sousa que foi o melhor português ao cortar a linha de chegada na 11ª posição, seguindo-se Gonçalo Borges em 15º, Rui Muga em 16º e José Carvalho na 22ª posição.

Também no domingo de manhã, Luís Silva regressou à competição no grande prémio de S. Paio de Oleiros, após uma paragem prolongada por lesão. O atleta foi o 2º classificado da corrida de 7.500m para séniores e veteranos, da qual foi vencedor o boavisteiro Manuel Sousa. O júnior Diogo Ferreira foi o 3º classificado cimentando uma regularidade no pódio de provas de estrada.

Ainda na mesma manhã, Sérgio Nolasco participou no campeonato distrital de pista para o escalão de iniciados, que teve lugar na pista de atletismo da Universidade de Aveiro. O jovem atleta correu a prova de 800m, tendo melhorado o seu registo para 2min21seg.

Débora Santos correu na passada quarta-feira à noite no Centro de Estágios do Luso a primeira jornada dos campeonatos distritais de pista, tendo-se sagrado campeã na corrida de 5.000m. Foi a estreia da atleta na distância e pode-se dizer que o fez da melhor forma, dado que realizou a melhor marca nacional de juniores da presente temporada, com um registo de 17min47seg.

Solange Jesus foi mais uma das campeãs distritais, tendo corrido os 3.000m obstáculos. A atleta da ADERCUS ainda teve durante o primeiro quilómetro a companhia da sportinguista Clarisse Cruz, mas a partir daí realizou uma corrida a solo, para cortar a meta em 10min18seg, a escassos 4seg do seu record pessoal. A atleta participou também passados três dias, no sábado à noite, na milha urbana de Viana do Castelo, na qual foi a 8ª classificada da elite feminina, enquanto que a companheira de equipa Elisabete Pereira foi 11ª.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

GIL FERREIRA CAMPEÃO NACIONAL


Em pista, Gil Ferreira sagrou-se campeão nacional de veteranos, enquanto que em corrida de montanha, um trio de atletas da ADERCUS foi seleccionado para participarem no campeonato da Europa.

Decorreu no Centro de Estágios do Luso este fim-de-semana, o campeonato nacional de pista para veteranos, dividido em duas jornadas, disputadas no sábado à tarde e no domingo de manhã.

Gil Ferreira esteve presente nas duas jornadas, tendo corrido no sábado à tarde a prova de 1.500m, na qual foi superado por António Oliveira (Académica) na ponta final da prova. Ainda assim, Gil sagrou-se campeão nacional do escalão M35 com a marca de 4min10seg., enquanto que o atleta conimbricense foi o campeão M40, com 4min09seg.

No segundo dia, o atleta da ADERCUS voltou a calçar as sapatilhas de bicos, para alinhar na corrida de 3.000m planos, na qual alcançou a vitória absoluta sobre todos os veteranos presentes, tendo tido em Artur Rodrigues (NA Cucujães) um opositor à altura até muito perto da meta, tendo-se assistido a uma disputa da prova muito táctica entre ambos. Assim, Gil cortou a meta com a marca de 9min30seg., longe do seu melhor registo, mas com a conquista de uma vitória que coroou uma época recheada de excelentes prestações.

O júnior Diogo Ferreira correu também no domingo de manhã, o grande prémio de atletismo de Mozelos, em Santa Maria da Feira, numa prova cuja distância foi de 8.300m e na qual o atleta cortou a meta no 5º lugar.

Entretanto, a Federação Portuguesa de Atletismo divulgou a lista de atletas seleccionados para participar no Campeonato da Europa de Montanha que se realiza no dia 4 do próximo mês de Julho em Sapareva Banya – Bulgaria.

Aires Sousa (FC Penafiel), Gonçalo Borges (GD 3 Santos Populares), José Carvalho (Constrolândia) e Rui Muga, em masculinos, Carla Martinho (ADERCUS), Márcia Martins (ADERCUS), Lucinda Moreiras (NCL Sport Clube) e Cátia Galhardo (AR Estrelas do Sul) em femininos, compõem a selecção no escalão de seniores.

No escalão de juniores, Paulo Mendes (GD Unidos do Cano) em masculinos e Susana Rosa (ADERCUS) e Sónia Pinto (Alunos de Meirim FC) são os atletas seleccionados.

A selecção, que tem partida marcada para a Bulgária no dia 2 de Julho e regresso a 5 do mesmo mês é acompanhada por Fernando Fernandes, enquanto Team Leader, e António Vieira (fisioterapeuta).

segunda-feira, 21 de junho de 2010

SOLANGE JESUS EM DESTAQUE NO LUSO


Solange Jesus, Eilsabete Pereira, Gil Ferreira, Pedro Guerra e Carla Martinho foram os atletas que mais se destacaram ao longo da semana, em provas de pista disputadas no Luso e na Maia, e em estrada na Corrida Festas da Cidade no Porto.

Solange Jesus correu no Luso, na passada quarta-feira à noite, os 3.000m planos, disputados na primeira edição da Taça da Associação de Atletismo de Aveiro. Nesta corrida, a atleta da ADERCUS obteve uma nova melhor marca pessoal, ao cortar a meta em 9min35seg.

Desde o tiro de partida que Solange realizou uma prova solitária, em contra-relógio e de volta em volta adivinhava-se que o registo final viria a confirmar na distância plana a qualidade que detém a mesma distância mas com obstáculos. Normalmente, a atleta tem corrido em épocas anteriores no período competitivo quase exclusivamente a prova de obstáculos à procura de mínimos para competições internacionais, o que tem remetido para segundo plano as outras distâncias do meio-fundo. Agora, dado que é a primeira época após ter deixado de ser sub-23 e que não tem a pressão de obtenção de mínimos internacionais, terá a oportunidade de actualizar as suas marcas nas diversas distâncias, à semelhança do que fez na passada quarta-feira no Luso.

Outro atleta que esteve em plano de destaque na mesma competição foi o atleta maratonista Gil Ferreira, que apesar de ter competido algo debilitado com uma gripe, bateu também o seu melhor registo na prova de 3.000m por alguma margem, tendo obtido a marca de 8min46seg.

Pedro Guerra, atleta amputado, estreou-se também na distância dos 3.000m e conseguiu alcançar a marca de 9min55seg, ao ser 8º classificado da segunda série disputada. Para o Pedro esta foi mais uma distância que passou a constar no seu leque de participações que permitirão equacionar qual a melhor prova para o atleta canalizar esforços no sentido de obter mínimos de participação em competições internacionais.

No Porto, Carla Martinho correu a “Corrida Festas da Cidade” na qual obteve também ela um record pessoal na prova de 15km em estrada, tendo cortado a meta com 54min, o que lhe valeu o 9º lugar da classificação geral e o 7º na classificação de atletas Portuguesas. Não fosse o forte vento contra, que se fez sentir nos últimos 6.000m de corrida ao longo da marginal da Foz da cidade do Porto e Carla poderia ter retirado mais algum tempo à marca registada, o que demonstra realmente o grande momento de forma em que a atleta se encontra nas distâncias longas do meio-fundo, a escassas duas semanas da sua estreia no Campeonato da Europa de corrida em montanha.

Elisabete Azevedo continua também em grande nível, tendo corrido e vencido a prova de 3.000m obstáculos da primeira “noite quente da Maia”, que se disputou na passada quarta-feira. Após ter sido a 2ª classificada da milha urbana de Ferreira do Zêzere, ao sprint com a vencedora, e de ter vencido recentemente o grande prémio de Pedroso, em Vila Nova de Gaia, a atleta estreou-se agora em pista na prova de obstáculos e com êxito ao vencer os 35 saltos de 76cm que teve pela frente, sendo que 7 deles têm uma vala de água com quase 4m de comprimento.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

SUSANA E DÉBORA CAMPEÃS DISTRITAIS

Em estrada, Carla Martinho correu na Suiça e Diogo Ferreira subiu ao pódio na Guarda, enquanto que Susana Rosa e Débora Santos alcançaram títulos distritais de sub-23 em pista. Márcia Martins, Solange Jesus e o treinador Ricardo Esteves receberam prémios na gala a Associação de Atletismo de Aveiro.

Carla Martinho correu no domingo de manhã na Suiça, na cidade de Berna, uma corrida de estrada na distância de 5.000m. A atleta da ADERCUS fo 6ª classificada da prova que teve como vencedora a atleta Húngara Aniko Kallovics.

Foi em ambiente bem descontraído, no restaurante El Libertador, em Fermelã, que a Associação de Atletismo de Aveiro distinguiu os agentes que mais se distinguiram durante a temporada de 2009, comemorando também a passagem do 31º aniversário da Associação.

Em cerimónia que contou com a presença do Dr. Fernando Mendonça, Chefe de Gabinete do Governador Civil, Dr. João Alegria, Vereador da Câmara Municipal de Estarreja, Dr. Paulo Almeida, Chefe da Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Aveiro, assim como dos mais altos representantes da Associação de Atletismo de Aveiro, Engº Luis Coutinho, Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Prof. António Mota, Presidente do Conselho Fiscal, João Ruela, Presidente da Direcção e restante elenco directivo, naturalmente, as maiores atenções foram para os atletas que mais se evidenciaram.

A cerimónia começou por premiar os vencedores do Circuito Distrital de meio-fundo, na qual a atleta Débora Santos recebeu o prémio referente ao escalão de juvenis da época passada, representando na altura a ADREP.

Seguiu-se a entrega dos galardões aos jornalistas e órgãos de comunicação social que mais contribuíram para dar a conhecer a actividade do atletismo regional. Foram distinguidos os Clubes que apresentaram mais participações nas competições, Dirigente do Ano, Clube Organizador do Ano, Juiz do Ano, Atletas do ano por escalão e uma longa lista de Atletas e Treinadores com títulos de campeões nacionais e atletas que atingiram a internacionalização, entre os quais marcaram presença pela ADERCUS as atletas Solange Jesus, Márcia Martins e respectivo treinador, o professor Ricardo Esteves.

Na quinta-feira de manhã decorreu em Aveiro a última jornada dos campeonatos distritais de sub-23, nos quais Susana Rosa e Débora Santos alcançaram vitórias.

Susana Rosa foi a primeira a entrar em acção na corrida de 3.000m e assegurou a vitória logo após o tiro de partida, tendo corrido sempre isolada, para cortar a meta no final das sete voltas e meia à pista com o registo cronométrico de 11min06seg.

Débora Santos correu a prova de 800m e juntou mais um título ao dos 1.500m alcançado uma semana antes. No entanto, teve em Mónica Simões (N.A. Cucujães) uma adversária à altura até muito perto da meta, com escasso centésimos de segundo a separarem as duas atletas, que correram em 2min24seg.

Estiveram também em competição com desempenhos regulares os júniores João Pereira, na corrida de 200m, e Gabriel Silva e André Andrade nos 800m. Ao mesmo tempo na cidade da Guarda, Diogo Ferreira subiu ao pódio do escalão de juniores da prova de estrada do Grande Prémio do Bairro do Pinheiro.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

ADERCUS COM 3 CAMPEÃS NACIONAIS DE MONTANHA


O Luso foi o palco para a consagração de Susana Rosa, Carla Martinho e Ilda Martins como campeãs nacionais de corrida em montanha. Em pista, Débora Santos sagrou-se campeã distrital Sub-23 em Aveiro e Solange Jesus continuou em Famalicão a disputar o circuito nacional de milhas urbanas.

Solange Jesus correu no domingo à tarde a milha Urbana de Famalicão, tendo sido a 5ª classificada da prova de Elite feminina, que teve como vencedora a bracarense Ercília Machado. Entre os séniores masculinos, Ricardo Gomes também esteve em competição e foi o 7º classificado.

Decorreu no passado sábado à tarde no Luso, a edição de 2010 do campeonato nacional de corrida em montanha, prova organizada pela Federação Portuguesa de Atletismo em conjunto com a Fundação Serra do Buçaco, Associação de Atletismo de Aveiro, Câmara Municipal da Mealhada e Junta de Freguesia do Luso.

A prova teve partida e meta no centro da vila do Luso, com o traçado da prova a percorrer a Mata Nacional do Buçaco, num sistema de “subir e descer”.

A ADERCUS continuou ao mais alto nível neste tipo de competição, tendo tido quatro atletas no pódio e três títulos nacionais. Susana Rosa foi a primeira a cortar a meta da corrida que englobou os escalões de juniores femininos, juniores masculinos, seniores femininos e veteranos femininos.

A distância para os juniores femininos foi de 4km, sendo de uma volta ao traçado, que os restantes escalões tiveram de dobrar para perfazer 8km previstos. Para a atleta da equipa da Serena de Oliveira do Bairro esta foi a 3ª vitória consecutiva e com larga vantagem sobre a 2ª classificada, tendo demonstrado a grande apetência por este tipo de corrida.

Ao cabo de 8km de prova, o júnior Gabriel Silva que na primeira volta disputava a liderança, cortou a meta como 5º classificado e o companheiro de equipa André Andrade concluiu pouco depois no 8º lugar. Carla Martinho alcançou também o título de campeã nacional, tendo corrido destacada desde início da prova, enquanto que com uma segunda volta muito forte, Márcia Martins viria a conquistar a medalha de vice-campeã nacional também para as cores da ADERCUS. E como não há duas sem três, a atleta veterana Ilda Martins foi também campeã nacional, sendo de realçar que as três campeãs da ADERCUS venceram as tês provas da especialidade disputadas até ao momento, liderando desta forma também a Taça de Portugal. Colectivamente, a ADERCUS alcançou mais uma vitória na prova de Seniores e Veteranos femininos.

Na passada quinta-feira de manhã, decorreu em Aveiro, a primeira jornada dos campeonatos distritais de pista para sub-23, prova na qual a atleta júnior Débora Santos correu os 1.500m e venceu. Com a marca de 4min50seg., foi mais uma prova em que a campeã nacional de corta-mato correu isolada desde o tiro de partida, tendo servido de preparação para competições de grau mais elevado. Estiveram também em competição mais dois atletas ainda juniores, tendo João Ramiro corrido a prova de 400m planos, na qual foi o 8º e com nova melhor marca pessoal de 54seg., enquanto que Diogo Ferreira correu os 5.000m e foi o 6º classificado.

segunda-feira, 31 de maio de 2010

PEDRO GUERRA CORREU EM ESPANHA

O fim-de-semana desportivo da ADERCUS ficou marcado pela participação do atleta Pedro Guerra num meeting em Espanha e pelo pódio alcançado na estrada por Gil Ferreira e Hugo Ramalho na Marinha Grande.

O atleta Pedro Guerra participou este domingo no meeting de pista de Basauri, localidade nos arredores de Bilbau, em Espanha. Tratou-se de um meeting destinado a atletas com deficiência, no qual participaram atletas Espanhóis, Portugueses, Mexicanos, Venuzuelanos e Marroquinos.

O atleta da ADERCUS, pertencente à categoria T45 de atletas com amputação completa bilateral dos membros superiores, correu a prova de 5.000m, tendo cortado a meta com o tempo de 17min32seg, após ter cumprido os 5.000m de prova com parciais por quilómetro muito regulares.

Para o atleta de Oliveira do Bairro a participação ficou marcada pela vertente desportiva a nível internacional e pelo contacto com outros atletas do mundo do desporto adaptado, que permitiu a partilha de experiências e inovações no âmbito da melhoria da qualidade de vida de cada um, tal como o estabelecimento de novos laços de amizade.

De realçar ainda a forma como a organização basca acolheu todos os participantes e o número de espectadores que assistiram ao meeting, tal como a forma entusiasta de apoiarem os atletas durante as várias provas.

Por cá, um trio de atletas composto por Gil Ferreira, Hugo Ramalho e António Pereira deslocaram-se à Marinha Grande para correrem os 15km da “4ª corrida do Farol”, que ligou a localidade de Burinhosa a S. Pedro de Moel.

Gil Ferreira foi o vencedor destacado com a marca de 48min37seg, que passou a ser o novo record da prova, e com um minuto e meio de vantagem sobre o 2º classificado. Hugo Ramalho também subiu ao pódio no 3º lugar, tendo cortado a meta com 50min13seg, e António Pereira foi o 8º atleta sénior com 53min05seg.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

CARLA E SOLANGE VITORIOSAS


Carla Martinho correu no domingo de manhã em Sintra a meia-maratona dos palácios, prova de 21.097m, que ligou o Palácio da vila de Sintra ao Palácio Nacional de Queluz.

A atleta da ADERCUS iniciou a prova com alguma cautela face ao calor que se fez sentir, tendo alcançado a primeira de duas atletas quenianas que seguiam destacadas por volta dos 10km. Já relativamente perto da meta, aos 18km, ultrapassou a mais forte das africanas presentes, para triunfar com um registo de 1h18min.

Em Pombal, de manhã, disputou-se a 8ª milha urbana “Cidade de Pombal”, prova de 1.609m, na qual Solange Jesus esteve em plano de destaque ao arriscar muito para tentar vencer a prova, tendo liderado a élite feminina durante grande parte da corrida. No entanto, na parte final acabou por ceder um pouco, cortando a meta no 6º lugar, com a marca de 5min03seg. A companheira de equipa Elisabete Pereira alcançou um brilhante 10º lugar, com 5min22seg.

Na élite masculina, Nelson Pereira foi o 12º classificado com 4min42seg e Ricardo Gomes 13º, com 4min47seg. Na milha urbana para os escalões mais jovens, Sérgio Nolasco também esteve em competição, tendo sido o 6º classificado do escalão de iniciados, com a marca de 5min21seg e Luísa Pereira subiu ao pódio do escalão de benjamins A, para receber o troféu relativo ao 2º lugar.

À tarde, Solange Jesus voltou a entrar em competição na companhia de Débora Santos, em representação da selecção distrital da Associação de Atletismo de Aveiro. As atletas da ADERCUS correram os 3.000m do encontro de selecções distritais, disputado no Centro de Estágios do Luso. O evento contou com a participação das selecções de Aveiro, Leiria, Coimbra, Madeira e Beiras e do Norte.

Numa corrida táctica, Solange Jesus foi a vencedora da prova de 3.000m em 10m22seg, tendo gerido o esforço de modo a acelerar para a vitória apenas nos últimos 600m de corrida, relegando Olga Pinto (Madeira) para o 2º lugar, enquanto que a júnior Débora Santos cortou a meta no 3º lugar, em 10m40seg.

ADERCUS LIDERA TAÇA DE PORTUGAL DE MONTANHA


Pela estrada, pista e montanha, a ADERCUS continua na senda de vitórias e records pessoais. Os atletas bairradinos estiveram em competição na meia-maratona de Cortegaça, no distrital de juniores de pista e na 2ª etapa da Taça de Portugal de corrida de montanha.

Elisabete Pereira correu no passado dia 1 de Maio, a corrida do dia do trabalhador no Porto, prova disputada na distância de 4.500m para séniores e veteranos femininos, tendo superado Luísa Pereira (NA Joane) que foi a 2ª classificada e Patrícia Pereira (NA Joane) que fechou o pódio no 3º lugar.

Débora Santos correu no sábado à tarde os 1.500m do campeonato distrital de juniores de pista, que decorreu no Centro de Estágios do Luso. A atleta correu isolada a partir do fim da primeira volta, para conquistar o título distrital com 4min49seg, que passou a ser a sua melhor marca pessoal, contra 5min03seg que detinha de 2009.

Diogo Ferreira também correu na prova de 5.000m e subiu ao pódio no 3º lugar, enquanto que o colega de equipa Diogo Ferreira cortou a meta no 6º lugar.

Solange Jesus correu a prova extra de 3.000m obstáculos e apesar da presena da atleta olímpica Clarisse Cruz do Sporting Clube de Portugal, acabou por correr também sempre isolada. Apesar de ser a sua primeira competição de obstáculos esta época, cortou a meta com uma agradável marca de 10min28seg.

Gil Ferreira correu no domingo de manhã a 26ª meia-maratona de Cortegaça, prova na qual foi o 9º classificado sénior masculino com a marca de 1h09min40seg.

Em Atães, localidade próxima de Guimarães, a ADERCUS voltou a estar em plano de destaque na Taça de Portugal e corrida de montanha, competição que lidera colectivamente.

Susana Rosa foi a primeira a entrar em competição, tendo repetido o triunfo obtido e juniores na Branca, e Gabriel Silva voltou a repetir também o 2º lugar.

Nos seniores femininos, Carla Martinho foi também uma repetente ao obter a segunda vitória consecutiva, Márcia Martins foi 4ª classificada, tendo melhorado uma posição, e Ilda Martins foi 1ª entre as veteranas.

http://www.fpatletismo.pt/xhtml/destaques.asp?id_destaque=1597

sábado, 8 de maio de 2010

SEIS ATLETAS NO PÓDIO EM MIRA

O fim-de-semana desportivo da ADERCUS foi marcado pela participação dos atletas em competições e estrada e de pista, com destaque para as vitórias de Carla Martinho na Covilhã e de Débora Santos e André Andrade na Praia de Mira.

Carla Martinho correu no Sábado de manhã, na cidade da Covilhã, corrida Internacional 1º de Maio, que teve partida na Vila do Carvalho e meta instalada junto ao pelourinho da cidade. Carla foi a vencedora da corrida de 9.000m com grande vantagem sobre as restantes atletas.

No domingo de manhã, a equipa de atletismo da Serena de Oliveira do Bairro, marcou presença mais uma vez no 2º Grande Prémio de Atletismo da Praia de Mira, no qual seis atletas subiram ao pódio.

O jovem Diogo Salgado, do escalão de benjamins foi o 2º classificado, enquanto entre as femininas, Luísa Pereira foi a 6ª classificada e Ana Alves foi 7ª. Ainda entre os mais jovens, nos juvenis masculinos Maurício Maia foi o 6º classificado e Gilson Rosário o 7º.

Na corrida de juniores, séniores e veteranos, com distância de 7.200m, disputada em três voltas ente o mar e a barrinha de Mira, os atletas da ADERCUS estiveram em destaque.

Débora Santos foi a vencedora entre as juniores, seguida da companheira de equipa Susana Rosa e no sector masculino a história repetiu-se, com vitória de André Andrade que teve como “vice” Diogo Ferreira.

Carla Martinho foi também a 2ª classificada sénior e Ilda Martins obteve classificação idêntica entre as veteranas.

Em Aveiro, João Ramiro correu em pista a prova de 200m, tendo obtido a marca de 24,82seg, uma semana após ter registado 55,96seg ao 400m no Centro de Estágios do Luso. Sérgio Nolasco correu também a prova e 800m para iniciados, tendo obtido a marca de 2min23seg.

Elisabete Pereira foi a 3ª classificada da corrida de 25 de Abril de S. Cosme, em Gondomar, disputada no passado Sábado, 25 de Abril. A atleta subiu ao pódio, acompanhando Sónia Fernades (FC Porto), que foi a vencedora e Catarina Ribeiro (FC Vizela), que foi a 2ª classificada.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

PEDRO GUERRA CORREU NA PÓVOA DO VARZIM




O fim-de-semana desportivo da ADERCUS ficou marcado pela participação em provas de estrada na Marinha Grande, Coimbra, Anadia e Senhora dos Campos. Em pista, Pedro Guerra correu prova integrada no nacional universitário.

O atleta Pedro Guerra correu prova de 1.500m da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, integrada no programa de competição do campeonato nacional universitário, que decorreu no sábado à tarde na Póvoa do Varzim. O atleta superou a sua melhor marca por larga margem, passando o registo para 4min45seg e foi ainda o 10º classificado entre os atletas que participaram no Universitário.

Em Anadia, também na tarde de sábado, Carla Martinho foi a 4ª classificada sénior da prova de “10km New Way” e Márcia Martins foi a 7ª, enquanto que no escalão de veteranos Ilda Martins alcançou mais uma vitória.

Na Marinha Grande, decorreu à noite mais uma edição da Milha Urbana de Cristal, na qual a benjamim Luísa Pereira foi a 3 classificada, o júnior Diogo Ferreira foi o 7º, Solange Jesus foi 6ª na prova de elite feminina e no sector masculino Nelson Pereira selou a participação da ADERCUS com um brilhante 8º lugar.

No domingo de manhã, feriado de 25 de Abril, Gil Ferreira e Ricardo Fernandes foram os primeiros atletas da corrida “Pontes da Amizade” disputada em Coimbra. Desde muito cedo que ambos os atletas esgrimiram argumentos entre si e foi já no ultimo quilómetro dos 10.000m de prova que Gil Ferreira se isolou para cortar a meta com alguma vantagem sobre o companheiro de equipa.

Na Senhora dos Campos, em Ílhavo, decorreu mais uma edição da prova de 25 de Abril, na qual Carla Martinho se sagrou mais uma vez vencedora entre as atletas séniores, tendo cortado a meta com uma vantagem muito expressiva sobre a concorrência.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

DISTRITAL DE MONTANHA



Pela montanha no Cross do JOBRA e em estrada, na corrida do Benfica, os atletas da ADERCUS voltaram a conquistar lugares de pódio.

Decorreu este domingo de manhã na Branca, em Albergaria-A-Nova, mais uma edição do Cross de Montanha da JOBRA. Este ano a prova foi a primeira de três que compõem a taça de Portugal de corrida de montanha e conjuntamente foi disputado o regional de Aveiro e do Porto da especialidade.

A ADERCUS esteve representada por cinco atletas e todos alcançaram lugares de destaque, quer na classificação geral, quer no campeonato regional de Aveiro.

Susana Rosa foi a primeira a entrar em acção na corrida de juniores femininos, disputada na distância de 4.100m e venceu categoricamente, com uma vantagem de 34seg sobre a segunda classificada, que foi a atleta Sónia Pinto (AMFC). Nos juniores masculinos, Gabriel Silva foi o 2º classificado e André Andrade foi o 7º. No pódio do campeonato de Aveiro, Susana Rosa recebeu a medalha de campeã e Gabriel Silva de vice-campeão.

Uma equipa completa composta por Carla Martinho, Márcia Martins e Ilda Martins, deu a vitória colectiva à ADERCUS. Carla Martinho foi a vencedora da corrida de 8.400m, com uma vantagem expressiva de 1min20seg sobre Cátia Galhardo (ARES), que foi a segunda classificada. Márcia Martins foi a 6ª classificada e Ilda Martins foi a 2ª veterana, 10ª da classificação geral. No pódio do Regional de Aveiro, Carla foi a campeã, secundada pela companheira de equipa Márcia Martins que recebeu a medalha de “vice”.

Os atletas quenianos Ernest Kebenei e Margarete Gichigua ganharam a V Corrida do Benfica, este domingo, num percurso de 10 km na zona do Estádio da Luz, com passagem pelo interior do estádio, prova na qual Solange Jesus marcou presença no pódio.

Kebenei, 10.º classificado na última Meia-Maratona de Lisboa, percorreu os 10 km em 29.40 minutos, ganhando com 27 segundos de vantagem sobre Licínio Pimentel (Conforlimpa), o qual deixou outro queniano, Elisha Birgen, a sete segundos.

No sector feminino, a atleta queniana ganhou com 35min42seg, contra 36min40seg de Solange Jesus, da ADERCUS, e a benfiquista Liliana Teixeira completou o pódio, com 38min03seg.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

PEDRO GUERRA NOS AÇORES

A participação dos atletas da ADERCUS esteve em destaque este fim-de-semana em provas de estrada na ilha de S. Miguel, na Serra da Estrela, no Fundão e em Albergaria-A-Velha.
A cidade da Ribeira Grande voltou este domingo a ser o local de chegada de mais 120 atletas participantes na 10ª Meia Maratona de Atletismo de São Miguel, organizada pelo Núcleo Sportinguista de São Miguel e com o apoio da Câmara Municipal de Ribeira Grande e Empresa Municipal “Ribeira Grande Mais”. A convite do presidente do Núcleo Sportinguista, Carlos Melo, o atleta amputado Pedro Guerra e o treinador Ricardo Esteves marcaram presença na edição de 2010, tendo sido marcada pelo êxito desportivo alcançado pelo atleta.
A meia maratona, com um percurso de 21,1 km, iniciou-se em Ponta Delgada, pelas 10h00, e terminou junto aos Paços do Município da Ribeira Grande, tendo Pedro Guerra cortado a meta no 16º lugar da classificação geral, com um excelente registo de 1h17min20seg. A entrega dos troféus aconteceu durante o decurso de um almoço e ficou marcada por um prolongado aplauso à entrega do prémio ao atleta de Oliveira do Bairro, que durou o tempo suficiente para que sentisse o quanto foi admirado por todos os presentes.
Quanto ao desenrolar da competição, Pedro Guerra realizou uma parte inicial controlada, dado que até cerca dos 12km de prova teve de vencer subidas bastante acentuadas e na segunda metade da corrida aproveito bem a gestão do esforço inicial para conseguir bater a sua melhor marca pessoal por grande margem.
Com pouco mais de um ano na nova modalidade, Pedro Guerra começa agora a dar passo mais sérios no sentido de alcançar patamares de rendimento mais elevados, que lhe permitam alcançar outros êxitos no desporto adaptado.
Entretanto, no continente a participação de atletas da ADERCUS foi muito recheada de lugares cimeiros em várias competições.
No sábado à noite, em S. Romão, na cidade de Seia, decorreu a milha urbana “Serra a Estrela”, prova na qual a campeã nacional de corta-mato Débora Santos foi a vencedora da corrida de Juniores femininos, bem secundada pela companheira de equipa Susana Rosa, que foi a 3ª classificada.
No domingo de manhã no Fundão, Carla Martinho foi a 2ª classificada no Grande Prémio das Cerejeiras em Flor, prova de 10km, que teve partida na cidade do Fundão e terminou na aldeia das Donas.
Ao mesmo tempo, em Albergaria-A-Velha, Ricardo Fernandes foi o 4º melhor sénior masculino, Márcia Martins alcançou a mesma classificação na prova feminina e Solange Jesus alcançou uma brilhante vitória.
Na semana anterior, foi a vez da júnior Susana Rosa vencer a classificação geral da prova para juniores, seniores e veteranos do Grande Prémio de Macieira de Sarnes, em Oliveira de Azeméis.

domingo, 28 de março de 2010

GP Rui Nabeiro


Um trio de atletas seniores femininas da ADERCUS, composto por Carla Martinho, Solange Jesus e Márcia Martins estiveram em competição no grande prémio Comendador Rui Nabeiro, disputado no passado Sábado à tarde, em Elvas.

A prova de seniores com a distância de 10km, foi disputada num circuito de duas voltas à cidade, com partida junto às piscinas municipais e meta instalada na pista de atletismo do estádio municipal.

Numa tarde de sol, as atletas da ADERCUS estiveram mais uma vez em destaque, tendo sido Carla Martinho a vencedora da prova. No segundo lugar classificou-se a atleta Helena Sampaio (GRECAS) e a terceira foi Marina Bastos (JOMA). Seguiram-se Solange Jesus e Márcia Martins, quarta e quinta classificadas, respectivamente, que vincaram a qualidade da equipa vice-campeã nacional.

Na prova de juniores participou ainda o jovem Diogo Ferreira que cortou a meta no oitavo lugar, tendo realizado uma prova muito regular.

Em Avintes, Elisabete Pereira venceu a prova de seniores femininos, disputada no passado domingo dia 21 de Março, com distância de 5.300m. A atleta alcançou mais uma vitória, com uma vantagem expressiva sobre as adversárias, tendo sido cronometrada na meta com um registo de 19min10seg, e na prova masculina também participou o atleta Ricardo Fernandes, que foi o 4º classificado.

No mesmo dia, a júnior Susana Rosa foi a segunda classificada entre as séniores, no grande prémio da LOUROCOOP, que decorreu em Lourosa. A Atleta apenas foi superada por Eunice Tavares, da SportZone Running Team, que venceu a prova com 17seg de vantagem. Amélia Vieira (Castelo de Paiva) fechou o pódio 20seg depois da atleta da ADERCUS.

Em prova de pista realizada em Aveiro, no passado dia 14 de Março, a atleta juvenil Márcia Cordoso realizou mínimo de participação para o campeonato nacional do seu escalão. A atleta correu a prova de 300m, tendo vencido a sua série em 45:56seg. e a companheira de equipa Jéssica Coelho foi a 3ª, com 48:96seg.